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TEVX Higer anuncia aumento de produção para atender a cidades brasileiras

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Determinada a apoiar a renovação da frota de São Paulo com ônibus elétricos de última geração, a TEVX HIGER, que já tem seu veículo Azure A12BR homologado pela SPTRANS, aumentou a produção em sua fábrica a fim de garantir as melhores condições de custos e de entrega.

Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para América do Sul, conta que este movimento é uma resposta concreta para auxiliar a capital paulista a atingir as 2 600 unidades elétricas até 2024. “Já temos programação com nossos fornecedores de componentes, inclusive de baterias, para atender em curtíssimo prazo pedidos de até 200 unidades. Para 2023 traremos mais 3 000 unidades. A estrutura que temos na matriz nos dá flexibilidade para aumentar a linha de produção para atender o Brasil e os demais países da América do Sul”.

O Azure é a linha de segmento de ônibus elétricos urbanos da Higer e já conta com 6.000 unidades em operação pelo mundo, dentre as mais de 50 mil unidades elétricas produzidas pela marca

Para atender as especificações do mercado brasileiro, a Higer projetou um modelo exclusivo para o país, o Azure A12BR, que inclusive já expandiu fronteiras e atingiu novos mercados, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, Guatemala, República Dominicana e México.

Unindo tecnologia de ponta e um moderno projeto de engenharia, o Azure12BR tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para 78 passageiros. Possui piso baixo com acesso fácil para cadeiras de rodas, assentos confortáveis e corredores largos, além de ar-condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV.                                                                        

Teste prático de mobilidade – O Azure A12BR já tem sido utilizado em operações nas ruas de algumas cidades brasileiras, como Curitiba e São José dos Campos. Para atender à crescente demanda de pedidos, a empresa está ampliando o número de ônibus elétricos para testes. As novas unidades já estarão rodando no início de 2023.  “Nos testes práticos realizados, registrou-se uma autonomia de 300 km e ainda tivemos uma excelente aceitação do público. Temos demonstrado aos gestores públicos que o A12BR consegue trabalhar uma média de 15 horas continuamente, com elevado nível de desempenho”.

Nacionalização – A Higer Bus é o maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, com capacidade de produção  de 35 mil unidades por ano e presença em mais de 100 cidades (por exemplo, toda a frota urbana de Doha, já para a Copa), o que a posiciona como a fabricante com o maior número de ônibus elétricos em operação no mundo. E, pelo potencial do mercado nacional, o Azure A12BR começará a ser produzido no Brasil em 2024, na fábrica da TEVX Higer em Pecém (CE).

O modelo nacional contará com renomadas empresas de componentes do mercado, todas já atuantes no Brasil, como a ZF (eixos e suspensão); Bosch (sistema de direção); Valeo (ar-condicionado); Catl (baterias, que no Brasil são representadas pela Moura); Wabco (sistema de freios); Sachs (amortecedores; Dana (motor elétrico); Mobitec (itinerário eletrônico); Fanavid (vidros e para-brisas; Alcoa (rodas de alumínio); Grammer (assentos de motorista e passageiros).

Sobre TEVX Higer – A Higer Bus é líder mundial na fabricação de ônibus elétricos, que tem sua operação no mercado brasileiro sob responsabilidade do TEVX Motors Group – especializado na oferta de soluções de transporte limpo, criado para importar os ônibus e prestar serviços de pós-venda e de peças de reposição. Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a Higer Bus exporta cerca de 30% da sua produção para mais de 100 países. O primeiro produto a ser oferecido ao mercado brasileiro é o Azure A12BR, que poderá circular em grandes cidades brasileiras ainda em 2022.

Informações: TEVX Higer
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Usuários do cartão especial PCD de transporte devem fazer recadastro em Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis informou que usuários do Cartão Especial PCD (Pessoas com Deficiência) devem realizar a atualização cadastral até o dia 30 de novembro.

A partir deste dia, os cartões que não forem renovados serão bloqueados. Para garantir o benefício do cartão municipal do transporte coletivo para PCD é preciso comparecer à Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, junto ao Ticen.

O cartão especial do transporte coletivo para pessoas com deficiência garante a gratuidade aos mais de 20.000 beneficiários da modalidade que utilizam ônibus em Florianópolis. Mas para garantir o benefício, o usuário deve estar com cadastro atualizado. Para quem já regularizou o cadastro neste ano, a data limite é o dia do aniversário.

Para renovar o Cartão Especial PCD é preciso comparecer à Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, junto ao Ticen, no período das 08h às 18h. O usuário deve levar os seguintes documentos: comprovante de residência, cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante do CPF e atestado médico ou laudo médico que comprove a deficiência permanente.

A primeira via do cartão pode ser feita mediante preenchimento de formulário on-line via aplicativo SI.GO, disponível para Android e IOS. No app, basta procurar pela opção “Recadastro de Benefício”, disponível na tela inicial e seguir os passos indicados, incluindo o envio de fotos dos documentos comprobatórios.

