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Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos, mas cobram melhorias e gratuidade também no metrô

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

A cidade de São Paulo realiza neste domingo, 17, o primeiro teste de adoção da tarifa zero nos ônibus municipais. Os passageiros elogiaram a medida (boa parte ainda não sabia da estreia da gratuidade), mas cobraram melhorias na rede de transporte e também a extensão do passe livre para o metrô e os trens. Bandeira do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que pretende se candidatar à reeleição em 2024, a iniciativa foi rechaçada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Para a aposentada Marilda Araújo, de 71 anos, que tem filhos e netos, a iniciativa permite que as famílias possam passear mais aos domingos. "Ótimo ter ônibus de graça aos domingos, mas acredito que não vai permanecer por muito tempo. Seria bom também ter metrô de graça", diz. A gratuidade aos domingos será novamente testada no Natal, no Ano-Novo e no aniversário da cidade (25 de janeiro).

A assistente administrativa Thaís Machado, de 29 anos, saiu da zona leste nesta manhã em direção à região da 25 de Março, no centro. "Pode beneficiar não só quem sai para lazer, mas muitas pessoas que trabalham aos domingos", afirma.

Ela teme, no entanto, que a tarifa dos ônibus seja reajustada em breve. Nesta semana, o governo do Estado anunciou que as passagens do Metrô e da CPTM serão reajustadas de R$ 4,40 para R$ 5. Nunes, por sua vez, afirmou que vai manter congelada a tarifa dos ônibus.

"Já é um absurdo você pagar R$ 4,40 para andar em pé e amassado. O valor já está alto e deveriam ser oferecidas melhores condições de transporte", reclamou Thaís.

A comerciante Ângela do Vale não sabia da gratuidade e também cobrou melhorias durante a semana. "Tinha de ser acessível também durante a semana porque não tem horário, sempre chegamos atrasados", relata.

O professor de Geografia Leilso Antônio, de 26 anos, mora na região de Sapopemba, zona leste, e já sabia da gratuidade. Veio de ônibus até o Terminal Parque Dom Pedro, no centro. De vai pegar uma linha que sobe a Avenida Brigadeiro Luís Antônio para chegar à Avenida Paulista, onde quer passear com seu primo Sebastião Fagner, de 29, que chegou de viagem.

"A ideia (da tarifa zero aos domingos) é boa, pois vai ajudar a população que precisa sair para passear ou trabalhar. Um dia que a pessoa quer passear com a família e pode economizar. Deveria ter integração gratuita também para Metrô e CPTM", avalia Antônio.

A reportagem iniciou sua viagem no Terminal AE Carvalho, na zona leste, por volta das 8 horas da manhã. Durante o percurso, poucas pessoas embarcaram no coletivo, que tinha como destino o Terminal Parque Dom Pedro, na região central. Nos pontos de ônibus, a movimentação também estava tranquila em praticamente todo o trajeto.

Só na região do Brás, o veículo encheu mais, embora não ao ponto de todos os lugares serem ocupados. Muitas pessoas estavam retornando para casa, depois de fazer compras na região. Com exatamente uma hora, o ônibus chegou até o Terminal Parque Dom Pedro.

Procurada para comentar sobre os pedidos de melhorias na rede de transporte, a Prefeitura ainda não se manifestou. O Estadão também perguntou à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado sobre a possibilidade de aderir ao programa de tarifa zero, mas ainda não obteve resposta.

Informações: EXAME

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Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

domingo, 17 de dezembro de 2023

A prefeitura apresentou neste sábado, 16, 108 ônibus novos que ingressaram na frota do transporte coletivo de Porto Alegre neste ano e já estão nas ruas, além dos ônibus elétricos que começarão a circular a partir de fevereiro de 2024. Em evento no estacionamento ao lado da Banda da Saldanha, o prefeito Sebastião Melo anunciou também que serão 12 veículos elétricos operando no transporte coletivo no primeiro semestre de 2024.

