Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

No Rio, Curso vai capacitar motoristas para dirigir ônibus articulados do BRT

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Motorista que já tem experiência como condutor de veículo de grande  porte poderá  fazer um curso de capacitação para dirigir articulados. O objetivo é formar um quadro de profissionais aptos para o sistema, com foco na chegada dos novos BRTs que vão circular nos corredores expressos da cidade. O edital com todas as informações está publicado no Diário Oficial, e as inscrições devem ser feitas de domingo (08/05) até o dia 13 deste mês.


As aulas serão oferecidas gratuitamente pela Prefeitura do Rio, por meio da MOBI-Rio e da Secretaria Municipal de Transportes, e em parceria com o Sest Senat, entidade especializada na capacitação de profissionais da área de transportes.

O curso terá três turmas, cada uma com 20 motoristas, no máximo, totalizando 60 pessoas. O treinamento vai durar duas semanas e terá carga horária de 108 horas, dividida em quatro módulos: Especialização de condutores de Veículos de Transporte de Passageiros, Formação Teórica, Formação  em  Simulador  e  Formação  com Prática Veicular.

Os candidatos terão que fazer a inscrição  no  portal do Sest Senat. O edital também pode ser consultado nas redes sociais da entidade da área de transportes.

Informações Prefeitura do Rio
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Primeiro ônibus articulado é testado em Vitória da Conquista

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Transporte Público, realizou em março o primeiro teste com o ônibus articulado que foi incorporado à frota do transporte coletivo urbano.


O veículo, conhecido por sua estrutura sanfonada, percorreu todos os trajetos do itinerário entre a Estação Herzem Gusmão e a Uesb, a exemplo da própria estação, das avenidas Olívia Flores, Rosa Cruz e Siqueira Campos, além da travessa e da Rua Dois de Julho.

O teste, como enfatiza o coordenador municipal de Transporte, Sérgio Hubner, teve caráter experimental para avaliação de sua efetivação ou não. Na ocasião, a equipe observou a questão operacional em locais considerados de acesso mais difícil. “Esclarecemos as dúvidas quanto as manobras nestes locais e o veículo fluiu bem”, pontuou o coordenador.

O ônibus mede 22 metros e tem mais espaço

Com 22 metros de comprimento, o ônibus articulado tem capacidade para 180 passageiros. O piso baixo, a suspensão a ar e a regulagem de altura proporciona mais conforto no embarque e desembarque de passageiros. Além disso, por conta da localização do motor, o veículo possui maior espaço interno.


“Foi vencida a etapa em saber que o ônibus faria todas as convergências nos locais que exíguo espaço, agora ele passará pela vistoria dos técnicos em segurança mecânica da Coordenação de Transporte Público, receberá a bilhetagem embarcada homologada pelo município e será testado em operação, com passageiros a bordo”, explica o coordenador.

A meta do Governo Municipal é dar condições para que o transporte coletivo ofereça o melhor serviço para o usuário, com conforto, segurança e agilidade. A inserção do ônibus articulado no sistema de transporte coletivo urbano está dentro dessa meta, Outra etapa será a implantação de faixas exclusivas para ônibus em vias da cidade.

Informações Prefeitura de Vitória da Conquista
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Usuários do transporte público reclamam de falta ônibus após alterações em linhas em Juiz de Fora

Juiz de Fora amanheceu nesta quinta-feira (5) com confusão para quem vai pegar ônibus após a empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal) divulgar um comunicado de alteração de linhas.
De acordo com o comunicado emitido pela Ansal, a empresa deixa de atender as linhas 321, 335, 611, 612, 613, 614, 621, 702, 707, 709, 723, 729, 746, 749, 753, 754 e 758, que passam a ser de responsabilidade da Tusmil. Por outro lado, a Ansal irá atender as linhas 412, 443, 444, 445, 447, 609, 610, 615, 636, 646, 700, 751 e 717.

"Informamos ainda que a Tusmil não acatou a decisão, prejudicando assim os usuários das linhas que ficaram sob sua responsabilidade", citou a Ansal em comunicado emitido nesta quinta.

O Consórcio Manchester, por sua vez, informou que não iria cumprir a determinação judicial. O g1 entrou em contato com a Tusmil nesta quinta, que deveria atender as linhas, e foi informado por um funcionário que não havia nenhum quadro de horário para colocar os ônibus para rodar. (veja a a nota da Tusmil na íntegra abaixo).

