Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Deodoro

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

A Prefeitura do Rio entregou o Terminal Deodoro, o primeiro dos quatro terminais previstos para a Transbrasil. Nesta quarta-feira (20/9), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, inauguraram a área de conexão, na Zona Oeste. A obra é considerada estratégica para a mobilidade da região, com a integração do BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e Supervia. E, no futuro, com a Transbrasil.

– Esse aqui é um terminal de integração superimportante para a cidade, porque ele junta o trem com a Transolímpica e a Transbrasil. A partir da conclusão da Transbrasil, você vai ter todo o sistema interligado. Na prática,  a pessoa poderá sair de Guaratiba, Sepetiba ou Santa Cruz, e chegar ao Centro do Rio de Janeiro usando o sistema BRT até o Terminal Gentileza, pegando em seguida o VLT sem gastar um tostão a mais. O que estamos fazendo é permitir que o cidadão que se desloca por essa cidade possa ganhar, às vezes, duas horas por dia para ir para casa ver os filhos, namorar com a esposa, ver novela, ir para o culto religioso, ir para o samba e jogar pelada com os amigos em vez de ficar perdendo esse tempo no transporte – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o terminal será um grande ponto de conexão entre os corredores Transolímpica e Transbrasil. Neste primeiro momento, o terminal vai integrar dois serviços de BRT do corredor Transolímpica (51: Deodoro x Recreio parador e 52: Deodoro x Alvorada parador), 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia (ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro). Os usuários de transporte público de diversas regiões terão o tempo de viagem reduzido em até 30 minutos (veja exemplos no pé do release).

Sete novas linhas foram criadas

A Secretaria de Transportes criou sete linhas de ônibus para atender o terminal: 653 – Méier x Terminal Deodoro; 764 – Catiri x Terminal Deodoro; 765 – Mendanha x Terminal Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena); SV783 – Praça Seca x Terminal Deodoro; 788 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Ponto Chic); 796 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada do Mendanha); e 798 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada da Posse). Veja abaixo o plano operacional.
– Vamos ter dois serviços da Transolímpica no segundo piso, ligando Deodoro à Alvorada e ao Terminal Recreio. No piso inferior, temos sete novas linhas de ônibus conectando a Zona Oeste com Deodoro, além de outras cinco linhas que deixam passageiros bem na frente aqui do terminal. Tudo isso para que as pessoas possam, principalmente, chegar à Barra e ao Recreio de forma mais rápida – destacou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Estas novas linhas funcionarão inicialmente apenas em horários de pico e terão seu funcionamento pleno com o início da operação do corredor Transbrasil. Com a novidade, serão 84 linhas a mais na cidade desde o dia 1º de junho do ano passado, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual para regularizar o serviço de ônibus municipais.

Além disso, outros cinco serviços de ônibus já existentes passam a deixar os passageiros em frente ao Terminal Deodoro: SV624 – Mariópolis x Praça da Bandeira (via Guadalupe); 300 – Terminal Sulacap x Candelária; 393 – Bangu x Candelária; SV777 – Padre Miguel x Madureira (via Rua do Governo); e 926 – Senador Camará x Penha.

BRT chegará no segundo andar e ônibus convencionais, no primeiro piso

O Terminal Deodoro, com aproximadamente dez mil metros quadrados, é formado por dois pisos. O andar superior é destinado às frotas do BRT. São duas plataformas, com oito vagas para embarque e desembarque, cada, totalizando 2,5 mil metros quadrados. A área do térreo, por sua vez, receberá as linhas alimentadoras. A plataforma de 3,2 mil metros quadrados conta com 24 vagas para os ônibus alimentadores que irão acessar o terminal. O acesso à plataforma suspensa será feito pelos passageiros por escadas ou elevadores. Neste piso haverá um espaço para atendimento para os usuários PCDs acessarem os ônibus. O terminal conta ainda com vias alimentadoras em seu entorno,  com cerca de 4,3 mil metros quadrados.

– Prometemos à população que iríamos devolver o conforto, a dignidade e a qualidade de vida aos passageiros do BRT.  Hoje, o sistema já transporta quase 400 mil pessoas por dia útil contra os 150 mil que eram transportados quando a Prefeitura assumiu a gestão do sistema BRT em 2021. Agora, entregamos este terminal com integração com a Supervia, além das linhas 51 e 52, que levam a pessoa direto para a Alvorada ou para o Terminal Recreio – disse a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

O local conta ainda com bilheteria, sanitários, prédio administrativo e setor de apoio. O caminho até a estação de trem de Deodoro da Supervia será feito por uma passarela de 236 metros quadrados com rampas de acessibilidade e escadas.

Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o terminal será um grande ponto de conexão entre os corredores Transolímpica e Transbrasil – Beth Santos/Prefeitura do Rio
 
Parceria com o Governo Federal

As obras do corredor Transbrasil custarão cerca de R$ 1,9 bilhão, sendo financiadas pelo BNDES e Caixa Econômica Federal. Pelo BNDES foram aportados R$ 115 milhões, já pela CEF o valor do financiamento é de pouco mais de R$ 1 bilhão. O valor restante da obra foi pago com recursos próprios municipais.

Informações: Prefeitura do Rio
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Transporte público em Sorocaba é referência nacional em conforto e modernidade

O transporte público em Sorocaba, que é gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, desde 2021, adotou um modelo que agiliza e garante cada vez mais conforto, comodidade e tecnologia à população no deslocamento urbano.

É o chamado Sistema Rápido Sorocaba, que consiste em um conjunto de medidas implantadas para reestruturar e modernizar todo o serviço. Aliado a isso, as inovações, como a utilização de ônibus elétricos e de pneus especiais para rodar em estradas de terra, avançam com o mesmo intuito, que é colocar a cidade em um patamar à altura de melhor do Brasil também nessa área.

O novo sistema é composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas Estações de Transferência, possibilitando que o usuário vá de um bairro para outro, pagando apenas uma tarifa. Ou seja, há uma linha principal, circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de eletrônicos, além de outros ônibus menores, operando as linhas entre os bairros e os Miniterminais.

Ao todo, estão previstos 18 Miniterminais, em rede integrada de linhas aos Terminais Urbanos, sendo que quatro já entraram em operação: Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Aparecidinha. Eles contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos.
A iniciativa implicou na criação de mais linhas, otimização de percursos e redução do tempo de viagem. Sorocaba opera com 371 ônibus do transporte coletivo, cuja frota é 100% adaptada, com elevador e espaço para cadeirante. São 119 linhas, sendo que, em 2020, eram 109 e 300 ônibus. Outro avanço é que a idade média da frota é inferior a cinco anos, índice que se enquadra, inclusive, nos mais altos padrões de qualidade em mobilidade.

Sem contar a ampliação realizada na frota, pois, em 2021, foram incorporados 114 novos ônibus ao sistema e, em 2022, mais 45, todos zero quilômetro. Em 2023, já são 43 veículos novos. Por dia, são transportados aproximadamente 182 mil passageiros, com os ônibus rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.

“O objetivo de todos esses investimentos e melhorias no transporte público, com ônibus modernos, comodidades aos usuários e infraestrutura de última geração, é assegurar conforto e agilidade nos deslocamentos, com vista à melhor qualidade de vida da população. Nesse sentido, Sorocaba tem sido exemplo nacional de serviço de qualidade”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

Outra inovação é o Sistema Rápido Rural, lançado em abril de 2022, que consiste em ônibus com layout diferenciado e equipados com pneus especiais para trafegar, com eficiência, em estradas de terra, fazendo a ligação com pontos de conexão para acesso a outras linhas regulares. São seis linhas em operação e a meta é atende mais nove bairros, com acesso por estradas de terra.

E houve, igualmente, a ampliação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que também integra o transporte público. As obras de implantação do corredor Oeste estão em pleno andamento e devem ficar prontas até janeiro de 2024, incluindo o novo Terminal Jardim Ipiranga e o Miniterminal no Jardim Tatiana, a somar com os dois corredores já em funcionamento: Ipanema e Itavuvu. Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.

“Mesmo com todos esses avanços, o preço da tarifa de ônibus em Sorocaba está congelada nos últimos anos e ainda o valor caiu para R$ 1, aos domingos e feriados”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Neste ano, Sorocaba foi contemplada com reconhecimento nacional pelo sistema BRT, com menção honrosa, na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”, do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana, da ONU e do Governo Federal. Participaram da premiação 227 iniciativas de sucesso em todo o País.

