Em SP, 'Invasão' a viaduto na 9 de julho rende multa

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A partir desta segunda-feira (9), a Prefeitura começa a multar quem desrespeitar as novas regras de trânsito na Avenida 9 de Julho. Os  carros particulares estão, desde a semana passada,  proibidos de acessar o Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, que passa sobre a Praça 14 Bis, na Bela Vista, região Central. Só ônibus e táxis podem trafegar pela via. A mudança se estende, também, ao Túnel Daher Elias Cutait, sob o Masp (Museu de Arte de São Paulo), na altura da Avenida Paulista. Ele ganhou um corredor de ônibus exclusivo à esquerda, deixando apenas uma faixa para os carros. Ali, porém, os taxistas terão restrição de horários. 

A novidade é que a partir de hoje  a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa municipal que controla o transporte coletivo) farão a fiscalização do trecho, que tem 2 quilômetros de extensão, nos dois sentidos. Os veículos que insistirem em desobedecer à regra serão autuados.

Um dos objetivos da Prefeitura com a mudança foi eliminar o chamado “trânsito em x” – quando carros e coletivos precisam trocar de faixas entre si – e proporcionar ganhos de velocidade média e menor tempo de viagem aos passageiros dos coletivos. A CET, porém, não informou quão rápida seria a viagem ou o aumento da  velocidade média esperada para os ônibus.

De acordo com a companhia, 28 linhas circulam no corredor, com frequência média de 445 coletivos, transportando 325 mil passageiros em média por dia útil.

O DIÁRIO esteve no local no primeiro dia útil de funcionamento e mostrou que os motoristas enfrentaram muita dificuldade com a alteração. O trânsito continuou caótico durante toda a semana. Outra mudança que ocorreu na via  foi a redução na velocidade máxima, que agora é de 50 km/h.

Informações: Diário de S. Paulo

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960