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Em BH, Usuários reclamam da precariedade dos serviços prestados pela linha 332

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ônibus muito velhos e redução de viagens sem motivo são algumas das reclamações dos usuários a respeito da linha 332 (Bom Sucesso/Conjunto Esperança/Milionários). Nesse contexto, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços realiza audiência pública na quinta-feira (25/4), às 13h30, no  Plenário Helvécio Arantes, para debater as condições da linha de ônibus citada. Solicitado pelo vereador Professor Claudiney Dulim (PL), o evento irá discutir a falta de eficiência do transporte público prestado. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube e os interessados podem encaminhar dúvidas, comentários e sugestões por meio de formulário.

Conforme Dulim, os usuários da linha 332 estão insatisfeitos com o serviço e “reivindicam melhorias há anos, sem qualquer resposta”. Entre as reclamações recebidas estão o descumprimento de horários dos ônibus e a redução aleatória de viagens, o que causa transtornos. O parlamentar explica que a linha citada é a única que atende aos bairros e comenta que a má qualidade do serviço é “uma total falta de respeito aos usuários que pagam passagem cara e não podem contar com um transporte público eficiente e responsável”.
 
Para a audiência, foram convidados a presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Júlia Costa Gallo; o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Oscar Augusto Duval da Silva; o coordenador adjunto de Atendimento Regional Barreiro, Ronaldo Gontijo; o diretor-geral da TransOeste, Fabiano Borges; e o conselheiro municipal de Mobilidade Urbana Rogério Neves Costa. Também estão previstas as presenças dos membros da Comissão Regional de Transporte e Trânsito Barreiro (CRTT-B) Cristiano Almeida Felício, Wellington Bessa e André Xavier; do integrante da CRTT Região Milionários José Márcio Silveira Rezende, e da representantes da Associação Comunitária do Bairro Milionários Ana Maria Cardoso Silva.  

Informações: CMBH

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Em Campinas, Trajeto da linha 315 será ampliado nos Amarais, a partir de segunda (29/04)

O atendimento da linha 315 (San Martin / Estação Amarais) será ampliado na região dos Amarais, a partir da próxima segunda-feira, 29 de abril. A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) foi discutida com a comunidade e atende a pedidos de usuários.  

Ela terá conexão com a Estação Amarais e atenderá ao fluxo de pessoas, em especial trabalhadores, do Aeroporto Estadual Campos dos Amarais. Terá, portanto, embarque e desembarque na avenida Comendador Aladino Selmi / rua Sylvia da Silva Braga.

Com a ampliação do atendimento, a 315 passa a circular com intervalos de 80 minutos, nos horários de pico. E terá novos horários de operação, com partidas entre 5h30 e 22h da avenida Aladino Selmi (Balão do Matão) e entre 6h e 22h30 da Estação Amarais.

Veja, no mapa, o novo trajeto:

A linha 315 transportou, em março, mais de 200 passageiros em dias úteis.

Horários linhas 412

Outra medida adotada pela Emdec com base no monitoramento da operação do transporte público coletivo envolve ajustes nos horários de operação da linha 412 (Parque Eldorado), aos domingos e feriados, a partir do próximo dia 28 de abril. Ela terá partidas entre 4h50 e 23h30 do Parque Eldorado; e entre 5h25 e 0h05 do Terminal Central; com intervalos de 60 e 65 minutos. Acesse aqui a nova tabela horária. 


Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos das linhas impactadas e daquelas que circulam na região. Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.  

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.  

