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Em Salvador, Aplicativo MeuBuzu ajuda usuários do transporte coletivo a se deslocarem

terça-feira, 5 de março de 2024


Pense aí, você está em sua casa, no trabalho ou em qualquer outro local.

Aí surge aquela necessidade de ir naquele lugar que você nunca foi ou que não conhece direito e para piorar a situação você não tem um veículo próprio, aí já sabe né? Use o Meu Buzu Salvador e ache o Ônibus certo.

Meu Buzu Salvador

Vai ter que pegar um buzu, mas você nem sempre sabe qual pegar e tem vergonha de perguntar as pessoas na rua, e então o que fazer numa hora dessas?

Pois bem, foi nesse cenário que os ex-alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia, Gabriel Peixoto e Denildo Machado, criaram o MeuBuzu em 2011.

Na época, a população só contava com as informações que haviam no site da Transalvador, que apesar dos itinerários, não ofereciam uma maneira prática para o usuário realizar uma busca.

Focado nesse problema, os dois coletaram essas informações a fim de facilitar a procura por itinerários dos ônibus na cidade. Dessa maneira surgiu o Meu Buzu, um site independente que tem como função básica ajudar aqueles que querem se deslocar por Salvador utilizando o transporte coletivo.

Obs: O Meu Buzu é um site INDEPENDENTE, portanto não é vinculado a nenhuma instituição governamental, empresa privada ou qualquer outro tipo de instituição.

Informações: MeuBuzu

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Transcarioca registra 67% de aumento de passageiros em um ano

O BRT Transcarioca celebra um ano de sua requalificação total com o expressivo aumento 67% no número de passageiros transportados. Além dessa marca, com a nova frota de ônibus amarelinhos, a média de redução dos intervalos nos horários de pico foi de cerca de 50%.

– A Transcarioca é um corredor muito importante, que leva muitos trabalhadores por dia e que corta um trecho muito grande da nossa cidade. Foi o segundo corredor a receber uma frota inteiramente nova. Agora os cariocas estão voltando a usar o sistema e indicar para amigos. Isso mostra que o projeto implantado pela Prefeitura teve pleno êxito e os cariocas agora têm novamente um transporte digno – disse a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.

Responsável por administrar todo o sistema de BRT municipal, a MOBI-RIO verificou que o transporte de passageiros saltou de 1.663.392 em fevereiro de 2023 para 2.778.454 em fevereiro deste ano, o que totalizou um aumento de 67%. Somente em dias úteis, a demanda de passageiros registrou um acréscimo de 58%.

Inaugurada em 2014, a Transcarioca tem 45 estações, que foram totalmente reformadas pela Prefeitura do Rio, e dois terminais. O corredor já está conectando com o Terminal Gentileza, na zona central da cidade, por meio do serviço 80 (Penha x Gentileza). Nesta primeira fase de operação da Transbrasil, que se estende até 30 de março, a linha circula no horário das 12h às 14h, todos os dias da semana, saindo da estação Penha 2, com paradas em Ibiapina, Olaria, Cardoso de Moraes e Santa Luzia, na Transcarioca, e seguindo pelo corredor Transbrasil direto até o Terminal Gentileza.

Informações: Prefeitura do Rio

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No Recife, BRT na Caxangá receberá novos equipamentos de fiscalização eletrônica

Na próxima segunda-feira (11), começará a ampliação do mecanismo de fiscalização eletrônica do corredor do Sistema de BRT na Avenida Caxangá. Quatro novos equipamentos serão instalados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O projeto pretende garantir o respeito à prioridade de circulação do transporte público no corredor, colaborando para a viagens mais rápidas para os passageiros.

Antes da ampliação, a Avenida Caxangá já possuía quatro equipamentos eletrônicos de fiscalização, bem como sinalizações que indicam a proibição de acesso por outros veículos. 

Com a chegada dos novos dispositivos, que serão distribuídos ao longo dos seis quilômetros de pista, espera-se inibir o uso proibido por outros veículos. 

Nas regiões que já receberam a fiscalização, foi possível perceber uma queda de 701 infrações em julho de 2023 para 90 até janeiro deste ano. 

