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Porto Velho recebe oito novos ônibus nesta sexta-feira
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012A população da capital de Rondônia já pode usufruir de novos veículos no transporte coletivo. Cada um deles, custou à empresa Rio Madeira, 230 mil reais, totalizando um investimento de 1 milhão e 840 mil reais. Cada um tem capacidade para 73 passageiros, sendo 42 sentados e 31 em pé. Todas as unidades foram financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), na praça João Nicolleti, em frente a sede da prefeitura. Estiveram presentes o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, o secretário municipal de Transportes Urbanos, Cláudio Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Hermínio, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), Ronaldo Marciano, além dos vereadores, Alan Queiroz, Chico Caçula, Ted Wilson, Pitico Vilela e Juarez Taques.
Já foram entregues até o momento, 24 ônibus. Até o final de dezembro, vamos entregar mais oito, totalizando 32 veículos. Destes, seis foram adaptados para os portadores de necessidades especiais. É o compromisso que firmamos com a prefeitura de Porto Velho e o Ministério Público para oferecer um transporte de qualidade à população, destaca o presidente do SET, Ronaldo Marciano.
Com a entrega destes ônibus que vão substituir veículos velhos, a idade média da frota portovelhense cai para quatro anos. É uma das mais novas do Brasil. A meta da prefeitura de Porto Velho junto com a Semtran é colocar mais 20 coletivos novos em circulação em 2008, revela o secretário municipal de Transportes, Cláudio Carvalho.
Estes veículos novinhos em folha, vão dar agilidade, e principalmente, conforto ao trabalhador e estudante que utiliza o sistema da nossa capital. Afinal, nossa cidade está crescendo e devemos oferecer um transporte coletivo digno para eles. Este é um compromisso que eu tenho com cada pessoa que precisa destes ônibus, aponta o prefeito Roberto Sobrinho.
Roberto destacou ainda outras ações da prefeitura como a instalação de novos abrigos, sinalização de ruas e avenidas e instalação de semáforos sincronizados, em fase experimental na Carlos Gomes, que permite o tráfego fluir com maior velocidade. A construção de marginais e viadutos é outro projeto já aprovado pelo Ministério dos Transportes que vai contribuir para melhorar o trânsito da cidade.
No final da solenidade de entrega, o pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Catedral Metropolitana de Porto Velho), abençoou os veículos, motoristas, cobradores e usuários. Aceitei o convite para agradecer a Deus, juntamente com todos que estiveram presentes, por lembrarem da nossa população. Além disso, não é só contar com unidades novas. Também é importante a proteção do nosso pai, afirma o padre Franco Albanesi.
Informações da Prefeitura de Porto Velho
Postado por Meu Transporte às 07:29 1 comentários
Marcadores: Rondônia
Grande Recife cria atendimento para comunidade em Camaragibe
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
A partir da próxima segunda-feira (16/01), a população de Alto Santo Antônio será favorecida pelo atendimento de ônibus da linha 476-Santa Monica (Integração), que agora contará com um veículo que sairá do Terminal Integrado de Camaragibe em direção a comunidade nos dias úteis. O veículo, que estará identificado com o nome Santo Antônio (Integração), realizará um total de 22 viagens diárias. O benefício é fruto de um estudo de viabilidade realizado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, atendendo a solicitação da comunidade.
O atendimento ao Alto Santo Antônio será realizado com saídas do Terminal Integrado de Camaragibe entre as 6h20 e 22h20. A princípio, os intervalos serão de 30 minutos nos horários de pico e de 1h nos demais horários, contabilizando 22 viagens por dia. Porém, essa programação poderá mudar de acordo com a demanda de usuários apresentada pela linha.
Para atender à comunidade de Alto Santo Antônio, as viagens sairão do TI de Camaragibe, passarão pela Avenida Belmino Correia, seguindo pela Rua José Izídio, Rua Dayse de Araújo e Rua João Felix, de onde retornaram pelas mesmas vias até chegar ao TI de Camaragibe. Os potenciais usuários da linha Santo Antônio (integração) serão avisados do novo atendimento através a partir desta sexta-feira (13/01).