Outra iniciativa de referência para todo o Brasil é o serviço de Transporte Especial, oferecido pela Prefeitura de Sorocaba, via Urbes. Atua de porta a porta, para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, de forma temporária ou permanente e com alto grau de dependência, o que as impossibilita de utilizar os coletivos urbanos convencionais. São 31 veículos adaptados e que circulam de segunda a domingo, das 6h à 0h. Há um site exclusivo para o usuário agendar viagens e ele pode conferir, por WhatsApp, a rota do veículo pelo celular. O embarque e desembarque de passageiros é validado por identificação QR Code e os veículos possuem câmeras internas e externas.

Também como parte do conjunto de medidas para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba, desde julho de 2022, opera o novo Integrabike, um sistema de bicicletas compartilhadas, integrado ao transporte coletivo, mais moderno e com uma série de inovações em relação ao modelo anterior.

As inovações não param e a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes, em fase de teste, operam com três ônibus 100% elétricos e ambientalmente corretos, rodando pela cidade. O objetivo é avançar o investimento nesse segmento, com a ampliação da frota de ônibus elétricos.

Outras ações

– Atualmente, são 36 ônibus superarticulados e 30 articulados. A capacidade de transporte é para até 660.671 passageiros, por dia útil. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros, por dia útil.

– São 4.100 pontos de ônibus na cidade e 120 mil usuários passam, por dia, pelo Terminal Santo Antônio e 62 mil, pelo Terminal São Paulo.

– A modernização de abrigos de ônibus na cidade está em franco andamento, sendo que mais de 170 dispositivos novos já foram instalados. O novo modelo, mais moderno, durável e com cobertura ampla, também dispõem de espaço próprio para cadeirante, quatro bancos e painel solar para carregamento das luminárias de LED embutidas.

– O sistema BRT transporta em torno de 53 mil passageiros, por dia, o que propiciou a diminuição de uma hora e meia para cerca de 50 minutos nos deslocamentos nos eixos de Norte a Sul da cidade. São 125 ônibus equipados com Wi-Fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras; 28 estações, quatro de integração e 24 quilômetros de faixas exclusivas.

– O novo Integrabike reúne 15 estações, 315 vagas de parada e 210 bicicletas para empréstimos, sendo 45 delas com tamanho reduzido, para uso infantil. São 37.837 viagens registradas em um ano de operação, com uma média diária de 124. O número de usuários cadastrados soma 13.520 e o tempo médio de utilização é de 30 minutos.

– Atualmente, 1.021 pessoas são assistidas no município pelo Transporte Especial, entre usuários e acompanhantes. A média mensal de embarques subiu de 6.500, em 2020, para 14.000, atualmente, o que representa ampliação de 115% nos atendimentos.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Dia Mundial Sem Carro: Mobilidade urbana e sustentabilidade caminham lado a lado

Todo 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, uma data emblemática que surgiu na Europa e, no início dos anos 2000, chegou ao Brasil – impulsionada principalmente pelos ativistas do meio ambiente e ciclistas.  

Essa data se torna importante quando avaliamos a frota de automóveis nacional. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em junho deste ano, quase 50% dos domicílios no Brasil contam com um automóvel e 25% têm moto. Número expressivo que mostra quanto precisamos avançar na mobilidade no Brasil e trazer discussões importantes sobre o tema. 

E no Dia Mundial Sem Carro somos convidados a pensar sobre o assunto, deixar esses automóveis na garagem e apostar nos ônibus, metrôs, bicicletas e outras formas de locomoção que sejam menos ou zero poluentes. Mas além do fator sustentabilidade, a data chama atenção para as necessidades do aprimoramento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras para que essa prática não se torne ação de um dia isolado durante o ano, mas sim recorrente na realização das atividades diárias.  

Outros dados reforçam a preocupação sobre o assunto. Segundo levantamento divulgado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em publicação de 2022, com propostas para um transporte público de qualidade, com apoio de outras entidades do setor, um ônibus polui 8 vezes menos que um carro por passageiro transportado. Além disso, um ônibus comum leva o mesmo número de passageiros que 40 carros e usa apenas 5% do espaço na via – ocupando 50 m², enquanto 40 carros ocupam 840 m². E por fim, o ônibus é o meio de transporte mais seguro que existe: 35% das vítimas fatais no trânsito estavam em motos, somente 2% estavam em ônibus, incluindo rodoviários.  

