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Prefeito de SP anuncia tarifa zero nos ônibus aos domingos

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta segunda-feira, 11, que a cidade vai adotar a tarifa zero nos ônibus aos domingos. A medida já valerá a partir do próximo final de semana, dia 17 de dezembro. O anúncio acontece após Nunes se reunir com técnicos da SPTrans para decidir como seria a implementação do projeto.

Segundo estimativas da prefeitura, 2,2 milhões de pessoas utilizam o ônibus aos domingos, por meio de 4.830 ônibus de 1.175 linhas. Os feriados de Natal, Ano-Novo e aniversário da cidade (25 de janeiro) também terão tarifa zero.

Segundo o prefeito da capital, o custo da tarifa zero será de R$ 283 milhões ao ano. Nunes disse que não haverá aporte de recursos, apenas renúncia de receita, já que quantia corresponde ao tanto que a prefeitura recebe de tarifa aos domingos. 

A tendência de passe livre em cidades do Brasil tem crescido nos últimos anos. Municípios da grande São Paulo, como Vargem Grande Paulista e São Caetano do Sul, até em outros estados, como Caucaia, a segunda mais populosa do Ceará, implementaram a medida. 

Na última quarta-feira, 6, a Subcomissão da Tarifa Zero, vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, apresentou e aprovou um relatório que indicava a necessidade de se implantar a gratuidade no transporte coletivo da capital paulista sugerindo ao Executivo municipal que essa implantação possa ocorrer de maneira gradativa.

A sugestão do relator, o vereador Sidney Cruz (Solidariedade), foi para que a prefeitura adotasse a a tarifa zero aos domingos, ou restrita apenas ao horário noturno, ou beneficiando inicialmente apenas pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais do governo federal e aos desempregados constantes no Caged (Cadastro Geral de Desempregados), ou ainda que a prefeitura possa disponibilizar, em caráter experimental, linhas de ônibus gratuitas que circulam pelas periferias da capital paulista.

Sobre o impacto financeiro, a Subcomissão indicou que uma implementação integral faria com que  a cidade de São Paulo ampliasse os subsídios das empresas de transporte público, em cerca de R$ 5 bilhões anuais a mais, para cobrir a valor recebido das catracas.

No final de novembro, o plenário da Câmara dos Vereados aprovou em primeiro turno o texto substitutivo do PL (Projeto de Lei) 578/2023, da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2024 que sugere um valor de R$ 500 milhões para a prefeitura dar início à implantação da Tarifa Zero no transporte público municipal. 

Informações: EXAME

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Renovação da frota do BRT do Rio completa um ano com bons resultados

Em dezembro de 2022, os primeiros ônibus amarelinhos começavam a rodar nas pistas exclusivas do BRT. Em um ano, a chegada dos novos veículos para a requalificação do Sistema BRT, iniciada em 2021, apresenta reflexos positivos, como o aumento no número de passageiros transportados diariamente. Quando a Prefeitura assumiu o sistema, em 2021, a média diária era de 150 mil. Hoje, está em cerca de 360 mil (pagantes + gratuidade).

No dia 16 de dezembro de 2022, a Prefeitura entregou os primeiros 48 ônibus amarelinhos para circular no corredor Transolímpica. Com mais ônibus rodando, foi percebida a redução nos intervalos das linhas. A queda foi de até 42% no horário de pico – passando de 12 minutos para sete de espera. Após a chegada da nova frota, a média de passageiros transportados em dia útil passou de 24 mil (pagantes + gratuidades) para cerca de 47 mil atualmente.

Em março deste ano, foi a vez do Transcarioca ter 100% da frota renovada. O corredor recebeu 110 novos carros, entre articulados e ônibus tipo padron. A média dos intervalos diminuiu mais de 50% nos horários de pico. Já a média diária de passageiros (pagantes + gratuidades) passou de 80 mil para 123 mil atualmente.

A requalificação do sistema significou para os seus usuários menos tempo de espera, mais rapidez para chegar ao destino, mais conforto no deslocamento e mais qualidade de vida.

Requalificação do Sistema BRT

No final de 2016, havia cerca de 400 articulados circulando nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário. Em março de 2021, o município fez a intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Houve aumento da oferta de articulados e foram criadas linhas eventuais, batizadas de “Diretão”.

A Prefeitura comprou no ano passado novos ônibus para os corredores Transolímpica, Transcarioca e Transoeste. O corredor Transbrasil, previsto para ser inaugurado em janeiro, também receberá os amarelinhos.

