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Aumento na tarifa do transporte coletivo de Rio Verde deixou usuários indignados, que reclamam do valor e da má qualidade do serviço prestado.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A gritaria foi geral. Pega de surpresa com o aumento no preço das passagens, que subiu de R$ 2 para R$ 2,20 e começou a vigorar nesta quarta-feira, a população criticou a autorização dada pelo governo municipal. Antes, o Ministério Público já havia proibido a empresa Viação Paraúna de efetuar esse aumento. Conforme o MP, a elevação deveria ser no máximo de oito centavos, e não os vinte que foram colocados. Sem sucesso na tentativa, a empresa recorreu a Superintendência Municipal de Trânsito, que autorizou a majoração para R$ 2,20. “É um absurdo permitir que a Paraúna suba o preço, pois além de circular com veículos caindo aos pedaços, ainda tem um tal de transbordo, que fica ao lado da rodoviária e que é só para atrapalhar a vida da gente”, desabafou a estudante Marcela de Oliveira.Outro a reclamar do aumento é o auxiliar administrativo Carlos Silveira. “È uma vergonha a prefeitura fazer isso com a gente. Primeiro tinha que obrigar a empresa a cumprir horário, pois só nós sabemos o sofrimento que é esperar horas para pegar o coletivo”.
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Novos motores de ônibus deixam as ruas mais silenciosas


Quem tem o hábito de andar de ônibus sabe que a simples tarefa de manter uma conversa é difícil às vezes: o barulho do motor do ônibus muitas vezes é mais alto que qualquer outro som, e outros barulhos do transporte ajudam a deixar a poluição sonora ainda mais intensa. Pensando nisso, um novo ônibus, chamado de DesignLine, foi colocado nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, e se destaca por não fazer barulho.
Quando o ônibus arranca ou pára bruscamente, faz pouco mais que um som baixo, que é facilmente abafado pelo ar-condicionado de dentro do transporte público. O motorista James Sollecito dirige ônibus da cidade há mais de quinze anos, e afirma que nunca andou em um ônibus tão silencioso e com uma aceleração tão boa.
O silêncio, tão em falta nas ruas das grandes cidade, é conseguido jogando fora o elemento mais básico do design de automóveis: a combustão interna. Em vez de um motor barulhento, baseado em pistões, os criadores da DesignLine fizeram o automóvel à base de uma bateria de lítio – uma forma de energia limpa geralmente usada em computadores. Isso faz com que o ônibus tenha menos partes móveis, e muito menos chances de fazer barulho com elas.
Três dos ônibus deste tipo estão fazendo viagens no Brooklyn e em Manhattan, e custaram 559 mil dólares cada – cerca de 965 mil reais. Se o projeto-piloto foi aprovado, 87 novos ônibus começarão a ser usados na cidade a partir do fim de 2010, como parte de um contrato de 60 milhões de dólares (100 milhões de reais) fechado com a DesignLine, empresa criada na Nova Zelândia.
Os ônibus têm 37 assentos, e seu interior é iluminado por painéis de LED, e as baterias são recarregadas toda vez que o motorista aciona os freios. “É o veículo mais avançado que temos na nossa frota”, afirma Charles Seaton, porta-voz da Secretaria de Trânsito de Nova York.
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Maceió: Motoristas de coletivos participam de oficina sobre direitos do idoso


Com o objetivo de orientar os motoristas das empresas de transporte coletivo de Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta sexta-feira (11), das 8h às 12h, uma oficina sobre transporte público e direitos do idoso na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com dados do Hospital Geral do Estado (HGE), de janeiro a novembro deste ano foram atendidas 276 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos naquela unidade. Número que, segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Elisabeth Toledo, representa um percentual grande, pois as estatísticas comprovam que em razão de acidentes de trânsito, pelo menos 25 idosos são internados mensalmente no HGE.
Segundo a coordenadora, é necessário reduzir o número de acidentes de trânsito em idosos e para isso se faz necessário elaborar e acompanhar a execução de projetos voltados à atenção contínua à saúde do idoso e a promoção de parcerias intra e interinstitucionais visando a implementação da política de atenção à saúde do idoso.
“Essa política preconiza que o principal problema que pode afetar o idoso é a perda da capacidade funcional, isto é, a perda das habilidades físicas e mentais necessárias para a realização de atividades básicas da vida diária. Precisamos sanar essa problemática, visando reduzir em 50% o número de idosos que são internados no HGE, vítimas de acidentes de trânsito. Esta ação é de saúde preventiva, que é mais barata do que a curativa”, ressaltou Elisabeth Toledo.
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Projeto propõe proibir tarifa diferente em ônibus em Bauru


