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São Paulo: Das 10 tarifas de ônibus mais caras do Brasil, 08 estão no estado de São Paulo

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tabela atualizada mostra variação das tarifas dos ônibus urbanos das maiores cidades brasileiras entre janeiro e abril de 2010

Na segunda semana de abril de 2010, foi atualizada a página do Sistema de Informação da Mobilidade Urbana (SiMob) no Portal da ANTP, que disponíbiliza gratuitamente para técnicos, autoridades, pesquisadores, jornalistas e outros interessados uma tabela com os valores de abril de 2010 das tarifas de ônibus urbanos em capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

O SiMob também coloca à disposição do público uma série histórica de valores das tarifas de ônibus urbanos no mesmo conjunto de cidades, entre junho de 2005 a abril de 2010. Os levantamentos entre junho de 2005 e setembro de 2007 foram feitos a intervalos maiores e a partir de 2008 ganharam caráter trimestral, o que facilita o trabalho dos estudiosos do setor.

Relatórios disponíveis.

O Portal da ANTP mantém à disposição do público, via Internet, um conjunto de documentos do Sistema de Informação da Mobilidade Urbana: o Relatório 2008, com dados atualizados até aquele ano sobre 438 cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, onde estão 2/3 da frota nacional de veículos.Estão também disponíveis outros dois documentos: o Relatório Comparativo 2003/2008 e o 2006 – English Sumary Report.

O Sistema de Informação da Mobilidade Urbana agrega mais de 150 dados básicos, obtidos por meio de questionário enviado pela ANTP e preenchidos pelos responsáveis do transporte e transito municipais e metropolitanos. Os dados compreendem o transporte por ônibus (municipal e metropolitano), sistemas metroferroviários, trânsito e mobilidade urbana.
Foto de Recife

Nesta Atualização fica claro que as passagens de ônibus mais caras do Brasil estão no estado de São Paulo, cidades como Osasco, Guarulhos, Santo André, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Sorocaba e a Capital São Paulo figuram neste Posto indesejável para os usuários de ônibus, ainda figuram entre as 10 mais caras a Cidade de Campo Grande e Porto Alegre.

Uma ótima Notícia para as Cidades de Recife que este ano não teve aumento, Fortaleza que teve redução de passagens inclusive e Teresina que figuram entre as capitais mais baratas do Brasil.

Fonte: ANTP
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Rio de Janeiro: Licitação das linhas de ônibus enfrenta pendências na Justiça

Há uma pendência judicial para a licitação das linhas de ônibus ir adiante. O Ministério Público ainda aguarda a publicação do acórdão de decisão da 12ª Câmara Cível, de novembro do ano passado. Enquanto ele não é publicado, estão vigorando liminares que suspenderam o processo licitatório das linhas, deflagrado em 2008, pelo então prefeito Cesar Maia.
Em 2003, o MP ingressou com ações civis públicas contra as 47 empresas de ônibus. Ao julgar o mérito do recurso, por dois votos a um, os desembargadores da 12ª Câmara Cível decidiram que não existe a nulidade dos contratos firmados entre as empresas e a prefeitura e, por isso, não haveria necessidade de realização imediata de licitação, embora possa ser feita se o município julgar pertinente. Esta decisão ainda não foi publicada.
A previsão da Secretaria de Transportes é que a licitação comece em maio e seja concluída no fim de agosto.
Para especialistas, é preciso mais ousadia nos investimentos do transporte público
Bilhete único não terá subsídio da prefeitura
O prefeito Eduardo Paes garantiu que o bilhete único será implantado sem subsídios às empresas, conforme promessa feita durante a campanha. Inicialmente, ele vai se limitar aos coletivos municipais sem ar-condicionado. Mas, numa próxima etapa, a prefeitura buscará um acordo com as concessionárias do estado, para que o bilhete, com validade de duas horas, possa ser usado também no metrô, nos trens e nas barcas. As concessionárias, que ainda não foram procuradas pelo município, dizem que estão abertas para negociar.
A implementação do bilhete único municipal (R$ 2,40) acontecerá em julho ou agosto e está condicionada à conclusão da licitação de todos os trajetos de ônibus, conforme edital que será publicado na sexta-feira no Diário Oficial. Paes tentou explicar como pretende introduzir o bilhete sem subsídios:
- No caso do município do Rio, eu sempre afirmei que era possível implantar o bilhete único sem subsídio. Você tem um conjunto de fatores: de melhoria de sistemas e de outorgas de concessão (de linhas) que valem recursos.
Direção das empresas de ônibus se cala sobre bilhete
Só o prefeito se pronunciou nesta terça-feira sobre a licitação e o bilhete único. Até a direção da Rio Ônibus - que reúne as empresas da capital - silenciou, atendendo a uma determinação de Paes. Os representantes do setor, no entanto, agendaram uma reunião para o fim da tarde desta quinta-feira com advogados do escritório de Carlos Roberto Siqueira Castro. Também nesta terça, diretores de empresas tomaram ciência do pacote da prefeitura, num encontro com o presidente da Rio Ônibus, Lélis Teixeira, que, na véspera, esteve com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
- A gente vai regularizar a situação no Rio. Hoje, existe uma relação complexa entre poder público e permissionários. Depois de um processo licitatório, passaremos a ter uma relação contratual. Passaremos a ter critérios. Racionalizaremos as linhas de concessão, diminuindo este bate-volta que se tem no Centro e em áreas da Zona Sul, que é irracional, tornando mais alto o custo das empresas e elevando a tarifa. E, finalmente, teremos a implantação do bilhete único - disse o prefeito.