Reforma das estações do BRT

A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, já reformou 120 estações do Sistema BRT. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.  Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual e reforço na iluminação.

Informações: Prefeitura do Rio

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Novos veículos do transporte coletivo de Palmas entram em operação

Os novos veículos que chegam para integrar o sistema do transporte coletivo municipal já começaram a operar nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 11. De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), os ônibus estão sendo inseridos de forma gradativa, atendendo às necessidades dos itinerários das linhas, para proporcionar mais eficiência aos serviços ofertados aos usuários palmenses.


Eles contam com tecnologia mais moderna. Tem capacidade regular para atender 44 passageiros sentados e outros 30 em pé, com ar-condicionado com 136 mil btus, mais potentes que os equipamentos usados na frota antiga, suspensão pneumática, sistema de monitoramento interno e seguro para terceiros. Além disso, os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, dentre outros equipamentos e acessórios de segurança exigidos pelos órgãos de fiscalização. 

Para o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, o reforço dos veículos faz parte do plano de ação da gestão municipal para modernizar toda frota, em substituição aos equipamentos antigos. “As melhorias que estão sendo propostas visam reduzir a superlotação dos veículos, e, consequentemente, diminuir o tempo de espera, com mais acessibilidade e conforto aos usuários. Estamos na expectativa também da chegada de outros 40 veículos nos próximos dias, de um total de 100 ônibus previsto no edital de contratação”, ressaltou.

A entrega dos 30 novos veículos de locação foi feita na última sexta, 8, com a participação da prefeita Cinthia Ribeiro. A aquisição, no formato de locação, segue as diretrizes da regência de execução das despesas públicas e nas condições previstas no contrato firmado com a empresa Atlântico Transportes Ltda, com custo mensal de R$ 1,5 milhão.

Informações: Prefeitura de Palmas

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Modelo da Higer na COP28 é o mesmo que circula no Brasil

A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, Emirados Árabes Unidos, reunirá até 12 de dezembro os líderes mundiais para debaterem as tomadas de decisões sobre as questões climáticas globais.

A Higer, maior empresa de ônibus elétrico do mundo, leva toda a sua tecnologia para a conferência como a montadora escolhida para fornecer o serviço de transporte às autoridades que circulam pelo evento, demonstrando mais uma vez a capacidade tecnológica e ecológica dos seus produtos.

O modelo usado na COP28 é o Azure 12, o mesmo que já circula pelas ruas brasileiras. E diante das altas temperaturas locais, o veículo tem se destacado pelo seu exclusivo ar-condicionado digital ecológico com inovador sistema sem dutos desenvolvido para as áreas tropicais.

A autonomia do veículo na conferência é outro diferencial. Equipado com tecnologia de última geração, como o sistema de freio regenerativo que contribui para um aumento de autonomia do veículo em até 30%, os ônibus da Higer conseguem realizar as rotas operacionais da conferência - por onde circulam 10 vezes cada todos os dias e entregam mais de 800 delegados em um único dia - sem precisar parar para fazer recargas.

Esse é o 2º ano que a Higer Bus é escolhida para fornecer os ônibus para a Conferencia do Clima, no ano passado também realizou esse serviço no Egito.

Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.

Informações: TEVX HIGER
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Recarga do cartão integração do Metrô Bahia poderá ser feita por meio do aplicativo KIM

Com o objetivo de oferecer mais facilidade aos clientes, a CCR Metrô Bahia firmou parceria com o aplicativo KIM para a recarga do Cartão Integração - mais uma oportunidade de efetuar a compra de créditos de forma prática e rápida.

Atualmente o aplicativo já é utilizado para recarga dos cartões de ônibus de Salvador e Região Metropolitana, e passa a disponibilizar essa facilidade no metrô da cidade, com pagamentos que podem ser feitos pelo celular, a partir do dia 12 de dezembro.

“Temos quase 600 mil usuários cadastrados em Salvador e um crescimento registrado de 25% somente neste ano na região. É uma cidade que vem se destacando cada vez mais no uso do KIM. Nosso compromisso é continuar oferecendo as melhores soluções para a mobilidade urbana na região por meio de tecnologia e inovação”, destaca o CEO do aplicativo KIM, Rubens Filho.

Para realizar a recarga, é preciso baixar o KIM, disponível para download gratuito nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Depois, o usuário deve selecionar a opção “Recarga Cartão Transporte” na aba “CCR Metrô Bahia”. Em seguida, basta cadastrar o número do cartão integração, escolher o valor da recarga e o método de pagamento, que pode ser PIX ou cartão de crédito. Para validar os créditos, basta aproximar o cartão nos validadores das estações.

