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LATAM anuncia fim do ônibus gratuito entre Guarulhos e Congonhas

domingo, 2 de julho de 2023

A LATAM informou que suspenderá o seu serviço gratuito de ônibus entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas a partir de 1 de julho de 2023.

O serviço, que até dia 30 de junho ainda será gratuito, é destinado para passageiros em conexão que compraram um bilhete inteiro na companhia, porém a chegada em São Paulo é por um aeroporto e a saída por outro. 

Para utilizar o serviço gratuito, o passageiro deve apresentar seu bilhete da LATAM para comprovar a necessidade da troca de aeroporto. No entanto, a partir do dia 1 de julho os clientes da companhia que necessitarem fazer a troca de aeroporto deverão fazer de forma particular, utilizando o transporte público ou então taxis e aplicativos. 

Viagem entre os Aeroportos
O uso de táxi e aplicativos de corrida serão as melhores opções, mas uma alternativa para quem tem folga entre as conexões e não quiser gastar muito, tem a opção de utilizar um ônibus executivo. O Airport Bus Service oferece este serviço e os bilhetes custam a partir de R$ 39,90 por pessoa, mas atente-se ao fato de que só vale a pena se você estiver sozinho, pois pelo valor, a partir de 2 pessoas, um aplicativo de corrida já equipara o preço. Saiba mais sobre o Airport Bus Service aqui. 

Atualmente, a única companhia que oferece serviço de transporte gratuito para seus clientes é a Azul que faz o trecho entre Congonhas e Viracopos. A Gol fazia o trecho Congonhas – Guarulhos (e vice-versa) de forma gratuita, mas o serviço foi interrompido durante a pandemia e não foi retomado. 

Informações: PontosPraVoar
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Guarulhos implanta fila preferencial de passageiros nos terminais de ônibus


Pessoas com transtorno do espectro autista, portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, idosos, gestantes e pessoas acompanhadas por criança de colo passarão a ter preferência nos terminais de ônibus municipais e da EMTU em Guarulhos a partir da próxima segunda-feira (3). A medida é respaldada pela lei 8.148, publicada na última sexta-feira (23) no Diário Oficial.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela fiscalização e instrução da lei, vai disponibilizar agentes públicos e materiais informativos para orientar a população no transporte público e nos terminais.

“Já estamos em tratativas com a Guarupass para que os colaboradores das empresas concessionárias nos ajudem nesse processo de orientação dos passageiros”, comentou o secretário Luigi Lazzuri Neto.

Informações: Prefeitura de Guarulhos
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Prefeitura de Uberlândia mantém tarifa de transporte público em R$ 4,50


A Prefeitura de 
Uberlândia informa que, após grande esforço da gestão municipal, o valor da tarifa unitária do transporte público em Uberlândia permanecerá em R$ 4,50 para os usuários do serviço.  Desta forma, o reajuste da tarifa técnica, avaliada em R$6,30, não será repassado ao usuário de ônibus.

O reequilíbrio do contrato será realizado pela prefeitura de Uberlândia, de forma a garantir o transporte público à população, sem onerar o cidadão. “A nossa população já foi muito afetada pelos estragos econômicos da Covid-19, por isso a gestão do prefeito Odelmo Leão decidiu arcar com a diferença de R$ 1,80 da tarifa, mantendo o preço da passagem no valor atual”, explicou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Ainda segundo o secretário, a proposta foi apresentada e acordada junto ao Ministério Público Estadual e as empresas conveniadas.

Informações: Prefeitura de Uberlândia
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Prefeitura de Palmas investe em melhorias e promove avanços no transporte coletivo

A Prefeitura de Palmas, desde que assumiu a gestão integral do transporte coletivo da Capital, tem cumprido com os compromissos firmados com a população. Importante salientar que a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) tem trabalhado diariamente para atingir um modelo que mais se adéque à realidade da Capital, pois é indiscutível que o serviço, da forma que vinha sendo feito, não atendia mais à população.

A locação por seis meses, segundo o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, servirá para a prefeitura avaliar os custos para um novo contrato a partir de 2023, que incluirá também a terceirização da manutenção e do combustível. “Todos os municípios e países que assumiram a operação do sistema estão optando pela locação, mas com controle total da operação”, explica.

Hoje a prefeitura gerencia diretamente 139 veículos e paga pelo serviço de mais 41 ônibus para a empresa Via Cap. Cada ônibus, nesse formato, custa em média, aos cofres públicos, por R$ 75 mil mensais. 