Os gestores públicos, principalmente, devem investir para oferecer à população melhorias que façam as pessoas circularem melhor nas cidades, usando a tecnologia a seu favor para tornar o transporte coletivo mais eficiente. Tem crescido, por exemplo, as discussões sobre implantação de veículos elétricos, tanto na esfera pública quanto privada. Os motores elétricos, diferentemente daqueles a combustão, não emitem gases de efeito estufa, sendo totalmente sustentáveis.  

Além disso, de acordo com estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o uso da energia elétrica no transporte coletivo proporcionaria uma redução de 73% nos custos por quilômetro rodado, em comparação ao diesel, saindo de R$ 3,10 para R$ 0,84. Atualmente, o combustível corresponde a um terço dos custos operacionais totais das empresas de ônibus. Vale ressaltar, porém, que é necessário um bom planejamento e alocação de recursos, já que eletrificar uma frota exige maiores investimentos.  

No mundo, lugares como Zurique, na Suíça, são exemplos a serem seguidos. A maior cidade daquele país incentiva os deslocamentos a pé, de bicicleta e conta com um grande investimento no transporte público, que vai desde diversificação dos meios de locomoção e grande disponibilidade de linhas, até a substituição gradual das frotas por veículos elétricos e uso da tecnologia para monitoramento das vias e veículos. 

Outro exemplo de tecnologia eficiente para melhoria da qualidade no transporte e otimização do tempo, que pode ser facilmente seguido em mais localidades no Brasil, é a digitalização dos serviços. O KIM vem auxiliando diversas cidades pelo país a implantarem funcionalidades como o pagamento dos bilhetes pelo aplicativo e mapas que ajudam na locomoção dentro das cidades. Essas facilidades aprimoram, inclusive, a segurança e a previsibilidade no transporte público.  

Ao implementar processos que viabilizem o acesso aos espaços das cidades, aliando-os com a preservação do meio ambiente, a população passa a ter mais qualidade de vida. Investir na mobilidade é um dos melhores caminhos para alcançar um futuro mais sustentável para o planeta. E estamos todos juntos nessa ambição! 

Informações: Iccom 
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Consulta Pública sobre novo modelo de transporte coletivo de Joinville entra na fase final

Até o dia 21 de setembro (quinta-feira), a comunidade joinvilense poderá participar da Consulta Pública do edital de licitação de concessão para operação e exploração dos serviços de transporte público urbano de Joinville.

O formulário eletrônico para envio de sugestões, críticas e dúvidas sobre o processo de licitação do transporte público está disponível neste link.

Na mesma página, o cidadão pode conhecer a prévia do edital e os sete anexos que farão parte da concorrência, incluindo a minuta do contrato de concessão do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob), que terá duração inicial de 15 anos.

Até o momento, foram recebidas mais de 400 participações. Elas serão avaliadas pelo município e poderão ser consideradas na elaboração final do edital em questão.

Dúvidas frequentes sobre a licitação do transporte coletivo de Joinville

Além de apresentar as informações previstas para o novo modelo de transporte coletivo, a Prefeitura de Joinville elaborou uma relação de perguntas e respostas a respeito das dúvidas mais frequentes sobre o processo.

Entre as questões abordadas estão mudanças na quantidade de linhas e viagens, implantação de novos terminais, melhorias dos abrigos de ônibus, preços e compra de passagens, operação do transporte eficiente, segurança e conforto previstos no novo modelo, entre outras.


Estudo e diagnóstico para definir a modelagem do transporte coletivo de Joinville
Pela primeira vez em 50 anos, o transporte coletivo de Joinville passa por um processo de licitação que está sendo elaborado em diversas etapas. Uma delas, foi um criterioso levantamento que mapeou as necessidades e anseios dos joinvilenses.

Para esse estudo, desde 2021, a Prefeitura de Joinville trabalha com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), instituição de renome nacional ligada à Universidade de São Paulo (USP), para realizar uma ampla pesquisa e um diagnóstico do transporte coletivo de passageiros de Joinville para identificar a melhor modelagem.

Foram realizadas pesquisas com mais de 2 mil usuários nos terminais. Além disso, mais de 5 mil pessoas responderam a uma pesquisa online.

Com o levantamento dos dados e a realização de um diagnóstico completo do serviço, foi identificada a modelagem mais adequada para a necessidade da cidade. Dessa forma, o Edital vai prever um modelo de concessão que contempla quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência.