Fonte: O Globo

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São Paulo: Perueiros suspendem greve na capital


Os perueiros de São Paulo desistiram da greve que estava marcada para começar à meia-noite de hoje. Representantes da categoria participaram ontem à tarde de uma reunião na Secretaria Municipal dos Transportes, no centro, e aceitaram esperar por uma nova reunião com a Prefeitura da capital.
O encontro foi marcado para a próxima segunda-feira. Até lá, a categoria suspende a proposta de prosseguir com uma paralisação dos serviços na cidade.
O impasse entre a categoria e a Prefeitura surgiu por causa dos subsídios repassados pela gestão municipal aos perueiros. O presidente do sindicato dos donos de lotações, o vereador Senival Moura (PT), havia dito anteontem que a categoria queria 12% de reajuste sobre os valores repassados pela Prefeitura aos perueiros. A Prefeitura oferecia aumento de 2%.
Ontem, Moura saiu da reunião sem a garantia de que a Prefeitura mudaria esse porcentual.
No encontro, o vereador entregou ao secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, uma planilha com custos de operação das lotações e teve, como resposta, a promessa de que os dados serão analisados até a semana que vem. "Não há nenhum compromisso de aumentar índices", disse o secretário dos Transportes.

Fonte: Estadão

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São Paulo: Vacinação contra a Gripe A no Terminal São Mateus


A partir desta quarta-feira, 28/04, os usuários que passarem pelo Terminal Metropolitano São Mateus poderão ser imunizados contra a Gripe A, das 16h às 21h.

A campanha ficará no Terminal até sexta-feira, dia 30/04, e é uma parceria entre EMTU/SP e Prefeitura de São Paulo, através do SUVIS – Supervisão de Vigilância à Saúde de São Mateus. A campanha nacional está na 3ª etapa – 24/04 a 07/05, onde são vacinados os idosos com 60 anos ou mais, e portadores de doenças crônicas.

Serviço

Evento: Campanha de vacinação contra a Gripe A.
Data: 27/04 a 30/04.
Horário: 16h às 21h.
Local: Terminal Metropolitano São MateusEndereço: Av. Adélia Chohfi, n.º 100

Fonte: SPTrans
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Estudantes brasileiros recebem prêmio internacional por transporte sustentável