Em nota enviada ao g1 nesta quinta, a Prefeitura também se manifestou: "A Prefeitura de Juiz de Fora informa que o Consórcio Manchester, formado pela empresa Tusmil, não cumpriu a decisão sobre o reequilíbrio das linhas. O Consórcio Via JF cumpriu a decisão. Diante disso, a Prefeitura está tomando todas as medidas jurídicas para o cumprimento da decisão administrativa e a normalização do serviço de transporte público".

Usuários do transporte público reclamam
Diversos telespectadores enviaram reclamações nesta quinta-feira e relataram falta de ônibus para atender alguns bairros, veja abaixo:

Bairro Miguel Marinho: Aqui no meu bairro o ônibus 753 Miguel Marinho também não está passando, disse a telespectadora.

Bairro Santa Maria: Meu nome é Nancimara moradora do Bairro Santa Maria, nós moradores como sempre prejudicados por uma determinação da SMU e a Prefeitura de Juiz de Fora. Estamos sem ônibus, o 707 que atende ao bairro e ao Recanto da Mata não saiu da garagem pois foi determinado que a Tusmil faça o percurso e a mesma se nega. Esse mesmo percurso era feito pela Ansal e nós moradores também não queremos a Tusmil aqui pois todos os dias é motivo de reclamações com ônibus quebrado. Nós estamos isolados o 734 faz 2 viagens cedo e 2 a noite mesmo assim não faz itinerário todo que o 707 faz. Aqui temos pessoas idosas, crianças pessoas com problema de saúde e muito morro. Teremos que pagar carro para sair de nossas residências e mesmo assim são poucos que aceitam a viagem por ser muito morro.

Bairro Granjas Bethel: Meu nome é Iara. A empresa Tusmil que passaria a atender hoje o bairro granjas bethel, não mandou ônibus para atender ao bairro. Alegam que não foram notificados pela prefeitura. Estamos sem ônibus no bairro. O ponto está vazio, pois todos os moradores foram a pé até o trevo do retiro para pegar ônibus, pois precisavam de ir trabalhar.

Bairro Santa Maria: Meu nome é Telma Gomes, moro na rua Onofre De Oliveira Salles no bairro Santa Maria, e na manhã de hoje o único carro da linha 707 Cidade do Sol/Santa Maria /Recanto da Mata não saiu da garagem, por causa dessa confusão de consórcio os moradores estão sem o único carro que roda o dia todo. Os moradores são simplesmente ignorados pela atual gestão,aqui temos apenas uma linha com um carro para atender 3 bairros e hoje não tem. Um absurdo.

Nota da Tusmil
"A TUSMIL vem a público esclarecer que a empresa ANSAL está descumprindo decisão judicial ao tentar fazer, a toque de caixa e de forma completamente abusiva, indevidas trocas de linhas entre os consórcios, mais uma vez em prejuízo ao Consórcio Manchester, tentando passar linhas deficitárias para o Consórcio Manchester e ficar com linhas mais lucrativas para o Consórcio Via JF, que já tenta explorar a partir de hoje. O Consórcio Manchester obteve tutela judicial, ratificada de forma unânime pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para que fossem efetuadas trocas de 25 linhas com o Consórcio Via JF conforme estudo elaborado pela própria prefeitura em 2021, expressamente identificado na decisão, e até hoje não implementado. Porém, de forma contrária à decisão judicial, a Prefeitura, motivada pela ANSAL, inovou e ao invés de cumprir a troca de linhas determinada pela justiça optou por fazer novo cálculo, utilizando parâmetros completamente incorretos e contrários ao que está previsto no contrato de concessão, cálculo este cujo resultado favorece mais uma vez o Consórcio Via JF. Por tal motivo, na data de ontem (04/05/2022), o Consórcio Manchester obteve nova tutela judicial determinando que a comprovação do cumprimento da decisão judicial a seu favor fosse cumprida em dois dias, fato ainda não atendido pela Prefeitura e tampouco pela ANSAL, que insiste em operar as linhas do Consórcio Manchester, deixando de operar suas próprias linhas que são deficitárias. Infelizmente, com seus atos, a ANSAL faz a população de Juiz de Fora ser mais uma vez prejudicada. Contudo, apesar da clara campanha difamatória promovida contra o Consórcio Manchester, a TUSMIL confia que a ética e a Justiça irão prevalecer, e utilizará de todos os meios legais disponíveis para alcança-las".