“Já são 245 ônibus entregues à população pela nossa gestão. Modernizamos a frota com a tarifa congelada. Adicionalmente, demos início ao projeto-piloto para implementação dos veículos elétricos na Capital. Uma cidade que quer ser referência em sustentabilidade precisa investir em um transporte coletivo que zere a emissão de poluentes no longo prazo” - Prefeito Sebastião Melo.

“Estes 108 coletivos no padrão Euro 6 são um grande avanço em termos de consciência ambiental e comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Eles representam uma redução de até 80% na emissão de gases poluentes e uma diminuição de 50% de material particulado, e todos com com ar-condicionado”, completa o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros, Tula Vardaramatos.

Elétricos - Os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas que operam o sistema com um investimento de R$ 38 milhões, com subsídio do governo municipal. 

No projeto-piloto, as linhas 178.1 Praia de Belas Elétrica, que vai do Terminal Azenha ao Centro via Borges de Medeiros, e a nova linha Integradora, que terá partida também na Azenha rumo ao Centro, terão respectivamente 67 e 66 viagens no primeiro semestre de 2024. A escolha foi feita com base em estudos e visitas técnicas para desenvolver o melhor modelo para Porto Alegre.

As linhas escolhidas priorizam rotas com 180 a 230 quilômetros de extensão para garantir a utilização total da carga e reduzir a taxa de substituição com bateria de maior capacidade (>300 kWh). Os carros adquiridos são das marcas Marcopolo e Caio/Eletra, as mesmas que estão trazendo seus veículos para teste. Com o projeto-piloto, haverá redução na emissão de gases de 84,39 toneladas por mês e 1 mil toneladas por ano.

Desde o ano passado, técnicos, integrantes da gestão municipal visitaram diversos locais para conhecer modelos de eletrificação – o mais recente foi a China. “Esse projeto-piloto servirá como um laboratório para que possamos desenvolver uma curva de aprendizagem. Ele é fundamental para todos que trabalham com o transporte e pretendem criar projetos mais robustos para o futuro”, comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior.

Em fase de testes, a partir de fevereiro de 2024, os usuários da linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora contarão com ônibus elétrico. Foram apresentados, neste sábado, os dois veículos que ficarão em Porto Alegre por 60 dias a partir do começo da operação nas ruas, mediante chamamento público publicado em julho deste ano pela Secretaria Municipal de Mobilidade.

A linha 520.3 realiza 115 viagens, tem uma frota de 20 veículos e transporta 14,4 mil passageiros em dias úteis. Os dois ônibus promovem uma redução na emissão de gases poluentes de 128 toneladas por ano. São das empresas Marcopolo e Caio/Eletra, nas cores verde e lilás.

“O país começa a eletrificar a frota gradativamente e contribuímos com esse processo ao investir ativamente no desenvolvimento de produtos e de componentes para a produção de veículos mais sustentáveis”, comentou o diretor de Operações Comerciais do Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.

O gerente comercial da Eletra, Silvestre Sousa, por sua vez, salientou que o uso dos ônibus elétricos elimina totalmente a contaminação direta ao meio ambiente com a diminuição de emissão de gases que são prejudiciais à saúde da população.

Sobre os ônibus elétricos - São dois modelos. O Attivi Integral da Marcopolo tem 12,95 metros de comprimento, ar-condicionado, piso baixo, autonomia de até 280 quilômetros, capacidade para 81 pessoas e espaço para cadeira de rodas. É o primeiro ônibus da empresa com chassi próprio e 100% elétrico.

O veículo da Caio/Eletra possui 12,1 metros de comprimento, acessibilidade, ar-condicionado, espaço para cadeirante e capacidade para 70 passageiros. A autonomia da bateria é de 200 a 250 quilômetros.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Linhas de ônibus que atendem shoppings do Grande Recife ganham reforço para compras de natal


Natal já está batendo às portas e trazendo um aumento no fluxo de pessoas circulando nos centros de compra da Região Metropolitana do Recife – RMR. Com objetivo de ofertar melhor locomoção aos passageiros, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, a partir de hoje (15), vai reforçar diversas linhas nas viagens que atendem aos shoppings da RMR até sábado (23). Os ônibus que passam pelo Shopping Recife e Riomar, na Zona Sul do Recife, Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, terão aumento nas viagens diárias,