O vereador Roque Ferreira (PT) deu entrada em projeto de lei que visa proibir a cobrança diferenciada de tarifas do transporte coletivo em Bauru.
Atualmente, as empresas que operam o sistema na cidade cobram R$ 2 por passagem básica para quem compra antecipado e R$ 2,15 para quem paga em dinheiro, direto no ônibus.
Essa cobrança de preços diferentes é chancelada pela Emdurb, que regulamenta o transporte na cidade, e realizada desde 2008.
O autor do projeto alega que a cobrança diferenciada é ilegal. “Tal prática, salvo melhor juízo, afronta a Constituição Federal que, em seu artigo 5º, assegura que todos são iguais perante a lei”, diz parte da justificativa do projeto.
O petista afirma que, com a cobrança diferenciada, há uma “sanção pecuniária simplesmente porque [os usuários] preferiram não antecipar receita aos proprietários das empresas concessionárias deste serviço público”.
O projeto está em tramitação na Câmara desde segunda-feira e vai ser analisado pela Comissão de Justiça, que dará parecer pela legalidade ou ilegalidade da matéria.
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Novos ônibus começam a operar em Salvador a partir desta semana

A empresa Barramar de Transporte Urbano vai substituir 50 ônibus de sua frota por novos veículos que começam a circular em Salvador a partir desta semana. As principais mudanças estão nas linhas da Estação Pirajá sentido Lapa, Pituba, Barra e Boca da Mata.
Equipados com tecnologia de localização por satélite, elevadores para pessoas com mobilidade reduzida e motores considerados ecologicamente corretos, os novos carros tem capacidade para oitenta pessoas (50 sentadas e 30 em pé), um incremento de cerca de 15% na quantidade de passageiros por viagem.

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No Recife, Passageiros reclamam de maus tratos de motoristas e cobradores de ônibus

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Quem depende de transporte público reclama que além de muitas vezes ser obrigado a enfrentar ônibus lotado, ainda tem que aguentar grosserias de cobradores e de motoristas. A insatisfação é tanta, que só nos últimos dois anos o Disque-Denúncia registrou 54 ligações de passageiros denunciando a ação de motoristas e cobradores.Entre as queixas que chegaram à Secretaria de Defesa Social, 44% reclamaram de motoristas que não param nos pontos determinados e 56% foram referentes as agressões e maus-tratos cometidas por motoristas e cobradores. As principais vítimas são crianças, idosos e deficientes físicos.

Até os próprios motoristas admitem que há colegas que se excedem e partem para a grosseria. “Tem muitos que ainda agem desta maneira, mas para o que era antes, hoje já está muito melhor”, disse um motorista de transporte público.

O preocupante é que as grosserias as vezes são tão graves que acabam colocando em risco a vida dos passageiros. Esse foi o caso da dona de casa Maria Josefa Lima, que foi atropelada junto com a neta Gabriela Ramos, 14 anos, quando voltavam para casa, no final de novembro. De acordo com a dona de casa, o acidente aconteceu quando elas tentavam subir em um ônibus da linha Candeias/Dois Irmãos, da empresa Borborema.

O motorista teria dado partida e elas foram arrastadas por cerca de dez metros, no bairro da Imbiribeira, Recife. Josefa Lima foi socorrida no Hospital da Restauração.Ela fraturou a perna esquerda, precisou ser operada e agora necessita de uma cirurgia plástica. A neta dela foi atendida no Hospital Otávio de Freitas, onde permanece internada. A roda do veículo passou por cima do pé da adolescente. A dona de casa espera que a empresa de ônibus preste alguma assistência. “A empresa não nos procurou em momento nenhum”, reclamou. A empresa Borborema disse que se for confirmada a responsabilidade do motorista, as vítimas vão receber assistência.
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