“A parceria entre a CCR Metrô Bahia e a Kim busca agilizar o dia a dia do cliente, para que a sua experiência com o metrô seja cada vez mais confortável e rápida”, explica Frederico Pimentel, Coordenador de Arrecadação e Clearing da CCR Metrô Bahia.

Atualmente, a tarifa exclusiva do metrô é de R$ 4,10 e a integrada do metrô com os ônibus urbanos, STEC e BRT é de R$ 5,20. Essa nova parceria entre a KIM e a CCR Metrô Bahia é mais uma alternativa para pagamento da passagem do metrô, atendendo os cerca de 370 mil passageiros que circulam por dia nas estações.

Sobre KIM*

KIM é um aplicativo de mobilidade urbana que tem o objetivo de facilitar a jornada dos passageiros de transporte público. Criado em 2017, o aplicativo está disponível em mais de 75 cidades no Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Vitória. Por meio do app, o cliente consegue recarregar seu cartão de transporte, da forma que lhe for mais viável, entre PIX, cartão de crédito ou débito e boleto, acompanhar toda a movimentação de uso do cartão através do extrato, revalidar o cartão de estudante, pedir uma segunda via do bilhete eletrônico e bloqueá-lo em caso de perda, roubo ou furto. O app também permite o pagamento da passagem com QR Code, diretamente na catraca do ônibus e usando o celular, e conta com um mapa, onde é possível acompanhar os horários dos ônibus e traçar rotas para chegar ao destino desejado. A disponibilidade dos serviços pode variar de acordo com a localidade.

Informações: CCR Metrô Bahia

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Terminal Gentileza vai integrar BRT Transbrasil, ônibus municipais e linhas de VLT a partir de janeiro

domingo, 10 de dezembro de 2023

Os cariocas estão bem perto de ganhar o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que integrará três diferentes modais de transporte: o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que teve o trilho estendido em 700 metros até a área do novo terminal. A previsão é que o novo integrador de modais entre em operação no mês de janeiro. O investimento do município para a implementação do projeto é de R$ 250 milhões.  A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo TIG todos os dias.

As obras atingiram 95% de avanço. No dia 2 passado, foi aberto ao tráfego o do novo trecho da Avenida Brasil que dá acesso à Avenida Francisco Bicalho. Com a liberação da via, os veículos procedentes da Avenida Brasil, na altura do Caju, agora podem seguir em direção ao Centro, Tijuca e ao Túnel Rebouças sem necessidade de transitar pelo Viaduto do Gasômetro. Nos primeiros dias úteis de funcionamento do novo trecho, houve uma redução do volume de veículos no Gasômetro em torno de 9%, gerando consequentemente uma redução do tempo de viagem de aproximadamente 12%.

O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza” que hoje estampa camisetas e vários objetos, e também estará nas paredes do TIG.

Informações: Prefeitura do Rio

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O calor na rotina de quem usa transporte público no Grande Recife

“Não adianta nada colocar ar-condicionado pra ficar uma quentura dessa”, essa foi a afirmação de uma idosa com aparência de 70 anos para o homem ao lado, por volta das 11h30, em um BRT que fazia a linha Abreu e Lima-PCR,. Quando escutei a frase, olhei para o termômetro e ele estava marcando 32,5º. Essa foi a média durante 15 minutos de viagem no trecho entre o Terminal Integrado Pelópidas ao Terminal Integrado PE-15.

Calor e desconforto fazem parte do dia a dia de estudantes e trabalhadores que precisam utilizar o transporte público na Região Metropolitana do Recife. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, quase 1 milhão e 300 mil passageiros circulam diariamente nos 2.159 veículos, distribuídos em 383 linhas. 

Em uma experiência para avaliar as condições de temperatura dos coletivos, percorri o trajeto de Norte a Sul com um equipamento chamado termo-higrômetro, um tipo de termômetro, que mede a temperatura do ambiente. Foram dois dias indo e vindo, em diferentes trajetos realizados em dez ônibus, com o ponto de partida no bairro de Maranguape 1, em Paulista.

1º dia: rumo ao centro e zona oeste
No primeiro dia, o aplicativo no meu celular indicava 31º em Paulista, Olinda e Recife, no entanto, já no primeiro ônibus que fazia a linha T.I Pelópidas/Maranguape 1 a caminho do Terminal Pelópidas Silveira, em apenas 10 minutos de viagem o tal termo-higrômetro chegou a marcar 34º. 

