Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Fortaleza, Terminal de ônibus no Papicu é entregue provisoriamente

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

A Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra) entregou, nesta quarta-feira (27), o terminal de ônibus provisório para administração da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S/A (Etufor). A plataforma construída pela Seinfra vai possibilitar que, no subterrâneo da área do atual terminal de ônibus, sejam realizados os serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura Estação Papicu da Linha Leste do Metrofor. A previsão é de que esses trabalhos sejam iniciados em 8 de janeiro de 2024.

“Agilizamos a construção deste equipamento para que, a partir de janeiro, sem nenhum prejuízo à população, a cidade passe a fazer uso deste espaço e a gente possa continuar avançando na obra da Linha Leste”, destacou o secretário Antonio Nei de Sousa.

Com uma extensão de 180 metros, 20 a mais que a estrutura permanente, o terminal provisório conta com área coberta em estrutura metálica e telhas de alumínio; plataforma com piso de concreto; sala de apoio aos motoristas com banheiro acessível; banheiros com unidade acessível; piso podotátil; passarela provisória entre plataformas, com rampa elevada e coberta; sinalizações horizontal e vertical do terminal de ônibus provisório; sinalizações horizontal e vertical do novo acesso do terminal antigo pela Rua Pereira de Miranda; estacionamento com pavimento em blocos intertravados; canteiros com pavimentação em lastro de brita e pintura dos muros de fechamento do Terminal de Ônibus Provisório. No total, o investimento foi de R$3 milhões.

Atualmente, cerca de 46 mil pessoas circulam por dia no terminal.

Mais informações

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.

Informações: Governo do Ceará

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SPTrans muda itinerários de linhas para compras natalinas na região do Brás


A SPTrans informa que a partir de sábado (18), devido ao período de compras natalinas, será necessário alterar o itinerário de 14 linhas na região do Brás até o dia 31 de dezembro.

Confira as alterações:

119C/10 Pq. Edu Chaves – Term. Princ. Isabel

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Hannemann, Rua Carnot, Rua Itaqui, Rua Paganini, prosseguindo normal.

Ponto desatendido sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23. Utilizar o ponto da rua João Teodoro nº 1331.

Ponto desatendido sentido bairro:

- Rua Hannemann 176, 412, deverá atender ponto da Rua Afonso Arinos 226.
- Rio Bonito 1589, utilizar o ponto da Rua Itaqui 268 ou Rio Bonito 1201 e Rua Itaqui 266.

2123/10 Vl. Medeiros – Liberdade
2127/10 Pq. Edu Chaves – Liberdade

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, prosseguindo normal.


Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23 ou Rua Oriente, 760.
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.


271F/10 Center Norte – Metrô Belém

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Celso Garcia, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. de Abaeté, Rua Maria Marcolina.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Rua Br. de Ladário, 485 e 195, utilizar o ponto da Rua Oriente, 760.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. de Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368 e Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

2161/10 Pq. Edu Chaves – Pça. do Correio

Ida: Normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Silva Teles, 99, utilizar o ponto da mesma via no nº 281.
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079 ou  R. Oriente, 760

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

272N/10 Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II

Sentido Único: Normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal, até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro: 

- Rua Silva Teles, 99, utilizar o ponto da mesma via no nº 281
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079. R. Oriente, 760

Pontos desatendidos sentido bairro: 

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga

Ida: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Vd. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, Barão de Ladário, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da Rua Jairo Góis, 91.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visconde de
Abaeté, 79.
Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).

271P/10 Cangaíba – Pça. do Correio

Ida: Normal até a Rua Vautier, Rua Conselheiro Dantas, Rua Canindé, Rua Vitor Hugo, Rua Carnot, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Hannemann, Rua Carnot, Rua Itaqui, Rua Paganini, prosseguindo normal.

Obs.: No sentido bairro, os usuários que utilizam o ponto da Rua Hanneman, 176 e Rua Itaqui, 268, deverão utilizar o ponto da Rua Afonso Arinos, 226.

701A/10 Pq. Edu Chaves – Metrô Vl. Madalena

Ida: Sem Alteração.
Volta: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido bairro.

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana, 2212 – parada 1 - Concórdia.
- Rua Oriente, 374, 556 e 760, deverão se deslocar à Av. Rangel Pestana, 2212, Parada 1 (Concórdia).
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS), Parada 02

2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia

A linha deverá ser operada em sistema circular

Sentido Único: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, Barão de Ladário, 195 e o atual ponto final no Lgo. da Concórdia, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana, 2212 – parada 1 -  Concórdia.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).

