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Primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca na China com destino ao Brasil

segunda-feira, 20 de maio de 2024

O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo embarca nesta quarta-feira (15) no porto de Zhangjiagang, região de Shanghai na China, com destino ao Brasil. Projetada especialmente para a nova linha, a nova composição deverá chegar ao porto de Santos, em São Paulo, no mês de julho a bordo do navio cargueiro Kong Que Song.

Após a realização dos procedimentos de liberação aduaneira, o novo trem será levado ao Pátio Água Espraiada, onde será montado e submetido aos testes e protocolos de segurança. Com capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente, a composição conta com cinco carros equipados com sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO). Além disso, os carros dispõem de um sistema de bateria que garante autonomia de tração entre as estações.

O novo trem faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo junto à BYD. O cronograma estabelecido define a chegada do segundo trem ainda este ano e os demais sendo entregues no Brasil gradativamente em 2025.

A meta da companhia é concluir a obra bruta da linha 17-Ouro até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiar a 100 mil pessoas diariamente.

Informações: Governo de SP

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Prefeitura do Rio inaugura novo Terminal Mato Alto, em Guaratiba

domingo, 19 de maio de 2024

Cinco meses após o início da operação da Nova Transoeste, a Prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (19/5), o Terminal Mato Alto, em Guaratiba. É o segundo terminal construído neste corredor a partir da ampliação de antigas estações. O primeiro, Magarça, foi entregue aos cariocas no dia 31 de março. Estão em obras atualmente os terminais de Curral Falso e Pingo D’Água, que serão entregues ainda este ano. Com os investimentos públicos no Transoeste, o corredor já transporta uma média de 204 mil passageiros/dia, contra 79 mil passageiros/dia registrados em março de 2021, quando a Prefeitura retomou a gestão do sistema BRT.

– É a dignidade voltando para a população que sofreu tanto com o abandono desse sistema de transporte durante anos. É muito difícil construir, destruir é muito fácil e reconstruir é mais difícil ainda. Muito bom ver hoje o trabalhador de Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz, Campo Grande chegar num terminal confortável, digno, com cobertura para dias de sol e chuva. Poder entrar num ônibus confortável, digno, novo, com o ar condicionado funcionando – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A antiga estação Mato Alto foi demolida (490 m²) e deu lugar a um terminal 15 vezes maior, com 7.390m². Ele proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os articulados do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.

– Aqui era uma estação com um módulo pequeno. Agora vemos a enorme estrutura que foi criada para uma região com muita demanda. Vai ser muito mais confortável para as pessoas virem, com serviços expressos e também paradores que nascem aqui no Terminal Mato Alto e vão para o Alvorada. Temos também os alimentadores, tudo para ter um sistema de transporte robusto para servir a população – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Novo terminal funcionará em conjunto com plataformas alimentadoras

O novo Terminal Mato Alto operará em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Norte e Sul), totalizando 1.007 metros quadrados de área coberta; dois bicicletários de 240 metros quadrados de área construída, com 512 vagas de bicicletas; e uma ciclovia com 2.750 metros de extensão.

O terminal alimentador e o bicicletário Norte (que atende aos passageiros no sentido Barra – Santa Cruz/Guaratiba) estão em funcionamento. Já o terminal alimentador e o bicicletário do lado Sul (sentido Santa Cruz/Guaratiba – Barra) terão as obras iniciadas na próxima semana, com previsão de 90 dias para a conclusão. A estação provisória Sul, montada no ano passado para atender à população, será desmobilizada para dar lugar às obras do espaço definitivo.

– Esse terminal vai trazer uma melhora na qualidade do transporte. Aqui era horrível. Antigamente eu levava uma hora, uma hora e meia daqui até o Recreio. Hoje eu gasto em torno de 25 minutos, meia hora. Esse tempo disponível gera uma melhor qualidade de vida, mais tempo para eu poder praticar esportes. Além disso, ganhamos um conforto que não tínhamos – disse Franklin Borges de Arruda, que trabalha no Recreio como adestrador.