Já os novos ônibus locados terão custo de R$ 30 mil por veículo/mês, ou seja, menos da metade da despesa atual, uma vez que os custos de manutenção para os veículos novos são muito baixos. Além de oferecer economia, a frota zero km trará mais conforto, segurança, agilidade e acessibilidade aos usuários. Além disso, esses ônibus já vêm com sistema adaptado para cadeirantes, ar-condicionado, sistema de monitoramento, além de atenderem aos critérios ambientais vigentes. 

“Vamos economizar com manutenção e pagar menos do que vínhamos pagando com a requisição administrativa. Devolveremos os ônibus sem condições de uso e estamos fazendo reparos, inclusive de tapeçaria em todos os ônibus usados que ainda continuarão operando”, completou o presidente da ATCP.
Para além da locação de novos veículos, a Prefeitura está com um processo licitatório em andamento para resolver definitivamente o problema da frota. O contrato emergencial em questão é para 180 dias, prorrogáveis por mais 180 dias e, nesse período, esse processo será concluído.

Tempo 

Atualmente, para se adquirir veículos de grande porte, como ônibus do transporte coletivo, leva-se meses desde a assinatura do contrato de compra, até o prazo da entrega dos veículos, por conta do prazo que as montadoras pedem para montar cada ônibus. Com a locação, esse prazo passou a ser de 15 dias a contar da assinatura do contrato, o que significa que, ainda no mês de julho, esses ônibus já poderão estar em operação pela cidade.  

Valorização dos profissionais do sistema

Com o intuito de humanizar o serviço, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) ampliou o número de motoristas, saindo de 120 para 170 profissionais. Além disso, com a inserção desses trabalhadores no regime da folha de pagamento municipal, eles passaram a ganhar os benefícios promovidos pela gestão aos servidores, como pagamento do salário antecipado, auxílio-alimentação, horas extras pagas em folha, capacitação, melhores condições de trabalho. 

Levantamento e diagnóstico 

Quando assumiu a operação do transporte, a ATCP realizou um inventário minucioso sobre a frota para avaliação da estrutura e tomada de decisão sobre reforma, manutenção ou substituição. A primeira conclusão foi a de que poucos veículos poderiam ser aproveitados, pois a maior parte da frota não está em condições de uso ou pede despesa de manutenção superior ao investimento de troca.  

Compromisso 

Como o serviço é prioritário e não pode parar, foi feito um compromisso em fevereiro para que a prefeitura fizesse manutenções mínimas como limpeza, reparos de tapeçaria, revisão preventiva e corretiva, e isso está em andamento.

Retomada de linhas

Desde que a prefeitura assumiu o sistema de transporte, dez linhas que estavam suspensas pela empresa concessionária, desde 2019, foram reativadas, e outras 12 rotas foram ampliadas. A rota do Corujão (que trafega exclusivamente no período da noite) foi retomada - inclusive atendendo a áreas mais distantes como as linhas dos setores Araras 1 e 2. 

Inovação

O aplicativo Cittamobi, que traz monitoramento em tempo real dos veículos da frota, já atende metade dos usuários do transporte coletivo, com média de 21 mil acessos/dia, num universo de 42 mil usuários.  

Avanços

Desde que o serviço passou a ser gerido pelo município houve avanços importantes no transporte coletivo da Capital. Entre eles, tarifa zero nos finais de semana, ônibus exclusivos para mulheres, monitoramento nas estações e nos veículos, mais linhas de ônibus e ampliação de rotas, a chegada dessa frota de 60 ônibus sendo 40 nos próximos dias outros vinte daqui trinta dias. 
Veículos não são e nunca foram um ativo, um patrimônio, mas uma ferramenta para gestão do tráfego. Locação e terceirização do ativo imobilizado é uma tendência mundial. Além disso, mundo afora a gestão pública tem caminhado no sentido de assumir a gestão dos sistemas de transporte e as políticas de mobilidade. 

Informações: Prefeitura de Palmas
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Prefeitura de Fortaleza envia PL para concessão de Terminais de Ônibus e Corredores

O prefeito José Sarto enviou à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza a concessão de terminais, estações e corredores estruturados vinculados ao sistema de transporte coletivo urbano de passageiros em Fortaleza. A matéria, que tramita nas comissões de Orçamento e Constituição e Justiça do Poder Legislativo Municipal, visa aliar a expertise da iniciativa privada com a experiência do setor público, para garantir a contínua evolução no serviço prestado à população, com mais conforto e satisfação dos usuários do tranporte público municipal.