Informações G1
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Prefeitos de Diadema e de São Paulo se reúnem para tratar do transporte coletivo

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, se reuniu na manhã desta quarta-feira (4) com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Na pauta, possíveis parcerias no setor de transportes.


Participaram do encontro o secretário da Casa Civil da Capital, Fabrício Cobra, o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana de São Paulo, Alexandre Trunkl, o secretário executivo de Transportes e Mobilidade da Capital, Gilmar Pereira Miranda, o diretor-presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira, e o diretor de planejamento e transportes da SPTrans, Valdemar Gomes de Melo.

O fluxo de passageiros que atravessam duas as cidades diariamente é alto – há diademenses que trabalham em São Paulo e paulistanos que vêm para Diadema para atuações profissionais. Existem linhas intermunicipais que cruzam os municípios, sem a necessidade de utilização do sistema de trólebus, administrado pelo Governo do Estado. Por isso, o estreitamento de relações entre as prefeituras.

“Foi uma conversa muito produtiva. O prefeito Ricardo Nunes e seus secretários entenderam a necessidade que Diadema tem com relação ao transporte coletivo e se mostraram solícitos para analisar estudos que apresentamos”, disse Filippi.

A viabilidade de novas relações no transporte coletivo também foi levada à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Com Informações da Prefeitura de Diadema
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Grande Belém retoma normalidade após greve dos rodoviários

A greve dos rodoviários da Região Metropolitana de Belém (RMB) terminou nesta quinta-feira (5). Mas, muitos usuários foram pegos de surpresa pela informação e se atrasaram para seus compromissos.


Quem esperava por um coletivo nas paradas da BR-316, em Ananindeua, se deparou com atrasos e poucos ônibus. Um motorista, que não quis se identificar, relatou que alguns dos rodoviários também foram pegos de surpresa pela informação do encerramento da greve, o que atrasou a saída de parte da frota das garagens.

O anúncio do fim da greve ocorreu após a categoria aceitar, em assembleia, a proposta apresentada pela procuradora Gisele Góes, do Ministério Público do Trabalho (MPT), e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), o desembargador Gabriel Velloso Filho, na audiência de conciliação entre a categoria e a patronal, na sede do TRT8, em Belém.

Foram mais de cinco horas de audiência, com diversas propostas para que os 12% de reajuste do salário-base, tíquete alimentação, clínica médica, centro de formação e a manutenção da função de cobrador urbano reivindicados pelos rodoviários fossem atendidos.

No entanto, esses ganhos serão de maneira parcelada com 5% imediato, outros 2% que serão inseridos até 1° de julho, em caso de isenção de impostos municipais e gerenciamento da taxa pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com retroativo a maio, e os outros 5% referente a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do óleo diesel pelo Governo do Estado.

Apesar de ainda incerto, a categoria acredita que a desoneração dos tributos será aprovada para que os outros ganhos sejam logo incorporados. “Principalmente a desoneração dos tributos municipais, logo será aprovado pois já está pautada na Câmara Municipal e nos próximos dez dias deverá ser aprovada. E mesmo que não saia em dez dias, o tempo que for teremos esse ganho de maneira retroativa”, frisou Altair Brandão, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Belém.

Para que a desoneração seja conquistada, o MPT e o TRT8 vão provocar o poder público para se manifestar favoravelmente. “Fazemos o apelo à Prefeitura de Belém e ao Governo do Estado para que se mostrem sensíveis a essa causa. Vamos protocolar juntos a eles reuniões para que possamos construir isso, que será benéfico para as empresas, trabalhadores e usuários de transporte”, disse o desembargador Gabriel Velloso.

COBRADOR

Mas, as conquistas da categoria também foram alcançadas pela manutenção da função do cobrador urbano, que corria risco de ser extinta, e até pela compensação dos dois dias referentes a greve.

“Conseguimos manter os cobradores urbanos, para não ter demissões. Em relação aos dois dias de greve, um dia será compensado pelas empresas e o outro o trabalhador poderá compensar num feriado”, completou Altair Brandão.