Para mais informações, o usuário deve acessar bit.ly/cartoesfloripa ou ligar para (48)3251-4120

Informações: ND Mais
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EPTC vai reforçar transporte coletivo para o Enem em Porto Alegre

Porto Alegre terá reforço no transporte público nos locais que concentram maior número de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro (nos dois próximos domingos), informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nesta quinta-feira. Além disso, o cartão TRI dos estudantes estará liberado para uso nos dois dias com a isenção correspondente à categoria de cada usuário conforme a Lei 12.944. 


De acordo com a EPTC, a orientação é que os participantes, com 21.615 inscritos na Capital, se informem com antecedência sobre o local e linhas de transporte que atendem a região da prova. Na cidade, os três locais com maior demanda e que terão reforço são: PUCRS (7.069 candidatos), Uniritter/Campus Fapa, Manoel Elias (1.439) e Uniritter Orfanotrófio (237).

Com a oferta disponível, a empresa comunicou que tem capacidade para transportar 347 mil passageiros. Em um domingo comum, são transportados, em média, 120 mil passageiros. A EPTC vai monitorar a circulação nas principais vias para identificar congestionamentos e reprogramar os semáforos conforme necessidade, para melhorar a mobilidade no início e término das provas. 

Informações: Correio do Povo
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Prefeitura de Belo Horizonte vai aumentar a oferta de ônibus para o Enem

A Prefeitura de Belo Horizonte vai reforçar o quadro de horários de 102 linhas do transporte coletivo nos próximos dias 13 e 20 de novembro - dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022.  Serão disponibilizados mais ônibus nos momentos que antecedem as provas (9h30 às 12h30) e após os exames (18h às 19h30).


Serão reforçados os quadros de horários de 102 linhas do transporte coletivo que atendem os locais do exame, nos momentos que antecedem as provas (9h30 às 12h30) e após os exames (18h às 19h30).

Os candidatos podem consultar o quadro de horários das linhas na página da BHTrans no Portal da Prefeitura, onde as informações estarão disponíveis a partir deste sábado (12). Os candidatos podem ainda fazer a busca de qual linha devem usar para chegar ao local de prova e as partidas, nos aplicativos SIU Mobile e BHBUS+.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans, PMMG e Guarda Municipal, irão operar o tráfego na região dos locais de prova e nos corredores de acesso, para garantir a mobilidade dos estudantes. Nas instituições que recebem um grande número de candidatos, como as universidades e centros universitários, serão realizadas operações especiais de trânsito para priorizar a chegada dos candidatos, impedir fechamento de cruzamentos, auxiliar pedestres nas travessias e orientar motoristas sobre locais permitidos para estacionamento.

Cartão BHBUS - Com o Cartão BHBUS, você evita filas nas bilheterias das estações e economiza todos os dias: tem desconto na integração com o segundo ônibus ou metrô. E aos domingos e feriados, você pega um segundo ônibus ou faz a integração com o metrô pagando, no máximo, a tarifa de R$4,50. A integração é válida no intervalo de uma hora e meia.

SIU Mobile – Com o aplicativo para celulares SIU Mobile o usuário saberá o tempo estimado para o ônibus passar no ponto, trazendo assim mais comodidade e agilidade para os passageiros planejarem o seu dia a dia. Com a nova versão, ao clicar em um ponto de ônibus de qualquer linha, é possível ver o ônibus se movendo no mapa no trajeto até chegar ao ponto. O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas Android e iOS (Iphone). 

Informações: POrefeitura de Belo Horizonte
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Em Vitória-ES, Tarifa do Transcol já pode ser paga por QR Code

Já está funcionando! Desde a última semana, os usuários do Sistema Transcol têm uma nova opção para pagamento da tarifa. Trata-se do QR Code no validador do ônibus. A tecnologia permite a liberação da passagem diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, em que o passageiro irá gerar um código na tela do aparelho para ser apresentado no validador. Com isso, quem não tem créditos no CartãoGV tem uma alternativa para conseguir embarcar, mesmo se não estiver com o bilhete único em mãos.


Vale ressaltar que não é necessário ter o cartão físico para criar a carteira virtual e administrar os créditos e QR Codes. Ela gera gerada automaticamente na primeira compra.

Para utilizar a funcionalidade, é preciso baixar o aplicativo Kim no celular, de forma gratuita, e preencher um cadastro. Em seguida, basta escolher a forma de pagamento e recarregar o CartãoGV Virtual com o valor que desejar, para em seguida gerar os QRCodes. Escolha a linha em que código será usado e embarque tranquilo!