O projeto de lei trata de uma Parceria Público-Privada (PPP) para gerir 10 terminais urbanos e dois corredores estruturados, resultando em gestão menos onerosa para o Município. Atualmente, esses equipamentos constituem uma despesa de aproximadamente R$ 6 milhões por mês, abrangendo somente os custos básicos e diretos da operação. As receitas recebidas neste contrato poderão, inclusive, ser destinadas ao subsídio da tarifa do transporte público coletivo urbano de passageiros e a outros investimentos na área.

O prazo da concessão será de até 30 anos, com fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A regulação caberá à Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (AcFor).

Consulta e audiência pública

A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), consulta e audiência pública referentes à Parceria Público-Privada prevista para os Terminais de Ônibus Urbanos e Corredores Estruturados do Município.

O edital, que prevê o formato de concorrência pública para selecionar o vencedor, irá adotar o critério de julgamento combinando a apresentação da melhor proposta técnica e menor proposta de valor de contraprestação a ser paga pelo Poder Concedente (PMF).
As medidas propostas, as obras de intervenções imediatas serão concluídas 180 dias após a assinatura do contrato. Já as obras de requalificação contam com o cronograma delineado dentro de 48 meses, garantindo a Implantação e Certificação ISO 14001 - Gestão Ambiental.

Benefícios

Entre os benefícios diretos e indiretos proporcionados para cerca de um milhão de pessoas por dia, espera-se obter ganhos como: melhoria de infraestrutura, conforto e qualidade, conveniência e facilidades (implantação de centros de serviços e conveniência aos usuários e clientes do transporte (academias, mercados, faculdades, clínicas populares), maior segurança, geração de empregos, hub de infraestrutura, possibilidade de implantação de recarga de ônibus elétricos, padronização técnica dos terminais; atualização tecnológica; melhoria da qualidade dos serviços de administração, manutenção, vigilância e limpeza, permitindo otimização e redução dos custos diretos e indiretos.

“A iniciativa propõe, ainda, que o valor relativo à outorga recebida, no âmbito da PPP, seja destinado ao subsídio da tarifa do transporte público, bem como outros investimentos em modais alternativos e sustentáveis. É um aspecto importante e merece amplitude”, destaca a coordenadora de Parcerias Público-Privadas e Concessões, Alana Sampaio.

O investimento a ser realizado pelo setor privado encontra-se estimado em um Capex de R$ 322,30 milhões ao longo do período concedido, incluindo construção, pavimentação, usinas fotovoltaicas e tecnologias. O reflexo da redução de despesas fixas da Prefeitura foi orçado em R$ 16 milhões por ano, resultando em uma economia de R$ 490 milhões em 30 anos. Ao final do prazo da concessão, haverá um toral de R$ 320 milhões de patrimônio reversível para o município de Fortaleza.

“Fortaleza está dando um passo importante para melhorar o transporte público na cidade. O alto fluxo potencializa a capacidade dos Terminais para tornarem-se centralidades regionais e vetores de desenvolvimento urbano e econômico, sendo atrativos para o comércio, além de serviços públicos e privados”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Consulta pública

Contribuições, dúvidas, sugestões e questionamentos devem ser protocolados durante o período de consulta pública, entre os dias 30/06 e 31/07/2023, através do e-mail parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br. Para essa finalidade, os documentos estarão disponíveis neste link.

Audiência pública

A audiência pública ocorrerá em formato virtual, no dia 13 de julho de 2023, com início às 10 horas e término às 11 horas, horário de Brasília. O ingresso dos interessados dependerá de prévia inscrição, através do e-mail parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br, com o envio dos seguintes dados: nome completo, telefone e indicação de órgão ou empresa, se for o caso.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Prefeito de Cuiabá realizará a entrega de mais 42 ônibus novos

A prefeitura de Cuiabá realizará a entrega de mais 42 ônibus zero quilômetro para o transporte público da capital. Com esses novos ônibus, Cuiabá atinge a marca de 200 veículos renovados, sendo 192 ônibus e mais nove novas vans do Projeto Buscar, além de 75% da frota com ar-condicionado.

"Nunca na história de Cuiabá ocorreu isso. Cuiabá está entre as cidades com maior climatização de frotas do país. Foram entregues 144 novos veículos em 2021 e, seis meses após, já em 2022, foram mais 6 ônibus novos e mais 9 vans para o projeto Buscar. 