Transbordo entre plataformas terá passarela exclusiva para facilitar acesso

Enquanto durarem as obras deste terminal alimentador Sul, os ônibus regulares que parariam nesse local serão deslocados para o terminal alimentador Norte, de onde os passageiros poderão também acessar o sistema BRT. Uma grande passarela foi construída no eixo central da Avenida Dom João VI.

A obra do Terminal Mato Alto incluiu ainda dois novos viadutos, com extensão total de 590 metros, além de retornos para veículos comuns.

– É mais uma entrega para a Nova Transoeste. Tem dois viadutos, uma passarela, mudamos todo o entorno, trazendo mais fluidez no trânsito. O novo terminal contempla banheiros para os usuários, tem uma área grande para o BRT, com conforto no embarque e desembarque. Seguimos trabalhando para entregar todos os equipamentos que a população carioca merece – afirmou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Sete linhas de BRT irão operar no novo terminal

Além das duas linhas que operam a partir do Mato Alto, 13 (Mato Alto x Alvorada – expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada – parador), outras cinco linhas de BRT farão parada no novo terminal. São elas:

10 – Santa Cruz x Alvorada – expresso – intervalo de 4 minutos, no pico da manhã, e de 6 minutos, no da tarde
11 – Santa Cruz x Alvorada – parador – noturno, intervalo de 12 minutos
12 – Pingo D´Água x Alvorada – expresso – intervalo de 3 minutos, pico da manhã, e 6 minutos, no da tarde
19 – Pingo D’Água x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 8 minutos
20 – Santa Cruz x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 7 minutos

A linha 13 vai operar com intervalos de 5 minutos no pico da manhã, e 6 minutos no da tarde. Já na linha 25, os intervalos serão de 6 minutos no pico da manhã e da tarde.

– O Transoeste é o nosso maior corredor, que transporta o maior número de pessoas. Agradecemos à população pela paciência de estar usando até agora a estação Mato Alto. A vida já tinha melhorado a partir de dezembro, quando colocamos os novos amarelinhos para rodar na Transoeste. Mas agora, com o Terminal Mato Alto, as pessoas vão poder esperar o ônibus e embarcar com muito mais qualidade, segurança e conforto – declarou Claudia Secin, diretora-presidente da Mobi-Rio, empresa pública municipal responsável pela operação do BRT.

Linhas de ônibus nos terminais alimentadores

Linhas que fazem ponto final nos terminais alimentadores:

  • 872 (Praia de Sepetiba – Terminal Mato Alto)
  • 885 (Terminal Mato Alto – Santa Cruz)
  • 853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
  • SV853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
  • 883 (Bangu – Terminal Mato Alto).

Linhas que passam pelos terminais alimentadores:

  • 852 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
  • SP852 (Terminal Campo Grande – Piraquê)
  • 866 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
  • 857 (Terminal Campo Grande – Terminal Pingo d´Água)
  • 867 (Barra de Guaratiba – Terminal Campo Grande).

Obra do terminal gerou 450 empregos diretos e indiretos

A obra do novo Terminal Mato Alto gerou cerca de 450 empregos diretos e indiretos e está sendo entregue cinco meses após a inauguração da Nova Transoeste. A transformação de estações em terminais neste corredor é resultado de um investimento de mais de R$ 180 milhões. Ainda em 2024 serão entregues as obras de transformação das antigas estações Pingo D´Água e Curral Falso.

O novo Terminal Pingo D’Água vai ter quase 20 mil metros quadrados, com integração entre ônibus alimentadores e vans, oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. A antiga estação de mesmo nome tinha 2 mil metros quadrados. Já foram concluídas as melhorias no sistema de drenagem no entorno do novo terminal e as fundações. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, o novo bicicletário com capacidade para 600 bicicletas está em execução.

Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação de apenas 300 metros quadrados dará lugar a outra com 18,3 mil metros quadrados. Serão construídos um terminal alimentador para a integração entre ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo e uma passarela de acesso ao novo terminal. Também haverá melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno e a instalação de uma parada para 400 bicicletas.

Grafites enfeitam viadutos, passarela e bicicletário do Mato Alto

Os dois viadutos, a passarela e o bicicletário do Terminal Mato Alto receberam grafite exclusivo e personalizado. De autoria dos artistas Leandro Ice (passarela), Bruno Schilling (viaduto), Lucas Cassarotti (bicicletário) e Dolores Esos (viaduto), a composição do layout dessas estruturas retrata a força e o dinamismo da obra entregue pela Prefeitura, trazendo referências das cores do Brasil, como o vermelho do pau-brasil, e do local onde foi erguido o Terminal Mato Alto. A Prefeitura já havia adotado grafite na Zona Portuária do Rio e no projeto Cores da Brasil, maior corredor de arte urbana da América Latina, que engloba todas as estações do BRT Transbrasil, viadutos e passarelas localizados na Avenida Brasil, principal via expressa da cidade do Rio.

Nova Transoeste foi entregue com 59 quilômetros de pistas revitalizados

Primeiro corredor a ser inaugurado na cidade, em 2012, a Transoeste teve, em 2023, 59 quilômetros de pistas revitalizados, sendo 31 quilômetros de calha do BRT reconstruídos em concreto. Os investimentos ultrapassaram R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses, gerando 4.400 empregos diretos e indiretos. Para a conclusão do trabalho foram utilizados 52.800 m³ de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas. Com a entrega deste domingo, o Transoeste passa a ter cinco terminais (além do Mato Alto, Magarça, Jardim Oceânico, Alvorada e Campo Grande) e 60 estações.

O corredor passou a operar com novos veículos articulados, equipados com tecnologia sustentável Euro 6, além dos ônibus Euro 5 que já circulavam no trecho Jardim Oceânico x Alvorada e ônibus padrons da nova frota. O início da operação dos amarelinhos no corredor Transoeste marcou a renovação de 100% da frota do BRT em toda a cidade.

Reconstrução do transporte público carioca

No final de 2016, o sistema BRT dispunha de cerca de 400 articulados circulando nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início de 2021, antes da intervenção municipal, este número não passava de 120, sendo que a maioria estava em estado extremamente precário. Além disso, 46 estações se encontravam fechadas. Ao fim de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. No total, foram 120 estações revitalizadas nos três corredores. Este ano, a Prefeitura iniciou a operação do quarto corredor do sistema BRT, o Transbrasil, que conta com 17 estações e dois terminais, Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza.

Ao assumir a operação do BRT, a Prefeitura do Rio tinha como objetivos resgatar a eficiência do sistema e devolver uma boa prestação de serviço aos usuários. Em março de 2021 ocorreu a intervenção do sistema e, em fevereiro de 2022, foi decretada a caducidade do contrato de concessão, em função do descumprimento por parte dos concessionários de obrigações contratuais de prestação de um serviço de transporte público adequado. A Mobi-Rio passou a ser responsável pela operação do BRT.

A iniciativa resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza, Deodoro, Magarça e, agora, Mato Alto. Essas ações garantiram melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade, e os passageiros voltaram a confiar no BRT.

Quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão municipal do BRT, a média diária de passageiros era de 150 mil pessoas. Na primeira quinzena de maio de 2024, foi registrada a média de 453 mil passageiros/dia em todo o sistema.

Atualmente, a nova frota é de 498 amarelinhos rodando. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 713 ônibus. Com mais ônibus circulando, os passageiros esperam menos tempo nas estações. Na Transoeste, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59% e, na Transolímpica, de 63%.