Para configurar infração, basta apenas que o veículo seja identificado por uma das câmeras. Os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos poderão receber multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O valor foi estipulado pela Lei Federal 13.154 de 30 de julho de 2015, que mudou o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelecendo que as infrações por transitar irregularmente nas faixas ou corredores exclusivos para veículos de transporte público coletivo de passageiros passem a ser gravíssimas.

Informações: Folha PE

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No Rio, Faixa da Linha Vermelha dedicada ao Galeão começa nesta segunda-feira

A faixa dedicada da Linha Vermelha ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) começa a operar nesta segunda-feira. Durante uma semana o funcionamento com as novas regras terá caráter educativo, em que agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientam os motoristas. A partir do dia 11 de março, o sistema de fiscalização eletrônica será ativado, com aplicação de multa em caso de descumprimento. Com 2.200 metros de extensão, a faixa dedicada funciona na pista sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha.

A mudança na Linha Vermelha é feita após o aumento do volume diário de tráfego no acesso à Ilha do Governador, que chegou a 17% no período de setembro do ano passado a janeiro deste ano. A expectativa é de que esse volume chegue a cerca de 30% até o fim de 2024. O aumento no número de voos no Aeroporto do Galeão teria impacto direto para este crescimento.

Segundo dados da CET-Rio, dos 90 mil veículos que trafegam no trecho diariamente, um terço, ou seja, 30 mil, têm como destino a Ilha e o restante, 60 mil, vão em direção à Baixada Fluminense.

Funcionamento a partir de agora
A mudança visa a melhorar a distribuição dos fluxos. A Linha Vermelha conta, no trecho, com quatro faixas. Apenas a que fica mais à esquerda passa a ser dedicada ao acesso à Ilha do Governador e ao aeroporto. A alteração não causa redução na capacidade de escoamento da via no sentido Baixada Fluminense. Após o acesso à Ilha, a Linha Vermelha segue com as mesmas três faixas de rolamento.

Segundo a CET-Rio, essa faixa irá evitar o estrangulamento na bifurcação, impedindo que os veículos provenientes da faixa da esquerda bloqueiem o acesso à Ilha e também interfiram no fluxo dos que seguem em direção à Baixada.

  • A faixa dedicada somente poderá ser utilizada por veículos que estejam na Linha Vermelha com destino à Ilha do Governador e ao Galeão.
  • Os veículos que seguem para outros destinos deverão utilizar as outras três faixas disponíveis.
  • Haverá fiscalização eletrônica no trecho.
  • O sistema de fiscalização funcionará por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa dedicada deverão obrigatoriamente seguir para a Ilha do Governador.
  • Os veículos que estiverem na faixa dedicada e saírem para seguir em outras direções, o sistema de fiscalização detectará a infração.
  • A transposição da faixa contínua pelo condutor irá gerar uma infração média com base no Art. 185 – Inc. I, com multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.
  • O trecho tem sinalização específica implantada, como placas de regulamentação e pinturas no pavimento, indicando onde é a faixa dedicada.
  • A primeira semana de operação será educativa. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal vão orientar os motoristas que trafegam nesse trecho da via.
  • A partir do dia 11 de março, a fiscalização eletrônica estará ativada para identificar infrações.

Informações: O Globo

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Ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por PIX

Os ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por meio de PIX. Conforme verificou o ClickPB, a Comissão de Políticas Públicas (CPP), da Câmara Municipal, aprovou nesta segunda-feira (4) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) do vereador Carlão (PL) que prevê essa forma de pagamentos nos transportes públicos da Capital.

A proposta decreta que ficam as empresas concessionárias e permissionárias de transporte público municipal, obrigadas a disponibilizarem meios para que o pagamento da tarifa do serviço de transporte coletivo por ônibus e lotação seja realizado por PIX.

A forma de pagamento deverá ser garantida a todos os usuários, independentemente do sistema operacional disponível no smartphone e da instituição financeira utilizada, desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil. Ainda fica vedado o acréscimo de qualquer taxa ao pagamento por esta modalidade.

Ônibus darão maior comodidade aos usuários, diz vereador
Os ônibus, ao aceitarem o pagamento por PIX, darão mais comodidade aos usuários, segundo a justificativa do vereador Carlão. “Ao aplicar o uso do PIX no transporte público, as empresas concessionárias e permissionárias poderão proporcionar maior comodidade aos usuários, que não precisarão carregar dinheiro ou se preocupar com troco para pagar a tarifa.