O Grande Recife irá disponibilizar cartazes nos ônibus que fazem a linha 476-Santa Mônica (Integração), que atualmente são utilizados pelos usuários de Santo Antônio, além de distribuição de panfletos dentro dos veículos e na comunidade.
Para saber mais informações sobre o atendimento à comunidade, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.
O atendimento ao Alto Santo Antônio será realizado com saídas do Terminal Integrado de Camaragibe entre as 6h20 e 22h20. A princípio, os intervalos serão de 30 minutos nos horários de pico e de 1h nos demais horários, contabilizando 22 viagens por dia. Porém, essa programação poderá mudar de acordo com a demanda de usuários apresentada pela linha.
Para atender à comunidade de Alto Santo Antônio, as viagens sairão do TI de Camaragibe, passarão pela Avenida Belmino Correia, seguindo pela Rua José Izídio, Rua Dayse de Araújo e Rua João Felix, de onde retornaram pelas mesmas vias até chegar ao TI de Camaragibe. Os potenciais usuários da linha Santo Antônio (integração) serão avisados do novo atendimento através a partir desta sexta-feira (13/01).
O Grande Recife irá disponibilizar cartazes nos ônibus que fazem a linha 476-Santa Mônica (Integração), que atualmente são utilizados pelos usuários de Santo Antônio, além de distribuição de panfletos dentro dos veículos e na comunidade.
Para saber mais informações sobre o atendimento à comunidade, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.
Fonte: GRCT
Postado por Meu Transporte às 21:05 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
No Rio, Linhas intermunicipais deixam de parar no Terminal da Pavuna neste sábado
A partir deste sábado as 12 linhas intermunicipais que faziam ponto final no Terminal Rodoviário da Pavuna, na Zona Norte do Rio, passarão a trafegar com ônibus circulares. A mudança atende à solicitação da Secretaria Municipal de Transportes do Rio, em função da demolição do terminal pela Prefeitura, tendo em vista determinação da Defesa Civil motivada pelas precárias condições de suas estruturas.
Foto: COL (Ônibus Legal) |
Os coletivos deixarão de parar no terminal, para que a Prefeitura dê início aos preparativos da demolição, marcada para 29 de janeiro. O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) já comunicou às empresas Auto Viação Vera Cruz, Transportes Flores, Viação São José e Viação Vila Rica sobre a alteração. Os demais pontos de parada foram mantidos.
Durante a primeira semana da mudança, a fiscalização do Detro estará no local, orientando os usuários sobre as alterações.
Linhas afetadas por empresa: Auto Viação Vera Cruz 421I - Miguel Couto - Pavuna
423I - Tinguá - Pavuna
422I - Grama - Pavuna
420I - Nova Aurora - Pavuna
Durante a primeira semana da mudança, a fiscalização do Detro estará no local, orientando os usuários sobre as alterações.
423I - Tinguá - Pavuna
422I - Grama - Pavuna
420I - Nova Aurora - Pavuna
Empresa de Transportes Flores 433I - Nilópolis - Pavuna (via Eden)
104I - Nilópolis - Pavuna (via Tomazinho)
Viação São José 147I - Nova Iguaçu - Pavuna
561I - Santa Rita - Pavuna
553I - Bairro Santa Maria - Pavuna
552I - Bairro Santa Maria - Pavuna (via Gogó da Ema)
Viação Vila Rica 751L - Morro Agudo - Pavuna (via Cosmorama)
562I - Austin - Pavuna
104I - Nilópolis - Pavuna (via Tomazinho)
Viação São José 147I - Nova Iguaçu - Pavuna
561I - Santa Rita - Pavuna
553I - Bairro Santa Maria - Pavuna
552I - Bairro Santa Maria - Pavuna (via Gogó da Ema)
Viação Vila Rica 751L - Morro Agudo - Pavuna (via Cosmorama)
562I - Austin - Pavuna
Fonte: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 20:52 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Em Santos, Corredores de ônibus voltam a funcionar na segunda
A partir de segunda-feira (16), os corredores de ônibus voltam ao funcionamento normal. Na faixa exclusiva da Av. Ana Costa, ficam proibidos, de segunda a sexta, a circulação e estacionamento de veículos das 6h às 9h no sentido praia/Centro, e das 17h às 20h, na direção oposta.
