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Em Belo Horizonte, nova avenida Antônio Carlos prestes a ser entregue

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


Os belo-horizontinos estão prestes a receber uma das mais importantes obras de mobilidade já feitas na capital mineira. A duplicação da avenida Antônio Carlos, com data prevista de entrega em março de 2010, vai facilitar o trânsito em uma região com grande fluxo de pessoas e veículos. Além disso, vai funcionar como uma via de acesso facilitada ao estádio Mineirão, condição fundamental para a perfeita realização da Copa do Mundo de 2014 em Belo Horizonte.

No dia 9 de dezembro, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado de Minas Gerais entregaram à população da capital o viaduto na avenida Antônio Carlos, na esquina com a rua dos Operários, em um dos eventos que fez parte da programação do aniversário de 112 anos de Belo Horizonte. O elevado, em mão dupla, faz parte da segunda etapa de duplicação da avenida Antônio Carlos e vai ligar os bairros Cachoeirinha e Bom Jesus ao bairros São Cristóvão e Renascença, na região Noroeste da cidade.

Pela Antônio Carlos circulam diariamente 85 mil veículos. O alargamento vai beneficiar os usuários de transporte coletivo com a diminuição do tempo das viagens. Hoje, a avenida possui, no trecho em obras, apenas uma pista por sentido, com três faixas de rolamento cada uma. Com a ampliação, passará a ter quatro faixas por pista, além de uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para o transporte coletivo.
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Prefeitura de Vitória ainda quer o metrô de superfície


Enquanto o Estado banca a inclusão de corredores exclusivos para ônibus na Região Metropolitana, a Prefeitura de Vitória mantém o interesse de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conhecido como metrô de superfície.

O projeto é antigo: foi proposto pelo prefeito João Coser na primeira eleição que concorreu à prefeitura (hoje o administrador está no segundo mandato). "Temos um plano de mobilidade urbana para a Capital que inclui os cinco modais (coletivo, particular, pedestre, ciclovia e cargas). Nele, está previsto o VLT, complementar ao modal ônibus", explica Clemir Meneghel, secretária em exercício de Desenvolvimento da Cidade.

Segundo ela, o VLT é necessário para Vitória. "Considerando o elevado número de carros que passam pela cidade, sim. Como passar por ela sem ter mobilidade?", questiona. Para ela, aumentar o número de ônibus apenas piora o trânsito e a poluição. "O diferencial seria conseguir viabilizar o VLT, que daria a grande diferença de mobilidade local. Fazemos parte da discussão com o Estado, mas não desistimos do VLT e consideramos a melhor opção para Vitória", explica Clemir.
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Perueiros de Uberaba também pedem aumento no valor das passagens


Motoristas que prestam serviço no transporte coletivo para a Prefeitura de Uberaba podem passar a virada do ano sem definição sobre o reajuste no valor da quilometragem.
Os profissionais autônomos aguardavam para a semana passada resposta do prefeito Anderson Adauto (PMDB) sobre o aumento, mas AA deixou nas mãos dos secretários Marcos Bordon, da Educação, e Wellington Fontes, da Fazenda, a responsabilidade de resolver a questão.
A cooperativa representante dos perueiros (Ubervan) negocia com a Prefeitura um reajuste de R$ 0,16 para entrar em vigor a partir de fevereiro. Proposta foi apresentada ao chefe do Executivo no início do mês de dezembro e o prefeito pediu um prazo de 20 dias para analisar o assunto. Adauto não voltou a se reunir com o presidente da Ubervan, Marcelino de Sousa Melo, como combinado no primeiro encontro, mas pediu aos secretários que fizessem um levantamento para verificar a viabilidade do reajuste. Marcos Bordon salientou que o estudo já está sendo feito e se verificada a dificuldade da administração em conceder o reajuste, será feita uma contraproposta. Os profissionais esperam que a rodada de negociação aconteça no início desta semana, do contrário correm o risco de iniciar mais um ano sem o tão esperado aumento no valor da quilometragem.
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Nova linha de ônibus entre Santos e o Guarujá


A nova linha de ônibus intermunicipal ligando o bairro de Monte Cabrão, na área continental de Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, anunciado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos em novembro deste ano, começou a operar no dia 24. O serviço é uma antiga reivindicação dos moradores locais e beneficiará cerca de 10 mil usuários por mês.