172U/10 Cem. Pq. dos Pinheiros – Moóca

Ida: Normal até Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: Normal Até a Rua do Hipódromo, Av. Rangel Pestana (à direita), Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Rua Oriente, 374, 556, 760, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia e utilizar  o ponto de parada 1 (Concórdia) Av. Rangel Pestana, 2212.
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS), parada 02
- Rua Mons. Andrade, 871, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana (Parada Piratininga), 1479

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).
- Av. Rangel Pestana, 2079, utilizar o ponto da Rua Visconde de Abaeté, 79.

311C/10 Pq. São Lucas – Bom Retiro

Ida: Sem Alteração.
Volta: Normal até o retorno sobre o Túnel Tom Jobim, Avenida Prestes Maia, Rua São Caetano e Rua da Cantareira Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Avenida Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.

5144/10 Term. Sapopemba – Term. Princesa Isabel

Ida: S/Alteração.
Volta: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Avenida Rangel Pestana, Avenida Celso Garcia, Rua Bresser, prosseguindo normal.

407A/10 Shop. Aricanduva – Lgo. da Concórdia

A linha deverá ser operada em sistema circular

Sentido Único: Normal até o Lgo. da Concórdia, Vd. Gasômetro, Rua do Gasômetro, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Vd. Mto. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia Prosseguindo Normal.

Pontos desatendidos no sentido centro:

- Ponto Terminal no Lgo. da Concórdia, utilizar o ponto Parada 1 – Concórdia, Av. Rangel Pestana, 2212, no sentido bairro.

Pontos desatendidos no sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos utilizar o ponto Parada 1 – Concórdia, Av. Rangel Pestana, 2212, no sentido bairro.
- Rua Oriente, 556, 760, deverão se deslocar à Av. Rangel Pestana, 2212 e utilizar  o ponto de parada 1 (Concórdia).
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS).
- Rua Maria Joaquina 44 e 388, rua Bresser 542 e 888 deverão se deslocar à Avenida Celso Garcia e utilizar o ponto de parada 1/3 (Parada Bresser) e nº 416

Devido às alterações as linhas abaixo deverão atender aos seguintes pontos:

Sentido centro:
2123/10 Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079                    
2127/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
2161/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
272N/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
174M/10 
701A/10 
2105/10
 
Sentido bairro:
As linhas abaixo deverão atender na Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2212

2123/10                  
2127/10  
2161/10 
272N/10  
174M/10 
701A/10 
2105/10

172U/10 Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana, 2212                           
Parada INSS - Av Celso Garcia 60 

407A/10 Parada 1 Piratininga - Av Rangel Pestana, 1479                           
Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2212 
Parada INSS - Av Celso Garcia 60 

Informações: SPTrans

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Governo de SP anuncia edital para aquisição de 44 novos trens do Metrô

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), anuncia a abertura do edital de licitação para o fornecimento de 44 novos trens destinados ao aprimoramento do sistema metroviário da capital paulista. Com seis carros cada, os novos trens serão destinados principalmente à extensão da Linha 2-Verde, além das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô.

Trata-se de uma concorrência pública internacional, que se iniciou no dia 21 de dezembro e tem como prazo final para envio de propostas o dia 20 de março (90 dias após a publicação do edital). O valor para aquisição das composições – R$ 3,605 bilhões – foi conquistado pelo Governo do Estado e será proveniente de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito do Credenciamento Finame (CFI), e também com aporte do próprio GESP.

A empresa com menor preço será a vencedora da licitação e deverá apresentar o primeiro trem após 21 meses, com uma entrega de um trem por mês até o prazo de entrega da última composição, em 58 meses. Em seis oportunidades, serão fornecidos dois trens ao mês, no período de 24 a 48 meses.

A STM convida empresas qualificadas e experientes na fabricação e fornecimento de trens a participarem deste processo, contribuindo para o progresso e o aprimoramento contínuo do transporte público em São Paulo. Este investimento reflete o compromisso do Estado em fornecer serviços de transporte público de alta qualidade e é parte integrante do plano estratégico para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. Para mais informações, consulte o edital completo disponível no site da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Ampliação de frota

A aquisição de 44 novos trens do Metrô contribuirá para aumentar a capacidade de transporte, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um fluxo mais fluido de passageiros. Os novos trens serão equipados com tecnologia de última geração, garantindo eficiência energética, segurança e conforto aos passageiros. Os novos trens visam atender à crescente demanda por transporte coletivo, proporcionando uma experiência mais confortável e moderna aos usuários do Metrô.

