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SPTrans implanta operação para levar foliões ao Sambódromo

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

A SPTrans irá ativar duas linhas de ônibus especiais e de vans do Atende+ saindo das estações Tietê e Barra Funda do Metrô para facilitar o deslocamento do público que irá assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, no sábado (3) e nos dias 9, 10, 11 e 17 de fevereiro.
As linhas 179A/10 Metrô Tietê - Anhembi e 879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi  começam a atender no sentido ao Sambódromo a partir das 17h e o desembarque dos passageiros transportados por ônibus será feito no Portão 1. A tarifa de R$ 4,40 poderá ser paga em dinheiro ou Bilhete Único. Entre 0h e 23h59 de domingo, a viagem é feita gratuitamente como parte do Domingão Tarifa Zero.

O Serviço Atende+ será gratuito todos os dias e não é necessário agendar. As vans adaptadas são destinadas a pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência, mas durante o carnaval também vão transportar até o Sambódromo pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, como grávidas, idosos e obesos.

A operação do Atende+, com vans saindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda começa no sábado (3) e prossegue nos dias 9, 10, 11 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 18h.
 
Também estará disponível um traslado entre o Shopping Center Norte (estacionamento oficial) e o Sambódromo do Anhembi, entre 17h e 9h, nas noites de desfile. Vans do Atende+ também estarão disponíveis para fazer a locomoção de passageiros com mobilidade reduzida a partir das 18h.

A equipe de campo da SPTrans acompanhará toda a operação para auxiliar os passageiros das linhas de ônibus e do Atende+.

Confira informações sobre a operação dos ônibus e desvios de linhas durante o Carnaval no site: https://www.sptrans.com.br/carnaval

Saiba os itinerários das linhas de ônibus:

179A/10 Metrô Tietê – Anhembi
Sentido Único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 01 do Anhembi, Desembarque no portão 01, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul.

Embarque sentido bairro: Av. Cruzeiro do Sul, 1777
Embarque sentido Centro: Av. Olavo Fontoura (baia após o portão 1)

879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi
Ida: Av. Mário de Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul), retorno, Av. Mário de Andrade, Av. Pacaembu, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Desembarque no Portão 01.
Volta: Av. Olavo Fontoura – Portão 01, Praça Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, acesso, Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul).  

Confira as linhas do Atende+ com destino ao Sambódromo:

Metrô Portuguesa Tietê - Saída para a Rua Mal. Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul.       
Metrô Palmeiras Barra Funda - Av. Mário de Andrade, dentro do Terminal  Barra Funda, junto à rampa de acesso.

Informações: SPTrans

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CCR Metrô Bahia anuncia operação especial de carnaval

Com o objetivo de proporcionar uma experiência de mobilidade rápida e segura durante o Carnaval em Salvador, a CCR Metrô Bahia implementou uma operação especial para garantir que baianos e turistas desfrutem plenamente da folia na capital. Pela primeira vez, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas funcionará das 5h do dia 8 de fevereiro até às 0h da Quarta-Feira de Cinzas, 14, ininterruptamente (24h).

Durante a operação de carnaval, após a meia-noite, o embarque será restrito à Estação Lapa de Metrô, que estará ambientada na temática carnavalesca para receber os clientes. As demais estações serão exclusivas para desembarque.

Na madrugada, no intervalo entre 0h30 e 5h, os trens vão operar conforme a demanda de passageiros. A operação especial de carnaval funcionará em parceria com a SEMOB, que terá estratégia de atendimento para os ônibus nos Terminais de Pirajá, Acesso Norte, Mussurunga e Aeroporto, das 0h30 às 3h30.

"Eu vou na Pipoca"

A CCR Metrô Bahia disponibiliza a edição especial comemorativa do Cartão Integração do Metrô. Com o tema "Eu vou na Pipoca", o cartão colecionável poderá ser adquirido nas máquinas de autoatendimento identificadas especialmente com o tema em todas as estações do Sistema Metroviário.

O valor do cartão colecionável é o mesmo do cartão integração: R$ 7,00 (sete reais). Ao efetuar o cadastro do cartão com o número do CPF, o cliente tem direito a converter este valor em crédito de passagens e pode passar a utilizar o novo cartão, substituindo o cartão integração anterior.

