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Em Manaus, Quarenta novos veículos são entregues para transporte coletivo

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Foi entregue nesta segunda-feira (23), 40 novos veículos para o transporte coletivo em Manaus. Com a ação realizada na véspera do aniversário de 354 anos da cidade, na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Leste, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), alcança a marca de 300 veículos novos, totalmente modernos.

“Esses ônibus vão servir, em sua maioria, as zonas Norte e Leste, e alguns vão atender também a zona Oeste de Manaus. Assim, nós chegamos a 300 ônibus novos na nossa gestão, sendo que, até o final do ano, teremos mais 75 veículos entregues para o transporte coletivo. É importante ressaltar que nós finalizamos também a licitação para o transporte alternativo e executivo, e esses ônibus vão ser trocados a partir do ano que vem. No total, 320 novos ônibus vão servir a essa modalidade, que agora nós vamos chamar de ‘transporte complementar’, que entram também nesse novo serviço ofertado na cidade de Manaus no transporte coletivo”, assegurou Almeida.

Além dos 40 entregues hoje, mais sete, que estão em trânsito, serão integrados à frota de Manaus nos próximos dias.

Todos os veículos entregues possuem condicionadores de ar, rampa para cadeirantes e são do tipo convencional e padron (modelo maior que permite transportar mais passageiros). Além disso, possuem suspensão pneumática e são montados com carroceria Marcopolo. Nos novos coletivos, também serão instaladas câmeras de segurança e elevador de acessibilidade.

“Além de serem ônibus novos, têm todo aquele sistema interno de vigilância por câmera, com um motor menos poluente, e isso está sendo possível, graças a determinação do prefeito David, de priorizar o transporte coletivo da cidade de Manaus, priorizando a mobilidade urbana”, completou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo a zona rural. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens, diariamente, refletindo a importância do transporte público na vida dos cidadãos.

Informações: A Critica

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Transcol recupera demanda de passageiros no pós-pandemia

domingo, 22 de outubro de 2023

Redução no número de passageiros durante a pandemia não impediu que as empresas operadoras do Transcol continuassem com os investimentos no sistema. Confiança da população no transporte coletivo capixaba é responsável pela recuperação da demanda.

Após um período marcado pela redução drástica no número de passageiros, o Sistema Transcol começa a apresentar sinais de recuperação. 

Os ônibus voltaram a receber um número expressivo de usuários. Os motivos? Não só devido à vacinação e à retomada das atividades econômicas, mas, também, aos investimentos contínuos na prestação dos serviços de transporte público. 

Segundo levantamento realizado pelo GVBus, 95% dos passageiros que haviam deixado de utilizar o Transcol devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19, já foram recuperados. É um dos maiores índices de retomada da demanda do setor no Brasil.

Mas esse processo não aconteceu de um dia para o outro. O restabelecimento no número de passageiros reflete não apenas a necessidade de deslocamento para o trabalho e outras atividades essenciais, mas, também, a maior confiança da população no transporte público coletivo da Grande Vitória.

“Esse fenômeno também é um reflexo dos investimentos que temos realizado, como a renovação da frota, a ampliação dos pontos e formas de recarga, e a aposta em um transporte público mais sustentável”, destacou o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Prejuízo durante a pandemia passou da casa dos milhões
Com a redução no número de passageiros, os prejuízos cumulados pelas empresas do Transcol passaram da casa dos milhões. Entre 15 março e 31 de julho, as perdas ficaram acima de R$ 116 milhões. O que significa que o sistema arrecadou apenas 63% da receita normal.

A conta não fechava. Para se ter uma ideia, nesse período, a média geral de pessoas transportadas foi de 42% do total esperado (queda de 58%), enquanto o sistema manteve uma oferta de 82% do serviço. Ou seja, a oferta foi praticamente o dobro da demanda.

No Brasil, as perdas chegaram a R$ 9,5 bilhões, no período de 16 de março a 31 de dezembro de 2020, ponto alto da pandemia. Os dados constam do levantamento Impactos da Covid-19 no Transporte Público por Ônibus da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). 

No começo da pandemia, a NTU projetou que 2020 terminaria com uma demanda de 80% da existente antes da Covid-19 e com 100% da frota em operação (oferta). Mas não foi o que ocorreu. O ano terminou com 61% da demanda usual e 80% da frota em circulação.

Redução no número de passageiros durante a pandemia não impediu que as empresas operadoras do Transcol continuassem com os investimentos no sistema durante o período. Confiança da população no transporte coletivo capixaba é responsável pela recuperação da demanda de passageiros. 

Facilidade nos deslocamentos e conforto ao passageiro impulsionaram a retomada da demanda
Apesar dos prejuízos sociais e econômicos causados pela pandemia, o Sistema Transcol não deixou de modernizar os serviços mesmo durante o período.