Informações: EMDEC

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Novo Hamburgo apresenta novos ônibus que integrarão sistema de transporte público

Foi apresentada pela Prefeitura de Novo Hamburgo a nova frota de ônibus e o novo sistema que vai nortear o serviço de transporte público na cidade que entra oficialmente em operação a partir de sábado. Chamado MixMob Sistema Integrado de Mobilidade, o novo serviço de transporte público será realizado pela empresa catarinense Viação Santa Clara Ltda, vencedora da licitação, e contará com 76 veículos, entre vans, micro-ônibus e ônibus, todos na cor amarela. A frota conta ainda com equipamentos de ar-condicionado nas principais rotas, leitor facial, acessibilidade, películas de proteção solar, câmeras de segurança, acesso à internet via wi-fi, sistema de avaliação e botão de pânico. A licitação foi finalizada em novembro de 2023 e a partir de agora o novo transporte público de Novo Hamburgo terá mais conforto, segurança e confiabilidade, com uma frota limpa e moderna.

Além disso, o MixMob também contará com um aplicativo, que mostrará a localização exata do ônibus aos usuários (todos os ônibus terão GPS), o que possibilitará ao usuário ir até seu ponto de embarque momentos antes de ele chegar, evitando esperas desnecessárias. As vans irão atender locais com poucos usuários e localidades mais remotas, que atualmente sequer eram atendidos anteriormente. A comercialização da bilhetagem é feita pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), no posto de atendimento no Largo dos Canelones e também na Estação Rodoviária Normélio Stabel. O valor da passagem é de R$ 5,20. A tarifa representa um ajuste de apenas 4% em relação ao valor atual de R$ 5,00 segue o que está previsto no edital.

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, lembrou que foi uma licitação difícil, mas foi feita com muita transparência e de acordo com todas as determinações do Tribunal de Contas. “A grande inovação deste modelo é que bilhetagem não ficará na mão da empresa que opera o sistema. A bilhetagem ficará com o poder público porque nós precisamos ter acesso aos números. Através destes dados, destas informações sobre a mobilidade urbana é que poderemos criar políticas públicas de mobilidade que sejam realmente eficientes. Este é o grande diferencial. O gestor vai conseguir entender qual é a demanda real do transporte."

O diretor da Visac-RS, Rodrigo Corleto Hoelzl, empresa responsável pelo serviço, disse que está motivado e confiante para junto com o Município construir um sistema de mobilidade sustentável. “Fomos desafiados com a proposta deste modelo inovador. Vamos oferecer aos hamburguenses tecnologia, modernidade, controle, transparência e vamos colocar em operação uma frota atualizada. O desafio não se limita a ler o edital e cumprir as exigências, mas temos um olhar cuidadoso ao observar a qualidade do município, a tradição, a cultura e da gestão que está à frente da cidade. E Isso nos trouxe muita tranquilidade em aceitar este desafio.”

As passagens avulsas para usuários ocasionais, vale-transporte para trabalhadores e meia tarifa para estudantes são comercializadas exclusivamente em créditos nos cartões MixMob. Quando o sistema entrar em operação, a partir de sábado, as passagens avulsas também poderão ser pagas em dinheiro diretamente nos ônibus.

Informações: Correio do Povo

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Prefeitura de Salvador entrega trecho 2 do BRT com 8 novas estações

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Com a entrega do trecho 2 do BRT de Salvador nesta quinta-feira (25), entra em operação a mais nova linha do modal, a B4, que vai ligar a Lapa à Estação Pituba, em frente à sede da Apae, com viagens nos dois sentidos. Neste período inicial, o trajeto vai funcionar de forma assistida, ou seja, em fase de monitoramento e ajustes para que a população vá aos poucos se adaptando à nova opção de transporte.

A operação assistida começará com horário reduzido, das 9h às 15h, com intervalo médio de saída dos ônibus a cada 10 minutos. Além da Lapa e da Pituba, os usuários poderão embarcar ou desembarcar nas novas estações Rio Vermelho e Cidade Jardim. A ideia é que o horário de funcionamento seja ampliado e novas estações sejam integradas com o avanço desta fase piloto, que será avaliada a cada 15 dias.