Informações: Prefeitura de Joinville
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Passageiros de BH podem ficar sem 15 ônibus suplementares

Os passageiros dos ônibus suplementares de Belo Horizonte podem ser impactados com a redução da circulação de 15 veículos até o final de setembro. O problema pode ser causado pelo encerramento do contrato de alguns permissionários.

Segundo o Sindpautras (Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte de Passageiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana), esses permissionários estão operando devido à manutenção de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo prefeito da capital em 2018, com previsão de encerramento no dia 30/09/2023. O termo mantém a permissão da circulação de suplementares que ganharam a licitação em 2001, quando o sistema foi criado na capital.

De acordo com o sindicato da categoria, o Ministério Público de Minas Gerais entrou com um pedido para a renovação desse termo por mais cinco anos, mas a prefeitura de BH não assinou o documento até o momento.

Mais 16 veículos devem deixar de circular, até março de 2024, se o TAC não for mantido, totalizando 31 permissionários. Ainda de acordo com o Sindpautras, a licitação do sistema suplementar engloba 26 linhas, com 300 ônibus. Porém, atualmente, 250 veículos suplementares circulam pela cidade e cada um pertence a um permissionário. Os 31 ônibus que devem deixar de circular atendem a 17 linhas, que devem ser mais afetadas.
Diante da situação, o sindicato reforça o pedido do MPMG para a manutenção do TAC firmado em 2018. "Com a saída dos permissionários, ficarão somente 219 ônibus em circulação, prejudicando o atendimento à população como um todo", afirma o presidente do Sindpautras.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que "trabalha continuamente para que os serviços de transporte público coletivo sejam mantidos". 

Informações: R7
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Etufor garante cartão gratuidade no transporte para 39.870 pessoas com deficiência

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A Prefeitura de Fortaleza oferece diversos serviços que buscam garantir a acessibilidade de todos os cidadãos e um deles é o cartão de gratuidade para as pessoas com deficiência (PCDs) no transporte público, que foi assegurado pela Lei Complementar Nº 57/2008 e é emitido pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Há 15 anos, o cartão gratuidade é emitido em Fortaleza. Atualmente, 39.870 pessoas possuem o cartão, sendo a maior quantidade de documentos emitidos para pessoas com deficiência mental/intelectual (23.440), seguido de deficiência física (9.551), visual (2.688), auditiva (2.572) e múltipla (1.619). Os usuários podem utilizá-los com direito a acompanhante, caso a presença do mesmo seja imprescindível.

Para ter direito ao cartão de gratuidade, o usuário precisa morar em Fortaleza, comprovar o tipo de deficiência por meio do laudo médico da rede pública, estar fora do mercado formal de trabalho e atender a um dos critérios socioeconômicos. A análise do enquadramento no perfil é realizada presencialmente na Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis), localizada na sede da Etufor, pelo próprio usuário ou pelo responsável legal.

Os cartões emitidos têm validade de um ano e, após esse período, o usuário deve dirigir-se novamente à Etufor para revalidação, portando os documentos atualizados que comprovem a condição da pessoa com deficiência (laudo médico padrão) e seu perfil socioeconômico atualizado.
Para David Bezerra, presidente da Etufor, o cartão gratuidade é direito fundamental para quase 40 mil pessoas em nossa cidade, tendo em vista que o ir e vir é garantido a essas pessoas que convivem com as mais diversas dificuldades.

Já Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, o acesso ao transporte público coletivo é um instrumento de cidadania tão essencial que, por vezes, se confunde com o próprio acesso à cidade, inclusive aos demais serviços públicos. "Garantir este direito a um público que já enfrenta tantas barreiras é algo levado a sério aqui no município de Fortaleza", considera Barreira. 

Cartão para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente

Outro benefício que garante um ir e vir mais acessível no transporte público é o cartão para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente. Com ele, o usuário pode realizar o embarque e desembarque pela porta da frente, dentro ou fora dos terminais de integração e o embarque prioritário quando for comprovada a restrição de passagem pela catraca.

Aprovado em 2021, atualmente 382 passageiros têm direito ao cartão. O documento pode ser utilizado no transporte público, desde que seja efetuada uma recarga, ou seja, não dá direito à gratuidade, sendo necessário apresentá-lo no validador para registro da biometria e débito da passagem, podendo usufruir das funções de integração.

Para ter acesso, o usuário deve solicitar presencialmente na sede da Etufor.

