Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Brasília, Faixa exclusiva para ônibus já está valendo na W3 Norte

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mais um corredor exclusivo entrou em funcionamento nesta terça-feira (15). A W3 Norte será a quarta via do Distrito Federal a ter faixa só para ônibus e táxis. Segundo o Governo do DF, diariamente circulam na avenida cerca de 200 coletivos no horário de pico.

A faixa da direita da W3 Norte, no percurso dos sete quilômetros da via começa que começa na quadra 501 e segue até a 716, deve ser utilizada apenas por ônibus, micro-ônibus, veículos escolares e táxis.
A faixa funciona nos dois sentidos da via. O acesso às quadras do lado direito pode ser feito cruzando a faixa exclusiva onde ela não for contínua.
Durante as primeiras semanas, o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) realizará campanhas educativas de conscientização dos motoristas. Ainda não há data prevista para o início de aplicação de multas.

Próximas faixas
De acordo com o diretor-geral do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal), Marco Antonio Campanella, a expectativa é de que o tempo de viagem seja reduzido em cerca de 15 minutos, com a medida. 
– É importante dizer que nós deveremos concluir ao longo deste ano todas as faixas exclusivas devidamente implantadas conforme a determinação do governador Agnelo Queiroz.
De acordo com Campanella, a próxima via que receberá o corredor exclusivo será a do Setor Policial Sul. As outras passam por estudos técnicos.
– Estamos avaliando a Estrutural onde faremos algumas intervenções viárias porque o acostamento é muito estreito. Temos também (a via) do Estádio Elmo Serejo.

Já existem faixas exclusivas para ônibus nas rodovias EPNB (Estrada Parque Núcleo Bandeirante), desde 27 de dezembro de 2011; na EPTG (Estrada Parque Taguatinga), em 31 de janeiro deste ano; e na via W3 Sul, em 15 de março. 
O diretor da autarquia avaliou também a instalação da faixa no Eixo Monumental.
– Tivemos uma reunião com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que sinalizou com a possibilidade de implantarmos baias de recuo. O estudo já está sendo feito também pelo Detran.

Fonte: R7.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960