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Pontos de ônibus têm estrutura comprometida e preocupam paulistanos

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


O Blog Meu Transporte vem alertando tanto as autoridades como também aos usuários a situação dos pontos de ônibus de todo o País, é um verdadeiro desrespeito com a população que ao chegar em um ponto de ônibus desse, já está no sistema de transporte, pena que para muitos empresários de ônibus, gestores e prefeitos o sistema de transporte só começa depois que o cidadão entra no ônibus, mas ao chegar numa parada de ônibus ou terminal, o usuário já está inserido no sistema e é aí que vemos a falta de respeito como cidadão tendo que esperar o ônibus em pé, sem segurança, sem iluminação, sem proteção com barra de ferro impedindo avanço de carros e ônibus, sem coberturas, sujos entre outros.

A morte de um homem esmagado pelo desabamento de um ponto de ônibus no domingo (3) chama a atenção para a situação das paradas de transporte coletivo em São Paulo. Numa volta pelas ruas da cidade, a reportagem do G1 flagrou pelo menos três pontos em que a estrutura compromete a segurança dos usuários. Na Avenida Lineu de Paula Machado, na altura do número 900, na Zona Oeste, a parte metálica de uma das paradas está prejudicada pela ferrugem. A estrutura chega a balançar dependendo da velocidade dos ventos, segundo usuários.

A vendedora Tatiana Matias, de 32 anos, toma ônibus nesta parada diariamente. “Só percebi que o ponto não estava em boas condições quando fui encostar e tudo balançou. Dá medo de que tudo ceda, mas ao mesmo tempo, diante deste sol, é impossível não ficar aqui debaixo”, diz. No mesmo lugar, a dona de casa Sheila Oliveira, de 36 anos, também reclama das condições de segurança. “Tenho muito receio de ficar aqui embaixo”, afirma. Na altura do número 1.900 da Avenida Mutinga, em Pirituba, um carro bateu em um ponto de ônibus comprometendo toda a estrutura de concreto. Segundo comerciantes da região, o acidente foi na noite de Natal e até agora nenhum conserto foi feito. Apesar de apresentar riscos aos passageiros que tomam ônibus no lugar, o ponto não foi interditado pela Prefeitura. “Não havia reparado o estrago ainda. Mas é ainda mais assustador depois que um homem morreu com o desabamento de um ponto de ônibus”, diz a diarista Ivanilda Faustina, de 37 anos, que pega ônibus no lugar eventualmente.
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Consórcio Siga cadastra novos usuários do passe-estudante em Blumenau


Estudantes que farão pela primeira vez o Cartão Siga, usado no transporte coletivo de Blumenau, já podem procurar a empresa para efetuar o cadastro. Com início ontem, o cadastramento de novos usuários da categoria passe-estudante custa R$ 3. O aluno blumenauense com o Cartão Siga tem o direito de pagar meia-passagem. O cartão possui foto e a passagem na catraca é feita mediante conferência do cobrador de ônibus.

O recadastramento dos estudantes que já possuem o cartão será feito a partir do dia 10 de fevereiro, diretamente pelo site www.cartaosiga.com.br. A partir desta data, o cadastro de novos usuários também poderá ser feito pela página da internet. Confira na tabela o local para o cadastro e os documentos necessários.
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Prefeitura lança edital de licitação para 16 linhas de ônibus da Zona Oeste, entre elas, o uso de ônibus articulados para o Centro

terça-feira, 5 de janeiro de 2010


Para tentar melhorar o transporte público na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira (4) o edital para exploração de 16 linhas de ônibus da região. A Secretaria municipal de Transportes espera que em 60 dias as linhas já estejam sendo operadas pelos vencedores da licitação.

Das 16 linhas, três são novas e outras 13 eram operadas pela Viação Oriental, que teve a permissão cassada no fim de dezembro. As empresas terão que cumprir várias exigências. Entre elas, o uso de ônibus articulados para o Centro e de GPS em todos os veículos, para que a Secretaria monitore itinerários e o número de passageiros.

Com um controle maior das regras, a Prefeitura do Rio espera que o serviço melhore na região. Especialistas em transporte público acham que pode haver falta de interesse na licitação. “A tecnologia que nós adicionamos é simples também. Ônibus articulado não é coisa do outro mundo. GPS também não é uma coisa tão cara assim. Já há um interesse por essas linhas, tanto é que essas linhas estão sendo operadas hoje e as empresas que operam não estão reclamando", afirmou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

O RioÔnibus informou que só vai se pronunciar depois que analisar os detalhes da licitação.