A meta do dia era chegar até o Terminal Integrado Getúlio Vargas, no Cordeiro, zona oeste do Recife, e voltar para Igarassu, no litoral norte. Para isso, a rota foi desenhada para passar pela área central do Recife, pegando o ônibus da linha Igarassu/Dantas Barreto. A escolha não foi casual, nessa linha são comuns as viagens de até duas horas até o centro da capital. Com variações, para mais e para menos, a média de temperatura dentro do coletivo foi de 32,2º. Por se tratar de um ônibus tipo BRT, as janelas não podem ser abertas e quase não há circulação de ar, então, os passageiros são submetidos a um sistema de ar-condicionado que pouco funciona.

Depois de descer na rua Princesa Isabel, em frente à Faculdade de Direito, caminhei até a avenida Conde da Boa Vista para pegar o BRT da linha Camaragibe/Conde da Boa Vista e finalizou na estação Getúlio Vargas, bem diante do terminal integrado, na avenida Caxangá. A viagem começou com 32º e finalizou com 32,5º. Assim como o coletivo anterior, este também tem sistema de ar condicionado. Mesmo em funcionamento, o calor era praticamente igual ao do lado de fora. 

No retorno para a área central, o único transporte de toda a viagem que esteve com a temperatura amena foi o Getúlio Vargas/Conde da Boa Vista, apesar do equipamento indicar 32º quase o tempo todo, o fato do ônibus estar vazio tornou o trajeto até o Derby minimamente confortável. Era hora de voltar para casa. Por isso, desci na praça do Derby, rumo ao norte da RMR. 

No coletivo PE-15/Boa Viagem, a temperatura iniciou com 32,2º e chegou a 34,7º, desta vez o veículo não possuía ar-condicionado e os passageiros contavam apenas com as janelas abertas. Nas proximidades de Olinda, o tempo ficou nublado e abafado, mesmo assim a temperaturas não variou muito. Ao chegar no terminal da PE-15 e seguir para Igarassu, no sexto coletivo do dia, o tempo virou e começaram as pancadas de chuva.

Com a chuva, pensei que o calor iria diminuir, mas isso não aconteceu. Pouco depois das 13h do primeiro dia de campo, o coletivo que fazia a linha PE-15/ Igarassu Sítio Histórico, ainda na integração, marcava 32,2º mas ao chegar no destino já marcava 34,3º.

2º dia: com destino à zona sul
Diferente do primeiro dia, o destino do segundo dia foi a zona sul do Recife, mais precisamente a igrejinha da pracinha de Boa Viagem. Seguindo pelo corredor Norte/Sul, o trajeto foi feito no ônibus da linha PE-15/Boa Viagem percorrendo a PE-15, avenidas Agamenon Magalhães e Domingos Ferreira. 

Saindo do T.I PE-15, em Olinda, o termohigrômetro marcava 31,7º, mas o número na tela de cristal líquido foi aumentando. Sobre o viaduto Capitão Temudo, após a ponte Joana Bezerra, o equipamento marcou surpreendentes 37,1º. Essa viagem durou aproximadamente 1h10, só amenizando o calor no final da avenida Domingos Ferreira, em uma área mais arborizada. O veículo não tinha ar-condicionado.

“É complicado, mas a gente se acostuma” 
A frase do subtítulo acima foi dita pelo motorista Ricardo Silva, que trabalha no transporte coletivo há 15 anos. Atualmente dirigindo ônibus na linha Rio Doce/ Piedade, que cruza as cidades de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes em uma viagem de duração de aproximadamente 2h30, Ricardo afirmou que “algumas pessoas reclamam do tempo, da demora e do calor”. 

Ele, que não usa o pequeno ventilador que vi com alguns motoristas. O motivo é simples: ele não gosta, afirma que bom mesmo seria o ônibus com ar-condicionado. “Seria uma maravilha”, afirmou.  

De acordo com o Grande Recife Consórcio, apenas 417 coletivos têm ar-condicionado, equivalente a pouco mais de 15% do total da frota. Em 2019, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a Lei 16.787/2019, que previa a refrigeração gradativa dos ônibus da RMR em até quatro anos. 

Segundo o texto, no art. 1° “esta Lei estabelece metas e condições para a realização de investimentos na renovação da frota de veículos integrantes do Sistema Estrutural Integrado – SEI da Região Metropolitana do Recife – STTP/RMR, nos exercícios de 2020 a 2023”.