Para a patronal, a proposta também foi vista com aprovação. “Tínhamos o interesse em agradar os trabalhadores, apesar da conjuntura econômica. Esperamos que os tributos sejam desonerados, que subsídios públicos sejam aplicados, pois assim o compromisso será mantido e que os passageiros não sofram novos aumentos da tarifa dos ônibus”, concluiu Paulo Gomes, presidente do Setransbel.

Informações: DOL
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SPTrans cria linha de ônibus para atender aos passageiros que usarem o Terminal Vila Sônia

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Os passageiros que passam a utilizar o Terminal Vila Sônia terão à disposição a linha 8019/31 Pq. Continental – Term. Vila Sônia, criada pela SPTrans especialmente para atender o equipamento. Além disso, serão integradas oito linhas que circulam pela região para melhorar a operação e propiciar melhores condições de segurança e conforto aos passageiros.


Para que os passageiros se habituem com a mudança, as linhas operadas pela SPTrans passarão a prestar serviço no interior do terminal em duas etapas, nos dias 21 e 28 de maio. A partir do dia 21 serão cinco linhas integradas e no dia 28, outras três linhas passam a operar no novo equipamento.

A linha 8019/31 Pq. Continental – Term. Vila Sônia, que começa a operar no dia 21 de maio, passará por bairros como Jaguaré, Rio Pequeno e Butantã, com ponto final no Terminal Vila Sônia.

A expectativa é de que os 54 ônibus municipais que vão operar no terminal transportem cerca de 29 mil passageiros por dia útil.

As informações estão sendo divulgadas por meio dos canais oficiais da SPTrans, como: Jornal do Ônibus Especial, adesivos e banners nos pontos finais, publicações nas redes sociais, no site e comunicação à imprensa em geral.

A comunidade está sendo informada por meio de reunião com lideranças comunitárias da região. As empresas operadoras também estão informando aos motoristas, cobradores e fiscais sobre as mudanças.

Terminal Morumbi

Com a mudança do ponto final das linhas 8023-10, 8025-10, 8073-10, 8075-21 e 8077-10 do Terminal Morumbi para o Terminal Vila Sônia, as linhas 8072-10 Pq. Ipê – Metrô Morumbi e 8028-10 Paraisópolis – Metrô Morumbi, que atualmente operam em sistema circular,  passarão a ter seu ponto final dentro do Terminal Morumbi, a partir dos dias 21 e 28, respectivamente.

Veja as alterações do dia 21/05:

Novo serviço

8019-31 Pq. Continental – Term. Vila Sônia
Ida: R. Sambaetiba, Pça. Bento De Assis, R. Eng. Victor Freire, Av. Bolonha, Pça. Henrique Dumont Villares, R. Brasília Marcondes Buarque, R. Caetanópolis, R. Francisco Ferrari, Pça. William Kalil, Av. Antonio De Souza Noschese, R. Dr. Augusto Meirelles Reis Neto, Av. Dr. Francisco de P. V. De Azevedo, Av. Dos Autonomistas, Ac. Acesso, Av. Dos Autonomistas, Ac. Acesso, Av. Dos Autonomistas, Ac. Acesso, Term. Vila Iara (Term. Amador Aguiar), Av. Corifeu De Azevedo Marques, Av. do Rio Pequeno, Av. José Joaquim Seabra, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, Pça. Isai Leiner, Av. Com. Alberto Bonfiglioli, Pça. Francisco Nardy Filho, Rod. Raposo Tavares, Ac. Acesso, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, Av. Eliseu de Almeida, R. Carlos Lisdegno Carlucci, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Av. Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, acesso, Rua Ari Aps, R. Moacir Miguel Da Silva, Pça. Isai Leiner, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, Av. José Joaquim Seabra, Av. Do Rio Pequeno, Av. Corifeu De Azevedo Marques, Ac. Acesso, R. Candombá, Av. Dr. Francisco de P. V. De Azevedo, R. Dr. Augusto Meirelles Reis Neto, Av. Antonio De Souza Noschese, Pça. William Kalil, R. Francisco Ferrari, R. Caetanópolis, R. Brasília Marcondes Buarque, Pça. Henrique Drumond Villares, Av. Pres. Altino, R. Barcelona, R. Sambaetiba.