A reconstrução do transporte público carioca inclui ainda a implantação gradual do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município. Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores de ônibus em 1º de junho de 2022, que possibilitou a retomada e/ou criação de 167 serviços de ônibus na cidade. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Informações: Prefeitura do Rio

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Metrô de São Paulo pode ter greve na próxima quarta-feira

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo aprovou indicativo de greve para a próxima quarta-feira, 22. Uma assembleia com a categoria deve ser realizada na véspera para confirmar a paralisação.

Os servidores estão em campanha salarial e já se reuniram em cinco ocasiões para negociar com representantes do Metrô, mas não chegaram a um acordo. O reajuste proposto pelo governo, de 2,77% (inflação medida pelo IPC-Fipe), foi recusado.

Além do reajuste dos salários e benefícios, o sindicato pede que o governo efetive a contratação de 115 agentes de segurança aprovados no concurso de 2019 e reintegre oito funcionários demitidos na última paralisação. A categoria também reivindica uma maior fatia da participação nos resultados da empresa e abertura de novo concurso público.

Segundo Altino Prazeres, diretor do sindicato, a greve tem como objetivo pressionar por uma negociação. “Ontem (terça-feira) pela manhã nos reunimos com o Metrô e disseram que o governo só teria uma resposta em 5 de junho. É muito longe, então estamos pressionando pra que essa negociação seja feita o mais rápido possível”, disse.

“Nós estamos dispostos a negociar, mas precisamos de uma sinalização da empresa. Vamos fazer essa assembleia na noite anterior (à greve) esperando que o governo nos procure pra sair desse problema”, acrescentou Prazeres.

O sindicato também convocou um ato para segunda-feira, 20, na estação Sé do Metrô.

Informações: Isto É

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Em Ribeirão Preto, Novos ônibus do transporte coletivo são vistoriados pela RP Mobi

A Prefeitura de Ribeirão Preto esteve representada pela diretoria da RP Mobi, nesta quarta-feira, 15 de maio, em uma das fábricas responsáveis por parte da nova frota de ônibus novos do transporte coletivo. Ao todo, serão 54 novos ônibus de maior capacidade de transporte para circular nos corredores exclusivos.

Conforme exigido pelo prefeito Duarte Nogueira, os novos ônibus que estão sendo produzidos em Botucatu, são do modelo Padron, com mais espaço para o transporte de passageiros, além de serem totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual.

Itens de tecnologia embarcada como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema wi-fi, compõem os novos ônibus.  Também contam com suspensão pneumática e o sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma viagem segura aos passageiros.

Com essa renovação, em 2024, Ribeirão Preto passará a ter toda a frota de ônibus com o sistema Euro 6 (tecnologia que reduz a emissão de poluentes).  De padrão europeia, essa tecnologia sustentável adotada nestes novos veículos será tanto na parte dianteira quanto na traseira dos ônibus, o que contribuirá ainda mais para a diminuição do nível de emissão de poluentes nas ruas e avenidas.

“Diferente dos já entregues, estes veículos contam com transmissão automática oferecendo mais conforto para passageiros e motoristas; além de contar com um motor traseiro mais silencioso e uma maior agilidade com uma catraca dupla para as estações de alta demanda facilitando um embarque mais rápido”, afirma o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.

A nova frota integrará o programa Ribeirão Mobilidade, que é composto por asfalto novo, corredores de ônibus, sinalização inteligente entre outras intervenções urbanas. A troca da frota é parte das exigências no contrato firmado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e o consórcio PróUrbano.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Transporte público em Porto Alegre segue com tabela especial até quarta-feira

O transporte coletivo de Porto Alegre seguirá operando com tabela especial em dias úteis até quarta-feira, 22. No sábado, 18, e no domingo, 19, o atendimento mantém a oferta normal de final de semana. A Secretaria de Mobilidade Urbana  (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam uma análise diária em conjunto com os operadores, reforçando as linhas que apresentam maior demanda para adequar a necessidade do usuário. Devido aos bloqueios por acúmulo de água, sobretudo nas regiões mais afetadas como Centro, 4º Distrito e Cidade Baixa, 67 linhas não estão operando. 