Confira as linhas:

011 – PIEDADE/DERBY
014 – BRASÍLIA (CD. BOA VISTA)
021 – TI JOANA BEZERRA / SHOPPING RIO MAR
023 – TI TANCREDO NEVES / TI AEROPORTO
026 – TI AEROPORTO / TI JOANA BEZERRA
030 – TI RIO DOCE / BARRA DE JANGADA
031 – SHOPPING CENTER (TER. RES. BOA VIAGEM)
043 – AEROPORTO / TACARUNA (DERBY)
044 – MASSANGANA (BOA VISTA)
069 – CONJ. CATAMARÃ
070 – CANDEIAS / SHOPPING RIO MAR
118 – PRAZERES / BOA VIAGEM
140 – TI CAJUEIRO SECO / SHOPPING RECIFE
155 – JORDÃO BAIXO / BOA VIAGEM
910 – PIEDADE / TI RIO DOCE
360 – TOTÓ / BOA VIAGEM

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT

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Transporte coletivo já realiza quase 24 mil viagens por dia em BH

O transporte coletivo em Belo Horizonte já contabiliza 23.985 viagens nos dias úteis - superando a determinação da Lei 11.458/23, de autoria da Prefeitura de Belo Horizonte, que era um acréscimo de 10%, saltando de 21,7 mil para 23.870 viagens diárias. A legislação também exige a renovação da frota com 420 novos ônibus equipados com ar-condicionado, suspensão a ar e menores níveis de poluentes. Quase 450 veículos já estão rodando nas ruas da capital. 

Desde julho, foram acrescidas 1.791 viagens ao sistema de transporte convencional da capital: 1.176 nos dias úteis e 615 nos finais de semana (sábado, domingo ou feriado). Foram contempladas 211 linhas de ônibus, ou seja, 74% delas tiveram acréscimo. 

As duas exigências da PBH levam em consideração não apenas as demandas da população, mas também estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) para melhorar o serviço na capital. Ajustes nos itinerários e a criação de linhas seguem sendo implementadas em BH.

O , aponta a evolução do transporte coletivo de Belo Horizonte em 2023. “Aos poucos estamos resolvendo os problemas que são históricos. Por determinação do prefeito Fuad Noman,  atendemos lugares que eram carentes e que agora contam com um transporte mais eficiente. Um exemplo foi a criação da linha 721 (Estação São Gabriel/Maria Tereza via Parque Cerrado), onde não havia atendimento“, destaca o  superintendente de Mobilidade do Município, André Dantas. 

Melhorias no Transporte Coletivo

A Lei 11.458/23 vem proporcionando uma modernização no sistema de transporte coletivo na capital com a criação do mecanismo de remuneração complementar, possibilitando um transporte com mais qualidade e a redução do preço da tarifa de R$ 6 para R$4,50 – mesmo valor praticado desde 2018.

Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com 70% da frota com ar- condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de 6 anos e 8 meses em julho, antes da lei, agora é de 6 anos e 2 meses. Os novos ônibus estão recebendo uma plotagem especial na traseira, com numeração de cada um dos veículos entregues para a cidade.  

Gratuidades

As melhorias no transporte coletivo da capital implementadas pela prefeitura de Belo Horizonte também contemplam gratuidades como o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos no Sistema Único de Saúde. Há ainda o Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica, e o Auxílio de Transporte Escolar, que atende cerca de 6 mil estudantes do município com gratuidade nos ônibus.

Outra importante implementação foi a tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Informações: Prefeitura de BH

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Passageiro pode carregar bilhete do Metrô em SP até dia 31 e usar “valor sem reajuste” em 2024; entenda

As tarifas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será reajustada dos atuais R$ 4,40 para R$ 5 a partir do dia 1º de janeiro de 2024.

Entretanto, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que os passageiros que fizerem a recarga do Bilhete Único ou do cartão TOP até o dia 31 de dezembro continuarão tendo os descontos nas catracas com base no valor atual.

