Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Rio, Prefeitura adia punição a motorista que desrespeitar corredor exclusivo para ônibus

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A aplicação de multas para os motoristas que não respeitarem o novo corredor exclusivo para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, ainda não tem data para começar. A Prefeitura do Rio voltou atrás e decidiu ampliar a fase educativa, que terminaria segunda-feira. Criado para dar agilidade ao transporte público, o novo sistema de tráfego divide opiniões entre especialistas, pois pode ter reflexos negativos no restante do bairro.

Para o engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell, que percorreu a avenida a convite de O DIA, o fluxo de veículos na Atlântica e em vias perpendiculares vai aumentar consideravelmente. “Com menos espaço para trafegar na Nossa Senhora de Copacabana, o tráfego vai se realocar. É um processo natural. Os motoristas já estão optando por outras vias, que não vão suportar o aumento do fluxo”, alerta.

Quarta-feira, o trajeto entre a Rua Miguel Lemos e a Avenida Princesa Isabel foi percorrido em 20 minutos na pista destinada aos carros e em 10, na seletiva dos ônibus. No dia seguinte, a viagem foi repetida no mesmo trecho e horário, e o tempo de carro caiu pela metade.

Para Mac Dowell, a diferença mostra que o tráfego está escoando por outras vias. “Os motoristas já estão se mandando da Nossa Senhora de Copacabana. O fluxo diminuiu muito de um dia para o outro, não é normal”, avalia. O engenheiro alerta que o excesso de veículos em outras vias pode dar um nó no trânsito do bairro.

Já o engenheiro de trânsito Alexandre Rojas, privilegiar o transporte público tem suas consequências. Ele concorda com a implantação da pista exclusiva, mas ressalta que o BRS pode atrasar a viagem de quem opta pelo carro.

“O BRS é justificável e, no cenário que temos, é a melhor alternativa. Mas essa agilidade no transporte público tem um preço: sobra menos espaço para carros. Você tem que priorizar alguma coisa em detrimento de outra”, ponderou Alexandre Rojas.

A prefeitura continuará distribuindo panfletos educativos a semana que vem.

Solução

O engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell aponta o metrô como a melhor alternativa para desafogar o trânsito em Copacabana. “É o único sistema que tira o carro da rua”, afirma.

Mas o especialista acredita que é preciso melhorar o serviço prestado para atrair a população. “O sistema precisa chegar à Barra da Tijuca e o intervalo entre as composições tem que diminuir bastante. Desta forma, grande parte do fluxo de veículos vai deixar de passar por Copacabana”, acredita.


Fonte: O Dia Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960