Nos corredores preferenciais das avenidas Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos (canal 2), retorna a proibição de estacionamento no sentido Centro/praia, das 17h às 20h. As faixas para circulação dos coletivos têm o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito.
Fonte: Prefeitura de Santos
Postado por Meu Transporte às 20:16 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Belém, Sistema de Bilhete Único será implantando em até 90 dias e tarifa é reajustada para R$ 2,00
Belém terá em 90 dias o seu sistema integrado de bilhetagem única. A novidade foi reafirmada nesta quinta-feira, 12, pelo prefeito Duciomar Costa durante reunião na Companhia de Transportes de Belém (CTBel). Com o benefício, o usuário do transporte público do município pagará uma passagem e poderá se deslocar em várias conduções no período de 2 horas.
De acordo com Duciomar, o Bilhete Único “era um clamor de toda a população”, e ressaltou que o sistema irá facilitar muito a vida dos usurários do transporte coletivo. “Fiz questão de aprovar este projeto, pois sei o quanto ele é importante para a sociedade. Por isso já estamos com o decreto assinado e com um prazo de até 90 dias, a contar desta quinta-feira (12), o novo sistema será implantado”.
Com o decreto homologado, a CTBel e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) terão que realizar as devidas alterações no sistema, como a instalação de uma tecnologia necessária, dentro do prazo determinado.
Hoje (12), o prefeito também homologou a nova tarifa do transporte coletivo da capital, aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes na tarde de ontem (11). Com o reajuste de 8,11% o valor da passagem passa de R$1,85 para R$2,00. Segundo a CTBel a nova tarifa só será cobrada a partir de segunda-feira, 16.
Duciomar ressaltou que o valor da tarifa é dado conforme a taxa da inflação, o que determina a Lei. “Os técnicos da CTBel, com o apoio de pesquisas do Dieese, realizaram um estudo antes da votação do Conselho. Os aumentos são obrigatórios pois as empresas precisam pagar os seus insumos, funcionários, etc”, enfatizou.
De acordo com Duciomar, o Bilhete Único “era um clamor de toda a população”, e ressaltou que o sistema irá facilitar muito a vida dos usurários do transporte coletivo. “Fiz questão de aprovar este projeto, pois sei o quanto ele é importante para a sociedade. Por isso já estamos com o decreto assinado e com um prazo de até 90 dias, a contar desta quinta-feira (12), o novo sistema será implantado”.
Com o decreto homologado, a CTBel e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) terão que realizar as devidas alterações no sistema, como a instalação de uma tecnologia necessária, dentro do prazo determinado.
Hoje (12), o prefeito também homologou a nova tarifa do transporte coletivo da capital, aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes na tarde de ontem (11). Com o reajuste de 8,11% o valor da passagem passa de R$1,85 para R$2,00. Segundo a CTBel a nova tarifa só será cobrada a partir de segunda-feira, 16.
Duciomar ressaltou que o valor da tarifa é dado conforme a taxa da inflação, o que determina a Lei. “Os técnicos da CTBel, com o apoio de pesquisas do Dieese, realizaram um estudo antes da votação do Conselho. Os aumentos são obrigatórios pois as empresas precisam pagar os seus insumos, funcionários, etc”, enfatizou.
Fonte: Prefeitura de Belém
Postado por Meu Transporte às 19:31 0 comentários
Marcadores: Pará
Obras do VLT de Cuiabá custará cerca de 1 bilhão e será concluída em dezembro de 2013
O governo de Mato Grosso regulamentou o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que flexibiliza as regras de licitações para a Copa do Mundo de 2014. O Decreto nº 943/2012, assinado pelo governador Silval Barbosa (PMDB), foi publicado no Diário Oficial que circulou ontem.
O RDC aplica-se às licitações e contratos necessários à realização das obras de infraestrutura e do aeroporto internacional Marechal Rondon, previstas na Matriz de Responsabilidade celebrada entre a União, Estados e o Distrito Federal.
O processo licitatório para as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também será realizado por meio do RDC. Embora já tenha recebido o aval do Ministério das Cidades, o governador Silval Barbosa (PMDB) ainda não conseguiu assinar o convênio para liberação dos recursos necessários para a implantação do VLT. Ele aguarda a publicação no Diário Oficial da União da inclusão de Mato Grosso no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte). A expectativa é que o convênio seja assinado ainda esta semana.