“Com as adequações chegamos nessa semana a 75% da oferta de um dia útil, atendendo 45% da demanda que costumamos receber. Adequações são feitas, entretanto temos cerca de 50 bloqueios totais por acúmulo de água na cidade  e muitas linhas com desvios, o que pode gerar alguns atrasados devido às restrições de deslocamento existentes no momento na cidade”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça que o Cittamobi é o canal mais atualizado para localizar itinerários, tabela horária e horários de chegada dos ônibus. Os usuários do transporte poderão ainda esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das linhas e os itinerários pelo app 156+POA, telefone 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede X (o antigo Twitter) e no Threads.

Cittamobi - Já foram enviados mais de 400 alertas para os usuários do aplicativo Citamobi sobre as linhas com desvio. As mensagens impactaram mais de 2,1 mil pessoas. Também é possível acessar o aplicativo pela função GPS do app Cartão Tri. Para conferir os horários de chegada dos ônibus, clique na tela do mapa, clique no ponto de ônibus desejado, uma tela com os próximos ônibus a passar neste local irá abrir e nela é possível verificar o destino da linha e a previsão do horário de chegada. No aplicativo também estão disponíveis as melhores rotas. Na parte superior da tela do mapa você encontra o campo “Vai pra onde?”. Basta colocar o endereço de destino. As rotas podem ser personalizadas com a aplicação de filtros de acordo com a sua preferência.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Fim de pagamento em dinheiro nos ônibus do DF

A partir de 1º de julho, não será possível pagar a passagem em dinheiro na maioria dos ônibus do Distrito Federal. A medida saiu em portaria no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (16/5). Conforme cita o documento, assinado pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob), o pagamento da passagem poderá ser feito com o cartão Mobilidade, cartões de crédito e débito, além do QR Code (via Pix). A pasta irá indicar quais linhas ainda será possível o pagamento da passagem em dinheiro.

A medida já tinha sido anunciada pelo secretário Zeno Gonçalves, em entrevista ao Correio na semana passada. À época, o secretário explicou que a mudança ocorrerá de maneira gradual. "Nós pretendemos retirar o dinheiro em espécie como forma de pagamento porque proporcionará mais segurança aos passageiros, motoristas e cobradores. Além disso, evitará filas com a questão do troco, que muitas vezes é empecilho", disse, à reportagem. "O nosso desejo é que as pessoas fazem adesão ao cartão Mobilidade, mas também proporcionando a eles a possibilidade de utilizar cartão de débito e crédito", explicou à reportagem, na ocasião.

Gonçalves afirmou, na ocasião, que haveria um decreto e uma portaria, com publicação até o fim de maio – o que acabou ocorrendo –, com a regulamentação do sistema. Para as pessoas aderirem à novidade, a Semob fará uma campanha educativa, onde elencará como será o processo e os benefícios de a população aderir o cartão Mobilidade. O modelo de pagamento por cartão bancário ocorre em 134 ônibus da Viação Marechal.

"Está tudo desenhado, também, com o BRT. Por enquanto, quem paga com débito e crédito, não terá direito a integração. Por isso, a campanha massiva é para que todo usuário do transporte público tenha o cartão Mobilidade. Nós vamos ampliar os pontos para as pessoas terem acesso ao cartão", garantiu Zeno à época.

Informações: Correio Braziliense

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Novos ônibus com wi-fi e ar-condicionado estão em fase de finalização para circular em Belém


Os novos ônibus que serão enviados para circular em Belém já estão na fase final de produção. A informação foi confirmada nas redes sociais, na quarta-feira (15), pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel). Conforme o que foi divulgado, a nova frota de ônibus terá ar-condicionado e Wi-fi, além de também possuir menor taxa de emissão de gás carbônico.  