A linha 951 - Monte Cabrão-Guarujá será operada por um microônibus, com 15 partidas diárias, sendo oito saídas de Santos, com a primeira viagem às 6h15, e sete partidas de Guarujá. O trajeto percorrido será Monte Cabrão, em Santos, av. dr. Manoel Hippólito Rego (antiga rodovia Rio-Santos), av. Cônego Domenico Rangoni, segue pela rodovia Piaçaguera-Guarujá, entra na av. Áurea Gonzalez de Conde, passando pela Praça 14 Bis, av. Thiago Ferreira, terminal rodoviário de Vicente de Carvalho, novamente pela 14 bis, av. Santos Dumont e finaliza no Terminal Rodoviário de Guarujá. O tempo de percurso está estimado em 25 minutos.

A implantação dessa linha faz parte de um projeto maior, o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista, que recebe um investimento do governo do Estado da ordem de R$ 298 milhões. Em sua primeira fase, o projeto ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Terminal Porto, em Santos por meio de Metrô Leve (VLT).

Horários de partida – dias úteis:
Monte Cabrão - Santos
6h15; 7h40; 11h10; 13h; 17h10, 19h; 22h20, 23h50.

Vicente de Carvalho - Guarujá
7h, 10h25, 12h20, 16h30, 18h20, 21h40 e 23h10.

Sábados, domingos e feriados serão cinco partidas de Monte Cabrão e quatro partidas do Guarujá.
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Mais segurança nos terminais rodoviários


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) intensifica, nesse final de ano, a fiscalização do transporte interestadual e internacional de passageiros em 69 terminais rodoviários do país, considerados de maior movimentação. O objetivo da ação é verificar a qualidade do serviço prestado ao usuário, por parte das empresas, no período de fim de ano, quando a demanda por esse tipo de transporte aumenta.Além de verificar a regularidade das empresas com relação à pontualidade e condições de higiene no interior dos ônibus, a inspeção também será feita junto aos guichês de venda de passagens, onde as empresas devem disponibilizar todas as informações sobre a viagem tais como: horários, duração, localidades atendidas e tarifas. Será dada atenção especial aos passageiros idosos cujos benefícios, como a gratuidade do bilhete e prioridade no embarque, devem ser cumpridos por todas as empresas.

A fiscalização nos terminais rodoviários é parte de uma operação mais ampla, iniciada em 04 de dezembro, para cumprir o objetivo permanente de fiscalizar o transporte regular e coibir o clandestino. Trata-se do 1º Comando Nacional de Fiscalização do Transporte Interestadual e Internacional de Passageiros que está atuando em três frentes:

1) nos terminais rodoviários;

2) nas garagens das prestadoras de serviços para conferir a segurança dos veículos e a jornada de trabalho dos motoristas, visto que, neste período do ano acentua-se a solicitação de viagens extras para atendimento da demanda; e

3) nas rodovias federais para inibir a atuação de empresas clandestinas que realizam o transporte de fretamento sem autorização da Agência – prática que se intensifica nessa época do ano em que a movimentação de passageiros é maior em função dos feriados e férias escolares. Essa fiscalização está sendo feita em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, em 47 postos localizados em rodovia federais e em 4 postos de vias estaduais de São Paulo, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.

Fonte:BHTrans
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Rio teve mais de uma multa de excesso de velocidade por ônibus em 2009


Eles não são pássaros, não são aviões, mas não é difícil avistar um ônibus "voando" pelas ruas do Rio. Num ano marcado por sérios acidentes, dados do Detran-RJ mostram como os motoristas desses veículos estão com o pé embaixo: de janeiro a novembro deste ano, foram registradas, somente na capital, 19.155 multas por causa de excesso de velocidade, o que significa, em média, mais de uma multa por coletivo (1,3). O índice é quatro vezes maior do que a média atribuída ao restante da frota nos primeiros 11 meses de 2009: 0,3 por veículo. Um teste feito pelo GLOBO em quatro pontos da cidade na semana passada mostrou que, de 40 ônibus analisados, 27 (67%) trafegavam acima do limite permitido na via.
Não bastasse o abuso de velocidade, a falta de conservação também parece ser um problema crônico dos ônibus. Um levantamento inédito da prefeitura, com base nos registros de ocorrência do Centro de Controle Operacional da CET-Rio, revela que, de janeiro a novembro deste ano, 53% dos veículos que enguiçaram nas vias da cidade, atravancando o trânsito, eram coletivos. Em seguida, vieram os carros de passeio (31%), os caminhões (15%) e as carretas (1%).
- Às vezes, dá muito medo descer a Grota Funda de ônibus. Tem uns motoristas que correm muito, já houve uma vez em que eu achei que o ônibus ia virar de tanto que balançava na descida - conta o jardineiro Fernando Chaves, que volta diariamente do trabalho, na Cidade da Música, na Barra, para a casa, em Ilha de Guaratiba.

Fonte: O Globo
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