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Maceió: Prefeitura quer 180 dias para licitação do Transporte coletivo

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Prefeitura quer, mas ainda sabe se vai conseguir novo prazo para poder fazer a licitação para o transporte público da cidade de Maceió. O procurador-geral do Município, Marcelo Teixeira, informou que aguarda, para qualquer momento, a nova decisão do juiz titular da 14ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Emanuel Dória, que, no último dia 08, determinou que o Poder Executivo, dentro de 30 dias, promova o processo licitatório. De acordo com Marcelo Teixeira, o Município quer um prazo entre 150 e 180 dias para poder realizar a licitação. “O nosso prazo acabaria no final desta semana, mas não haveria tempo de elaborarmos um edital com todas as exigências que deverão proteger a Prefeitura e, principalmente, os usuários. Tratam-se de questões técnicas, como rotas, linhas etc, detalhes técnicos que não são do domínio de nós que fazemos a parte jurídica. Por isso, precisamos fazer a coisa da forma correta para que não haja a necessidade de uma suposta correção mais na frente”, explicou o procurador. Teixeira também informou que o embargo de declaração – esse é o nome do recurso -, quando impetrado, já suspendeu o curso da decisão do magistrado da 14ª Vara da Fazenda Pública Municipal. “É como se o efeito estivesse suspenso até que o nosso pedido fosse julgado. Queremos o efeito modificativo”, esclareceu ele. O pedido de prorrogação foi feito pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT à Procuraria Geral do Município, segundo informou Marcelo Teixeira. Entretanto, o coronel Jorge Coutinho, superintendente do órgão, afirmou que não se recorda se pediu a expansão desse prazo. “Eu preciso olhar o que diz o processo, agora não me lembro”, disse ele.
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Curitiba: Linha Turismo terá mais quatro ônibus double deck

Linha Turismo vai ganhar mais quatro ônibus double deck até o fim do ano, aumentando de cinco para nove a frota de veículos de dois andares que percorrem os principais pontos turísticos da cidade. O double deck passou a fazer a Linha Turismo em 15 de novembro de 2008 e o sucesso foi tão grande que a frota está sendo ampliada em pouco mais de seis meses.A previsão é que com a ampliação sejam registradas 50 mil passagens pela catraca por dia, movimento que atualmente é registrado apenas nos meses de férias e em alta temporada.
A Linha foi criada em 1990 com o nome de ProParque e atendida por ônibus tipo jardineira. O passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes podendo fazer quatro reembarques para conhecer pontos turísticos num percurso de 44,5 quilômetros percorrido em duas horas e meia. O bilhete é vendido dentro do próprio ônibus. A cartela com cinco tíquetes custa R$ 20,00.
"A previsão é de que até o fim de julho, mês considerado de alta temporada por causa das férias, a Linha Turismo registre até 50 mil passagens nas catracas, índice superior às 43,7 mil registradas em julho do ano anterior", diz o diretor de Transporte da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, Fernando Ghignone. A Urbs é a empresa que gerencia o trânsito e o transporte da cidade.
A Linha Turismo atende de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com saídas e chegadas na praça Tiradentes, em frente à Catedral Basílica, a cada 30 minutos. No período de férias escolares (dezembro, janeiro e julho) e feriados, a Linha funciona também às segundas-feiras, no mesmo horário.
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Grande Recife promove pesquisa buscando melhorias no transporte público

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Grande Recife Consórcio de Transporte promove, a partir da próxima segunda-feira (03/08) até o dia 17 de agosto, a primeira Pesquisa de Opinião e Atitude do Usuário do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife STPP/RMR, desde a criação do consórcio. O objetivo principal é conhecer a avaliação, incluindo críticas e sugestões, dos usuários em relação ao STPP/RMR, às empresas que operam o sistema e ao órgão gestor. E para o usuário participar do processo não precisa nem sair de casa.
Uma equipe de 40 pesquisadores da empresa Prime Brasil, vencedora da licitação realizada para este fim, irá realizar a pesquisa na residência do usuário, percorrendo de uma ponta a outra os 14 municípios da RMR. Todos estarão devidamente identificados com crachá e camisa com a logomarca do Grande Recife Consórcio de Transporte. A distribuição da amostra, estimada em mais de 5 mil entrevistados, será feita por critérios censitários e por sexo dos entrevistados, tudo com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Toda a pesquisa será feita de forma minuciosa.