Linhas que vão operar dentro do Terminal Vila Sônia

7458-10 Jd. Boa Vista – Term. Vila Sônia
Ida: Via Transversal Sul, Av. Dr. Kenkiti Shimomoto, R. Damianópolis, R. Roberto Robinson, R. Pedro Alexandrino Soares, R. Gabriel De Carvalho, R. Candido Fontoura, R. Agostinho de Azevedo, Acesso, Rod. Raposo Tavares, Ac. Saída Rod Raposo Tavares, R. Prof. Máximo Ribeiro Nunes, Acesso, Rod. Raposo Tavares, acesso, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, Av. Eliseu de Almeida, R. Carlos Lisdegno Carlucci, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Av. Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, acesso, Rua Ari Aps, Rod. Raposo Tavares, R. Alberto Keller, R. Agostinho de Azevedo, R. Candido Fontoura, R. Francisco Luz, R. Gabriel De Carvalho, R. Pedro Alexandrino Soares, R. Roberto Robinson, R. Damianópolis, Av. Dr. Kenkiti Shimomoto, Via Transversal Sul, Retorno, Via Transversal Sul.
Obs: Os interessados na ligação com a região central poderão realizar integração na Rod. Raposo Tavares, sem ônus tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com as linhas 7545-10 Jd. João XXIII - Pça. Ramos De Azevedo, 778R-10 COHAB Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel ou 7903-10 Jd. João XXIII/Educ. - Pça. Ramos De Azevedo.

8075-21 Terminal Campo Limpo – Term. Vila Sônia
Ida: Term. Campo Limpo, Estr. do Campo Limpo, R. Alves dos Santos, R. José Félix, Av. Prof. Francisco Morato, Term. Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, R. Jorge Amado, Estr. do Campo Limpo, Term. Campo Limpo.
Obs: Os interessados no trecho da Av. Prof. Francisco Morato até o Terminal Morumbi poderão realizar integração na mesma avenida, sem ônus tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com as linhas 8075-10 Term. Campo Limpo – Metrô Butantã, 8700-10 Term. Campo Limpo – Praça Ramos de Azevedo, entre outras.

8025-10 Jd. Rosa Maria – Term. Vila Sônia
Ida: Pça. Festa Das Luzes, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, R. Nicolau Copérnico, R. Prof. Gustavo De Gouveia, R. Jacinto De Morais, Pça. Prof. Vasco De Andrade, R. Gen. Teixeira de Campos, R. Noronha Dos Santos, R. José Xavier Guimarães, R. Caetano Bizarro, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, Estr. Sto. De Amaro, Estr. Do Jaguaré, R. Bertoldo Di Giovanni, R. João Guilherme, R. Capivari-Mirim, R. Domingos Nogueira, R. Alberto Astori, R. Jacinto De Oliveira, R. Bartolomeo Caporali, R. Paulo Barian, R. Bernardo Teles, R. Benvenuto Di Giovanni, R. Dr. Paulo Leite De Oliveira, Rod. Raposo Tavares, Ac. Saída Rod Raposo Tavares, Av. Min. Laudo Ferreira De Camargo, Av. Eliseu de Almeida, R. Carlos Lisdegno Carlucci, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Av. Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, Ac. Trevo Rod. Raposo Tavares Km 13, Acesso, R. Ari Aps, Rod. Raposo Tavares, Ac. Da Raposo Tavares, Viad. Jacob Salvador Zveibil, Ac. Da Raposo Tavares, Rod. Raposo Tavares, R. Dr. Paulo Leite De Oliveira, R. Benvenuto Di Giovanni, R. Bernardo Teles, R. Paulo Barian, R. Samuel Raven, R. Jacinto De Oliveira, R. Alberto Astori, R. Domingos Nogueira, R. Capivari-Mirim, R. João Guilherme, R. Bertoldo Di Giovanni, Estr. Do Jaguaré, Estr. Sto. De Amaro, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, R. Caetano Bizarro, R. José Xavier Guimarães, R. Noronha Dos Santos, R. Gen. Teixeira De Campos, Pça. Prof. Vasco De Andrade, R. Jacinto De Morais, R. Prof. Gustavo De Gouveia, R. Pe. Juvêncio Pisoni, R. Pixinguinha, R. Inácia Pereira, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, Pça. Festa Das Luzes.
Obs: Os interessados no trecho da Av. Eliseu de Almeida poderão realizar integração na Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, sem ônus tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com a linha 8020-10 Butantã – Shop. Morumbi.

