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Dia mundial sem carro é nesta quarta em Pelotas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Com pista fechada em frente ao Altar da Pátria, passeio ciclístico e diversas atrações às 14h30min desta quarta-feira (22) na avenida Bento Gonçalves, será comemorado o dia mundial Na Cidade Sem Meu Carro. Agendadas para concentrar os simpatizantes, as programações serão canceladas apenas em caso de chuva. Enquanto os ciclistas se preparam para a largada, outros participantes poderão se integrar às demais atividades promovidas pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT) como a escolinha de trânsito, brinquedos infláveis e tarefas educativas às crianças.

De acordo com o titular da SSTT, Jacques Reydams, o principal objetivo do evento é conscientizar a população de que existem outras maneiras de deslocamento além dos carros. Na data dedicada à busca de transportes alternativos ao automóvel, o trânsito ficará interditado entre as ruas Padre Anchieta e Andrade Neves desde as 6h30min. Todas as atividades programadas ocorrerão nesse espaço.


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Jaboatão terá Dia Mundial Sem Carro

Jaboatão do Guararapes adere ao dia Mundial sem Carro nesta quarta-feira (22). A Secretaria de Meio Ambiente organiza um ato simbólico com servidores da Prefeitura, que virão trabalhar de bicicleta, transporte público ou de carona. O dia também terá uma bicicleata, às 6h30, partindo do Posto Shell da Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Candeias, até a sede do Palácio da Batalha.

O principal incentivo da campanha é o uso da bicicleta pelos funcionários que residam próximo dos locais de trabalho, por ser um veículo limpo. O aumento do número de acidentes no trânsito, a poluição como um fator propício a doenças, e o acréscimo da emissão de gases nocivos no ar, foram outros pontos levantados pela secretaria para a adesão à campanha.

O Dia Mundial Sem Carro surgiu na França, no final dos anos 90. No Brasil, o movimento foi introduzido no ano de 2001. Recife e Olinda não anunciaram ações para a data.

Fonte: JC Online

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Rio de Janeiro: 'Dia Mundial Sem Carro' terá velocidade limitada a 30 KM/h em algumas vias

Quem resolver tirar o carro da garagem, nesta quarta-feira, no "Dia Mundial Sem Carro" terá que redobar atenção nas ruas das zonas Sul, Norte e Oeste, que terão velocidade limitada a 30 km/h. É o segundo ano de adesão oficial da prefeitura ao evento global, que procura conscientizar a população sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa.

Mais de 2 mil vagas de estacionamento de carros e motos serão interditadas no Centro do Rio — o dobro de 2009. As vagas do Rio Rotativo e as oficiais de órgãos públicos estarão bloqueadas nas avenidas Presidente Antonio Carlos, 1º de Março e Rio Branco, e nas transversais desde a Santa Luzia até a Candelária. O subsecretário municipal de Transportes, Rômulo Dante Orrico, estima que 2.110 veículos vão deixar de estacionar e circular no Centro. Em média, 1.700 carros estacionam a cada duas horas nas áreas bloqueadas.
“Ninguém será multado por circular, mas por parar nos locais proibidos. O ideal é que as pessoas pensem e experimentem esse dia, deixando o carro em casa”, sugeriu Orrico, que na quarta fará o percurso de ônibus do Leblon até Botafogo. “É uma discussão de mudança de hábito para humanizar a cidade”, acrescentou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, que irá de metrô da General Osório até o Estácio.

Entre 300 mil e 500 mil viagens de bicicleta deverão ser feitas, cinco vezes mais que o normal. Em frente à estação do metrô na Carioca haverá ponto de aluguel de bicicletas.

Em três pontos — Buraco do Lume, no Centro; na Praça Edmundo Rego, no Grajaú; e na 1º de Maio, em Bangu — haverá oficinas e tendas de manutenção de bicicletas. Meta da prefeitura é diminuir a emissão de gases em 8% até 2012 e 20% até 2020.

Segundo a CET-Rio, houve redução média no tempo de percurso de 27% nas vias da cidade no ano passado, chegando a 59% na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca.

Mais 35 km de ciclovias e ciclofaixas até janeiro

O Rio já tem 165 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas construídas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera entregar outros 35 kms até janeiro. As obras já estão licitadas e vão atender os bairros do Jardim Botânico, Tijuca, Praça Seca, Vila Valqueire, Bangu e Santa Cruz.

“A ideia é fechar os circuitos e mantê-los integrados para estimular o uso da bicicleta”, explicou o subsecretário municipal de Ambiente, Altamirando Fernandes Moraes. A meta é que o Rio tenha 300 km de ciclovias e ciclofaixas até o fim de 2012.