Critérios para o cartão gratuidade para pessoa com deficiência
Atender a um dos critérios socioeconômicos:
- receber o Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)
- estar fora do mercado formal de trabalho
- apresentar o laudo médico padrão emitido pela Rede Pública de Saúde Municipal, Estadual, Federal ou pela rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS)
- fazer parte de família beneficiária do programa Bolsa Família
- estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal ou dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo

Como solicitar Bilhete para pessoa com mobilidade reduzida não-aparente

A pessoa com mobilidade reduzida não-aparente e comprovada restrição de passagem pela catraca no ônibus deverá apresentar documentação para avaliação pela Etufor.
Agendamento: site da Etufor
Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico

Informações: ETUFOR
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VLT volta a circular até a estação Praia Formosa a partir de sábado

terça-feira, 19 de setembro de 2023


Após cinco meses de interrupção, os trens do VLT Carioca voltam a circular até a estação Praia Formosa, em Santo Cristo, no Centro do Rio, a partir do próximo sábado (23), das 6h a 0h. Por conta disso, o serviço de ônibus circular no trajeto entre a Gamboa e a rodoviária será encerrado.

O serviço do VLT havia sido paralisado para a instalação de área de manobra, de uma nova subestação elétrica e da rede de transmissão do sistema. De acordo com a Concessionária do VLT Carioca, a obra garantiu o avanço de mais uma etapa de obras do Terminal Intermodal Gentileza, cuja inauguração é prevista para o final de 2023.

Confira as linhas:
Linha 1: Santos Dumont - Praia Formosa
Linha 2: Praça XV - Praia Formosa
Linha 3: Santos Dumont - Central 

Informações: O Dia 
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Emdec altera trajetos de quatro linhas nesta quarta, 20 de setembro

A partir da próxima quarta-feira, 20 de setembro, quatro linhas municipais terão os itinerários alterados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O atendimento das linhas 140 (Terminal Vila União) e 163 (Jardim Campos Elíseos) será ampliado nas regiões do Santa Lúcia e da Vila União. E as mudanças nas linhas 404 (Jardim Maria Rosa) e 405 (Jardim Petrópolis) ocorrem no Jardim Telesp.  

O trajeto da linha 140 muda no sentido centro – bairro para atender ao Condomínio Santa Lúcia, que fica na rua Pedro Galhardi. Da avenida Ruy Rodriguez, ela segue para as vias Armando Rocha Brito Jr., Carlos de Carvalho e Pedro Galhardi, retomando o trajeto em direção ao Terminal Vila União. E atenderá a novos pontos de parada nas vias Carlos de Carvalho e Pedro Galhardi.  
 
Já o trajeto da linha 163 foi estendido para viabilizar o atendimento ao Terminal Vila União. Ela passa a circular e a atender pontos nas vias Laércio Monzani, Manoel Gomes Ferreira e Carlos Lacerda.  
Por conta do novo trajeto, os horários de operação da linha 163 também serão ajustados, em dias úteis, sábados, domingos e feriados. No mês de agosto, a linha 140 transportou quase 1 mil passageiros (passagens pela catraca), em dias úteis. Na 163, foram 1,9 mil passageiros.  
 
Trajetos da 404 e 405 mudam no Jardim Telesp 
 
Também a partir do dia 20 de setembro, as linhas 404 e 405 terão mudanças no atendimento ao Jardim Telesp. A 404 deixa de circular e realizar parada na rua Augusto Bellintani, no sentido Centro; e a 405 no sentido bairro. 
 
O itinerário da 404 muda no sentido Centro, ela passa a circular na rua Nair da Silva Monteiro. Já a 405 muda no sentido bairro, realizando trajeto pelas vias Nair da Silva Monteiro e José Sigrist. Nada muda nos sentidos opostos das linhas.  
 
A mudança proporciona mais segurança na circulação dos ônibus municipais, já que as linhas vão se intercalar na circulação pelas vias, nos dois sentidos. Em abril, a Emdec implantou nova dinâmica de circulação na região do Jardim Telesp e Jardim Itatinga.  
 
Juntas, as linhas 404 e 405 transportaram cerca de 2,3 mil passageiros, no mês de agosto, nos horários de pico, em dias úteis.   

Consulte sua linha 
 
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais, bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. Também é possível consultar horários de partida e itinerários no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha. 
 
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial (www.emdec.com.br); e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. 

Informações: EMDEC
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