Além disso, o projeto prioriza a acessibilidade, com vagões adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de transporte público. O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, incorporando características e práticas ambientalmente responsáveis na fabricação e operação dos novos trens.

Calendário do Edital

Data de lançamento do edital: 21/12/2023
Prazo para submissão de propostas: 20/03/2024
Com a finalização do edital, será feita a análise minuciosa de todos os documentos para posterior anúncio do vencedor da licitação.

Informações: Governo de São Paulo

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Prefeitura do Rio faz primeira viagem-teste do VLT ao Terminal Intermodal Gentileza

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou no sábado (23/12), da primeira viagem-teste do VLT ao Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que está na reta final de construção na região do Gasômetro. Esta foi a primeira vez que o meio de transporte andou no novo trecho com os trilhos energizados e entrou no TIG. Ele saiu do Centro Integrado de Operação e Manutenção do VLT Carioca (CIOM), na Gamboa, em direção ao terminal.

– Hoje celebramos a primeira chegada do VLT a este novo terminal. Estamos com a expectativa de, em janeiro, colocar o BRT Transbrasil para funcionar, chegando no Terminal Gentileza, o que vai ser uma grande mudança na mobilidade da cidade. Aqui, vai ter sempre essa baldeação, sem custo adicional, para as pessoas poderem chegar no Centro. Pela primeira vez teremos todo o sistema BRT funcionando e integrado. A pessoa vai poder sair de Santa Cruz e chegar no Aeroporto Santos Dumont usando BRT e VLT. E teremos um BRT direto para o Aeroporto Internacional Tom Jobim – afirmou Eduardo Paes, informando que a Prefeitura vai autorizar os táxis a usarem a faixa do BRT até o Galeão.

Com a chegada do novo integrador, o VLT teve o trilho estendido em 700 metros até a área do novo terminal e o acréscimo de mais uma linha que fará o trajeto TIG-Praça XV. A operação também vai contar com a linha 1, que ligará o TIG ao Aeroporto Santos Dumont. Ao todo, serão quatro linhas do sistema VLT na cidade do Rio.

Além de integrar duas linhas do VLT, o TIG receberá o BRT Transbrasil e linhas de ônibus regulares. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.
– Hoje entramos oficialmente no Terminal Gentileza, com o trem acessando o terminal para testarmos toda a parte de sinalização, sistema, energização e segurança. Estamos com quase 100% das obras e devemos inaugurar o TIG em janeiro – disse o secretário de Coordenação Governamental, Jorge Arraes.

O investimento da Prefeitura é de R$ 250 milhões para a implementação do projeto, iniciado em 2022, que está agora em sua fase final para o início da operação em janeiro. As obras estão com 95% de avanço e seguem com os acabamentos do prédio do terminal e entorno, instalações elétricas e da infraestrutura das lojas internas.

O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza”, que hoje estampa camisetas e vários objetos, e também estará nas paredes do TIG.

Informações: Prefeitura do Rio

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Goianiense pode economizar no transporte com o Cartão Família

Famílias de até seis integrantes podem utilizar o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana pagando apenas uma passagem aos fins de semana e feriados. Basta ter o Cartão Família, um benefício lançado em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Goiânia e governo de Goiás. A medida, considerada uma solução inovadora para a acessibilidade e integração familiar, já alcança cerca de 8 mil famílias usuárias do transporte público.

“Assim como nos finais de semana e feriados em todos os meses, as famílias que vão permanecer na nossa Capital durante as festividades de fim de ano podem usufruir do Cartão Família, seja para visitar parentes, aproveitar as atividades de cultura e lazer ou contemplar as belezas naturais dos nossos parques”, destaca o prefeito Rogério, ao mencionar também outros formatos de bilhetagem lançados em sua gestão, como o Passe Livre do Trabalhador e Bilhete Único.

O Cartão Família funciona da seguinte forma: um usuário recebe um cartão denominado como principal, além de até outros cinco integrantes, com idade mínima de 5 anos. Ao apresentar os cartões no validador, é cobrada a tarifa vigente, de R$ 4,30, somente do cartão principal. Para os demais membros do grupo a viagem será gratuita. O benefício pode ser utilizado durante todos os sábados, domingos e feriados nacionais e municipais, no ano inteiro.

A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass (www.sitpass.com.br), onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal. Não há personalização do cartão principal, que pode ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar. Já os cartões dos demais integrantes são personalizados, e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.

A entrega do Cartão Família será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita. Para utilizar em família, somente o cartão principal deve ser recarregado. Cada cartão pode ser utilizado até quatro vezes no mesmo dia e o cartão principal é fiscalizado por meio da biometria facial.

