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Idosos da Grande Cuiabá já podem garantir o Cartão da Melhor Idade

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os idosos de Cuiabá e Várzea Grande também poderão usar cartão transporte gratuito e passarem pelas catracas dos mais de 500 ônibus do transporte coletivo. O Cartão da Melhor Idade foi lançado no dia 28/12 numa solenidade realizada na agência central da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) numa parceria com a Prefeitura de Cuiabá. 
Os novos cartões são gratuitos, sem restrições de créditos e dão direito aos idosos de entrar pela porta da frente e passarem pela catraca como os demais usuários do transporte coletivo sem necessidade de apresentação de documentos. Este tipo de cartão vem atender uma reivindicação dos próprios idosos e está consignado em ata da Conferência Estadual da Melhor Idade que aconteceu em setembro/2011. Até agora, mais de 100 idosos já fizeram o cadastramento e obtiveram na hora o novo cartão.

Os Cartões da Melhor Idade já existem em algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Teresina. Para obter o benefício, o idoso terá de fazer um cadastro que poderá ser feito na agência central da MTU, na Rua Joaquim Murtinho em local adequado e confortável preparado para os novos usuários do sistema.

A coordenadora de Bilhetagem e Tecnologia da MTU, Annelyse Candido informa que não existe prazo para fazer o cadastro e garantir o cartão, pois a apresentação de carteira de identidade continua valendo. Além disso, será divulgada uma programação de visitas da MTU Móvel em entidades, associações e eventos da Melhor Idade onde os idosos serão cadastrados e receberão o cartão imediatamente. “Estamos lançando o novo cartão pela praticidade que ele representa, pois o idoso agora é facilmente  identificado pelo motorista ou pelo fiscal, e isso facilita o embarque com segurança”, disse.

Uma das principais vantagens do Cartão da Melhor Idade é que o idoso terá acesso ao ônibus tanto na frente como na parte interior ao carro, entrando pela porta da frente, evitando assim acidentes que ocasionalmente ocorrem quando o embarque é feito pela porta do meio e do fundo. Esteve presente no lançamento o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Josemar de Araújo Sobrinho.




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No Rio, Passageiros têm dúvidas no corredor exclusivo da avenida Rio Branco

Os passageiros que circulam pelo centro do Rio ainda estão em dúvida sobre as novas paradas dos ônibus definidas após a implantação do corredor exclusivo na avenida Rio Branco. O BRS (Bus Rapid Service) da Rio Branco vai da Candelária até a Cinelândia.

Alexandre Vieira / Ag. O Dia

Após uma implantação tumultuada no último dia 29, a Secretaria Municipal de Transportes fez alguns reajustes no funcionamento do corredor, como a implantação de uma terceira pista entre a avenida Presidente Vargas até a rua da Assembleia.
Após esse trecho, os ônibus só podem circular nas duas pistas do lado direito. No primeiro dia de funcionamento, houve enormes engarrafamentos com reflexos nas principais vias do centro do Rio. Segundo a Prefeitura do Rio, o trânsito fluiu sem problemas ao longo da manhã desta segunda (2).

As paradas estão distribuídas ao longo da Rio Branco divididas em BRS1, 3, 4 e 5, de acordo com a procedência dos coletivos.
Os ônibus que vão para a zona sul e fazem parte do BRS 1 e têm parada definida em três trechos: entre as ruas do Ouvidor e Sete de Setembro, entre as avenidas Nilo Peçanha e Almirante Barroso e na Cinelândia.

Já as linhas que se dirigem a Barra e Recreio (BRS 3) podem parar em dois pontos: entre as ruas do Ouvidor e Sete de Setembro, e entre as ruas Araújo Porto Alegre e Pedro Lessa.

Os coletivos que vão para a zona norte (BRS 4) param entre as ruas Sete de Setembro e Assembleia e na rua Pedro Lessa. Já os pontos dos ônibus que vão para outros bairros da zona oeste (BRS 5) ficam entre as ruas do Rosário e Ouvidor e entre as avenidas Nilo Peçanha e Almirante Barroso.

As linhas intermunicipais não podem mais parar na avenida Rio Branco. O esquema completo, com os novos pontos e mudanças no itinerário dos ônibus que vão para outros municípios, está disponível no site da Secretaria Municipal de Transportes.

Fonte: R7.com

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Programa de mobilidade urbana ficou parado em 2011

Apesar da importância que deve ganhar nos próximos anos, diante dos megaventos esportivos que o Brasil vai sediar, o programa “Mobilidade Urbana”, do governo federal, ficou praticamente parado este ano. Dos R$ 650,1 milhões previstos para 2011, apenas 1,8% foram desembolsados até o último dia 19 de dezembro. O resultado corresponde ao montante de R$ 11,8 milhões, dos quais 98% foram alocados em compromissos assumidos em gestões anteriores. Desconsiderando os dispêndios com os “restos a pagar”, apenas 0,02% foram realmente executados.

O objetivo do programa é promover a melhoria da mobilidade urbana, de forma sustentável, favorecendo os deslocamentos não-motorizados e o transporte coletivo, na tentativa para reduzir os efeitos negativos da circulação urbana que assolam as principais capitais brasileiras. Além disso, as obras devem contribuir para a melhoria da prestação de serviços de transporte metro-ferroviários, por meio da modernização e expansão dos sistemas vinculados ao transporte público.