“Os primeiros ônibus começaram a ser finalizados na CAIO Induscar. Em breve, vamos atualizando por aqui as novas informações”, escreveu a Setransbel no Instagram. Segundo nota enviada ao O Liberal, o sindicato informou que diariamente mais de 1.100 ônibus circulam cerca de 250 mil quilômetros, transportando a população de Belém e região metropolitana. E ainda ressaltou que os 300 novos ônibus, comprados por associadas, equipados com ar condicionado, entre outros itens, chegarão brevemente para trazer uma nova experiência para os usuários do transporte coletivo.

Informações: O Liberal

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Em Fortaleza, 40 linhas são reforçadas com 52 novos veículos

O prefeito José Sarto anunciou, na última quarta-feira (15/04), em reunião com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), um reforço em 40 linhas de ônibus da Capital, que receberão 52 novos veículos. Os coletivos devem começar a rodar a partir desta quinta-feira (16/05).

"Nós estamos acrescentando 52 veículos novos na frota da Capital, o que vai gerar um impacto imediato em 40 linhas. Isso significa cerca de 27 mil pessoas beneficiadas diariamente. E são veículos modernos, não poluentes, que vão começar a rodar a partir de amanhã", afirmou o prefeito José Sarto.
ônibus enfileirados

52 novos veículos se integrarão à frota.
"Diariamente nós avaliamos a demanda transportada. Na segunda-feira houve um acréscimo de dez veículos nas linhas onde se verificou um excesso de lotação ou muito tempo de espera. A gente age nesses dois sentidos, e esses 52 novos veículos vão contribuir para que a gente ofereça um serviço melhor", explicou Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.

Segundo Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, o acréscimo no número de veículos será realizado em caráter imediato, para atender com urgência as demandas da população. "Nós vamos ampliar a frota de várias linhas de Fortaleza, algumas com características mais críticas, outras em que o aumento atende a várias estratégias operacionais. Isso vai ser implementado de imediato, com inclusão de mais 52 veículos na operação. Além disso, nós também vamos incluir coletivos modelo Euro Seis, não poluentes, que não emitem gases nocivos na cidade. São veículos com suspensão pneumática, ar-condicionado, porta USB para carregar telefone, todo um pacote de modernidade que vamos entregar para a população," ressaltou Dimas.

Confira as linhas que terão acréscimo de ônibus:
025 Opaia/Lagoa
081-Cj Ceará/Antônio Bezerra 
II110-Vila do Mar/Centro
205-Dom Lustosa/Antônio Bezerra
206-Padre Andrade/Antônio Bezerra
214-Estação/Pio Saraiva I/Antônio Bezerra
215-Autran Nunes/Antônio Bezerra
303-Igreja São Raimundo/Centro
304-Bela Vista/Lagoa
308-Lagoa/Demócrito Rocha/Centro
316-Genibaú/Centro
322-Cj Ceará/Granja Portugal/Lagoa
323-João XXIII/Lagoa
331-Cj Esperança/Centro
332-Siqueira/Lagoa
334-Monte Rey/Siqueira
340-Cj Itaperi/Parangaba
356-Genibaú/Lagoa
384-Parque Santana/Siqueira
389-Antônio Bezerra/Jovita Feitosa/Centro
394-Parque Universitários/Lagoa
395-Sítio Córrego/Parangaba
403-Parangaba/Expedicionários/Centro
513-Parangaba/UECE/Luciano Carneiro
601-Aerolândia/Centro
602-Parque Pio XII/Ana Gonçalves/Centro
626-Lagoa Redonda II/Messejana
628-Sítio São João/Parque Santa Maria/Messejana
630- Itamaraty/Elizabeth II/Messejana
631-Carlos Albuquerque/Messejana
633-Passaré/Centro
635-Cj Tamandaré/Messejana
636-Cj Palmeiras/Parque Santa Maria
639-Planalto Coaçu/Messejana
641-Guajerú I/Messejana
642-Guajerú II/Messejana
646-Cj São Cristóvão/Messejana
648-Cidade Nobre/Messejana
825-Cidade Func/Jardim das Oliveiras/Papicu

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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