Prepare-se

SUPERVIA
Recomenda-se uso da integração com ônibus que liga a Central do Brasil a vários pontos do centro. O serviço vai operar a cada 5 minutos.

METRÔ RIO
A empresa vai aumentar o número de composições em circulação durante o dia.

BARCAS E ÔNIBUS
Dois barcos extras vão transportar ciclistas de Niterói para o Rio pelo valor de R$ 2,80. Viagens extras devem ocorrer entre 6h30 e 9h e entre 12h e 15h. De 80% a 90% da frota de ônibus deverão entrar em operação.

RUAS A 30 KM/H
Ipanema (Teixeira de Melo, Barão da Torre, Antonio Parreiras e Jangadeiros), Zona Norte (Marechal Jofre, Prof. Valadares, Grajaú, Mearim, Darke de Matos, Volta Grande, Turiuva, Bispo Lacerda, Fazenda Nova, Travessa Eduardo, Parque Manoel Bandeira, Praia de Olaria, entorno da Praça Granito) e Zona Oeste (Av. Isabel Domingues, 12 de Fevereiro, Fonseca, Silva Cardoso, Prof. Clemente, Amaral Costa, Augusto de Vasconcelos, Viúva Dantas, Caetano de Faria Castro e Trindade, Dom Pedro I, Felipe Cardoso, Lopes de Moura)

Fonte: O Dia Online

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Dia mundial sem carro vai ter metrô de graça no Distrito Federal

O dia mundial sem carro ganhou mais um adepto no Distrito Federal. O Metrô vai circular de graça durante todo o dia, como forma de incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa e irem ao trabalho em transportes alternativos.

O Metrô irá circular com toda a sua potência e a maior frota já empregada no DF, 20 trens farão o transporte daqueles que procurarem aquele meio de transportes. Hoje cerca de 160 mil passageiros usam o transporte sobre trilhos no DF para se deslocar de casa para o trabalho ou para as faculdades.

Cada trem do Metrô circula com 1,4 mil pessoas em sua capacidade máxima em cada viagem. Devido a espectativa do aumento no número de usuários será reforçada a segurança com servidores da própria Companhia Metropolitana do DF, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O movimento de conscientização dos motoristas, para que troquem seus carros por meios alternativos de transportes teve in[icio no dia 20 de setembro e vai até o próximo dia 26. Órgãos como CGU (Controladoria Geral da União), MC (Ministérios das Cidades) Ibram (Instituto Brasília Ambiental e a UnB (Universidade de Brasília realizaram vários eventos tentando chamar a atenção da sociedade para o problema do trânsito.

Fonte: Maiscomunidade

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No Rio, Plano de racionalização, com 20 corredores expressos, deve tirar da frota 800 ônibus até 2012

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A implantação do bilhete único nas linhas municipais de ônibus do Rio (R$ 2,40, podendo o passageiro pegar dois coletivos em até duas horas), a partir do dia 30 de outubro, será o primeiro passo para a prefeitura adotar, com os quatro consórcios que venceram a licitação do setor, um plano de racionalização que pode levar à redução de cerca de 10% da frota em circulação até o fim de 2012. Na prática, seriam 800 ônibus a menos em circulação nas ruas, mesmo com reforços prometidos na frota da Zona Oeste.

O plano - ainda em fase de estudo por técnicos da prefeitura, que analisam os melhores traçados - consiste em implantar 20 corredores de tráfego (incluindo Barra da Tijuca, Centro, Tijuca e os bairros da Zona Sul), nos quais coletivos teriam prioridade sobre carros, motos, táxis e vans. Um plano de racionalização também está sendo estudado para as linhas intermunicipais, com o objeto de reduzir o número de ônibus no Centro.

- A estimativa de redução da frota em 10% se baseia em estudos feitos pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas(Ipea) e pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) sobre o tempo que os coletivos perdem nos congestionamentos na cidade. Com a racionalização, essa estimativa ainda poderá ser revista - disse o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus), Lelis Marcos Teixeira.


Projeto piloto será em Copacabana

Os detalhes do programa começaram a ser discutidos ontem entre o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e o presidente do Rio Ônibus. Sansão contou que, na semana que vem, ficam prontos os estudos para implantar o projeto piloto na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e na Rua Barata Ribeiro , durante as férias escolares de janeiro de 2011. As vias, que terão duas faixas segregadas do trânsito normal, na verdade farão parte de um corredor maior, com prioridade para ônibus que circulam entre Copacabana e o Centro (via Aterro).

A faixa reservada aos ônibus no Aterro, por sinal, já está sinalizada em ambos os sentidos desde a última administração do ex-prefeito Cesar Maia. Mas o corredor de tráfego não é fiscalizado, e as invasões nas faixas exclusivas são comuns.