Como explica Fabrizzio Müller, este faseamento é importante para que a operadora realize ajustes e garanta o melhor funcionamento. “É preciso neste período homologar as estações, treinar as equipes, verificar as demandas das pessoas, são vários aspectos. A cada 15 dias, a gente vai fazer um avanço, aumentando o horário e as estações, por exemplo. Claro que tudo será anunciado com antecedência para que os usuários se preparem. Tenho certeza de que não vão restar mais dúvidas de que o BRT traz muito mais conforto e muito mais eficiência no transporte das pessoas”, disse.

Segundo Fabrizzio Müuler, a B4 terá sete veículos neste período assistido, quantidade que ampliará com o avanço da operação. A linha contará com ônibus de 13 metros, utilizados atualmente pelo modal, e também de 15 metros, que foram adquiridos recentemente pelo município, todos com ar-condicionado e acessibilidade completa. Ainda neste ano, serão integrados à frota veículos articulados, de 18 metros.

O sistema BRT conta atualmente com 44 veículos, fora os sete que chegaram para a B4. Até o final deste ano, serão incorporados mais 51 ônibus, totalizando 102, entre eles a frota elétrica. Com isso, será possível criar mais duas linhas para o modal: a B5, que vai ligar a Rodoviária à Lapa, e a B6, que vai fazer o trajeto entre a Lapa e o aeroporto pela orla por meio do BRS, que está sendo implantado.

A B4 beneficia diretamente a população de 15 bairros pelos quais ela passa: Santa Cruz, Candeal, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Brotas, Horto, Engenho Velho da Federação, Acupe de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Tororó, Barris, Nazaré e Centro. Além disso, é possível realizar a integração com outros modais por meio do Salvador Card, como o metrô e os ônibus convencionais.
Antes mesmo do trecho 2, o BRT já ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários por mês. A perspectiva é que, com o modal em pleno funcionamento, sejam mais de 3 milhões. “A população já adotou o BRT porque a população entende o que é bom. As pessoas sabem que ali você tem previsibilidade, menor intervalo entre os ônibus, segurança nas estações. E o mais importante: o BRT trafega por vias exclusivas, permitindo muito mais agilidade, muito mais rapidez e a prioridade do transporte público”, disse Fabrizzio Müller.

O novo trecho do modal se estende por 7 km e possui 8 estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Com isso, o modal alcança 22 km de vias exclusivas e 14 estações, beneficiando 18 bairros, fora o trecho compartilhado. A infraestrutura conta com ciclovias em todo o seu percurso e mais de 5 mil árvores foram plantadas no paisagismo ao redor. Além disso, foram instaladas mais de 1,3 mil luminárias em LED e 542 postes para reforçar a iluminação pública.

Neste período inicial, quem estiver utilizando as outras linhas do BRT pode fazer a baldeação para a B4 na Estação Pituba. Da mesma forma, quem quiser sair da Rodoviária e ir até a Lapa via BRT deve usar a B1, a B2 e a B3 para fazer a troca de linha na Estação Pituba.

O BRT de Salvador possui outras três linhas: a B1, que interliga a Rodoviária e a Estação Pituba via Av. ACM; a B2, que segue um trajeto similar, porém segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na orla da Pituba; e a B3, que sai da Rodoviária e vai até a Av. Manoel Dias da Silva, na orla da Pituba, passando por dentro do Caminho das Árvores e pela Av. Paulo VI e depois volta para a Rodoviária pela Av. ACM.

O BRT de Salvador completou um ano de operação em 30 de setembro do ano passado, quando alcançou a marca de 10 milhões de passageiros transportados. O sistema é pioneiro no país no uso de ônibus elétricos e inaugurou em 2023 o maior terminal público de recarga elétrica de veículos do Brasil. Além de um projeto de transporte, a iniciativa contempla ainda intervenções de macrodrenagem, paisagismo, iluminação e abertura de áreas de lazer com quadras, parques infantis e a maior pista de skate da capital baiana.