Por exemplo: se uma pessoa fez uma recarga no valor de R$ 44 no dia 31 de dezembro, ela ainda poderá fazer dez viagens com a tarifa no valor de R$ 4,40, mesmo depois de o bilhete ter passado para R$ 5. Só quando essa recarga acabar, aí ela passará a ter os descontos de R$ 5 por viagem.

O aumento na tarifa foi confirmado na semana passada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em entrevista coletiva, ele afirmou que o estado não tinha mais condições de subsidiar o preço atual da passagem, que não era reajustada desde janeiro de 2020.

Diferentemente do que acontecia em anos anteriores, a prefeitura de São Paulo não irá acompanhar o estado no reajuste.

Na última sexta-feira (15), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), afirmou à CNN que o valor atual da passagem dos ônibus municipais, no valor de R$ 4,40, será mantida.

O prefeito disse ainda que, mesmo com o aumento dos trens e do metrô, manterá o programa de tarifa zero aos domingos, que começou a valer hoje.

Informações: CNN

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Governo de Minas lança plano para integrar transporte público na Grande BH

O governo de Minas lançou nessa quarta-feira (13/12) o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PlanMob – RMBH). Em linhas gerais, o objetivo é tornar os sistemas mais eficientes, inclusivos e sustentáveis, além de promover a integração do transporte coletivo na Grande BH com oferta de descontos aos usuários que precisam usar os serviços entre as cidades.

Hoje, na RMBH, o sistema de transporte metropolitano possui somente integração física com os sistemas municipais e física, operacional e tarifária (em parte das linhas) com o metrô. Não há integração institucional entre os entes responsáveis pelo transporte coletivo.

Com isso, o desequilíbrio é refletido pela tendência de queda da demanda do serviço de transporte coletivo na RMBH, verificada de 2014 até 2019. O problema ficou ainda mais acentuado após 2020 em função dos efeitos da pandemia por COVID-19. “Há forte indício de que a participação do modo coletivo foi reduzida a partir de 2012, quando já representava menos de 50% das viagens”, afirma o governo no texto do PlanMob.

Vale dizer que a perda de passageiros vem acontecendo nos quatro sistemas de maior demanda na RMBH: trilhos, ônibus metropolitano e ônibus municipais de Belo Horizonte e Contagem. Nesse contexto, a dificuldade em manter receitas tarifárias capazes de cobrir os custos operacionais leva a pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro, por parte de operadores, ao poder público.

“Quanto maior o nível dos descontos aplicados nas viagens integradas, mais significativo será o potencial de atração de demanda para os sistemas de transporte público coletivo, tendo em vista a considerável sensibilidade da demanda em relação aos preços, em parte explicada pela realidade socioeconômica dos usuários”, diz outro ponto do documento. A expetativa é gerar redução tarifária média de 2,4%.

Durante o lançamento do PlanMob, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Calixto, pontuou que a Grande BH transcende os limites de cada município. “Então, para termos uma solução de mobilidade, é impossível que cada cidade pense de forma isolada. Agora, precisamos avançar para além do plano”, disse.

Veja algumas das principais propostas do PlanMob:
- Priorizar políticas públicas que contribuam para a segurança, seguridade e equidade no acesso aos serviços de transporte, com especial atenção para pessoas em situação de vulnerabilidade;

- Buscar fontes de financiamento e formas de remuneração do transporte coletivo que garanta a sua oferta como direito social, em especial nas áreas e horários de maior vulnerabilidade;

- Elaborar estudos para rever o modelo tarifário da tarifa pública e a implementação de subsídios, com base em critérios sociais e do uso do solo;

- Articular com os municípios para a adoção de pedágios urbanos e política de restrição de acesso em áreas críticas, com arrecadação de recursos para melhorar a qualidade do transporte coletivo;

- Adoção de novas tecnologias para monitoramentos dos serviços de transporte.

