No Rio, Redução de linhas de ônibus começa na Zona Oeste no próximo sábado

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Começa no próximo sábado (3), a primeira fase do projeto de racionalização da frota de ônibus na Zona Sul. A medida foi divulgada pela Prefeitura do Rio durante uma coletiva de imprensa.

De acordo com órgão, até dia 5 dezembro serão implementadas as mudanças no eixo Copacabana/Leblon, que começam com a extinção de 11 linhas e a criação de cinco novas linhas. A finalidade é organizar melhor o sistema de ônibus na cidade.

O próximo trecho a passar pela racionalização serão os bairros Jardim Botânico e Botafogo, de janeiro a abril de 2016. O estudo envolveu 124 linhas, sendo definido que, ao final da implementação nos dois eixos, 16 novas linhas serão criadas, 41 terão trajetos modificados, 13 serão mantidas e outras 70 vão ser extintas.

Ao racionalizar o sistema de linhas de ônibus na cidade, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) espera acabar com a sopreposição de linhas fazendo o mesmo trajeto, levando poucos passageiros e prejudicando o trânsito. O objetivo é reduzir em 35% a frota de ônibus na Zona Sul ao fim do projeto, previsto para abril de 2016. A expectativa é de que os corredores BRS (Bus Rapid Service) da região tenham uma melhoria de 30% no desempenho.

Segundo a SMTR, apenas 20% dos passageiros terão de fazer baldeações – tendo como principais pontos de integração o Rio Sul e a Central do Brasil. As linhas diametrais que circulam pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara serão mantidas, bem como as da Zona Oeste que passam pelo Alto da Boa Vista e pela Linha Amarela, possibilitando a ligação direta Zona Norte-Zona Sul e Barra da Tijuca-Centro.

Veja linhas extintas:  

305 – Rodoviária x Barra da Tijuca (via Túnel Rebouças)

314 – Central x Barra da Tijuca (via Copacabana/Av. das Américas)

318 – Barra Sul x Castelo.

332 – Alvorada x Castelo (via Av. Lucio Costa)

360 – Carioca x Recreio dos Bandeirantes

382 – Carioca x Piabas (via Av. Benvindo de Novaes)

501 – Barra da Tijuca x Gávea (via Av. das Américas) – Circular

502 – Recreio x Gávea (via Av. das Américas) – Circular

504 – Piabas x Gávea (via Av. Benvindo de Novaes)

505 – Recreio dos Bandeirantes x Gávea – Circular

535 – Alvorada x Leme (via Av. Niemeyer/Copacabana)

Reforço de frota:

361 (Recreio dos Bandeirantes-Carioca – via Linha Amarela) – terá a frota dobrada para atender à demanda de passageiros.

Informações: Manchete Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960