- As dificuldades para executar o programa piloto vão ditar o ritmo de implantação das mudanças. O sistema deve começar sem cortes de linhas ou da frota - disse Sansão.

A mudança gradual também se dará em relação ao novo padrão visual dos coletivos. O modelo apresentado na semana passada pelo prefeito Eduardo Paes será adotado à medida que novos veículos entrarem em operação, para substituir veículos mais velhos. Segundo Lelis, alguns desses novos ônibus já devem estar em circulação no dia 30 de outubro. O que ainda será discutido com a prefeitura é como será feita a distribuição da frota nos primeiros dias de operação.

Transoeste entra em operação em 2012

Os planos de racionalização empregados no passado não deram certo. Sansão e Lelis argumentam que desta vez o desfecho será diferente, porque a lógica da operação do serviço mudou com a licitação para a concessão dos serviços pelo prazo de 20 anos. No momento em que as empresas se reúnem em consórcios, elas deixam de concorrer entre si por passageiros. Isso permite que ponham à disposição uma frota de acordo com a demanda.

- A revisão dos roteiros e das linhas também dependerá da entrada em operação dos futuros serviços de BRTs (corredores de tráfego com ônibus articulados, que também serão operados por consórcios). Em 2012, será inaugurado o primeiro deles, ligando Santa Cruz à Barra (Transoeste) - informou Sansão.

O secretário ainda não estabeleceu prazos para integrar o bilhete único com as vans do chamado Sistema de Transporte Público Local (formado por linhas e trajetos já licitados).

O subsecretário municipal de Transportes, Rômulo Dante Orrico Filho, acrescentou que as soluções de tráfego poderão variar, conforme as vias escolhidas.

- A solução pode passar pela implantação de novos corredores e pelo reordenamento de pontos, entre outras melhorias, para dar maior fluidez aos coletivos - disse Rômulo.

Sobre as linhas intermunicipais, ele afirmou que estão sendo estudadas maneiras de integrá-las com as municipais fora do Centro. O objetivo é que apenas as linhas expressas usadas por passageiros que de fato têm a região como destino final parem no Centro:

- No caso das linhas intermunicipais que circulam pela Avenida Brasil, estudos indicam que 60% dos passageiros descem antes de o veículo chegar à Rodoviária Novo Rio. É muito mais racional que esses ônibus possam retornar ainda na Zona Portuária, deixando a passagem livre apenas para as linhas expressas.



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Pane no Metrô de São Paulo deixou passageiros aflitos

O problema que afetou a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira (21) prejudicava, das 7h50 até por volta das 10h15, o funcionamento das 18 estações da linha, que vai de Coritinhians-Itaquera, na Zona Leste, até a Barra Funda, na Zona Oeste. Segundo o Metrô, uma blusa que impedia o fechamento das portas teria dado origem ao problema.
Por volta das 9h50, o problema ainda não havia sido resolvido. O Metrô alega que para restabelecer o funcionamento é preciso retirar todos os passageiros da via e dos trens. Os passageiros desceram dos trens e começaram a andar nas vias.
O Metrô afirma que, às 7h50, o botão que aciona a abertura de portas foi acionado e a empresa teve que desenergizar o trecho para evitar riscos para os passageiros. Por isso, os dois sentidos estavam parados.
Na Estação Sé, a maior de São Paulo, o acesso dos passageiros estava restrito apenas a duas catracas para embarque na Linha 1-Azul. Funcionários do Metrô informaram que as plataformas da Linha Vermelha estavam lotadas.
De acordo com o Metrô, o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado por volta das 8h20. Linhas de ônibus que levavam passageiros da Zona Leste até as estações de metrô da região estão realizando o transporte até o Centro. Além disso, a integração com a Linha 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi liberada gratuitamente nas estações Tatuapé e Itaquera.
O Metrô informou ainda que a circulação só poderá voltar ao normal após todos os passageiros serem retirados dos trens e das vias.
Em entrevista à Rádio CBN, o diretor de Operações do Metrô, Conrado Grava de Souza, disse que uma blusa que impedia o fechamento da porta de uma das composições da Linha 3-Vermelha teria sido a origem do problema que afetou o funcionamento da linha nesta terça-feira (21). Segundo ele, ao impedir o fechamento da porta, os usuários da composição se assustaram, acionaram o dispositivo de abertura de portas e caminharam pela via. Os passageiros do trem que vinham logo atrás também apertaram o botão e seguiram pela via, tendo início um efeito cascata.
O diretor informou ainda que às 10h15 a Linha 3-Vermelha havia sido energizada novamente podendo, portanto, voltar a operar normalmente. Grava de Souza acredita que ainda nesta manhã o serviço será restabelecido.

Fonte: G1.com

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