O parlamentar defende, ainda, que a proposição também pode ser benéfica para as próprias empresas, já que o uso do PIX pode reduzir o custo operacional das empresas com a gestão de dinheiro em espécie e aumentar a segurança na realização de transações financeiras.

Informações: ClickPB

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Distrito Federal recebe 20 novos ônibus para linhas do BRT

O serviço de BRT das cidades de Santa Maria e Gama, no Distrito Federal. recebeu 20 novos ônibus. Os veículos passaram a operar nesta segunda-feira, 4, em 11 linhas do sistema. Ao todo, o transporte público das cidades recebeu 36 ônibus novos.

Além disso, o sistema de BRT das cidades ganhou uma nova linha, a 2304, com conexão entre Santa Maria, o Núcleo Bandeirante e o Guará. Ao todo, a linha terá oito horários, com quatro saindo do Terminal do BRT de Santa Maria e outros quatro, do Terminal do Guará I. Ao mesmo tempo, a linha 0.258 terá suas atividades interrompidas.

De acordo com o subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Márcio Antônio de Jesus, o serviço anterior operava somente pela Avenida Alagados de Santa Maria, atendendo um pequeno número de moradores das cidades do Distrito Federal.

“Com a criação da linha 2304, todos os usuários da região que desejarem se deslocar para o Núcleo Bandeirante e Guará serão beneficiados, uma vez que existe uma grande rede de linhas alimentadoras que percorrem toda a cidade até o terminal de onde podem acessar a nova linha”, afirma Márcio Antônio.

Os ônibus são do tipo Padron, movidos a biodiesel e com motor otimizado para reduzir a emissão de poluentes em até 80%. Ao todo, foram apresentados 36 veículos pela concessionária.

Nova plataforma
Em simultâneo à inclusão dos novos veículos, uma nova plataforma de embarque do Terminal do BRT de Santa Maria também iniciou as atividades na segunda. O ponto será responsável pelos embarques para sete regiões. Dentre elas estão a W3 Norte, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN), Cruzeiro, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Guará e Núcleo Bandeirante.

Informações: Mobilidade Estadão

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No Recife, Bilhete Único passa a valer neste domingo

domingo, 3 de março de 2024

A partir deste domingo (3), o Bilhete Único proposto pelo Governo de Pernambuco passa a valer para mais de 700 mil passageiros do transporte público na Região Metropolitana do Recife. A tarifa unificada aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), no dia 22 de fevereiro, era uma reivindicação antiga da população e prontamente atendida pelo Governo do Estado. O benefício reduz o valor do Anel B de R$ 5,60 para R$ 4,10.

Além disso, os usuários do sistema ainda foram contemplados com o reajuste zero nas passagens de ônibus. A medida foi possível devido a um incremento no subsídio direto do Executivo no valor de R$ 60 milhões, totalizando R$ 310 milhões ao ano. O reajuste zero e a unificação das tarifas dos dois anéis A e B de linhas regulares do Sistema Estrutural Integrado vão gerar uma economia de 26,79% para os passageiros, principalmente aqueles que fazem percursos maiores na RMR.

“O Bilhete Único sempre foi uma das grandes necessidades da população e um compromisso da governadora Raquel Lyra para que esse benefício fosse implementado. Essa proposta se transformou em realidade para quem utiliza o transporte público na Região Metropolitana e a partir do domingo os passageiros já poderão usufruir dessa tarifa unificada”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

Segundo Matheus Freitas, diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, com implantação do bilhete único e extinção do Anel B, cerca de 125 mil passageiros serão beneficiados diariamente e 70 linhas que eram o anel B passam a pagar R$ 4,10. “Nosso objetivo é estabelecer um valor único para a população, com isso, parte dos usuários que utilizam o transporte público contarão com uma redução no valor pago para se locomover pela cidade”, destacou.

Sem alteração - A tarifa única não altera a quantidade atual da frota de ônibus no Grande Recife, nem  o número de viagens  disponibilizadas pelo sistema de transporte público. A tarifa social do anel G, que opera duas linhas, será mantida no valor de R$ 2,70. Os valores das linhas opcionais também seguem sem alteração.

Informações: Sec de Mobilidade de PE

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Transcol: modelo de serviço valoriza a mobilidade urbana

Infraestrutura adequada nas vias públicas e investimentos em tecnologias sustentáveis fazem do Sistema Transcol um importante aliado da mobilidade urbana.