Hoje, faltam ainda 177 ônibus para serem trocados. Pretendo deixar a frota renovada e climatizada em 100% até o final de nossa gestão, isso foi um compromisso que fiz com a população cuiabana e que vem sendo cumprido. Quem conheceu o transporte público antes dessa concessão realizada em minha gestão, sabe bem o que era um transporte ruim e precário. Temos muito a melhorar, mas avançamos muito, com o transporte público em geral, com a implantação das estações no Centro da cidade e, já estamos com a reforma no terminal do CPA 3 e em breve no CPA I. Trocamos mais de 1.200 abrigos em Cuiabá e vamos fazer mais", destacou o prefeito de Cuiabá.
Os novos coletivos incluem instalações de câmeras (4 em cada coletivo), sistema de bilhetagem, GPS, adaptações com elevadores para Pessoas com Deficiência - PCDs, Wi-Fi e aparelhos de ar-condicionado. Os novos carros serão incorporados à frota atual. Hoje, circulam pela capital 369 coletivos que atendem a um total de 210 mil usuários/dia.

As linhas de ônibus foram divididas em quatro lotes, arrematados por quatro empresas distintas. São elas: Integração Transporte LTDA, Caribus Transportes e Serviços LTDA, Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.
Serviço:

Informações: Prefeitura de Cuiabá
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Na Região do Triângulo Mineiro, cidade de Ituiutaba é mais uma a aderir a tarifa zero

A cidade de Ituiutaba, na Região do Triângulo Mineiro, anunciou que, a partir do dia 10 de julho, os ônibus da cidade vão passar a circular com tarifa zero. A proposta de gratuidade do transporte público ainda deve ser votada pela Câmara dos Vereadores. O programa “Busão do Povo” é uma iniciativa da prefeita Leandra Guedes (Avante) com o deputado federal André Janones (Avante-MG).

A prefeita do município, Leandra Guedes, conta que adotar a tarifa zero em Ituiutaba é um desejo antigo dela, que só se tornou possível com a ajuda de Janones, que é de Ituiutaba e já trabalhou como cobrador de ônibus na cidade. A proposta deve se tornar viável por meio de uma emenda parlamentar, considerando a quilometragem percorrida pelos veículos em vez do número de passagens pagas.

Para custear o projeto, o repasse das verbas da prefeitura para o transporte público deve aumentar. Além disso, faz parte dos planos da prefeita a transformação do terminal rodoviário da cidade em um terminal central, que servirá de ponto de integração dos ônibus. O objetivo principal da construção da central é facilitar a dinâmica do trajeto dos usuários do transporte público e tornar Ituiutaba uma referência no setor.

Um dos principais desafios, na visão da prefeita, é “mapear a cidade e manter a qualidade” do serviço oferecido. Para isso, a prefeitura já ampliou as linhas dos ônibus e o horário de funcionamento deles, além de trazer uma frota de veículos nova.

Alternativas para o dinheiro da passagem

Para Leandra Guedes, a gratuidade das passagens traz benefícios para a sociedade como um todo. Para ela, a decisão traz o “aumento da arrecadação (da Prefeitura de Ituiutaba), no orçamento dos empresários e no orçamento dos trabalhadores”. O preço da passagem, que custa R$ 3,70, é “oneroso para as famílias de baixa renda, que é quem mais vai sentir a diferença no bolso”, afirma a prefeita.
Ao conversar com a população para repercutir os impactos do projeto, Leandra conta que o que mais ouviu, como aspectos positivos, foi a economia do dinheiro, que vai passar a ser investido em outras coisas, principalmente no comércio interno da cidade. 

Para Liandra Sousa, atendente de loja em uma farmácia do município, a população vai “absorver a notícia com muita felicidade”, porque “é muito difícil para algumas pessoas ter R$ 3,70 no bolso para cada passagem todo dia", ela diz.

A presidente do Sindicato do Comércio de Ituiutaba, Vera Lúcia Freitas, conta que o perfil dos usuários do transporte público é majoritariamente formado por consumidores internos, que poderão investir em “remédios, carne, supermercado e até lazer”. 

Benefícios para o comércio local
A presidente do Sindicato do Comércio diz que o dinheiro que o cidadão investiria na passagem de ônibus vai servir para o “aquecimento das vendas” na cidade. “Vai para o comércio”, afirma.  Além do de impulsionar a economia interna de Ituiutaba, os empresários também vão se beneficiar porque não vão mais precisar oferecer o vale-transporte para os empregados, já que a passagem não terá mais custos. 

Vera Lúcia ressalta também que as empresas de ônibus não terão prejuízos, já que vão receber independentemente do número de passageiros transportados durante o dia, levando em consideração a quilometragem rodada por cada ônibus.

Informações: Estado de Minas
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Por que carros elétricos da China podem mexer com a economia brasileira

A crescente popularidade do mercado de veículos elétricos (Ves) na China está ameaçando as montadoras tradicionais, como Toyota, Volkswagen, Nissan e Chevrolet, cuja produção ainda é predominantemente dominada por veículos movidos a combustão.