Compra de passagens

Para agilizar o acesso ao Sistema Metroviário, os clientes que utilizam o cartão avulso (Cartão Unitário do Metrô) poderão realizar o pagamento das passagens por aproximação diretamente nas catracas das estações. Para utilizar o serviço basta aproximar cartões de crédito, débito, celular (com tecnologia NFC), smartwatches ou pulseiras de pagamento na parte inferior da catraca. Uma luz verde indicará a validação do pagamento e o acesso pelo bloqueio estará liberado. Há também a opção de emitir um QR Code pelo aplicativo da Recarga Pay ou direto das máquinas de autoatendimento.

Já quem utiliza o Cartão Integração do Metrô tem a comodidade de efetuar a recarga por meio do WhatsApp, utilizando o Zap do Metrô. Para isso, é só acessar o atendimento virtual da CCR Metrô Bahia, adicionando o número (71) 9688-0714 em seu aparelho celular. Ao navegar pelas opções de compra de crédito na ferramenta, o cliente poderá realizar um pedido de recarga e efetuar o pagamento por meio de uma chave PIX. Outra possibilidade é fazer a recarga via aplicativos - Banco do Brasil (para correntista), PicPay, Recarga Pay, Cittamobi, Kim+ - e pela rede credenciada, composta por 2 mil pontos de vendas. Após a compra do crédito, a carga deverá ser efetivada nos validadores presentes em todas as estações.

Informações: CCR

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Tarifa Social no trem e metrô é prorrogada por mais um ano no Rio de Janeiro

A tarifa social para os trens da SuperVia e metrôs do Metrô Rio foi prorrogada até 1º de fevereiro. A medida foi sancionada pelo governo estadual e publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quarta-feira (31), por meio do Decreto Estadual nº 48.938/2024.

Por meio da tarifa social, o valor cobrado aos usuários desses transportes ferroviários será de R$ 5. A diferença na passagem será paga pelo Poder Executivo Estadual. Têm direito ao benefício os usuários cadastrados cujo rendimento mensal é de até R$ 3.205,20, o mesmo caso para quem tem ativada a função Bilhete Único Intermunicipal nos vales-transporte e cartões RioCard.

Atualmente, a passagem de trem custa R$ 7,40 e a de metrô, R$ 6,90. O valor cheio é pago por quem vai pagar em dinheiro e por quem não é contemplado pelas regras da tarifa social.

Os trens da SuperVia circulam em 11 municípios, entre eles o Rio, Guapimirim, Magé e outros da Baixada Fluminense. Já o metrô só circula em bairros cariocas, passando por estações como Pavuna, Irajá, Del Castilho, São Cristóvão, Centro, Tijuca, Botafogo, Ipanema, Leblon e Jardim Oceânico etc.

Vale destacar que nas extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, em Magé, não há cobrança de tarifa de trem. Quem quiser descer na estação Saracuruna, em Duque de Caxias, ou fazer baldeação até outras estações caxienses ou até a capital fluminense terá de pagar a passagem.

Informações: O Dia

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Mercedes-Benz faz workshop sobre segurança de ônibus elétrico

A Mercedes-Benz realizou um evento em sua fábrica do Brasil em São Bernardo do Campo/SP para apoiar clientes, órgãos gestores e entidades envolvidas com a operação de seus veículos elétricos.

O workshop de segurança do eO500U, ônibus elétrico urbano a baterias da Mercedes-Benz, foi aplicado a representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SPTrans, CET, SAMU e Defesa Civil, além de gestores de manutenção de empresas de ônibus e profissionais do Ambulatório Médico da própria Empresa.

“O objetivo do workshop é compartilhar experiências, informações e boas práticas que envolvem segurança do sistema elétrico do veículo, operação sob alta tensão, baterias e riscos inerentes às operações com veículos elétricos em geral, afinal, esta é uma novidade para todos nós”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A fabricante alemã afirma que dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento de transição do motor diesel para a tração elétrica. A marca conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Isso inclui apoio a clientes, motoristas, equipes de manutenção, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

O chassi de ônibus elétrico urbano eO500U da Mercedes-Benz já vem sendo produzido, em série, na Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil. Um dos grandes diferenciais desse processo produtivo é a flexibilidade da operação, ou seja, o novo modelo elétrico é produzido na mesma linha de montagem dos demais chassis de ônibus a diesel da marca, o que inclui micros LO, as linhas OF e O 500 de urbanos e rodoviários, além de articulados e superarticulados.

