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Salvador: Ampliação de via exclusiva terá pequeno impacto no trânsito

domingo, 1 de março de 2009


Salvador conta com mais 2 quilômetros de via exclusiva para ônibus na região de acesso à avenida Paralela. Após obras de adaptação, a Superintendência de Transporte Público (STP) autorizou o uso do trecho que vai do viaduto Nelson Daiha, no Iguatemi, até as proximidades do viaduto Luís Eduardo Magalhães, na Paralela. Antes, o corredor exclusivo tinha 1,9 quilômetros de extensão, passando pela Estação Iguatemi até a altura do Detran.

O gerente da STP diz ainda que a expectativa é aumentar a velocidade média dos ônibus dos atuais 16 e 20 quilômetros por hora no tráfego misto para 20 a 30 quilômetro por hora com a mudança para a via exclusiva. “É um ganho substancial em relação ao tempo de viagem”, diz. O impacto na duração de viagem, segundo estudos do órgão, deverá ser de aproximadamente 8 minutos. Apesar disso, o próprio gerente da STP não acredita que a medida traga uma melhora significativa para os demais problemas do trânsito na região. “É um trecho muito pequeno para o que nós precisamos, mas vamos aumentar”, garante. O engenheiro civil, professor e especialista em transporte público Elmo Selzemburg concorda que o impacto da medida no trânsito geral deverá ser insignificante. “A via exclusiva já está saturada com este modelo de operação que está vigorando em Salvador, que é de 30, 40 anos atrás”, justifica. Para haver melhoria significativa, explica o especialista, seria necessário modificar o modelo dos veículos de transporte de massa para que pudessem transportar mais passageiros em menos tempo. “Precisamos de um novo tipo de veículo em grande extensão, seja o metrô, seja o VLT (veículo leve sobre trilhos) ou ônibus articulado”, pontua.

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BH: Linha Verde

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Teresina: Ônibus adaptados beneficiarão deficientes físicos

sábado, 28 de fevereiro de 2009


A partir da próxima semana, dois ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais estarão circulando junto com os coletivos de Teresina. A Secretaria de Transportes e Trânsito – STRANS, apresentará os veículos na próxima segunda-feira (02). A adaptação obedece a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade desse público.
Com a vigência da Lei, as empresas fabricantes de transporte coletivo ficam obrigadas a introduzir itens essenciais à acessibilidade de portadores de deficientes físicos como elevadores, cinto de segurança e portas especiais. Os dois ônibus, que serão apresentados pela STRANS, já obedecem às normas e deverão ser os primeiros de outros que deverão circular na cidade.


O diretor de transportes públicos da STRANS, Sebastião Ferraz, ressalta a importância desse tipo de transporte. “É muito justo que as pessoas portadoras de necessidades especiais também tenham os mesmos direitos de acessibilidades que as demais. Oferecer esse serviço é uma obrigação dos órgãos públicos e privados”, pontua.
Inicialmente, os ônibus adaptados contemplarão usuários da zona Sul, região onde apresenta o maior número de cadeirantes cadastrados juntos à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS. Os veículos farão a mesma rota de coletivos convencionais e serão reconhecidos através de selos colocados no pára-brisa dianteiro e na lateral dos ônibus.

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Recife: Vândalos depredam 461 coletivos durante o carnaval


O vandalismo praticado contra o transporte público de passageiros cresceu no carnaval deste ano. Balanço divulgado pelo Grande Recife Consórcio de Transportes apontou um aumento de 63% no número de ônibus depredados durante os quatro dias de folia em Pernambuco e de 9,5% na quantidade de itens avariados.

Este ano, os “foliões” que foram para as ruas com o objetivo de depredar e não brincar conseguiram avariar um total de 461 coletivos, quebrando 812 peças. O prejuízo estimado é de R$ 63.146, o equivalente a 34 mil tarifas do tipo “A”.

Em 2008, os vândalos foram responsáveis por avarias em 282 ônibus, depredando 741 itens e causando um prejuízo material de R$ 55.300.

De acordo com o diretor de operações do Grande Recife, Manoel Marinho, o prejuízo maior é dos consumidores, já que os veículos quebrados vão para as garagens até serem consertados, diminuindo a oferta da frota. Além disso, os custos com a aquisição de novas peças será repassado no cálculo das novas tarifas.

A boa notícia é que boa parte desses crimes foi filmada pelas câmeras de segurança instaladas em cerca de 90% dos ônibus. As imagens estão sendo editadas para serem enviadas para a Secretaria de Defesa Social (SDS) que deve identificar e tentar prender os responsáveis.

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São Bernardo-SP: Novos ônibus começam a circular

Os usuários do transporte público de São Bernardo contarão com 25 novos ônibus a partir da próxima segunda-feira. Além destes, outros sete veículos híbridos reformados irão reforçar a frota do município. Os veículos foram entregues oficialmente nesta quarta-feira pelo Consórcio SBCTrans, concessionário do sistema de transportes da cidade.
Os 25 novos ônibus, que possuem capacidade para 100 passageiros cada, vão substituir veículos antigos e serão integrados a linhas que atendem bairros com maior demanda, como Represa, Riacho Grande, Taboão, Esperança e Vila São Pedro, beneficiando cerca de 20 mil usuários.
Foram investidos cerca de R$ 12 milhões na compra dos 25 ônibus. Os veículos serão adaptados para deficientes físicos, cumprindo a lei federal que estabelece a adaptação de 100% do transporte público para deficientes até o ano de 2014.
De acordo com a Scania, fabricante dos veículos, os ônibus são os mais modernos na indústria. Todos possuem câmbio automático, suspensão pneumática e pisos baixos, que facilitam o acesso no embarque e desembarque de passageiros.
A SBCTrans também apresentou outros sete veículos híbridos (com motor elétrico), que já estavam em operação na cidade, mas foram reformados e completaram a frota.

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Ribeirão Preto - SP: Reajuste de tarifas de ônibus é maior que inflação da cidade nos últimos 5 anos


As tarifas de ônibus em Ribeirão Preto aumentaram 37,5% nos últimos cinco anos, um reajuste 15 pontos percentuais maior do que a inflação acumulada no período, de 22,7% segundo o IPC/Fipe Moura Lacerda. Em 2003, o bilhete simples no transporte público da cidade custava R$ 1,60. Depois do último aumento, em junho do ano passado, a passagem foi para R$ 2,20.

Para a economista Rosalinda Chedian Pimentel, mesmo com a planilha de custos, as empresas de ônibus deveriam reajustar a passagem num percentual mais próximo ao da inflação. “Mas, por causa desses custos, os reajustes são feitos acima da inflação para que as empresas possam trabalhar em uma margem maior”, disse.


Ribeirão está entre as 19 cidades do Brasil, com mais de 500 mil habitantes, que possuem maior valor de tarifas de transporte coletivo urbano, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP). E o presidente da Transurb, Roque Felício, não descarta a possibilidade de um novo aumento nos bilhetes neste ano. “Tivemos um aumento no diesel no final do ano passado e os custos para as empresas cresceram”, disse. Para muitos passageiros, o valor das tarifas não é equivalente aos serviços prestados. “Acho que o preço está um pouco alto pelo que temos disponível no transporte urbano. O atraso é um dos principais problemas”, disse a auxiliar de cobrança Thais Cristina Carnio, 21 anos. O eletricista Carlos Bertes Fagundes, 36, disse que o serviço é razoável, mas a tarifa á alta. “Cidades com mais habitantes como São José dos Campos, têm tarifas mais baixas. Esse aumento nos últimos cinco anos foi exagerado em Ribeirão.” (RS)
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