Informações: AcordaCidade

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Linhas no Grande Recife passarão a ser operada por outras empresas

O Governo de Pernambuco através do Consórcio Grande Recife de Transportes prepara já para o dia 1º de maio mudanças nas linhas que hoje são operadas pela empresa Vera Cruz, pois tudo indica que a mesma não conseguiu atingir os requisitos de renovação e vistorias referentes ao Termo de Ajuste junto ao MPPE.

Com isso, linhas que são operadas a décadas pela empresa passarão de forma parcial e temporária para as empresas Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu, essas empresas ofertarão cerca de 40 veículos nas linhas que serão entregues de forma provisória.

As linhas que serão operadas já na próxima semana serão 110 IBURA / TI PRAZERES, 115 TI AFOGADOS / TI AEROPORTO, 118 PRAZERES / BOA VIAGEM, 120 ALTO DOIS CARNEIROS / SHOPPING, 135 UR 10, 136 UR 05, 142 ALTO DOIS CARNEIROS / TI TANCREDO NEVES, 178 PORTO DE SUAPE / TI CABO, 196 TI CABO / PORTO DE GALINHAS / NOSSA SENHORA DO Ó, 198 IPOJUCA / TI CABO e 199 CAMELA /TI CABO.

OS AGRAVANTES

SEM LICITAÇÃO
A empresa alega que vem enfrentando problemas operacionais e financeiros, inclusive com recordes de reclamações de usuários que a utilizam. No documento enviado ao Palácio do Campo das Princesas, a Vera Cruz afirma que, apesar de ter vencido a licitação do lote 4 das linhas realizadas ainda em 2014 e revogada pela gestão pernambucana em 2019, dez anos depois, a operação ficou impraticável.

SUBSIDIOS
Os defensores dos subsídios alegam que o principal objetivo é atender ao propósito de aumentar o acesso ao sistema de transporte público, principalmente no contexto de baixa renda, buscando aumentar benefícios para a população e reduzir externalidades. Mas sabemos que, no fundo, a ideia do subsídio transita na busca de garantir os futuros fluxos de caixa, necessários para a modelagem econômico-financeira, em projetos que o agente público acredita serem insuficientes em contratos celebrados no passado. O reequilíbrio financeiro seria o objetivo para garantir a perfeita realização do contrato de prestação de serviço público pelo concessionário contratado ou empresa que recebe ajuda do governo – seja pública ou privada.

E é nesse contraste que a empresa se baseia, pois de fato os atrasos recorrentes desses repasses impactaram demais as finanças da empresa que é uma das mais deficitárias em termos de arrecadação depois que a mesma foi colocada dentro dos terminais integrados.

Enfim, mesmo com uma pequena renovação de sua frota, a empresa agora operará de maneira mais efetiva e consequentemente melhorará sua prestação de serviços, pois agora a Vera Cruz terá sua operação diária com aproximadamente 140 ônibus em vez dos 188 exigidos pelo CTM já considerando a frota reserva.

Blog Meu Transporte

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Quatro ônibus elétricos da frota do transporte coletivo chegam à Porto Alegre

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Os quatro primeiros ônibus elétricos que integrarão a frota de ônibus de Porto Alegre foram entregues nesta terça-feira, 23, ao prefeito Sebastião Melo pelas fabricantes Caio/Eletra. Até junho, a Capital terá 12 veículos elétricos circulando nas linhas alimentadoras 178.1 Praia de Belas Elétrica e Linha Integradora.

Os oito veículos que devem chegar nas próximas semanas foram adquiridos pelas operadoras de ônibus junto à Marcopolo. A inclusão de veículos elétricos na frota de ônibus permitirá uma redução da emissão de gases poluentes de mil toneladas ao ano.

“Tornar o sistema de transporte público mais sustentável é uma preocupação global e estamos vendo um avanço se concretizar em nossa capital. É desafiador para as cidades oferecer uma mobilidade humana que polua menos e entregue conforto ao passageiro, ao mesmo passo que mantenha um valor de tarifa que caiba no seu bolso’’ – Prefeito Sebastião Melo.