Cada família receberá um questionário de 46 questões, que abordam temas como novos itinerários, paradas de ônibus, utilização do Sistema Estrutural Integrado (SEI), além da opinião sobre a implantação do consórcio. Os pesquisadores estarão atuando de domingo a domingo, das 8h às 12h, 13h às 17h, com possibilidade estender os horários de visita até às 20h. Os resultados da amostra devem ser divulgados em um prazo de até 60 dias Para o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, a iniciativa é uma das mais detalhadas pesquisas de opinião que já feitas sobre transporte público em Pernambuco. “A pesquisa será de grande importância para os usuários da RMR porque servirá de base para todas as mudanças que devem acontecer, nos próximos meses, no nosso sistema de transporte”.
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Curitiba: Problemas enfrentados pelos passageiros cadeirantes

terça-feira, 4 de agosto de 2009

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São Paulo: Prefeitura quer manter proibição para mototáxis

A Prefeitura de São Paulo quer manter a proibição aos mototáxis na cidade, mesmo após a atividade ter sido reconhecida pelo Governo Federal. Apesar da decisão em Brasília, as prefeituras podem criar regras próprias para o serviço. Na manhã desta terça-feira (4), o prefeito Gilberto Kassab disse que vai fazer o que puder para evitar que o mototáxi seja liberado em São Paulo.
A prefeitura chegou a sugerir, no Congresso Nacional, que a atividade fosse liberada apenas para cidades com até 200 mil habitantes. Em São Paulo, uma lei de 1998 proíbe o mototáxi. Entretanto, um novo projeto de lei em andamento na Câmara Municipal quer regulamentar o serviço. Se ele for aprovado pelos vereadores e depois pela prefeitura, anulará essa lei.

“Com a implementação do serviço de mototáxi, a gente teria com certeza um aumento muito grande no número de mortes. Eu tenho uma expectativa muito grande que a Câmara não aprove um projeto que permita o mototáxi. A prefeitura, o que estiver a seu alcance, do ponto de vista administrativo e político, fará pra que essa medida não seja aprovada”, disse o prefeito. O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, alerta para os problemas legais. “Os municípios que não têm uma legislação devem implementar uma legislação regulamentando, proibindo, autorizando, autorizando parcialmente ou não. O grande perigo é um vácuo legal, que acabe permitindo que, sem a regulamentação, se expanda o mototaxismo. Mas, mantendo a lei de 98, há essa regulamentação, e a regulamentação é proibitiva. nesse caso, mototaxismo em São Paulo continuará proibido”. Segundo o advogado Cyro Vidal, mesmo com a regulamentação feita pelo Governo Federal, cada prefeitura é responsável por determinar, na prática, as regras de seu sistema viário. Portanto, elas têm autonomia para decidir se permitem ou não o mototáxi.
“A legislação tem que ser municipal, é de competência do município cuidar de seus interesses. O governo regulamentou a profissão, mas quem irá decidir se ela poderá ser utilizada é a prefeitura", esclareceu o advogado.
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Zona Oeste do Rio de Janeiro pode ganhar novos terminais de ônibus

O Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) vai entregar para o prefeito Eduardo Paes, na segunda quinzena deste mês, um projeto feito por uma empresa paulista que pretende resolver o problema de transporte da Zona Oeste da cidade. Segundo o vice-presidente do Rio Ônibus, Ocaticílio Monteiro, uma das soluções apontadas pelo estudo seria a criação de terminais em Santa Cruz, Campo Grande, Bangu ou Deodoro, com linhas expressas ligando os bairros ao Centro e ainda linhas para a Barra da Tijuca. Além disso, outras rotas seriam feitas para cruzar os bairros internamente, o que reduziria os intervalos e a superlotação nas viagens, oferecendo mais conforto aos passageiros.Monteiro explicou ao SRZD que os locais de funcionamento dos terminais ainda estão sendo escolhidos e também que a pesquisa deve mostrar qual será o tipo de equipamento a ser utilizado para realizar o trajeto, se veículos articulados ou não. Ele disse que os passageiros dos terminais serão beneficiados com sistema integrado de bilhetes, o que tornaria o preço mais baixo. No entanto, o custo final também está em analise.
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