Confira algumas das principais ações desenvolvidas pelas empresas operadoras e ainda em andamento, para facilitar os deslocamentos e trazer mais conforto ao usuário do transporte público coletivo.

Renovação da frota
Desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos na modernização e ampliação da frota.

Já são mais de 600 novos ônibus entregues, todos com motorização sustentável, ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos coletivos. Até o final de 2023, a expectativa é chegar a 750 ônibus renovados. 

Diversificação das formas de recarga e pagamento da tarifa
Além do pagamento da tarifa com o CartãoGV, o usuário também pode utilizar o celular. Para quem prefere usar o bilhete único físico, há opções de recarga online. Basta baixar no celular um dos aplicativos disponíveis (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e adquirir os créditos.

Já quem prefere pagar a tarifa pelo celular, sem precisar utilizar o CartãoGV físico, a opção é o QR Code. É só baixar o app Kim, fazer um cadastro e, após o pagamento, gerar os códigos na tela do smartphone, para serem apresentados no validador do ônibus na hora do embarque. 

Ampliação dos estabelecimentos parceiros
Os parceiros são estabelecimentos comerciais em que é possível comprar ou recarregar o CartãoGV. São mais de 250 pontos espalhados pela Grande Vitória, incluindo lojas, farmácias, máquinas de autoatendimento instaladas nos shoppings, estações do Novo Sistema Aquaviário e terminais de integração do Sistema Transcol, além dos agentes de vendas e das lojas do GVBus.

Os locais são uma opção para quem prefere adquirir os créditos do cartão de passagem de forma presencial. E é possível pagar a recarga tanto em dinheiro, quanto via cartões de crédito e débito, dependendo do ponto de venda.


Ampliação
Com a implantação do CartãoGV, o Sistema Transcol foi ampliado, e, em maio de 2021, incorporou o Sistema Municipal de Vitória. Começava a integração. As linhas alimentadoras passaram a operar nos bairros, em substituição aos Verdinhos, e os moradores da capital passaram a acessar algumas linhas troncais sem pagar uma nova tarifa e sem precisar ir a um terminal de integração.

Recentemente, o Novo Sistema Aquaviário também foi incorporado ao Transcol, dando mais opções aos passageiros, e permitindo que a viagem seja integrada a algumas linhas de ônibus.

Conexão temporal
Com a integração das linhas, foi criado o sistema de conexões temporais nos municípios de Vitória, Serra, Viana, Cariacica e Fundão. 

Tal inovação trouxe mais possibilidades de deslocamento para acessar diversos bairros da Região Metropolitana, permitindo ao passageiro passar na roleta sem pagar uma nova tarifa, desde que o embarque no ônibus seguinte ocorra dentro de um determinado período e em linhas específicas.

Informações: GVBus

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Prefeitura de BH entrega novos ônibus do transporte coletivo da capital

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou nesta quinta-feira (19) novos ônibus que já estão integrados ao serviço de Transporte Coletivo da capital. São 220 veículos com ar condicionado, suspensão a ar e acessibilidade rodando em cerca de 80 linhas do sistema. Até o final do ano serão 420 ônibus novos atendendo aos passageiros do sistema de transporte coletivo municipal. 

Do total de 220 ônibus, 167 foram acrescidos à frota e 53 substituíram outros veículos. A frota do transporte coletivo da capital conta agora com 2.484 veículos, cuja idade média é 6 anos e 9 meses. Todos os veículos têm acessibilidade, contando com elevadores ou embarque em nível, e cerca de 70% da frota já possuem ar condicionado.

De acordo com o prefeito Fuad Noman os novos coletivos estão identificados para que a população consiga acompanhar a entrega dos 420 ônibus, o que vai ocorrer até o final deste ano. 

“A entrega de novos ônibus para o transporte de Belo Horizonte é um dos compromissos que assumimos com a população e está prevista na lei que trouxe o novo mecanismo de remuneração das passagens e iniciou um processo de modernização e encaminhamento de soluções definitivas para o transporte coletivo. Hoje estamos aqui tendo a oportunidade de ver que já estão rodando mais de 200 ônibus novos”, afirmou o prefeito.  

Melhorias no Transporte Coletivo

A renovação da frota faz parte de uma série de melhorias implementadas no transporte coletivo de Belo Horizonte, desde a sanção, em julho deste ano, da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar. Já foram acrescidas 849 novas viagens, sendo 497 nos dias úteis e 352 nos finais de semana. E até dezembro serão 2.170 viagens a mais, principalmente nos horários de pico, reduzindo a superlotação.

Gratuidades

As melhorias no transporte coletivo também atenderam gratuidades para a população. Já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde.

O Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, de acordo com a Lei Maria da Penha, e que apresentam vulnerabilidade econômica ou social. O Auxílio de Transporte Escolar atende cerca de 6 mil estudantes do município que antes recebiam o meio-passe estudantil, com o pagamento de 50% da tarifa, e agora o pagamento é de 100%.

Outro benefício importante foi a implantação de tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Aumento da Fiscalização

A Prefeitura de Belo Horizonte também intensifica a fiscalização para garantir que o cidadão tenha um serviço de qualidade. Até setembro deste ano foram realizadas 908 operações de fiscalizações e 12.024 passaram por inspeção. As equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fazem ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias, e também pelas câmeras do COP-BH. Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, por meio de monitoramento eletrônico.

Quando são constatados atrasos e omissões e os critérios de confiabilidade e qualidade não são atendidos, os consórcios não recebem a remuneração complementar pela viagem. Até setembro mais de R$ 7,9 milhões não foram repassados aos consórcios do transporte coletivo convencional por descumprimento desses critérios.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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São Paulo prevê conceder ao menos R$ 5,2 bilhões em subsídio ao transporte público de ônibus da Capital em 2024

A prefeitura de São Paulo prevê conceder ao menos R$ 5,2 bilhões em subsídio ao transporte público de ônibus da Capital em 2024, conforme previsão do Orçamento enviado à Câmara Municipal para o ano que vem. A peça estima o investimento com o complemento da tarifa - hoje em R$ 4,40 em dinheiro – e também avalia investimento de R$ 2,5 bilhões para a eletrificação da frota do sistema municipal.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) busca ampliar a frota de veículos elétricos – no dia 18 de setembro, com a apresentação de 50 novos ônibus elétricos, a Capital informou possuir 270 veículos elétricos em circulação. Atualmente a frota total possui 12 mil coletivos. A meta do município é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024, com 2.400 veículos. 

Paulatinamente o valor de subsídio do transporte coletivo da Capital vem aumentando. Em 2022, o governo municipal aportou R$ 5,1 bilhões em complemento do custeio do sistema, que hoje demanda entre R$ 10 bilhões e R$ 12 bilhões. Em 2021, essa quantia foi de R$ 3,4 bilhões.

Só neste ano – de janeiro a setembro – a prefeitura da Capital enviou R$ 4,2 bilhões para auxiliar a bancar o sistema municipal. A SPTrans, autarquia que gerencia o transporte público na Capital, sem o subsídio o valor da tarifa seria de R$ 10,45.

SUSTENTABILIDADE

Durante a apresentação dos ônibus elétricos, Ricardo Nunes disse que uma das metas da prefeitura é posicionar São Paulo como uma das cidades mais sustentáveis da América Latina. 

“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo, que é um compromisso”, afirmou Nunes. 

“Conseguimos ampliar a nossa frota de veículos à bateria, chegando a 69 veículos, tudo com o objetivo de nos tornamos, fora da China, o maior polo de mobilidade urbana com ônibus movidos a energia limpa, graças a todo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo”, adicionou o secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda.

VALOR GLOBAL

O Orçamento global para 2024 da prefeitura da Capital está estimado em R$ 110,7 bilhões e foi entregue à Câmara no mês passado. O montante previsto para o próximo ano é quase 16% maior em comparação com o exercício de 2023. Para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, a administração prevê um orçamento de R$ 9,73 bilhões para o ano que vem. 

Informações: Diario Grande ABC

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Grande Recife: TI Pelópidas passa a operar com todas as linhas em integração temporal

Com a integração temporal da linha 1909 – TI Pelópidas / TI Joana Bezerra, no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, a partir do próximo sábado (21), todas as linhas daquele terminal passam a operar por meio da Integração Temporal. Com a mudança, o sistema de embarque deverá ser feito pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Para agilizar o embarque nos horários de pico, um segundo validador poderá ser colocado na plataforma, conforme a necessidade da linha, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e agilizar o embarque. Os TIs Joana Bezerra e Macaxeira operam parcialmente com o sistema temporal.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O Grande Recife reforça que a integração temporal acontece apenas com a utilização do cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não contemplam a integração. Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o tipo Comum, distribuído gratuitamente. Basta procurar a equipe de cadastramento e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife. O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 23 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT

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Em Campinas, BRT Campo Grande ganha três novas linhas

Os cerca de 83 mil usuários do transporte público que utilizam o eixo da avenida John Boyd Dunlop poderão contar com mais agilidade, previsibilidade e conforto no deslocamento entre o Campo Grande e o Centro. A partir desta sexta-feira, 20 de outubro, três novas linhas vão circular no Corredor BRT Campo Grande – duas semiexpressas (mais ágeis, atendem a estações e pontos específicos) e uma paradora (atende a todas as estações). Além disso, a linha BRT20, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. 

Serão quatro linhas BRT circulando e 19 ônibus a mais na operação, totalizando 27 veículos – um ônibus a cada cinco minutos entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. O tempo de viagem será reduzido, em média, em cerca de 10 minutos. 

