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Rio: Idosos podem utilizar o transporte público apenas com a identidade

sexta-feira, 19 de junho de 2009


Idosos não precisam mais apresentar o RioCard para entrar nos transportes públicos do município do Rio. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que julgou desnecessária a apresentação de um documento que não seja a carteira de identidade. A medida ainda atendeu ao pedido da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência.
A Justiça também decidiu que não há necessidade de que a Fetranspor ou o Sindicato das Empresas de Ônibus sejam notificados. Cerca de 80% das reclamações feitas nas promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência estão relacionadas a problemas com o RioCard.
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Cidade modifica estrutura do transporte público

A Secretaria de Transito e Transporte (Setransp) anunciou nesta quinta-feira a mudança da estrutura do sistema de transporte público, com a retirada de três pontos de ônibus no Bairro Samambaia. Com a modificação, o número de paradas reduzirá de 11 para 8, aumentando a distância para 400 metros, entre cada uma, segundo a Setransp.
Para explicar a alteração, a Coordenadoria de Ação e Cidadania promoveu uma reunião entre os moradores da comunidade com uma equipe da Setransp, na quarta-feira, na Associação do Conjunto Residencial Jardim Samambaia. “Essa ação faz parte dos serviços para adequação ao plano que a Prefeitura colocará em prática a partir do ano que vem, com a reformulação dos terminais de ônibus, a criação de duas estações de transbordo e de linhas novas”, sintetiza o chefe do Departamento de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro. Atualmente, para percorrer o Bairro Samambaia, o ônibus gasta de 10 a 12 minutos. Com a mudança, este tempo reduzirá para 6 a 8 minutos. “Isso é um ganho considerável, pois não beneficiará apenas os moradores do Samambaia, mas também toda a Cidade, já que a linha 17/SA percorre o principal corredor do Município, a Avenida Presidente Kennedy, além de passar por outros bairros”, explica do Departamento de Transportes. A Prefeitura de Praia Grande estuda ainda a ampliação do sistema de transporte público municipal, a partir do início de 2010. Além da mudança na distribuição dos pontos de ônibus, a Setransp pretende ampliar os terminais rodoviários Tude Bastos e Tatico. Além dessa alteração, a Secretaria informou que construirá duas Estações de Transbordo, uma no Bairro Samambaia e outra na Vila Sônia, além da criação de duas linhas de ônibus que atenderão, principalmente, os moradores da região conhecida como Trevo.
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Florianópolis: Empresas querem fim de paralisações

As empresas do transporte coletivo da Grande Florianópolis vão acionar a Justiça Trabalhista para impedir que os serviços parem sem aviso prévio. A decisão foi anunciada depois da paralisação-relâmpago realizada pelos motoristas e cobradores de ônibus ontem.De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes da Silva, as empresas também definiram que não vão pagar horas paradas de quem aderir às paralisações.– Hoje já existe uma norma judicial que determina a circulação de 50% da frota durante o horário de pico e de 20% nos demais horários. Queremos garantir o direito à circulação de veículos e passageiros em terminais e garagens e evitar novos transtornos – explicou o presidente do Setuf.Ontem, os motoristas e cobradores das empresas de transporte público que atendem as regiões Central, Leste e Sul de Florianópolis, Transol e Insular, interromperam as atividades das 5h às 7h. Foi a segunda manifestação dos trabalhadores neste mês. No dia 5, a categoria bloqueou os acessos ao Ticen e o serviço ficou prejudicado das 9h15min às 11h30min.Segundo Antônio Carlos Martins, diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), a mobilização foi motivada pelo fim das negociações salariais diretas entre trabalhadores e empresários do setor.
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Tarifa de ônibus estará 8,7% mais caro sábado em Sorocaba

Os usuários do transporte coletivo de Sorocaba têm até amanhã para comprar os passes e créditos aos preços atuais, sendo que a nova tarifa, reajustada em 8,7%, entra em vigor neste sábado. Os créditos adquiridos até amanhã terão validade por 180 dias. Já os passes são por tempo indeterminado. Ontem, a procura para compra ainda era pequena, devendo aumentar a partir de hoje.
Conforme consta na nota oficial encaminhada pela Urbes - Trânsito e Transportes, o reajuste da tarifa se faz necessário para manter a qualidade e regularidade dos serviços prestados, em decorrência do reajuste da planilha de custos operacionais do transporte coletivo urbano, com base no aumento salarial e de benefícios concedidos à respectiva categoria profissional e, ainda, na reposição da variação de preços de insumos.
O aumento da tarifa foi concedido onze dias após o término da greve dos motoristas, que conquistaram, entre outros benefícios, o reajuste salarial de 7,5%. A Urbes destaca também o reajuste de 9,09% do vale-refeição e 19,05% na participação nos lucros e resultados, para justificar o aumento da tarifa.
Com o novo preço em vigor a partir de sábado, o vale-transporte sobe de R$ 2,49 para R$ 2,59; o social irá de R$ 2,30 a R$ 2,50, sendo que somente o estudante ficará mantido em R$ 1,40. A atual tarifa vinha sendo praticada desde 3 de julho do ano passado.
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Recife: Ampliação do SET tem índices cada vez maiores