8073-10 Jd. Guaraú – Term. Vila Sônia
Ida: R. Jerônimo Fernandes,Av. Francisco Mont Alverne, R. Conceição De Ipanema, R. Artur Ferreira De Abreu, R. Joaquim Loyola, R. Rev. Jorge Bertolaso Stella, R. Brás Da Costa, R. Francisco Santo Suosso, R. Oscarlino Romano Dos Santos, Estr. Do Jaguaré, R. Bertoldo Di Giovanni, R. João Guilherme, R. Capivari-Mirim, R. Domingos Nogueira, R. Alberto Astori, R. Jacinto De Oliveira, R. Benvenuto Di Giovanni, R. Dr. Paulo Leite De Oliveira, Rod. Raposo Tavares, Ac. Saída Rod Raposo Tavares, Av. Min. Laudo Ferreira De Camargo, Av. Eliseu de Almeida, R. Carlos Lisdegno Carlucci, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Av. Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira De Camargo, Ac. Trevo Rod. Raposo Tavares Km 13, Ac. Acesso A, R. Ari Aps, Rod. Raposo Tavares, Ac. Da Raposo Tavares, Viad. Jacob Salvador Zveibil, Ac. Da Raposo Tavares, Rod. Raposo Tavares, R. Dr. Paulo Leite De Oliveira, R. Benvenuto Di Giovanni, R. Jacinto De Oliveira, R. Alberto Astori, R. Domingos Nogueira, R. Capivari-Mirim, R. João Guilherme, R. Bertoldo Di Giovanni, Estr. Do Jaguaré, R. Oscarlino Romano Dos Santos, R. Francisco Santo Suosso, R. Brás Da Costa, R. Rev. Jorge Bertolaso Stella, R. Joaquim Loyola, R. Artur Ferreira De Abreu, R. Conceição De Ipanema, Av. Francisco Mont Alverne, R. Jerônimo Fernandes.
Obs: Os interessados no trecho da Av. Eliseu de Almeida poderão realizar integração na Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, sem ônus tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com a linha 8020-10 Butantã – Shop. Morumbi.

7013-10 Pq. Arariba – Term. Vila Sônia
Ida: R. Eurico De Azevedo Marques, Av. Sílvio Ribeiro Aragão, R. Nelson Brissac, Av. Pe. Adolfo Kolping, R. Profa. Nina Stocco, R. João Franco Lima, R. Cardoso Moreira, R. João Dias De Vergara, R. Alexandre Algardi, R. Claretiana, R. Canori, R. Dr. Hugo Lacorte Vitale, R. Diogo Martins, R. Luiz De Magalhães, R. Guilherme Mainard, Estr. Do Campo Limpo, R. Alves Dos Santos, R. José Félix, Av. Prof. Francisco Morato, Acesso, Av. Mons. Manfredo Leite, Av. Pirajussara, Av. Eliseu De Almeida, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Av. Eliseu De Almeida, Av. Pirajussara, Av. Mons. Manfredo Leite, Av. Prof. Francisco Morato, Acesso, Av. Prof. Francisco Morato, R. Jorge Amado, Estr. Do Campo Limpo, R. João Lunardelli, R. Mons. Luís Gonzaga De Almeida, R. José Marcondes Rangel, Estr. Do Campo Limpo, R. Lourenço Saporito, R. Diogo Martins, R. Dr. Hugo Lacorte Vitale, R. Canori, R. Claretiana, R. Alexandre Algardi, R. João Dias De Vergara, R. Cardoso Moreira, R. João Franco Lima, R. Profa. Nina Stocco, Av. Pe. Adolfo Kolping, R. Caio Graco Da Silva Prado, R. Eurico De Azevedo Marques.
Obs: Os interessados no trecho da Av. Eliseu de Almeida até a região de Pinheiros poderão realizar integração na mesma avenida, sem ônus
tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com a linha 809L-10 Campo Limpo – Lapa até e estação Butantã do Metrô, ou ainda na Av. Prof. Francisco Morato com as linhas 809P-10 Term. Campo Limpo - Term. Pinheiros ou 857A-10 Term. Campo Limpo – Metrô Stª Cruz até a região de Pinheiros.