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Grande Recife: Passageiros satisfeitos no primeiro dia útil do TI do Cabo de Santo Agostinho


O novo Terminal do Cabo oferece banheiros, lanchonete, sinalização e conta com dez linhas de ônibus que abastecem o local
Uma novidade para quem usa ônibus nos municípios do Litoral Sul: o Terminal de Integração do Cabo de Santo Agostinho foi oficialmente aberto aos passageiros no último sábado (2). No primeiro dia útil, esta segunda-feira (4), os passageiros estavam satisfeitos com o tempo de espera entre os ônibus.“Ficou melhor a localização das paradas para pegar ônibus”, avalia o pintor Reginaldo Araújo.
A satisfação tem vários motivos: o novo Terminal do Cabo oferece banheiros, lanchonete, sinalização e conta com dez linhas. Do total, oito são alimentadoras, ou seja, partem das comunidades: Ipojuca, Camela, Porto de Suape, Garapu, Circular, Charneca, Paiva e Gaibu.
As outras duas ligam o Cabo ao Recife com dois destinos: Cais de Santa Rita ou Shopping Recife via Aeroporto. “Antes eu pegava três ônibus, agora com uma passagem eu chego em casa”, comenta a cabeleireira Lua Freitas.
De acordo com o Grande Recife Consórcio, o Terminal representa uma série de vantagens para os 25 mil passageiros que devem usar o sistema por dia. “O Terminal garante mais agilidade nas viagens e economia para os passageiros”, explica a gerente de Operações, Taciana Ferreira.
Fonte:PE360graus
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PAC da Mobilidade será lançado em janeiro, Governo dará prioridade a VLT e corredores; metrô de Porto Alegre e Curitiba ficam fora do pacote


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou (3/1) ontem que o PAC da Mobilidade Urbana, pacote de financiamento para agilizar a circulação nas cidades-sede da Copa 2014, será lançado na primeira quinzena de janeiro. Segundo Fortes, já há R$ 5 bilhões assegurados por meio de empréstimos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), montante que pode aumentar conforme a relevância dos projetos das prefeituras e governos estaduais.
“O número de referência inicial foi de R$ 5 bilhões para financiamento, mas esse número será ultrapassado porque há muitos projetos de maior importância que deverão ser apoiados”, disse Fortes em entrevista ao site “JB Online”.
Segundo o ministro, o governo priorizará obras que facilitem o fluxo e a circulação de torcedores e turistas durante a Copa, interligando arenas, hotéis, aeroportos, rodoviárias e portos. Além disso, obras com licença ambiental garantida e projeto básico ou executivo concluídos terão chances maiores de aprovação.
A construção dos metrôs de Porto Alegre e Curitiba foi praticamente descartada por Fortes no PAC da Mobilidade Urbana. O governo, diz ele, trabalhará com uma margem de segurança em projetos que possam ser concluídos até 2014. O foco será no transporte coletivo, principalmente na construção dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e corredores de ônibus.
O ministro, porém, não descartou intervenções viárias para facilitar o acesso aos estádios e a adaptação de vias. “Vamos ver as questões viárias que sejam necessárias, porque nós privilegiamos o transporte coletivo, mas temos muitas vezes que verificar a necessidade de obras de adaptação, de vias, para que a gente possa até mesmo ter o corredor ou pelo menos ter o VLT. E também para acesso a estádios”, disse.
Com relação às obras ferroviárias, São Paulo é a única exceção. Fortes disse que já está programado o financiamento para a construção do monotrilho que conectará o Aeroporto de Congonhas às linhas de trem e metrô da cidade, passando pelo estádio do Morumbi, onde acontecerão os jogos do Mundial. “Já estamos com um cronograma definido para São Paulo”, afirmou.
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João Pessoa: Passagem de ônibus passa a custar R$ 1,90


Entrou em vigor ontem uma nova tarifa para o sistema de transporte público de João Pessoa. A passagem dos ônibus passará de R$ 1,80 para R$ 1.90. O valor foi homologado pelo prefeito da Capital, Ricardo Coutinho.O aumento na tarifa de ônibus foi concedido após a análise do estudo elaborado pela equipe técnica da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans) e aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes e Trânsito no último dia 27 de dezembro. O Conselho havia definido o valor de R$ 1.95, mas a PMJP optou por deixar o reajuste em R$ 1,90.
Para o reajuste da tarifa foram levados em consideração dados operacionais e no índice de passageiro equivalentes do sistema. Outro aspecto considerado na hora de calcular o reajuste foi o Termo de Compromisso, celebrado entre a STTrans e as empresas operadoras do sistema de transportes públicos, sendo elas Boa Viagem, Marcos da Silva, Reunidas, São Jorge e Transnacional. Nele, Poder Público e empresas se comprometem a promover melhorias para os usuários de transportes coletivos.
O Termo estabelece parâmetros para renovação da frota, onde as empresas operadoras devem adquirir, no mínimo, 70 ônibus novos, todos adaptados para facilitar o acesso ao seu interior das pessoas com necessidades especiais. Também ficou acordada a implantação pelas empresas de 150 abrigos em paradas de ônibus e colocação de piso nos abrigos que ainda não o possui.O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa (Sintur), segundo o termo, ficará responsável pelo pagamento da contrapartida da Prefeitura Municipal de João Pessoa, destinada ao desenvolvimento de estudos e projetos para a implantação de um sistema BRT (Bus Rapid Transit) envolvendo a área central e a Epitácio Pessoa.
O BRT significa em Português ônibus de trânsito rápido. O sistema lembra um metrô de superfície que oferece um transporte público que melhora o trânsito e reduz a poluição a um custo muito menor do que a construção de novas linhas de metrô. Nesse sistema há a priorização dos transportes públicos coletivos tanto no sistema viário quanto na circulação.
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