Quem trafega em cidades como Belo Horizonte (MG) sabe como o relevo acidentado pode atrapalhar na hora do deslocamento. Pensando nisso, estudantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) criaram o Sistema de Transporte Coletivo Suspenso (STCS), que pretende melhorar o transporte coletivo e aumentar a eficiência energética do setor. O trabalho recebeu um dos principais prêmios internacionais de design: iF Concept Award.
Segundo seus criadores, os estudantes Rafael Osmar de Oliveira e Costa e Elisa Sayuri Freitas Irokawa, o sistema foi inspirado nas tendências atuais da arquitetura e do design global, levando em conta a preocupação com a eficiência energética. eldquo;O metrô suspenso foi idealizado para ser uma opção inovadora, mas coerente com o mundo que planejamos para o futuroerdquo;, contou Rafael.
Eles explicam ainda que o projeto deve funcionar graças a um mecanismo de locomoção eletromagnética movido a energia limpa. Vagões mais estreitos e leves possibilitariam a passagem dos trens pelos corredores de tráfego da cidade. Para agilizar a implantação, uma única estrutura iria sustentar os trilhos das linhas dos dois sentidos.
Apesar de parecer muito distante da realidade, Rafael explica que nem tudo o que é conceitual ou futurista é inviável na prática. eldquo;Desde o início do processo, a viabilidade foi um dos fatores mais relevantes. O fato é que a ficção é um dos caminhos para se desligar da estrutura urbana que construímos. Para se pensar no novo, no inovador e, muitas vezes, para chegar a uma solução coerente e eficiente, devemos nos desligar completamente dos padrões arquitetônicos e urbanistas que conhecemos e ir a um novo nívelerdquo;, disse.
Ele informou ainda que alguns empresários já entraram em contato e demonstraram interesse em implantar o projeto. Para isso, um estudo mais aprofundado de viabilidade de implantação está sendo realizado.

Prêmio internacional
O maior reconhecimento, no entanto, veio de um dos principais prêmios internacionais de design, o iF Concept Award. O grupo foi um dos 16 premiados e recebeu um cheque de mil euros como recompensa.
Além do STCS, outro projeto brasileiro foi premiado: a cadeira de bebê Walk on air, dos jovens designers Leonardo Yoshio Hatamura e Fábio Yuji Matsuda, formados pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
A participação dos jovens no prêmio europeu recebeu o apoio oferecido pelo Programa Design e Excellence Brazil (DEBRazil), que inscreveu 101 trabalhos brasileiros na edição 2010 do concurso para estudantes.

Fonte: Msn
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Sindicato decide manter a greve em Boa Vista-RR


A falta de ônibus na capital em decorrência da greve está deixando a população com os nervos à flor da pele. Deflagrada no dia 23 deste mês, a greve parece estar longe de ser solucionada. Pelo menos é o que diz a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário do Estado de Roraima (SINTRUR), Edcarla Monteiro.

De acordo com a sindicalista, as reivindicações de extinção da jornada parcial e o fim do banco de horas não foram acatadas pela empresa, que alegou falta de recurso e falta de lucro. “O dono da empresa fala em falta de dinheiro para aumentar nosso salário e resolver os problemas, mas comprou câmeras digitais para serem instalados em todos os carros da frota”, disse a presidente.

Ainda de acordo com Edcarla, a empresa também tem pretensão de adquirir aparelhos de Sistema de Posicionamento Global (GPS) para serem instalados nos ônibus. O aparelho é um sistema de informação eletrônico que fornece via rádio a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo com referências as coordenadas terrestres. “Como uma pessoa afirma não ter lucros se adquire aparelhos caríssimos para a empresa? Os investimentos são altos, mas nossas negociações foram postas de lado”, retrucou.
Segundo a presidente do sindicato, a categoria tem nova exigência: o retorno de dez funcionários ao trabalho que teriam sido retirados da empresa pelo proprietário. “Eles estão sendo prejudicados”, explicou.
Segundo Edcarla Monteiro, o sindicato procurou a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) para uma possível negociação, mas não obteve êxito. “O prefeito disse que não há muito que fazer. Ele nos encaminhou à EMHUR [Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional], mas não foi proveitoso. Fico triste, pois a Prefeitura é concessionária da empresa”, reclamou.
A presidente do SINTRUR afirmou que os funcionários da empresa foram tratados como bandidos e que não confia mais na palavra do empresário. “Diante deste cenário, a greve continua por tempo indeterminado até que as reivindicações sejam cumpridas”, enfatizou.

Em nota, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) afirmou, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC) que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) está acompanhando a situação desde o início e que tem intermediado as negociações entre a empresa e a categoria.
“O Município também mantém um esquema de segurança para garantir o respeito à lei e o cumprimento das determinações judiciais”, diz a nota.

Fonte: Roraíma Hoje
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