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Esse fenômeno não é exclusivo da China e vem afetando o mundo inteiro. No primeiro trimestre de 2023, os Ves representaram 31% nas vendas de automóveis no mercado chinês. As montadoras tradicionais têm expressado preocupação com esse cenário e a Volkswagen, que historicamente mantém uma posição proeminente na China, viu sua participação no mercado do país diminuir 3,6% em 2022 em comparação com o ano anterior.

As montadoras tradicionais que estão apreensivas em relação ao crescimento da popularidade de veículos elétricos na China também possuem uma participação significativa no mercado automobilístico brasileiro. Nos últimos meses, China e Brasil têm buscado cooperação no desenvolvimento de baterias de íon-lítio e de tecnologias de energia limpa. Várias montadoras chinesas de Ves manifestaram interesse em construir e adquirir fábricas de produção no Brasil e em toda a América Latina.

O investimento chinês de Ves no Brasil certamente reduzirá a participação das grandes montadoras no nosso mercado. É plausível até que empresas como a Volkswagen reduzam o número de fábricas de produção de veículos movidos a combustão à medida que os Ves cresçam no mercado.

A empresa chinesa Ganfeng Lithium anunciou recentemente a produção em massa de sua nova bateria de lítio de estado sólido. A nova tecnologia usa um eletrólito de óxido com um diafragma sólido, ao contrário das baterias líquidas tradicionais.

Esse material cerâmico sólido torna as baterias mais seguras e rápidas de carregar. Além disso, essa tecnologia garante mais produção de energia do que a forma tradicional. As baterias de estado sólido também podem ter uma pegada de carbono cerca de 24% menor do que as antigas baterias, o que significa um ganho para o meio ambiente.

A Ganfeng já anunciou que pretende investir maciçamente no setor de energia do Brasil. A Sigma, outra gigante chinesa, recebeu recentemente das autoridades brasileiras uma licença para vender e exportar minerais e produtos de lítio.

A companhia afirmou que iria começar suas atividades imediatamente após receber a autorização para operar no Brasil. A BYD, empresa de veículos elétricos, já divulgou que pretende adquirir uma fábrica na Bahia. Todos esses investimentos podem aumentar drasticamente a produção e as exportações de lítio do Brasil, um setor que está em franca expansão no mundo todo.

O grande desafio agora para os fabricantes chineses de Ves é o aumento dos custos das matérias-primas. O preço do carbonato de lítio teve uma elevação de mais de 60% no último mês, fazendo com que os custos das baterias subissem em cerca de 3% a 5%. Isso representa um obstáculo para as startups, como a Nio e Xpeng, que ainda não obtiveram lucro significativo. A desaceleração nas vendas dos Ves na China também está impactando o setor.

O Brasil é um importante produtor de minerais e metais usados na fabricação de baterias de veículos elétricos, como o lítio. Qualquer mudança na demanda ou nos preços desses veículos vai impactar o setor por aqui. Os produtores de baterias e insumos, assim como os fabricantes de veículos elétricos brasileiros precisam monitorar de perto o mercado chinês para ajustarem sua produção com o objetivo de minimizar prejuízos e otimizar a produção.

Em abril, os fabricantes chineses de baterias reduziram a produção para diminuir os estoques devido às vendas mais lentas de Ves. No entanto, espera-se uma recuperação em maio e junho. Apesar da queda na produção de 8,3% em relação ao mês anterior, a produção de baterias para Ves na China em abril foi quase 40% maior em comparação ao ano anterior.

As instalações de baterias nos veículos também diminuíram 9,5% em abril, mas mostraram um aumento de quase 90% em comparação ao ano anterior. Os fabricantes de baterias tomaram essa medida para manejo dos estoques elevados. Eles também esperam melhorias nas condições do mercado nos próximos dois meses à medida que os estoques diminuem e os preços das matérias-primas se estabilizam.

Fabricantes chineses de veículos elétricos, como a BYD Auto, estão buscando expandir a produção na América Latina, incluindo o Brasil. Há negociações em andamento para aquisição de uma fábrica de VE e baterias de íon-lítio na Bahia, condicionada à venda de uma antiga fábrica da Ford para a BYD Auto. As empresas chinesas argumentam que a instalação de fábricas de VE no Brasil ajudarão o país a cumprir metas de sustentabilidade, geração de empregos, além de impulsionar o refinamento de lítio.

O investimento também pode alavancar avanços tecnológicos a longo prazo no setor. Por outro lado, a dependência do setor de baterias e mineração de lítio brasileiro em relação à China aumentaria a sua volatilidade, uma vez que a produção brasileira se tornaria dependente quase exclusivamente de um comprador.

Informações: ESTADÃO
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