Informações: MercedezBenz
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SMTT Aracaju amplia itinerários de linhas de ônibus que atendem a Barra dos Coqueiros

Para melhor atender à população do município de Barra dos Coqueiros, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju ampliará, a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, os itinerários das linhas 610 - Litoral Norte / Mercado  e 611- Barra dos Coqueiros / Mercado.

De acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles, o município tem tido uma expansão imobiliária e o objetivo da ampliação é melhorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo da cidade. 

“A linha 610, que parte do Terminal do Mercado, se estenderá todos os dias até o Residencial Recanto dos Cajueiros, localizado na Rodovia SE-100. Já a linha 611, também proveniente do Terminal do Mercado, passará a atender às avenidas Marcelo Déda, Mangabeira e Paulo Maia Lopes, de segunda a sábado e em todos os horários, substituindo o atendimento que era feito somente à avenida Mangabeira em alguns horários e em dias úteis, pela linha 609 - Atalaia Nova / Mercado. Ou seja, além de ampliar os itinerários, fizemos uma nova programação de horários das linhas para beneficiar ainda mais os usuários do sistema”, conta.  

Informações: SMTT

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Veja como será a operação dos trens da SuperVia no Carnaval

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

De sexta-feira (09/02) até terça-feira de Carnaval (13/02), a SuperVia vai reforçar a operação dos trens com a oferta de viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas para os ramais Japeri e Santa Cruz (atenderão também as estações do ramal Deodoro) e Saracuruna.

A estação Central do Brasil ficará aberta continuamente do início da operação de sexta-feira de Carnaval (09/02) até a terça-feira (13/02). Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros. 

Confira abaixo o planejamento especial para atender os clientes:

Sexta-feira de Carnaval (09/02)

Os trens vão circular com a grade horária de dia útil e haverá a oferta de trens extras após o fim da operação comercial regular, estendendo a circulação ao longo da madrugada.

Sábado de Carnaval (10/02)

Os trens vão operar de acordo com a grade horária de sábados, com a disponibilização de trens extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna ao longo do dia (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), na madrugada de sábado e após a operação regular.

Domingo de Carnaval (11/02)

A operação seguirá a grade de domingos e feriados, com acréscimo de viagens para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.

Segunda-feira de Carnaval (12/02)

A operação seguirá a grade de domingos e feriados, com acréscimo de viagens para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.

Terça-feira de Carnaval (13/02)

A operação seguirá a grade de domingos e feriados, com acréscimo de viagens para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.

Quarta-feira de Cinzas (14/02)

A grade de referência será a de sábado e haverá viagens extras ao longo do dia, de acordo com a demanda de clientes. No final do dia também haverá partidas extras da Central e dos terminais. O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.

Quinta-feira e sexta-feira após o Carnaval (15 e 16/02)

Os trens vão circular de acordo com a grade horária de dias úteis, com possíveis ajustes conforme a demanda de passageiros.  O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.

Sábado das campeãs (17/02)

Será realizada a grade horária de sábados, com acréscimos de viagens extras ao longo do dia e encerramento no horário convencional de sábado.

Domingo (18/02)

Será realizada a grade horária de domingos, com acréscimos de viagens extras ao longo do dia e encerramento no horário convencional de domingo.

Informações: Supervia

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Tarifa de ônibus no Recife deverá ser reajustada antes do carnaval

Os cidadãos e foliões poderão brincar o carnaval já com uma nova tarifa de ônibus, isso porque finalmente o Governo do Estado convocou uma reunião com Conselho Superior que tem a função de deliberar os problemas do sistema de transporte e também sobre o aumento das tarifas através dos seus membros, para isso, uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) será realizada no próximo dia 09 de fevereiro. O Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) afirmou estar em fase de estudos, mas ainda não foi formalizado o valor ou percentual de aumento. 

Recentemente várias capitais brasileiras aumentaram suas tarifas e outras grandes congelaram suas tarifas com aumento dos subsidios, exemplo de São Paulo que tem uma das frotas mais novas do Brasil e inclusive com 80% dos ônibus climatizados na qual teve sua tarifa congelada em R$ 4,40.

Membro e representante dos usuários no CSTM, Clayton Leal não ver com bons olhos a possibilidade de aumento nas tarifas de ônibus da RMR, pois a falta de investimentos no transporte coletivo e as politicas de redução de IPVA do atual governo requerem um olhar para que haja também a mesma politica para os usuários de ônibus, para Clayton Leal, é preciso ter uma politica de subsidios semelhante ao que está acontecendo em várias cidades brasileiras.