Linha que vai operar dentro do Terminal Morumbi

8072-10 Pq. Ipê – Metrô Morumbi
Ida: R. Diogo Rodrigues,Estr. Do Campo Limpo, Av. Prof. Oscar Campiglia, R. João Da Cunha Vasconcelos, R. João Alphonsus, R. Dr. Renato Bueno Netto, R. Profa. Nina Stocco, R. Lourenço Saporito, R. Luiz De Magalhães, R. Guilherme Mainard, Estr. Do Campo Limpo, R. Alves Dos Santos, R. José Félix, Av. Prof. Francisco Morato, Ac. Acesso A, Av. Mons. Manfredo Leite, Av. Pirajussara, Av. Eliseu De Almeida, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Ac. Acesso A, Terminal Morumbi.
Volta: Terminal Morumbi, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Ac. Acesso A, Av. Eliseu De Almeida, Av. Pirajussara, Av. Mons. Manfredo Leite, Ac. Acesso A, Av. Prof. Francisco Morato, R. Jorge Amado, Estr. Do Campo Limpo, R. João Lunardelli, R. Mons. Luís Gonzaga De Almeida, R. José Marcondes Rangel, Estr. Do Campo Limpo, R. Lourenço Saporito, R. Profa. Nina Stocco, R. Dr. Renato Bueno Netto, R. João Alphonsus, R. João Da Cunha Vasconcelos, Av. Prof. Oscar Campiglia, Estr. Do Campo Limpo, R. Diogo Rodrigues.


Veja as alterações do dia 28/05:

Linhas que vão operar dentro do Terminal Vila Sônia

8023-10 CDHU–Munck – Term. Vila Sônia
Ida: R. Joaquim Guimarães, Rod. Raposo Tavares, acesso, Viad. Retorno Km 19,2, acesso, Av. Marginal, Rod. Raposo Tavares, acesso, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, Av. Eliseu de Almeida, R. Carlos Lisdegno Carlucci, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Av. Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, acesso, Rua Ari Aps, Rod. Raposo Tavares, R. Joaquim Guimarães.
Obs: Os interessados no trecho da Av. Eliseu de Almeida poderão realizar integração na Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, sem ônus tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com a linha 8020-10 Butantã – Shop. Morumbi.

8077-10 Jd. João XXIII – Term. Vila Sônia
Ida: R. Nazir Miguel, R. Irmão Joaquim do Livramento, R. Frei Luis de Santa Tereza, R. Frei Vital de Frescarolo, Av. Vaticano, R. Pe. João da Cunha, R. Lucídio Marcondes Souza, R. Eudoro Lincoln Berlinck, R. Rubens Reis Rezende, R. Adherbal Stresser, R. Domingos Rosolia, R. Juliante Vigna, Av. Prof. João de Lorenzo, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, Pça. Festa das Luzes, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, Rod. Raposo Tavares, acesso, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, Av. Eliseu de Almeida, R. Carlos Lisdegno Carlucci, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Av. Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, acesso, Rua Ari Aps, Rod. Raposo Tavares, acesso, Viad. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Rod. Raposo Tavares, Av. Eng. Heitor A. E. Garcia, Av. Prof. João de Lorenzo, R. Domingos Rosolia, R. Adherbal Stresser, R. Rubens Reis Rezende, R. Eudoro Lincoln Berlinck, R. Lucídio Marcondes Souza, R. Pe. João da Cunha, Av. Vaticano, R. Frei Vital de Frescarolo, R. Frei Luis de Santa Tereza, R. Irmão Joaquim do Livramento e R. Nazir Miguel.
Obs: Os interessados no trecho da Av. Eliseu de Almeida poderão realizar integração na Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, sem ônus tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com a linha 8020-10 Butantã – Shop. Morumbi.