Informações: Jornal Opção

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Grande Recife: Politicas passadas, menos ônibus e mais incentivos a carros e motos

Hoje a cidade do Recife tem segundo o Ministério dos transportes quase 750mil veículos e uma população de 1,5 milhão de habitantes, o que dá uma média de 01 veículo para cada 02 pessoas e a situação fica mais preocupante se levarmos outras cidades da região metropolitana onde Olinda com 151 mil, Paulista com 120 mil e Jaboatão dos Guararapes com 228 mil veículos leva esse número a mais de 01 milhão e 200 mil veículos cadastrados em números atualizados, visto que esses dados são de setembro de 2023.

Pois bem, diante desses números alarmantes já de alguns anos atrás, parece que tais informações não chegaram ao conhecimento do governo Raquel Lyra (PSDB), onde a prioridade deveria ser ao transporte coletivo em detrimento do individual, no caso carros e motos, e na contramão dessas medidas o governo diminuiu IPVA dos automóveis e motos e para piorar ainda mais a situação, retirou de circulação mais de 200 ônibus deixando os usuários como menos ofertas e aumento de intervalos.

Essa política já ultrapassada trouxe grandes prejuízos as grandes metrópoles brasileiras onde a economia ficou travada nos congestionamentos, principalmente na capital paulista que nos últimos anos vem mudando a politica cultural do carro investindo em metrôs, monotrilhos e corredores de ônibus e mesmo nos dias atuais ainda colhe os maus frutos das más politicas passadas. 

As contas do Governo do Estado
Segundo levantamento da Diretoria de Sistemas da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PE), a redução do IPVA para 2,4%, serão beneficiados 3,1 milhões de veículos, uma redução da economia para os contribuintes. Por exemplo, um contribuinte com um carro popular no valor aproximado de R$ 70 mil precisou pagar um IPVA de R$ 2.100 em 2023 (alíquota de 3%). Já em 2024, esse contribuinte vai passar a pagar o valor de R$ R$ 1.680, o que representa uma redução de 20%.

Incentivo a Motos por Aplicativos
Ainda para promover a simplificação tributária e um ambiente de maior equidade fiscal, o governo propõe conceder benefícios fiscais para mais contribuintes do IPVA. O texto prevê isenção do pagamento do imposto para mototaxistas, iniciativa que vai alcançar aproximadamente 22 mil motocicletas.

Hora, é fato conhecido hoje que é preciso subsidiar o sistema de transporte com receitas oriundas do Estado e especialistas defendem que essas receitas venham dos veículos individuais com receitas vindas do IPVA, estacionamentos e até pedágios urbanos, pois além de ter um caráter social, o transporte coletivo hoje não se paga mais só com a tarifa cobrada aos usuários.

Menos 200 ônibus
Entre setembro de 2022 e setembro deste ano, a quantidade de ônibus para atender os usuários caiu de 2.301 para 2.118, um verdadeiro retrocesso no sistema que acaba aumentando os intervalos e consequentemente afasta ainda mais aqueles usuários que passam a tirar seus carros das garagens e ainda o mais grave, faz com que muitos desses usuários não suportem mais e deixem de vez o sistema indo financiar mais um veículo.

Blog Meu Transporte

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Tarifa de ônibus em BH aumenta de R$ 4,50 para R$ 5,25

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a partir da zero hora desta sexta-feira (29), as tarifas do Serviço de Transporte Coletivo na capital serão reajustadas. Este é o primeiro aumento nas passagens desde dezembro de 2018. O congelamento de cinco anos nas tarifas foi possível graças aos esforços fiscais do município, que bancou o subsídio previsto na Lei 11.367/22 e adotou a remuneração complementar estabelecida na Lei 11.458/23.


É importante destacar que durante o período de congelamento da tarifa, o salário mínimo teve variação de 48%, passando de R$ 954 a 2018 para R$ 1.412 em 2024. Já    a Inflação acumulada no período é de 28,43%, segundo o IPCA. Aliado a esse cenário, os principais insumos para o funcionamento do transporte público sofreram reajustes contínuos e significativos.

Foi o caso dos custos de mão de obra, do óleo diesel e dos veículos, que aumentaram em 24,4%, 45,8% e 82,3%, respectivamente. Por outro lado, observou-se a redução da demanda de passageiros pagantes (queda de 52% nos últimos 5 anos) e a implantação de uma série de gratuidades, que são parte dos cálculos das receitas e custos do sistema.