Além dos moradores da Grande Vitória, a nova modalidade de pagamento irá beneficiar turistas que precisam se locomover pela região, mas ainda não têm o cartão de transporte. Lembrando que todos os pontos de chegada a Região Metropolitana, como aeroporto, Rodoviária de Vitória e terminais, já contam com máquinas de autoatendimento para aquisição do CartãoGV físico.

Confira o passo a passo para pagar a tarifa do Transcol com QR Code:

1 – Baixe o app KIM e preencha seu cadastro:

2 – Na tela do seu cartão, selecione QR Code e depois recarregar:

3 – Selecione o valor desejado e a forma de pagamento:

4 – Após validar o pagamento, acesse gerar QR Code:

5 – Selecione a linha em que o QR Code será usado e pronto:

No ônibus, toque na opção QR Code no validador e aponte o código que está na tela do seu smartphone para a câmera do validador para liberar a passagem.

Informações: CETURB
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Prefeitura de Curitiba começa reforma de estações-tubo

A Urbanização de Curitiba (Urbs) deu início, quinta-feira (3/11), ao programa de revitalização de 85 estações-tubo na cidade. O projeto, com investimentos de R$ 5,9 milhões, é o maior dos últimos cinco anos.


Na tarde desta quinta-feira, oito estações-tubo entraram em reforma, entre elas Praça Carlos Gomes sentido Terminal Boqueirão e Praça Eufrásio Correia sentido Terminal de Pinhais/Terminal Santa Cândida, que ficarão parcialmente interditadas. 

Estações-tubo em obras
Jardim Botânico sentido Círculo Militar/Terminal Centenário – 3 a 7/11
Detran sentido Terminal Cabral/Terminal Sta Felicidade - 3 a 8/11
Terminal Capão do Imbuia sentido Terminal Campo Comprido – 3 a 5/11
Brigadeiro Franco sentido Terminal Campo Comprido - 3 a 4/11
Brigadeiro Franco sentido Terminal Centenário – 3 a 4/11
Praça Carlos Gomes sentido Terminal Boqueirão – 3 a 26/11 (parcialmente interditada)
Praça Eufrásio Correia sentido Terminal Pinhais/Terminal Santa Cândida – 3 a 12/11 (parcialmente interditada)
Terminal Capão Raso sentido Terminal Campina do Siqueira - 3 a 5/11

Próximas obras
Visconde de Nácar sentido Terminal Campo Comprido – 5 a 6/11
Visconde de Nácar sentido Terminal Centenário – 5 a 6/11
Praça Tiradentes sentido Terminal CIC - 6 a 11/11
Terminal Portão sentido Terminal Campina do Siqueira - 6 a 10/11
Presidente Taunay sentido Terminal Campo Comprido – 7 a 8/11
Presidente Taunay sentido Terminal Centenário - 7/11 a 8/11
Terminal Sítio Cercado sentido Terminal Pinheirinho – 8 a 11/11

O foco é a reforma dos pisos, mas as obras incluem também pinturas, reposicionamento do posto de trabalho e substituição de catracas. Segundo previsão da Urbs, se o tempo ajudar, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro.

Cada revitalização deve durar entre dois e cinco dias para estações de pequeno porte e até 25 dias para estações de grande porte.

No período de obras, as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Estação Asa Branca, na Transolímpica, é a 80ª reformada no sistema BRT


A Mobi-Rio informa a reabertura da estação Asa Branca, no corredor Transolímpica, na tarde desta quinta-feira (10/11), após passar por reforma. Já são 80 estações remodeladas no sistema BRT desde março de 2021.

As obras seguiram o padrão adotado nas demais estações revitalizadas, com a substituição das portas de vidro por chapas de aço vazadas. Outras mudanças foram: fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Informações: Prefeitura do Rio
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Prefeitura de SP passa a aceitar somente ônibus elétricos no transporte público

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, visando o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e a redução da emissão de poluentes na cidade, determinou que agora somente ônibus movidos a tecnologias sustentáveis poderão ser incluídos para operar no sistema de transportes da cidade.

A medida inovadora permite que São Paulo avance na melhoria da qualidade do ar e se alinha às políticas públicas mais modernas existentes no planeta em relação à mobilidade urbana. A utilização de tecnologias sustentáveis irá modernizar a frota da cidade, tornando as viagens mais silenciosas, confortáveis e impactando diretamente a saúde de toda a população da região metropolitana, ao reduzir a emissão de gases poluentes.

Com a mudança, as concessionárias não poderão mais comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam o cronograma de redução de emissão de poluentes previsto na Lei 16.802/2018 e nos contratos vigentes, como os elétricos. A determinação foi comunicada às empresas na última sexta-feira (14).

A medida está alinhada, também, com a meta da gestão municipal de ter 20% da frota da cidade composta por veículos 100% elétricos até 2024. Hoje, os ônibus movidos a bateria representam o modelo que melhor atende os termos da legislação de combate à poluição. A cidade de São Paulo conta, atualmente, com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.

Informações: Prefeitura de SP
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