Até o final deste ano, “as permissionárias dos serviços de transporte público de passageiros deverão renovar a frota que ultrapassar 8 (oito) anos de vida útil” além de “no mínimo, 70% (setenta por cento) dos novos veículos renovados a cada ano serem equipados com ar-condicionado e possuírem capacidade igual ou superior a dos veículos substituídos”. 

No entanto, o Grande Recife se justificou afirmando que “a Lei 16.787/2019 estabeleceu metas de aumento de frota com o ar-condicionado, sendo que ‘o impacto tarifário da renovação da frota (…) deverá ser previsto nas revisões tarifárias (…) como condição de eficácia das metas estabelecidas. Nas últimas deliberações sobre tarifa, o CSTM – Conselho Superior de Transporte Metropolitano -, não incluiu custos para ampliação de frota com ar.”

Também foi informado que “tão logo tenhamos atendida a previsão legal, ou seja, o  CSTM prever o impacto na revisão tarifária, teremos condições de promover a esperada ampliação. Atualmente 16,6% da frota do Sistema de Transporte possui ar-condicionado. Cabe aqui destacar que o Estado de Pernambuco tem subsidiado o sistema, já que o custo de operação é maior que a receita arrecadada.”

“Transporte público não é prioridade dos governantes”
Apesar do Grande Recife Consórcio afirmar que o estado já garante subsídio ao sistema de transporte público da RMR, o especialista em mobilidade urbana e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Leonardo Meira acredita serem necessários mais investimentos efetivos para melhorar a circulação dos coletivos na cidade. 

“Acredito que, a despeito de alguns investimentos que foram feitos, principalmente, na época da Copa do Mundo, o transporte público não é prioridade dos governantes há muito tempo.  Ao menos não prioridade efetiva, com investimentos, com melhorias. Então, ele foi caindo de qualidade, foi recebendo cada vez mais concorrência.”

Os transportes por aplicativo que, muitas vezes, tem um preço compatível com as passagens de ônibus, faz com que o passageiro escolha a opção mais confortável, gerando um ciclo de queda na receita e, consequentemente, da qualidade do serviço, sobrando para quem não tem condições de custear uma viagem em carro particular diariamente.

Para o professor, a implementação dos ar condicionados também está diretamente ligado à questão financeira. “Ele custa alguns milhares de reais e vai custar no preço do ônibus e a tarifa não está levando em conta esse valor. Então o empresário não vai colocar um ar condicionado a mais se ele não recebe, entendeu? Então ele precisa entrar nessa conta, seja com um financiamento do Estado”, afirmou. 

Meira afirma ainda que um modelo para o transporte público no qual as autoridades do Recife e da Região Metropolitana poderiam se espelhar é o sistema Transmilênio, de Bogotá, na Colômbia. Para ele, “talvez seja um bom exemplo e de outros sistemas de países em desenvolvimento com situação semelhante ao Brasil, de BRT ou de VLT. No Brasil é difícil citar um bom exemplo, porque as capitais brasileiras, em regra, são bastante parecidas no que diz respeito a essa dificuldade com o transporte público”.

Informações: Marco Zero

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Prefeitura do Rio entrega a Nova Transoeste com pista revitalizada e frota renovada

A Prefeitura do Rio entregou, neste sábado (09/12), a Nova Transoeste, que teve no total 59 quilômetros revitalizados, sendo 31 quilômetros de calha do BRT reconstruídos em concreto. O corredor passa a operar com 208 ônibus, dos quais 136 são novos veículos articulados, equipados com tecnologia sustentável Euro 6, além de 22 Euro 5 que já circulavam no trecho Jardim Oceânico x Alvorada e 50 ônibus padrons da nova frota. O início da operação dos “amarelinhos” no corredor Transoeste marca a renovação de 100% da frota do BRT em toda a cidade e decreta o fim da era dos veículos azuis.

A renovação, com 427 novos ônibus nos três corredores, representa um aumento de quase três vezes mais ônibus, se comparados aos 120 que atendiam os mesmos corredores em 2020, quando o sistema BRT estava completamente sucateado. A entrega representa mais um passo significativo para a reconstrução do modal, que após a entrada em operação do corredor Transbrasil vai totalizar mais de 600 ônibus em operação. Participaram da entrega o prefeito do Rio, Eduardo Paes; a secretária de Transportes, Maína Celidonio; a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.