Tendo em vista as limitações orçamentárias impostas para o exercício de 2024, o reajuste se torna necessário para manter a recuperação dos investimentos e consequente melhoria gradual dos serviços. Nesse sentido, pode-se destacar o aumento de 7,90% na quilometragem projetada de janeiro 2024 em relação a janeiro 2023 e aumento de 11,11% no número de ônibus, comparando janeiro de 2023 a janeiro de 2024. 

Cartão BHBUS

Os créditos eletrônicos do Cartão BHBUS Vale-Transporte, adquiridos até 29 de dezembro deste ano, terão o valor de compra mantido até a utilização. Os portadores do Cartão BHBUS Usuário, com créditos adquiridos até 29 de dezembro de 2023 poderão utilizar esses créditos até 45 dias após a data do reajuste, com cobrança da tarifa antiga. O usuário também pode revalidar os créditos válidos nesse período para a nova tarifa, sem qualquer ônus.

Melhorias ao longo de 2023

Ao longo de 2023, 504 ônibus foram incorporados ao sistema, todos com ar-condicionado e suspensão a ar, além de contar com tecnologia sustentável baseada no sistema Euro 6. Isso significa redução em até 80% da emissão de gases poluentes, além de garantir um transporte coletivo mais eficiente, moderno e sustentável.

Além dos ônibus, foram incluídas novas viagens no sistema, que já contabiliza 23.985 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos. Aos finais de semana e feriados foram acrescidas 615 viagens. Foram contempladas 221 linhas de ônibus, ou 74% do total.

Também foram criadas novas linhas e itinerários foram adequados para atender demandas dos usuários, especialmente para o deslocamento a postos de saúde.  

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda intensificou a fiscalização no transporte público para garantir a qualidade na prestação do serviço. Neste ano já foram realizadas 1.874 operações de fiscalização pelos agentes da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), e os ônibus foram inspecionados 20.309 vezes.

Todas as viagens dos ônibus são monitoradas por GPS e os decêndios, com os demonstrativos da fiscalização e do pagamento da remuneração complementar às empresas, são publicados no site da Prefeitura, garantindo a transparência do sistema. Um canal de Whatsapp foi criado para as reclamações dos usuários que são apuradas em tempo real pelas equipes da Sumob.  

Gratuidades no transporte público

É importante lembrar que ao longo do ano foi garantida a gratuidade na passagem para alguns públicos específicos – benefício que será mantido por tempo indeterminado. É o caso do auxílio transporte mulher, passe integral para estudantes da rede pública, vale transporte saúde e passe livre nas linhas que circulam nas vilas e favelas.

Auxílio Transporte Mulher - Mulheres em situação de violência econômica e social que moram em Belo Horizonte têm passe livre para os pontos de atendimento sempre que necessário. O benefício pode ser usado em viagens no transporte público coletivo entre a residência e as instituições da rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Passe integral para estudantes da rede pública - Estudantes da rede pública de Belo Horizonte agora contam com passe livre total no transporte público para ir à escola. A gratuidade é válida para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que residem a, no mínimo, 1 km da instituição de ensino que frequentam.

Vale-Transporte Saúde O Vale-Transporte Saúde facilita o deslocamento de pacientes, especialmente os oncológicos, que precisam realizar consultas e procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Passe livre nos ônibus que circulam em vilas e favelas. 


Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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SPTrans lança licitação para novo sistema de monitoramento do sistema de transporte

A SPTrans lançou nesta terça-feira (26) a licitação para contratação de empresa que vai implantar o novo Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional (SMGO) do sistema municipal de transporte coletivo.

O novo sistema contará com tecnologia de ponta, câmeras e equipamentos embarcados que permitem o aprimoramento no monitoramento dos ônibus do sistema municipal de transporte. A empresa vencedora deverá fornecer as licenças necessárias para o SMGO, bem como ficar responsável pelos serviços de implantação, customização, operação, treinamento, manutenção, processamento, armazenamento e comunicação dos dados em nuvem.

A implantação futura do SMGO integra a missão da SPTrans de assegurar transporte público sustentável inclusivo, proporcionando deslocamentos com qualidade, segurança e eficiência, por meio do monitoramento, planejamento e gerenciamento do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros da Cidade de São Paulo.

A nova tecnologia permitirá modernizar o sistema e atuará na gestão das viagens e na prevenção de acidentes, garantindo ainda mais segurança e conforto aos passageiros e operadores.

As empresas interessadas em participar do processo de licitação devem apresentar suas respectivas propostas até 18/01/24 às 10h, por meio da página eletrônica www.licitacoes-e.com.br.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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