quarta-feira, 17 de junho de 2009


Preocupado em melhor atender as pessoas com deficiência que utilizam o Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), o Grande Recife vem dando continuidade à implantação de coletivos adaptados nas linhas de ônibus que atuam na RMR. Desde o começo do ano, foram implantados mais 87 carros adaptados com elevadores em 44 linhas de ônibus. Atualmente, há um total de 148 coletivos, divididos em 99 linhas operando em toda a RMR.Esses coletivos são distribuídos de acordo com a demanda de usuários, detectada pela pesquisa realizada no segundo semestre de 2008, a partir do cadastro de usuários com dificuldades de locomoção (pessoas com deficiência). A principal finalidade da pesquisa era mapear as áreas da RMR que necessitam de transporte público acessível aos cadeirantes. Nessa avaliação, foi averiguado que dos 14 municípios da Região Metropolitana, Recife liderou o ranking de pedidos para a implantação do Sistema Especial de Transporte (SET) com 72% das solicitações.
Segundo a gerente da Gerência de Educação e Relacionamento (GERE) e presidente da Comissão de Acessibilidade do Grande Recife, Fernanda Gouvêa, a intenção do Grande Recife é melhorar cada vez mais a questão da acessibilidade, seja nos terminais integrados, instalando placas com informações em braille, seja aumentando o número de coletivos adaptados com elevadores. “Queremos entender as necessidades das pessoas com deficiência e aplicar no cotidiano formas de facilitar a sua locomoção no transporte; além de incluir essas pessoas em todo o Sistema de Transporte Público”, afirma.
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Ultrapassagem em canaletas é a nova evolução do transporte em Curitiba


A possibilidade de ultrapassagem entre ônibus na canaleta da avenida Marechal Floriano é uma das principais causas da redução do tempo de viagem do transporte coletivo entre o Pinheirinho e o Centro. O tempo médio caiu de 35 para 25 minutos desde 9 de junho, quando entrou em funcionamento a nova linha de ônibus da Linha Verde, a Pinheirinho-Carlos Gomes, passando pela canaleta da Marechal, que foi reformada para permitir a ultrapassagem. "Curitiba ganhou destaque internacional quando implantou eixos de transporte com canaletas exclusivas para ônibus, nos anos 1970. Nos anos 1990, a inovação foi o Ligeirinho, que tirou passageiros dos ônibus expressos cortando a cidade em viagens mais rápidas e paradas a cada três quilômetros. Quase 20 anos depois, o sistema passa por uma nova evolução. É a ultrapassagem nas canaletas, que entrou em funcionamento com a nova linha de ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes", explica o arquiteto Lubomir Ficinski, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Estações desalinhadas Para ganhar tempo, em vez de parar atrás de outros ônibus nas estações-tubo, formando comboios em horários de pico, na Marechal Floriano os ônibus podem ultrapassar veículos parados nas estações. Para que isso fosse possível, as estações-tubo foram desalinhadas. Em vez de ficar frente a frente, como nas demais canaletas, os tubos foram deslocados, criando um vão de 120 metros entre as estações. Nesse espaço foi implantada uma terceira faixa de tráfego, que permite ultrapassagens quando um ônibus está parado na estação. Neste momento, estão sendo desalinhadas todas as estações-tubo da avenida Marechal Floriano da Linha Verde ao Terminal Boqueirão. A obra permitirá a implantação do Ligeirão Boqueirão-Centro, que poderá ultrapassar os expressos convencionais e parar apenas nos terminais, para ganhar tempo. Semáforos inteligentes Para assegurar as ultrapassagens e permitir ganho de tempo ainda maior aos ônibus na canaleta, está sendo usada uma nova tecnologia que abre automaticamente os semáforos e dá preferência total para os ônibus nos cruzamentos da Marechal e da Linha Verde.
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