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quarta-feira, 23 de dezembro de 2009Postado por Meu Transporte às 07:28 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Os relatos de um cidadão sobre o transporte público no Rio
A qualquer hora do dia constatamos engarrafamentos nas principais vias de acesso à cidade do Rio de Janeiro (Av. Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela etc). Os motoristas enfrentam um trânsito lento, caótico e desorganizado, além de transitar por vias completamente esburacadas. Os atrasos são constantes. O problema deveria ser encarado como de calamidade pública, pois prejudica a economia local e nacional, e, portanto, devem ser tomadas medidas emergenciais.
Enquanto o xerife da Seop, do marketing e da pirotecnia e o relator da Lei Seca mandam a população deixar o carro em casa e usar transporte público (aliás, segundo o xerife da cidade, ele vai triplicar o número de reboques nas ruas, visando aumentar a arrecadação da prefeitura), andar de ônibus é uma aventura com todos os riscos de acidentes e total falta de segurança.
Se pegarmos o Metrô, os trens estão superlotados, não há manutenção do sistema, existem pouquíssimas composições e ainda temos que aturar as constantes paradinhas súbitas que arremessam as pessoas umas contra as outras. Isso sem falar no absurdo do preço da passagem. Esses problemas no Metrô (mau atendimento, falta de informação, falta de trens, trens sem ar-condicionado, superlotados, truculência dos seguranças etc) são constantes e diários, sem que ninguém seja responsabilizado ou punido.
O Metrô cobra uma tarifa absurda, recebe dinheiro de graça do BNDES, arrecada milhões, porém presta um péssimo serviço à população. Ainda somos obrigados a ouvir o discurso cínico da companhia de que "o Metrô Rio agradece a preferência". E como todos sabemos, a agência que deveria fiscalizar não fiscaliza nada, apenas autoriza aumentos.
Não temos transporte público decente há décadas: trens, ônibus, barcas e metrô prestam um péssimo serviço à população durante o dia e não funcionam de madrugada. As empresas privatizadas (Supervia, Barcas e Metrô) vivem atormentando a vida dos passageiros e o Estado não faz absolutamente nada.
O Metrô não tem a menor consideração pelos passageiros e no horário do rush ninguém consegue entrar nos trens. No caso da Supervia, além do péssimo atendimento à população mais carente, os atrasos são frequentes, há falta de investimentos maciços, os trens estão sucateados e seguranças truculentos e mal preparados já foram filmados chicoteando covardemente a população.
No caso das Barcas, o serviço é péssimo, já ocorreram diversos acidentes, mas tudo continua rigorosamente igual, diante da omissão, cumplicidade e incompetência do governo do estado.
As concessionárias arrecadam milhões para transportarem a população em verdadeiras latas de sardinha. Não existem meios de transporte no Rio decentes e não existe nenhuma política visando a melhoria do transporte público. É inaceitável que à noite não funcione o Metrô, existam pouquíssimos ônibus circulando, além do péssimo serviço prestado pelos taxistas, que ainda cobram bandeira dois.
O Poder Público é totalmente incompetente e omisso em relação ao transporte público. Por que não colocar esses secretários de Transporte (do estado e município), o governador e o prefeito para pegarem o Metrô, os trens, os ônibus e as barcas no horário do rush? Será que eles acham que todos têm condições de andar de táxi? Será que eles sabem que os taxistas cobram bandeira dois na madrugada?
Em qualquer lugar do mundo esses secretários incompetentes e omissos já teriam sido sumariamente demitidos. Ocorre que são secretários nomeados politicamente e que não têm nenhum compromisso com a população. Os secretários de Transportes, tanto do estado como do município, não são do ramo. O secretário de Transportes do estado, além de não ser do ramo, não passa de um bon vivant. Quanto ao secretário de Transportes do município, a sua missão não é cuidar do trânsito: sua especialidade é instalar pardais e lombadas por toda a cidade numa suspeitíssima e vergonhosa indústria das multas, que age impunemente na cidade extorquindo os motoristas diariamente.
Resta andar de carro, mas, nesse caso, somos assaltados nos sinais de trânsito pelos bandidos que estão em cada esquina da cidade, e assaltados pela CET-Rio (Companhia de Engarrafamento de Trânsito), através da indústria das multas, que instalou centenas de caça-níqueis para nos multar que funcionam em plena madrugada. Ressaltando que os motoristas também estão sendo vítimas diariamente da indústria ilegal e imoral dos reboques a serviço do Detran, Seop e da CET-Rio (na verdade, o que esses burocratas estão fazendo é um verdadeiro confisco que a lei não autoriza).
Infelizmente, esses secretários são nomeados politicamente e não têm nenhum compromisso com a população. Portanto, o caos e o inferno no trânsito vão continuar diante da omissão do estado e da prefeitura, que só pensam em aumentar e criar mais impostos e taxas e estão solenemente se lixando para a população, que vai continuar sustentando com seus impostos esse bando de incompetentes e demagogos.
