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Em Curitiba, Ônibus terão cartazes com informações sobre a gripe A

sábado, 13 de março de 2010


Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para alertar a população sobre os cuidados com a gripe A H1N1. Cartazes serão colocados nos ônibus com informações sobre os cuidados básicos de higiene que a população deve ter para evitar a doença. A Secretaria Municipal de Saúde e a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) ainda não tinham a definição da data do início da campanha, mas a previsão é de que comece no fim de deste mês.

Além da mensagem de prevenção, os cartazes irão conter também as datas da campanha de imunização contra a nova gripe. A vacinação começou no último dia 8 e vai até 21 de maio. (Veja o calendário no box.)
De acordo com o médico infectologia José Luiz Andrade Neto, professor de infectologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é fundamental que campanhas preventivas sejam feitas nesta época do ano, para que as pessoas retomem os cuidados básicos antes da chegada do inverno. “Com o calor, as pessoas têm a tendência de deixar de lado a preocupação com a nova gripe. Parece que se esqueceram de tudo o que aconteceu no ano passado”, alertou Andrade Neto.
O médico destacou ainda a importância da realização de campanhas em locais com grande visibilidade e que podem atingir um grande público. “Muitas pessoas se conscientizaram que a prevenção é o melhor para evitar a gripe A e outras doenças. Mas, como nem todo mundo adotou essa postura, os órgãos de saúde devem orientar a população, principalmente, em locais com grande movimentação”, disse o infectologista.

Fonte: Gazeta do Povo
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Em Campo Grande, frota terá 72% dos veículos adaptados


Além de manter o valor da tarifa nos atuais R$ 2,50 até 2011, o Termo de Ajustamento de Conduta assinado nesta quinta-feira pela Prefeitura de Campo Grande e Assetur com anuência do Ministério Público estabelece uma série de compromissos para as empresas que atuam no setor. Entre os quais destaca-se a aquisição de 95 novos veículos ainda este ano, todos adaptados para o transporte de usuários com deficiência física. Este incremento fará com que a Capital passe de 63% para 72% de veículos equipados com elevadores.

Em relação aos reajustes praticados, a promotora de Justiça Regina Brock afirmou que, no acompanhamento que fez, não viu “nada que pudesse macular o acordo”. Segundo ela, nos últimos anos os aumentos vêm seguindo índices oficiais utilizados pela maioria das administrações públicas, como o IPC (Índice de Preços ao Consumidor). O TAC, segundo ela, visa basicamente dar tranqüilidade aos usuários do transporte coletivo.

Durante a solenidade, o prefeito lembrou que entre 2004 e 2010 o salário mínimo foi reajustado em 155%, enquanto a tarifa do transporte coletivo na Capital subiu 85%. Para convencer os empresários de que não era possível conceder aumento este ano, Nelsinho disse que usou como argumento, na última negociação, a queda no número de passageiros transportados.

“Nossa preocupação sempre foi no sentido de possibilitar que o trabalhador tenha menos gasto com o transporte”, enfatizou o prefeito Nelson Trad Filho durante a assinatura do termo. Com esta determinação, a administração municipal passou a implantar medidas para alcançar este objetivo, entre as quais a integração total do sistema de transporte coletivo e a ampliação das datas comemorativas, durante as quais os usuários pagam um real pela passagem.

Fonte: PMCG
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Em Aracaju, PRDC expede recomendação sobre transporte público para pessoas com deficiência


A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em Sergipe – órgão do Ministério Público Federal responsável pela defesa dos direitos da pessoa humana – expediu uma recomendação ao município de Aracaju e as empresas de ônibus a fim de garantir o transporte público de qualidade para as pessoas com deficiência.

Em reunião com a procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Gicelma Santos Nascimento, representantes da Associação dos Deficientes Motores de Sergipe (ADM) relataram as diversas dificuldades enfrentadas diariamente por este público na utilização dos ônibus urbanos em Aracaju. Foi informado, por exemplo,que os cobradores dos veículos adaptados normalmente não sabem como operar o elevador ou afirmam que o mesmo se encontra quebrado.

Nestes casos, relataram os representantes da ADM, as pessoas que precisam utilizar o aparelho são obrigadas a serem içadas para o veículo com auxílio dos outros passageiros ou subirem se arrastando pelos degraus. Eles afirmaram, porém, que o maior problema atualmente são os ônibus que se recusam a parar para transportar as pessoas com deficiência.

Por conta disso, a PRDC recomendou ao município e às empresas que, além de garantir transporte público adaptado, realize capacitação para os funcionários que devem operar o elevador. A recomendação também pede que o serviço seja prestado com regularidade, inclusive nos ônibus que fazem a integração com os municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

A PRDC pede ainda que não seja negado o transporte público às pessoas que apresentem a carteira de passe-livre e às pessoas cuja deficiência física é visivelmente constatada. O município e as empresas terão prazo de 30 dias para enviar informações sobre o atendimento da recomendação. Caso isso não ocorra, a Procuradoria poderá adotar as medidas judiciais cabíveis.