A nova operação foi anunciada pela Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) no final de setembro.  

“Avançamos aos poucos com a operação parcial dos Corredores BRT até chegar a essa importante fase de transição para a implantação total do sistema no Campo Grande. Fica o convite para que a população ‘experimente o BRT’ e se beneficie de viagens mais rápidas e com mais conforto”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

Conheça as novas linhas  

A linha paradora BRT20 atenderá todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passa de oito para 10 veículos, com intervalos de 10 minutos, nos horários de pico, em dias úteis.   

Também paradora, a BRT25 partirá do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Terá frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico. 

A nova operação é uma ampliação do projeto original do BRT. Isso porque as duas linhas paradoras vão atender também o Terminal Central e os pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia (Corredor Central / Rótula), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas irão operar em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até às 0h.  

Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro poderão optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Terá cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.  

A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Terá quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos. 

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h). Ambas irão operar com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Para garantir agilidade e alto desempenho, a circulação no corredor será exclusiva das linhas BRT. Por isso, desde o dia 16, 10 linhas convencionais migraram do corredor BRT (pista esquerda) para as marginais (lado direito) da avenida John Boyd Dunlop, com ampliação do tempo de percurso. Para chegar mais rápido ao Centro, os usuários das linhas 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231 poderão realizar a integração com as linhas BRT, a partir dos terminais Campo Grande ou Satélite Íris.  

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Prefeitura de Guarulhos entrega o corredor de ônibus da avenida Papa João Paulo I

A Prefeitura de Guarulhos entregou oficialmente nesta quinta-feira (19) o corredor de ônibus da avenida Papa João Paulo I, em Cumbica. Com 3,6 quilômetros de extensão, a via exclusiva para veículos de transporte público vai beneficiar diariamente 50 mil pessoas.

O novo corredor, pelo qual já circulam 12 linhas municipais e oito intermunicipais, vai da junção com a avenida Monteiro Lobato até as proximidades da alça de acesso da rodovia Presidente Dutra (km 213) à avenida Jacu Pêssego, na região do Jardim Presidente Dutra.

Para o prefeito Guti, a entrega da obra à população significa um importante avanço na mobilidade urbana do município. “Estamos ligando toda a cidade por corredores. Esse da Papa João Paulo I se conecta com os das avenidas Santos Dumont e Monteiro Lobato, que ficará pronto nos próximos meses. Pela Monteiro, acontece a ligação ao terminal de ônibus do Cecap e ao Corredor Metropolitano, que vai até a Vila Galvão e o Taboão”, disse o chefe do executivo.

Ciclovia

No local também foram feitas novas paradas de ônibus e uma ciclovia de 3,1 quilômetros (da rua Landulfo de Almeida Filho até o número 1.715 da avenida Papa João Paulo I), no sentido Cumbica – Centro, ao lado da Base Aérea, com piso tátil e rampas de acessibilidade em toda a sua extensão.

Avenida revitalizada

Gerenciadas pela Secretaria de Obras, as intervenções na avenida Papa João Paulo I incluíram ainda construção de novas paradas de ônibus, recape de duas pistas para tráfego pesado, reconstrução dos passeios, adequação do sistema de drenagem de águas pluviais, desassoreamento de parte da estrutura, entre outras adequações.

Informações: Prefeitura de Guarulhos

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Em Ribeirão Preto, Novos ônibus atenderão mais 11 linhas a partir de segunda-feira

A RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, anunciou que na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, 11 linhas de ônibus alimentadoras passarão a operar com a nova frota veicular.

Os novos ônibus alimentadores são zero quilômetro e contam com ar-condicionado, entrada USB para carregar a bateria do celular, internet grátis e câmeras de segurança mais modernas. Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os veículos estão equipados com elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

Todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. Esta nova frota emite cinco vezes menos poluentes ao meio ambiente em relação aos veículos da frota atual (modelo antigo).

Nesta fase de reformulação do funcionamento nos ônibus urbanos da cidade, as linhas alimentadoras que antes operavam por microônibus (laranja), estão sendo substituídas por novos ônibus de porte intermediário (modelo midi – na cor verde).

Confira as 11 linhas que contarão com nova frota

• Linhas alimentadoras

52 - Parque Industrial
53 - Recreio Anhanguera
35 - Alphaville
55 - Royal Park
65 - Jardim Emília
75 - Alto do Bonfim
85 - Jardim São Fernando até Santa Martha
95 - Jardim Santa Cecília
14 - Jardim Botânico
43 - Portal dos Ipês
63 - Parque das Gaivotas

Mais informações sobre a operação do serviço de transporte público estão disponíveis no site www.rpmobilidade.com.br ou pelo telefone 0800 16 16 001.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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