Quando se fala em mobilidade urbana no Brasil, três palavras vêm à cabeça da população: independência, conforto e custo. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Google com pessoas de diferentes classes sociais de todo o país. E o Sistema Transcol está atento a estas questões. Continue com a gente neste artigo e entenda o porquê. 

Intitulado “Os novos rumos da mobilidade: uma análise da realidade brasileira”, o estudo buscou mapear os perfis dos usuários dos diferentes meios de transporte, quais são as principais demandas nesse setor e o papel da tecnologia para facilitar o acesso a produtos e serviços.

Entre os resultados do levantamento, um dado interessante: as necessidades dos brasileiros em relação à mobilidade são flexíveis e podem mudar de uma hora para outra. Isto é, você pode ter um carro, mas, dependendo da situação, optar por utilizar o ônibus ou a bicicleta.

Praticidade e flexibilidade pesam na hora de escolher o transporte

No momento de escolher qual modal mais se adequa às suas necessidades, o brasileiro leva em consideração fatores como praticidade e flexibilidade, aponta a pesquisa. E o tempo de deslocamento interfere bastante na escolha, assim como a tecnologia tem um papel fundamental, já que pode facilitar a mobilidade.

Cento e quarenta e oito horas são perdidas por ano no trânsito das 20 cidades mais congestionadas do mundo*. No Brasil, a situação é ainda pior. Em média, os brasileiros que residem nas capitais gastam quase duas horas diárias no trânsito, o equivalente a 21 dias no ano**. É quase um mês (se contarmos apenas os dias úteis) que perdemos indo de um lugar a outro.

Esta realidade se explica pela falta de infraestrutura do país. Para se ter uma ideia, a escassez de mobilidade limita o acesso a oportunidades de emprego e a serviços essenciais, agravando a exclusão social de uma parcela da população. É aí que entra o transporte público coletivo.

Sistema Transcol é essencial

Atentas à importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento das cidades, as empresas operadoras do Sistema Transcol apostam na modernização do transporte público coletivo. 

Em primeiro lugar, a parceria com o governo do Estado já há alguns anos têm contribuído para a melhoria da infraestrutura na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Destacam-se nesse pacote, por exemplo, o subsídio concedido  às empresas, que possibilitam uma tarifa razoável, e a implantação das pistas exclusivas para ônibus na Terceira Ponte, que reduziram em até 40 minutos o tempo de viagens das linhas do Transcol.

Em segundo lugar, estão os investimentos em tecnologia. Para facilitar os deslocamentos, as empresas operadoras têm apostado na diversificação das formas de pagamento da tarifa, com as recargas via aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e o pagamento direto pelo celular no validador do ônibus.

Do mesmo modo, o aplicativo ÔnibusGV, que permite não só visualizar os horários, mas também a lotação dos coletivos, passa por melhorias constantes, a fim de aprimorar a experiência do usuário. 

E aliado a isto, há o compromisso com o meio ambiente. Em 2023, parte dos novos ônibus adquiridos pelas empresas são equipados com motores Euro 6, que emitem menos poluentes e são mais eficientes, se comparados aos ônibus convencionais.

Ou seja, o modelo de operação adotado pelo Transcol é, por si só, focado na mobilidade urbana.

Um exemplo são os terminais de integração, que possibilitam interligar os diversos bairros da Região Metropolitana com uma variedade de linhas. E isso tudo com o usuário pagando apenas uma única tarifa.

Resumindo: oferecer soluções práticas e acessíveis ao usuário do transporte público coletivo, que facilitem a locomoção, tornando os deslocamentos mais ágeis e confortáveis, só é possível com investimento em tecnologia e infraestrutura.

É esse o caminho necessário para remover o abismo que existe em muitas cidades do país, entre a disponibilidade de infraestrutura e o tempo gasto pelas pessoas para se locomover. E o Sistema Transcol está na direção certa, trabalhando para uma mobilidade urbana cada vez mais adequada.

Prova disso é a campanha “O Sistema Transcol é essencial”, lançada na última semana nas redes, que mostra como o ônibus é a ponte que liga o cidadão a serviços básicos, como saúde e educação. Aproveite e acesse a campanha em nosso site.

Informações: GVBus

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