Fonte: FAXAJU

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DF: Ônibus acumulam mais de duas mil infrações por semana

Passageiros sofrem com super lotação, atrasos e falta de coletivos. DFTrans diz que multa as empresas de ônibus. vejam a reportagem exibida pelo DFTV.

Fonte: DFTV
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Petrolina agora conta com 05 novos ônibus adaptados


Nesta sexta feira, 12, cinco ônibus com elevador para o acesso de cadeiras de rodas foi apresentado ao secretário de acessibilidade, Marcos Conceição. A empresa Menina Morena vai entregar nessa segunda-feira, 15, os primeiros ônibus adaptados para o acesso de cadeirantes. A aquisição dos coletivos adaptados faz parte de um compromisso da empresa Menina Morena com a Secretaria de Acessibilidade, visando à qualidade no atendimento do usuário com necessidade especial. "Estivemos na empresa em setembro do ano passado e conversamos com o gerente operacional de transportes, Luiz Marcos, que se mostrou sensível ao assunto.

Hoje estamos aqui para agradecer, e ver de perto os ônibus que estarão circulando pelas ruas de Petrolina a partir da próxima segunda-feira. Posso dizer que essa é uma grande conquista que beneficia a população cadeirante da cidade", declarou o secretário.

De acordo com o gerente operacional, Luiz Marcos, a intenção da empresa é ter no futuro 50% de sua frota com transporte coletivo adaptado. "Entendemos que a população portadora de deficiência tem direito a um transporte adequado.

Após a reunião com o secretário de acessibilidade Marcos Conceição; adquirimos os transportes coletivos, que começam a rodar na próxima semana. Inicialmente os ônibus com elevador vão circular por cinco bairros da cidade, João de Deus, Cosme e Damião, Jardim Amazonas, Cohab VI e São Gonçalo", concluiu. Lidiane Souza.

Fonte: Prefeitura de Petrolina
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Estudantes da rede particular também terão direito à meia passagem no transporte coletivo urbano em Poço de Caldas

O prefeito Paulo César Silva se reuniu, na tarde desta quinta-feira (11), no gabinete, com o promotor Sidnei Boccia e representantes da empresa Auto Omnibus Circullare, acompanhado dos secretários de Defesa Social, Sérgio Krzizanski, Planejamento, Cibele Melo Benjamim e Governo, Salma Neder, para avaliar a implantação do Sistema Integrado Grande Amigo – SIGA.
O destaque da reunião é a decisão em estender o benefício da meia passagem no transporte coletivo urbano também aos estudantes da rede privada de Ensino. “Vamos encaminhar à Câmara, projeto de lei para que os estudantes de toda a rede particular também tenham o benefício da meia passagem. Vale lembrar que são alunos de escolas regulares e universidades privadas e que o benefício não contempla cursos livres e nem temporários”, explica o prefeito Paulo César Silva.
A Secretaria de Governo elaborará, o mais breve possível, a minuta da Lei, que será encaminhada para apreciação dos vereadores. Além deste ponto, mais 14 itens foram elencados na pauta elaborada pela 2ª Promotoria de Justiça de Poços de Caldas, baseada nas reivindicações e sugestões dos usuários sobre o novo sistema de transporte. “Nas nossas visitas, o Ministério Público constatou que, realmente, de segunda-feira para hoje, nós já tivemos uma grande melhoria na qualidade do serviço.
Talvez o ponto ainda não seja o ideal porque alguns ônibus ainda estão a sair, no horário de pico, com número excessivo de passageiros. Mas a pauta demonstra que 90% dos problemas já foram corrigidos”, avalia o promotor Sidnei Boccia.
Entre os pontos debatidos e acordados estão a eliminação do valor mínimo para carregamento do cartão Amigo, maior facilidade para confecção e carregamento dos cartões em todos as estações, a diminuição do tempo do semáforo em todas as vias de passagem dos ônibus troncais e afixação em todos os pontos cobertos do horário de passagem dos ônibus.
“Com a ação efetiva da empresa, do Ministério Público e de toda a estrutura da Prefeitura, ouvindo a população, muitos pontos já foram corrigidos e, na medida em que o tempo for passando, o sistema vai se acomodando”, analisa o prefeito Paulo César Silva.
Fonte da Prefeitura de Poço de Caldas
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São Paulo Indy 300, venha de ônibus

sexta-feira, 12 de março de 2010


Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio do DSV, do DTP, da CET e da SPTrans, implanta uma operação especial de tráfego e transporte durante a corrida São Paulo Indy 300, no sábado (13/03), para o treino, e no domingo (14/03), para a corrida.
A prova será realizada em um circuito de rua e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, e reforço do monitoramento, da orientação e da fiscalização do tráfego.

Serão mais de 700 funcionários da CET, e 160 profissionais da SPTrans. Oitenta viaturas participarão da operação e 62 ônibus acessíveis farão as linhas do Expresso SPTrans Indy 300. A sinalização será feita com 2.400 cavaletes, 900 cones e supercones. As vias no entorno do Parque do Anhembi serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.