Em quase dois anos não houve reajuste das passagens, devido à lei 17.988, de dezembro de 2022, que permitiu que fossem feitas concessões para outras empresas, que arcaram com os custos adicionais dos serviços de transporte coletivo rodoviário, mantendo as tarifas pelo preço de serviço. A normativa, no entanto, venceu no final de 2023, e um novo cálculo está sendo realizado pelo Estado. 

O anel A, responsável pela mobilidade de cerca de 80% dos passageiros em 2022 aumentou de R$ 3,75 para R$ 4,10, e o do anel B, de R$ 5,10 para R$ 5,60 e desde de 2022 não há reajuste da RMR o que reforça a tese de que o governo poderá autorizar um aumento nos próximos dias.

Passagens de ônibus entre as capitais do Nordeste

​Salvador: R$ 5,20
João Pessoa: R$ 4,90
Natal: R$ 4,50
Aracaju: R$ 4,50
Fortaleza: R$ 4,50
São Luís: R$ 4,20
Recife: R$ 4,10
Maceió: R$ 4,00
Teresina: R$ 4,00

Blog Meu Transporte

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Governo de Goiás anuncia R$ 1,6 bilhão para transporte público da Região Metropolitana

O governador Ronaldo Caiado anunciou um projeto de reestruturação completa do transporte público da Região Metropolitana da capital nesta segunda-feira (29/01), em Goiânia. No total, 1.200 veículos serão substituídos por novos, todos com ar-condicionado.

A frota do Eixo-Anhanguera será eletrificada até o fim de 2024, os terminais e estações do corredor serão reformados, além da recuperação de 6.940 pontos de ônibus. Com investimento de R$ 1,6 bilhão, Caiado assegurou que o preço da tarifa não sofrerá nenhum reajuste.

O Projeto Nova RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo) será executado pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira. A substituição dos novos ônibus será gradual, sendo 400 veículos por ano, até completar 1.200 em março de 2026. A nova frota será composta por 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.

TRANSPORTE PÚBLICO
“Gradualmente vocês notam os avanços. A passagem não aumentou, agora teremos novos ônibus e estamos recuperando os terminais. Essa somatória, quando chegar ao fim, vai trazer dignidade para os usuários e garantir o que a população precisa no transporte: segurança e serviço de qualidade. Faz 5 anos que começamos com essa luta”, destacou Caiado ao relembrar os esforços desde o início de gestão.

O vice-governador Daniel Vilela lembrou que Goiânia é a única capital a não ter reajuste no preço da passagem desde 2019.

“Temos hoje um governo que investe mais de R$ 200 milhões anualmente para garantir a tarifa sem reajuste para a população”, pontuou.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou o trabalho conjunto com a gestão estadual e municípios para chegar ao projeto final.

“Isso nos dá condições de, junto com os representantes das empresas, apresentar em Goiânia e Região Metropolitana o melhor sistema de transporte público já existente no Brasil”, ressaltou. 

EM ANDAMENTO
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que a reestruturação do Eixo Anhanguera deve ser totalmente concluída até o fim de 2025 e que o projeto já está em execução.

“A reforma de uma das estações já começou, que é do Hemocentro, e a reforma do Terminal Novo Mundo começou hoje”, salientou Rocha Lima, que também é presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivo (CDTC).

A primeira etapa será entregue até julho deste ano, com 200 novos ônibus. Serão 6 ônibus do Eixo Anhanguera, 6 do BRT e 188 das linhas estruturantes, dos quais 122 são convencionais, 60 do modelo super padron a diesel e 6 padron elétricos.

Os modelos a diesel estão dentro do sistema euro 6, norma da União Europeia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes. Até o fim de 2024, um terço da recuperação dos pontos de ônibus será concluído, o que corresponde a 2.314 abrigos.

TRANSPORTE SEGURO
O Nova RMTC engloba investimentos em segurança, com a instalação de 6.560 câmeras de segurança, além da criação da Central de Segurança de Transporte. O projeto contempla ainda a integração entre o aplicativo Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), e o SiM RTMC. Coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado explicou que a medida garante o registro da ocorrência em poucos segundos.

Informações: Governo de Goiás

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