Postado por Meu Transporte às 07:22 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
São Carlos: Passageiros reclamam da qualidade do transporte coletivo
O secretário de Transportes e Trânsito, Nilson Carneiro, afirma que este ano 12 novos ônibus começaram a rodar. São 120 nos horários de pico e 54 no restante do dia.
“Nós vamos executar um projeto para fazer um levantamento do sobe e desce em todas as linhas de cidade em 2010, para melhorar a qualidade do transporte coletivo aqui em São Carlos”, disse o secretário.
A má qualidade do serviço leva muita gente a desistir dos ônibus e a comprar uma moto ou um carro. O resultado é um trânsito cada vez mais lento e complicado e, além disso, a queda no número de passageiros torna ainda mais difícil investir em melhorias no transporte público.
Para o especialista em trânsito Coca Ferraz, a solução seria aumentar os subsídios pra deixar a passagem mais barata e mudar o atual sistema de transporte. “Nós temos que ter subsídio nas tarifas para que resulte em preço menor, como uma tarifa de R$ 1 em São Carlos e Araraquara, por exemplo. E temos que trabalhar para melhorar a qualidade do sistema de trransportes, com novas linhas, ônibus menores, talvez, para oferecer um menor intervalo entre um carro e outro”, sugere.
Postado por Meu Transporte às 07:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Continua o impasse no transporte público de São Luís
Semana passada, a diretoria do STTREMA anunciou que faria uma paralisação quarta-feira, dia 16, em protesto contra as empresas que iniciaram os processos de demissão de aproximadamente 15% de seu efetivo. Segundo o presidente do STTREMA, Dorival Sousa da Silva, a paralisação foi adiada a pedido do secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira, em reunião na sede da SMTT com a participação do presidente do SET, José Luís Medeiros. "Nós ficamos aguardando um posicionamento do SET sobre o cancelamento dos avisos-prévios. Até ontem (21) não recebemos nada deles. Só temos a informação de que continuam valendo os avisos assinados", observou Dorival da Silva.
Postado por Meu Transporte às 07:11 0 comentários
Marcadores: Maranhão
Para especialistas, aumento da passagem em São Paulo, afasta a população do transporte público e coletivo
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Postado por Meu Transporte às 12:47 1 comentários
Marcadores: São Paulo
Em 2010, Rio Branco terá Melhorias no transporte coletivo
Segundo a parceria, até 30 de abril de 2010, 62 novos ônibus estarão circulando em Rio Branco. Os veículos são totalmente adaptados aos portadores de necessidades especiais. Outra medida importante prevista para o próximo ano é a implantação do sistema de gestão de qualidade na prestação de serviços, buscando estabelecer o padrão ISO 9000 no transporte público.
Estão previstos, ainda, cursos de requalificação para operadores do sistema (motoristas, cobradores e fiscais), treinamentos de qualificação para novos operadores, além de investimento tecnológico em controle de horários de passagens dos ônibus nos pontos de parada.
Mesmo com os investimentos, o prefeito Raimundo Angelim assegurou que o aumento na frota não implicará reajuste na tarifa dos ônibus, uma vez que a renovação dos veículos era algo necessário há algum tempo.
Isso significa que, se o acordo for cumprido à risca, a população da capital poderá usufruir um transporte coletivo de qualidade a partir de 2010.
Postado por Meu Transporte às 12:36 0 comentários
Marcadores: Acre
Grande Vitória ganha Novo Serviço Especial Mão na Roda
Postado por Meu Transporte às 12:30 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Presente de ano novo, Prefeitura de SP anuncia que tarifa de ônibus sobe para R$ 2,70
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Ainda de acordo com a Prefeitura, o valor do Bilhete Único que faz integração com o Metrô passará de R$ 3,65 para R$ 4,00.
A Prefeitura havia admitido no início deste domingo que o prefeito enviou à Câmara informação sobre o reajuste, mas não tinha divulgado ainda detalhes sobre a mudança da tarifa e o dia em que entraria em vigor. A Câmara é apenas informada sobre o aumento e não tem poder de vetá-lo.
O reajuste representa um aumento de 17,4% em relação ao valor atual da passagem, de R$ 2,30. Segundo a assessoria de imprensa do vereador e líder do governo na Câmara José Police Neto (PSDB), a legislação determina que o prefeito comunique à Câmara com dois dias de antecedência o aumento na tarifa dos ônibus. Não é necessária aprovação dos vereadores. Durante a campanha eleitoral de 2008, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que foi reeleito, afirmou que não aumentaria o preço da passagem em 2009. O último reajuste foi em novembro de 2006.
Postado por Meu Transporte às 07:35 1 comentários