– Esse foi o primeiro BRT, entregue em 2012 com muita qualidade, e ele mudou a vida de muita gente. Imaginar que quando voltamos ao governo em 2021 tinham apenas 120 ônibus para os três corredores é inaceitável. Hoje é um dia de muita alegria, poder devolver os três corredores. Na Transolímpica e na Transcarioca a vida já mudou, e agora muda para a população da Zona Oeste também, que recebe esse BRT com dignidade, com tempos menores, com mais conforto e segurança – disse o prefeito Eduardo Paes, lembrando que mais melhorias estão a caminho. – Em breve vamos ter Magarça, Curral Falso, Pingo D’água e Mato Alto, todos terminais novos. Então, chega de sofrimento. Até o início do ano que vem serão 600 ônibus no BRT, estamos com 427 já, nos três corredores existentes, e a Transbrasil está chegando aí também. Estamos tendo uma experiência positiva na Transcarioca e na Transolímpica. Mais do que punição, queremos a conscientização das pessoas. Isso aqui é dinheiro público, quem danifica um BRT está rasgando seu próprio dinheiro.

Concreto na nova calha da Transoeste

Com três terminais (Jardim Oceânico, Alvorada e Campo Grande) e 62 estações, a Transoeste conecta a Barra da Tijuca a Santa Cruz e a Campo Grande e foi inaugurada em 2012, como o primeiro corredor de BRT da cidade. A requalificação, executada pela Secretaria de Infraestrutura, recuperou a pista do corredor de BRT desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba, passando pelo túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda. Ao todo foram utilizados 52.800 metros cúbicos de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas. Os investimentos ultrapassaram os R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses. Vale lembrar que, com a utilização da nova calha de concreto pelos ônibus “amarelinhos”, as pistas centrais onde circulam os demais veículos da Avenida das Américas receberão também um novo asfalto.

– Estamos devolvendo a calha do BRT da Transoeste novinha para a população do Rio de Janeiro. Esta obra vai gerar muito mais conforto, segurança e agilidade aos usuários do sistema BRT – afirmou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Durante a obra também foi construída uma passagem inferior no Terminal Recreio, possibilitando a interligação com a Transolímpica. Agora, a conexão da Transolímpica com a Transoeste será dentro do próprio terminal, eliminando a necessidade de travessia na Avenida das Américas e proporcionando mais conforto aos usuários.

Mais ônibus, intervalos diminuídos em até 58% no corredor

O início da operação dos 136 novos articulados na Transoeste vai aumentar a oferta de lugares, e os intervalos entre os ônibus diminuirão de significativamente. Na linha 10 (Santa Cruz x Alvorada), por exemplo, o intervalo será reduzido em 58% nos horários de pico: de 12 para 5 minutos. Atualmente este corredor transporta em média 190 mil passageiros em dias úteis.

– Hoje completamos a reformulação do BRT. A partir de hoje não existe mais ônibus velho no BRT, só ônibus novo. A gente está entregando dignidade, qualidade de vida para esse passageiro, que agora vai viajar com ar-condicionado. E vai reduzir muito o tempo de espera nas estações – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Os ônibus alugados que fazem o trecho Paciência x Recreio também serão substituídos por “amarelinhos” modelo padron. Os serviços “diretões” vão continuar, mas serão com ônibus articulados novos, com embarque e desembarque nas estações com conforto e segurança para os passageiros, nas linhas de BRT: 10 – Santa Cruz x Alvorada Direto; 12 – Pingo D’Água x Alvorada Direto; e 13 – Mato Alto x Alvorada Direto.

– Acabou o sufoco, começou o conforto. É isso o que a população pode esperar. Embora a Transoeste tenha sido o último corredor entregue com a frota nova, recebeu os melhores ônibus, o Euro 6, que equivale a quase três veículos de tamanho normal, e tem toda uma proposta ambiental, ele é muito menos poluente, tem vários mecanismos para, por exemplo, controle de velocidade, gasto de diesel – lembrou a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Seccin.

Sobre os novos ônibus Euro 6 da nova Transoeste

Os novos ônibus do BRT Transoeste estão equipados com a tecnologia sustentável Euro 6, o que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes. O Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade brasileira a adquirir articulados compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro 6. Este é um dos compromissos da Prefeitura do Rio com a sustentabilidade e a preocupação em promover soluções para as questões ambientais. Ao todo, foram comprados 337 articulados Euro 6, com a previsão de entrega gradual até o fim de maio de 2024.

Além da redução de poluentes, os ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, área reservada a pessoas com deficiência e tomadas USB, entre outros itens.

Informações: Prefeitura do Rio

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