Informações: Estado de Minas

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Em Maceió, começa a operação do Free-Tour Natal Massayó

Neste domingo (17), ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) circularão pela orla marítima com o Free-Tour Natal Massayó. As viagens serão iniciadas às 18h, com crianças ligadas a instituições filantrópicas da capital que visitarão a iluminação e a decoração natalina instalada pela Prefeitura. Na ocasião, agentes mirins e educadores atuarão na recepção aos passageiros. A atividade segue até as 20h.

Já na segunda-feira (18), o tour gratuito promovido pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) estará disponível para qualquer cidadão. A iniciativa busca reduzir a quantidade de veículos particulares nos polos atrativos, os distribuindo nos estacionamentos ao longo da orla.

Nos dias úteis, as viagens serão iniciadas às 18h e seguirão até 23h. Nos fins de semanas, os passeios finalizarão às 00h. A operação do Free-Tour Natal Massayó segue até 6 de janeiro de 2024. Excepcionalmente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, os passeios não funcionarão.

“Este projeto já é bastante aguardado pelas pessoas e nós tratamos de dar continuidade. Com a iniciativa, promovemos o turismo e o direito à cidade, já que as pessoas podem embarcar gratuitamente nos coletivos para conhecer de perto a decoração natalina instalada ao longo da nossa orla”, pontuou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

Confira os trajetos e pontos de embarque e desembarque

As viagens partirão do Jaraguá, nas proximidades do Mercado das Artes 31, e seguirão pela Avenida Industrial Cícero Toledo, Rua Sampaio Marquês, avenidas Doutor Antônio Gouveia, Silvio Carlos Viana e Álvaro Otacílio, de onde retornarão para a Capelinha do Jaraguá

As paradas de embarque e desembarque serão fixadas no Hotel Enseada, Imperador dos Camarões, Feirinha da Pajuçara, Cadeira Gigante, Marco dos Corais, Maceió Mar Hotel, Balança do Peixe Ponta Verde, Corredor Vera Arruda e Base da Oplit (Posto Sete), de onde os coletivos retornarão para a Capelinha do Jaraguá.

Informações: Prefeitura de Maceió

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Governo de SP diz que tarifa de integração do transporte público passará de R$ 7,65 para R$ 8,20

O governo de São Paulo informou nesta sexta-feira (15) que a tarifa de integração do transporte coletivo terá um aumento de 7,2% a partir de 1º de janeiro. O valor passará de R$ 7,65 para R$ 8,20.

Como já anunciado anteriormente, as passagens de trem, metrô e ônibus da EMTU passarão a custar R$ 5 já no início de 2024. Contudo, o preço dos ônibus municipais da capital será mantido em R$ 4,40 pelo terceiro ano seguido.

Com a diferença nas tarifas, os valores de integração aparecerão da seguinte forma nas cobranças de Bilhete Único:

Historicamente, a capital paulista acompanha o aumento de tarifas com o estado. Entretanto, como haverá eleições municipais em 2024, a gestão de Nunes tentava postergar o aumento do transporte e decidiu manter os valores.

No final do mês passado, conforme noticiado pelo g1, Tarcísio já tinha sinalizado o aumento no valor das tarifas de Metrô, e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e trens metropolitanos privatizados.

A tarifa não sofria alteração desde janeiro de 2020. Segundo o governador, a falta de reajuste prejudica a situação financeira das empresas públicas, como Metrô e CPTM.

"A tarifa está congelada há muito tempo, e a gente tem que começar a fazer conta. Ou eu repasso alguma coisa pra tarifa ou a gente permanece com ela congelada, e eu aumento o subsídio. Quanto mais tempo a tarifa ficar congelada, mais subsídio a gente vai ter", defendeu ele no final de novembro.

Transporte municipal
Nesta semana, Nunes anunciou a tarifa zero nos ônibus da capital aos domingos a partir deste sábado (17).

A gratuidade vai valer para todos os passageiros nos 4.830 ônibus da cidade, em suas 1175 linhas, da 0h às 23h59. Também haverá tarifa zero no Natal, no Ano Novo e no Aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro.

Informações: G1

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