Durante a entrega, Melo, acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, conheceu o veículo comprado pela empresa Sudeste. O ônibus tem 12,1 metros de comprimento, ar-condicionado, espaço para cadeirante e capacidade para 36 passageiros sentados além de 34 em pé.

A partir de agora, os motoristas que irão operar os veículos passarão por treinamento e serão feitos testes com os veículos sem passageiros nas duas rotas. As duas linhas começarão seus trajetos no Terminal Azenha, passam pelo Terminal Borges de Medeiros, localizado próximo ao Trensurb, retornando ao Terminal Azenha.  Além disso, as garagens da Nortan, Sudeste e VTC, que irão receber a infraestrutura de recarga, passam pela fase de instalação das estruturas que irão carregar os veículos elétricos.

“Entramos em uma fase muito importante desse projeto com a chegada dos primeiros ônibus da frota. As linhas farão uma região mais central, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e pela integração com todos os eixos do transporte que as rotas escolhidas proporcionam”, explica Castro Júnior.

De acordo com a diretora executiva da Eletra, Iêda Oliveira, Porto Alegre é uma cidade com excelentes condições para a implementação de um sistema de transporte público com ônibus elétricos. “Os veículos foram construídos para durar, pelo menos, 15 anos. Pela experiência que temos de mercado, sabemos que o rendimento de um ônibus elétrico em Porto Alegre comparado, por exemplo, com a periferia de São Paulo, é melhor. Esse projeto da prefeitura nos permitirá fazer os ajustes necessários para a melhorar a operação”, comentou a empresária.

Planejamento – Ainda nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana reuniu fabricantes, operadores de transporte e equipe técnica para planejar os próximos passos do projeto de eletrificação da frota. Foram avaliados os testes realizados entre 5 de fevereiro e 22 de março, período em que Marcopolo e a Caio/Eletra disponibilizaram um veículo cada para circular na Capital em fase experimental.

Além do compartilhamento de experiências, foram apresentados os números da operação. Nos 45 dias, os veículos realizaram 1.052 viagens e transportaram 30.505 passageiros.

Recarga -  A infraestrutura de recarga está sendo implementada nas garagens da Nortran, Sudeste e VTC. As estações WEMOB Station de 120kW proporcionam segurança e eficiência no processo de recarga. Serão colocadas estações de recarga com capacidade de 180 kW com dois cabos para recarga, com capacidade de recarregar dois ônibus simultaneamente por equipamento com 90 kW de potência cada, ou podem realizar a recarga de um único ônibus em até 180 kW.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Transporte clandestino cresce 54% no Brasil

O transporte de ônibus clandestinos é um problema no Brasil. De janeiro a outubro do ano passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autuou 1.287 veículos em todo o país. Todos por não cumprirem algumas normas. O número corresponde a um aumento de 54% sobre as 835 autuações no mesmo período de 2022. Os proprietários dos carros irregulares pagam multa de R$ 7.400 quando flagrados. Mas muitas empresas continuam se arriscando neste mercado.

Para o gerente de unidade da Pássaro Verde, João Holanda, um dos maiores problemas do mercado irregular de transportes é que ele não cumpre os requisitos com os quais as empresas regulamentadas são obrigadas a trabalhar, entre eles idade média de frota, frequência de linha, além de todo um processo estruturado de captação, formação e acompanhamento do motorista. “É importante dizer também que todos os nossos ônibus, no que diz respeito aos passageiros e terceiros, são segurados. Isso significa que diante de qualquer adversidade ou imprevisto na viagem, ninguém fica no prejuízo. Temos ainda – isso no caso da Pássaro Verde - um parque de manutenção, unidades nas principais cidades e sempre nos preocupamos em operar com a renovação da frota. Todo esse rol de práticas resulta em mais segurança.”