Essa é a primeira vez que a cidade de São Paulo vai sediar um circuito de Fórmula Indy, consolidando-se como a Capital do Automobilismo nas Américas, já que é também a única cidade da região a receber o Grande Prêmio de Fórmula 1.A SPTrans preparou o serviço Expresso SPTrans Indy300 para facilitar o acesso de quem vai assistir a São Paulo Indy300.
Os ônibus partirão de 4 miniterminais diretamente para o circuito. O serviço é Expresso, sem paradas, realizado de forma rápida e segura. A operação será monitorada por satélite.

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Após divulgar ranking de empresas, Secretaria Municipal de Transporte fiscaliza ônibus no Centro


RIO - Cinco ônibus da Viação Amigos Unidos foram lacrados durante uma ação da Secretaria Municipal de Transportes, nesta quinta-feira, no Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, na Central. Os coletivos apresentavam problemas como bancos soltos, documentação vencida, faróis quebrados e pneus carecas. Segundo o secretário municipal Alexandre Sansão, fiscalizações semelhantes vão se repetir a cada três meses. A Viação Amigos Unidos teve a quarta pior avaliação no ranking de empresas de ônibus divulgado na última quarta-feira pela Secretaria. O levantamento foi baseado em avaliação feita pelos próprios usuários.
De acordo com o estudo, 16 das 41 empresas de ônibus avaliadas (quase 40%) não prestam serviços adequados à população. Essas viações fazem cerca de um milhão de viagens diariamente, o que corresponde a um terço do total. Os problemas variam desde o mau estado de conservação dos veículos até o excesso de velocidade, que expõe os usuários ao risco de acidentes, e a recusa de parar para receber passageiros. Os dados se basearam nas reclamações recebidas pela Ouvidoria da SMTR (2286-8010 e 2527-8347) e serviram para criar um ranking trimestral, que será usado na nova estratégia de fiscalização da prefeitura. As cinco piores empresas de cada trimestre serão submetidas a fiscalizações mais rigorosas nos 90 dias seguintes. Piores empresas deverão cair na malha fina
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, ressaltou que as empresas que não melhorarem a qualidade de seu serviço poderão cair na malha fina no trimestre seguinte. Ele não descarta a hipótese de cassações de permissões, como ocorreu com a Viação Oriental que, há dois meses, prestava um serviço precário na Zona Oeste. Segundo ele, mais duas empresas estão com o processo de perda de licença em tramitação e, por isso, não aparecem no ranking: as viações Ocidental e Feital.
- O Rio tem mais de 8 mil ônibus e 1.600 itinerários. A prefeitura tem um número reduzido de fiscais e precisa usar esses servidores da maneira mais racional possível. Nesses três meses, os carros das cinco piores empresas passarão por um pente fino. Vamos aos pontos finais verificar desde a documentação dos veículos ao estado de conservação. Conforme o que for verificado, esses coletivos podem ser multados e até rebocados para depósitos - garantiu Alexandre Sansão.
A avaliação atribuiu notas para as empresas de ônibus. Quanto maior a nota, pior o serviço. A prefeitura fixou em 13,69 o conceito aceitável. As empresas com notas acima deste limite foram reprovadas.
(Veja o ranking da prefeitura com as piores empresas de ônibus do Rio)
Ideia de ranking nasceu em 1996
A ideia de criar o ranking partiu do engenheiro da prefeitura Marcos Muralha que, desde 1996, vem tentando implantá-la, não conseguindo por falta de apoio. Para classificar as empresas, a prefeitura desenvolveu um modelo matemático com auxílio de um estudante da Coppe. Para o cálculo, a SMTR toma como base a quantidade de reclamações e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro onde vive o usuário, além do tamanho da frota e o motivo da queixa. As piores empresas no primeiro ranking, que tiveram como base 789 reclamações, recebidas entre novembro e fevereiro, foram: Breda (com linhas que fazem a ligação da Leopoldina com a Zona Sul), Campo Grande, Zona Oeste, Amigos Unidos (que circula entre o Centro e a Zona Sul) e Estrela Azul (que opera linhas entre o Centro e as zonas Norte e Sul).
As operações direcionadas começaram no último dia 3. Desde então, dez veículos (quatro da Breda, três da Campo Grande e três da Zona Oeste) foram rebocados para depósitos. Destes, a metade (três carros da Zona Oeste e dois da Campo Grande) sequer tinha licença da prefeitura. O secretário admitiu que a existência de veículos circulando sem autorização oficial confirma como ainda são precárias as informações que a prefeitura tem sobre a demanda real de passageiros pelas linhas da cidade:
- Na prática, esses cinco ônibus circulavam como piratas. Os carros não recolheram taxas de vistoria e nem foram inspecionados antes de começarem a receber passageiros - disse Sansão.

Fonte: O Globo
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