Os recursos a serem liberados pela CEF somam R$ 453 milhões, valor cuja liberação havia sido aprovada para instalação do Bus Rapid Transit (BRT). Após muitas discussões, o governo do Estado decidiu optar pelo VLT e conseguiu, depois de uma verdadeira “via-crúcis” a diversos ministérios, alterar a matriz de responsabilidade, incluindo o novo modal. A revisão das ações constantes na matriz de responsabilidade relacionadas à mobilidade urbana que inclui o VLT como sistema modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de outubro de 2011.
Além da demora para a liberação por parte do governo federal, o lançamento do processo licitatório, previsto inicialmente para dezembro do ano passado, foi prejudicado por denúncias de suposta fraude no parecer técnico do Ministério das Cidades envolvendo a troca dos modais de transporte.
O custo total para implantação do VLT será de R$ 700 milhões, mas, com as desapropriações dos imóveis que serão necessárias para a execução das obras, subirá para R$ 1,1 bilhão. A diferença de valor para a implantação do VLT será obtido por meio de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.
As obras para implantação do VLT devem ser iniciadas no primeiro trimestre de 2012 e a previsão é que seja concluída em dezembro de 2013.
O Decreto publicado ontem prevê que as licitações deverão ser realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica e que, neste caso, a administração pública poderá determinar como condição de validade e eficácia que os licitantes pratiquem seus atos em formato eletrônico. Após a publicação do instrumento convocatório inicia-se a fase de apresentação de propostas ou lances.
A fase de habilitação poderá anteceder à fase de apresentação de propostas ou lances, desde que previsto no instrumento convocatório, e as licitações poderão adotar os modos de disputa aberto, fechado ou combinado.
O RDC aplica-se às licitações e contratos necessários à realização das obras de infraestrutura e do aeroporto internacional Marechal Rondon, previstas na Matriz de Responsabilidade celebrada entre a União, Estados e o Distrito Federal.
O processo licitatório para as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também será realizado por meio do RDC. Embora já tenha recebido o aval do Ministério das Cidades, o governador Silval Barbosa (PMDB) ainda não conseguiu assinar o convênio para liberação dos recursos necessários para a implantação do VLT. Ele aguarda a publicação no Diário Oficial da União da inclusão de Mato Grosso no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte). A expectativa é que o convênio seja assinado ainda esta semana.
Os recursos a serem liberados pela CEF somam R$ 453 milhões, valor cuja liberação havia sido aprovada para instalação do Bus Rapid Transit (BRT). Após muitas discussões, o governo do Estado decidiu optar pelo VLT e conseguiu, depois de uma verdadeira “via-crúcis” a diversos ministérios, alterar a matriz de responsabilidade, incluindo o novo modal. A revisão das ações constantes na matriz de responsabilidade relacionadas à mobilidade urbana que inclui o VLT como sistema modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de outubro de 2011.
Além da demora para a liberação por parte do governo federal, o lançamento do processo licitatório, previsto inicialmente para dezembro do ano passado, foi prejudicado por denúncias de suposta fraude no parecer técnico do Ministério das Cidades envolvendo a troca dos modais de transporte.
O custo total para implantação do VLT será de R$ 700 milhões, mas, com as desapropriações dos imóveis que serão necessárias para a execução das obras, subirá para R$ 1,1 bilhão. A diferença de valor para a implantação do VLT será obtido por meio de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.
As obras para implantação do VLT devem ser iniciadas no primeiro trimestre de 2012 e a previsão é que seja concluída em dezembro de 2013.
O Decreto publicado ontem prevê que as licitações deverão ser realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica e que, neste caso, a administração pública poderá determinar como condição de validade e eficácia que os licitantes pratiquem seus atos em formato eletrônico. Após a publicação do instrumento convocatório inicia-se a fase de apresentação de propostas ou lances.
A fase de habilitação poderá anteceder à fase de apresentação de propostas ou lances, desde que previsto no instrumento convocatório, e as licitações poderão adotar os modos de disputa aberto, fechado ou combinado.
Por Renata Neves
Fonte: Diário de Cuiabá
Postado por Meu Transporte às 17:20 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT
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