Ainda conforme o executivo, as empresas regularizadas contribuem com todas as obrigações trabalhistas/fiscais nos âmbitos municipal, estadual e federal, o que movimenta a economia e gera empregos. “Vale destacar ainda que as operações clandestinas tentam disfarçar a atividade através da prática de fretamento, porém ele [fretamento] também exige regulamentação, que é igualmente negligenciada. Diante de todo esse cenário o passageiro fica muito vulnerável”.

Para dar uma dimensão do quanto o problema é grave, Holanda, faz uma breve comparação: “se um ônibus regulamentado quebra, temos uma estrutura capaz de suprir todos os gargalos causados, desde carros substitutos para transportar o passageiro a acompanhamento e custo com despesas hospitalares, em caso de acidentes. Já no transporte clandestino essas garantias não existem”.

João também reforça que a atuação dos clandestinos contribui, sobretudo, para a deterioração do mercado em virtude do conjunto de práticas que eles não cumprem. “Quando o carro irregular tira um dos nossos passageiros, consequentemente, desequilibra nosso fluxo de caixa. Ficamos catando moeda no chão (uma expressão interna que usamos aqui na Pássaro Verde) para fazer frente aos compromissos que temos e eles não.”

Como se resguardar e canais de denúncia

O gerente de unidade da Pássaro Verde orienta que o melhor caminho para o consumidor não sofrer as consequências provocadas pela falta de cobertura e segurança do transporte clandestino, é sempre buscar os meios oficiais, de empresas com concessão do governo para operar. “Aonde o passageiro for transportado com concessão, obviamente terá garantias. Problemas, naturalmente, podem acontecer em qualquer viagem, mas quando eles ocorrem nas empresas respaldadas pela Lei, o usuário terá suas garantias mantidas. Ninguém, por exemplo, coloca um ônibus para circular em Belo Horizonte se a BHTrans não autorizar, vistoriar o veículo ou souber quem é o motorista e se está com a habilitação em dia, se não tem problemas com multas ou se fez os exames médicos adequados.”

Por fim, a recomendação de Holanda para quem tem conhecimento de uma frota clandestina e quer denunciá-la, é recorrer, no âmbito estadual, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Na esfera interestadual, o órgão responsável por fiscalizar e punir irregularidades é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Já a nível municipal é acionar a prefeitura. “Vale se certificar ainda sobre a lisura das empresas. A grande maioria das viações sérias possuem sites de compra com todas as informações sobre vendas de passagens, parcelamento, normas de segurança e seguros. É bem melhor pagar um pouco mais caro, mas viajar de forma segura e amparada pela Lei, do que achar que está economizando e pagar com a vida”, finaliza.

Informações: ANTT
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Grande Recife Consórcio de Transporte fiscaliza ônibus no Cais de Santa Rita

Com objetivo de garantir maior conforto no deslocamento nos ônibus da Região Metropolitana do Recife – RMR, técnicos da Gerência de Fiscalização do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, estiveram no Terminal Cais de Santa Rita, quando realizaram inspeção nos ônibus que param naquele terminal. A ação teve como foco o funcionamento do ar-condicionado nos veículos, uma vez que, o Brasil enfrenta uma onda de calor em vários estados, e consequentemente, a perspectiva é de altas temperaturas pela frente.
No local, as equipes verificaram a funcionalidade da plataforma elevatória veicular – PEV, dos botões e cordas de parada, e conservação dos assentos. Além disso, conversam diariamente com os operadores e verificando in loco a situação dos ônibus. Ao ser constatada alguma irregularidade, os fiscais orientaram o prosseguimento da linha e o veículo será recolhido para manutenção ao final da viagem, e, após sanar o problema, o equipamento voltará a operar em perfeitas condições.

Para o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, as ações de inspeção nas ruas e garagens fazem parte da rotina diária da equipe de fiscalização. “Orientamos as empresas que, à medida que as manutenções acontecerem, imediatamente os veículos passem a circular com o ar-condicionado ligado. Estamos sempre fiscalizando os terminais, e, devido ao aumento nas temperaturas, analisamos a necessidade de ter uma ação mais corriqueira”.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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