Segundo o Ministério das Cidades (MC), que administra a rubrica, o orçamento não foi executado, principalmente, devido ao contingenciamento dos recursos, o que impactou a alocação das verbas para as ações previstas. O MC explicou que do total de recursos previstos, cerca de 90% ou R$ 585,7 milhões são provenientes de emendas parlamentares sendo que 10% (R$ 64,5 milhões) é orçamento discricionário da Pasta.


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Prefeitura do Rio reajusta passagens de ônibus para R$ 2,75

Ao apagar das luzes, a prefeitura reservou uma novidade para a população, que já vale no primeiro dia útil de 2012. A partir desta segunda-feira, as passagens de ônibus ficarão mais caras: sobem de R$ 2,50 para R$ 2,75, o que representa um aumento de 10%. A notícia foi poblicada nos Atos Oficiais da prefeitura neste sábado. Ainda segundo a publicação, esse também será o valor do Bilhete Único Municipal. O decreto também prevê reajustes anuais.

Na prática, o aumento significa um peso um pouco maior no orçamento. Para ir e voltar do trabalho, diariamente, o usuário passará a gastar R$ 0,50 a mais com transporte. Em um mês, com cerca de 20 dias úteis, a despesa aumentará em, aproximadamente, R$ 10. O aumento supera a inflação, de 6,56% pelo IPCA-E, que serve como base para reajustes de impostos como o IPTU.

Thaís Sousa - O Globo


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Em João Pessoa, Tarifa de ônibus vai custar R$ 2,20

A partir da próxima segunda-feira (9) os passageiros dos ônibus que circulam por João Pessoa vão pagar mais caro pela passagem que passa a custar R$ 2,20. Isto porque o prefeito Luciano Agra (PSB) definiu o reajuste de 4,8% na tarifa dos transportes públicos da Capital.

O valor da passagem foi divulgado nesta segunda-feira (2) pela Secretaria de Comunicação da prefeitura de João Pessoa. A tarifa ficou abaixo da apresentada inicialmente pelo Conselho de Transportes e Trânsito (CTT) em R$ 2,30.  Atualmente a passagem custa R$ 2,10.

"Considerando que o reajuste proposto pelo Conselho Municipal de Trânsito (CMT) ficou acima do índice de inflação dos últimos 12 meses e do índice acumulado nos últimos dois anos, determinei que o valor da tarifa praticada no sistema de transporte público de passageiro de João Pessoa seja fixado em R$ 2,20 a partir de 9 de janeiro deste ano”, disse o prefeito.

A proposta para elevação de R$ 2,10 para R$ 2,30 foi sugerida ao prefeito e aprovada pelo CMT no dia 27 de dezembro. Na época o prefeito já havia anunciado, via Twitter, que o reajuste ficaria abaixo do proposto pelo conselho.

O superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa, Nilton Pereira, explicou que com o aumento de 4,8% no valor da tarifa o percentual fica abaixo do índice de inflação acumulada nos últimos 12 meses (IPCA), que ficou em 6,4%. O valor também é menor que o último reajuste que foi de 10,5%.

Fonte: G1.com.br


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Em Teresina, Integração de Transporte Coletivo começa a funcionar

Das 92 linhas de ônibus de Teresina, 33 começam a operar, a partir desta segunda-feira (02), dentro do sistema de integração temporal, que permitirá ao usuário pagar a metade da passagem anterior no segundo trecho do seu itinerário. Para isso, devidamente identificado pelo cartão eletrônico, o passageiro tem uma hora para se utilizar do benefício. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) orienta que nas paradas de ônibus, o usuário encontrará equipes com cerca de 60 estudantes e técnicos da instituição, nos três turnos, para tirar as dúvidas da população.

As paradas de ônibus que servirão de referência para utilização da integração são as localizadas no Balão do São Cristóvão, avenidas João XIII, Frei Serafim, Maranhão e José dos Santos e Silva, Rua 24 de Janeiro, praças do Fripisa, João Luiz Ferreira, da Bandeira e Saraiva, além do Balão da Tabuleta. Ao todo, a capital contará com 34 pontos de embarque e desembarque de passageiros que permitirão a integração.

"Fizemos um levantamento para identificar os locais onde há maior demanda de passageiros para pegar o segundo ônibus e chegar ao seu destino. Chegamos a esse resultado para então iniciar a implantação do sistema, que começa em 40% das linhas de transportes urbanos da cidade", explica a superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Segundo ela, o sistema de integração só trará benefícios para o usuário, principalmente quanto à economia de tempo como no próprio orçamento, pois em vez de pagar duas passagens inteiras para se utilizar de dois ônibus, pagará apenas uma e meia, ou seja, R$ 2,10 e R$ 1,05, respectivamente. O estudante pagará meia passagem (1,05) na primeira viagem e a metade deste valor na segunda. "Nosso objetivo é extinguir o pagamento do segundo trecho nos próximos seis meses", adianta.

Para a estruturação do sistema de integração, a Prefeitura de Teresina providenciou a construção de baias para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, melhoria nos abrigos com uniformização e identificação para o sistema, câmeras de monitoramento, começando pela Frei Serafim, criou faixas exclusivas para o sistema, que já diminuíram, em média, 15 minutos nas viagens de ônibus e melhoraram o fluxo de veículos, entre outras intervenções.

"Estamos bastante otimistas de que o transporte coletivo de Teresina vai melhorar bastante e, aos poucos, o usuário vai perceber que todas essas intervenções tornarão o sistema mais eficiente e funcional, operando a favor dos interesses da população usuária", finaliza Alzenir Porto.



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