8026-10 Jd. Ingá – Term. Vila Sônia
Ida: R. Cataquena, R. José Pereira Bueno, R. Mário Linhares, R. Cliza, R. Carlos Magalhães, R. Clodomiro De Oliveira, R. Do Chico Nunes, R. Castanho Mirim, R. Maniçoba, Av. Anacé, Av. Anacé (Pça. Marília), Av. Anacé, Estr. Do Campo Limpo, Estr. Dos Mirandas, R. José Maria Pinto Zilli, R. Antônio Garcia Moya, R. Jean Aubert, R. José Branco De Miranda, R. Maximino Maciel, R. Dr. Luiz Migliano, R. Mal. Hastimphilo De Moura, Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, Av. Prof. Francisco Morato, Acesso, Av. Mons. Manfredo Leite, Av. Pirajussara, Av. Eliseu De Almeida, Av. Eng. José Walter Seng, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, acesso túnel, Terminal Vila Sônia.
Volta: Term. Vila Sônia, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Av. Eliseu De Almeida, Av. Pirajussara, R. Cedrolândia, R. Entorno Do Piscinão, R. João Santucci, Acesso, R. Cedrolândia, R. Alfredo Mendes Da Silva, Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, R. Prof. José Horácio Meirelles Teixeira, R. Dr. Luiz Migliano, R. Maximino Maciel, R. José Branco De Miranda, R. Jean Aubert, R. Antônio Garcia Moya, R. José Maria Pinto Zilli, Estr. Dos Mirandas, Estr. Do Campo Limpo, Av. Anacé, Av. Anacé (Pça. Marília), Av. Anacé, R. Maniçoba, R. Castanho Mirim, R. Do Chico Nunes, R. Clodomiro De Oliveira, R. Carlos Magalhães, R. Cliza, R. Mário Linhares, R. Constantino De Oliveira Ledo, R. Cataquena.
Obs: Os interessados no trecho da Av. Eliseu de Almeida até a região da estação Butantã do Metrô, poderão realizar integração na mesma avenida, sem ônus tarifário, com a utilização do Bilhete Único, com a linha 809L-10 Campo Limpo – Lapa.

Linha que vai operar dentro do Terminal Morumbi

8028-10 Paraisópolis – Metrô Morumbi
Ida: Antônio Ferreira De Castilho, Av. Hebe Camargo, R. Gen. João Pereira de Oliveira, R. Viriato Correia, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Pça. Comunidade da Vila Arouca, Av. Morumbi, R. Min. Nelson Hungria, Av. Duquesa de Goiás, R. Br. Do Iguatemi,R. Br. Do Melgaço, R. Adalivia De Toledo, R. Margarida Galvão, Av. Joaquim Candido De Azevedo Marques, Pça. Do Crepúsculo, Av. Morumbi, R. Pe. Lebret, Av. Jules Rimet, Pça.
Roberto Gomes Pedrosa, Av. Jorge João Saad, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Terminal Morumbi.
Volta: Terminal Morumbi, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Ac. Acesso A, Av. Eliseu De Almeida, Ac. Acesso, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Jorge João Saad, Pça. Roberto Gomes Pedrosa, Av. Jules Rimet, R. Pe. Lebret, Av. Morumbi, Pça. Do Crepúsculo, Av. Joaquim Candido de Azevedo Marques, R. Margarida Galvão, Av. Joaquim Candido De Azevedo Marques, R. Ramos De Almeida, Av. Br. De Monte Mor, R. Dauro Cavallaro, Av. Duquesa de Goiás, R. Min. Nelson Hungria, Av. Morumbi, Pça. Comunidade Da Vila Arouca, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Sen. Otávio Mangabeira, R. Br. De Casa Branca, R. Gen. João Pereira De Oliveira, Av. Hebe Camargo, R. José Pedro de Carvalho Lima, R. Antônio Ferreira De Castilho.

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Prefeitura de Goiânia lança Passe Livre do Trabalhador

terça-feira, 3 de maio de 2022

O prefeito Rogério Cruz lançou, na manhã desta segunda-feira (02/05), o Passe Livre do Trabalhador, que dá ao usuário do transporte coletivo o direito de fazer até oito viagens diárias no mês inteiro, inclusive em finais de semana e feriados. O serviço faz parte de um pacote de novidades preparado para melhorar o transporte público da região metropolitana de Goiânia. O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado.
O processo de adesão ao Passe Livre do Trabalhador é rápido: depois de acessar o site www.sitpass.com.br, o empregador atualiza o cadastro da empresa e de seus trabalhadores e se declara ciente das cláusulas do Termo de Adesão à nova modalidade. A renovação mensal é automática, a partir do pagamento efetuado pela empresa.

A adesão ao Passe Livre do Trabalhador vai acontecer a partir do dia 13 de maio de 2022. Após a atualização cadastral, a retirada dos novos cartões vai acontecer na Loja Sitpass (Rua 4, Parthenon Center, no Centro). A primeira via é gratuita.

As empresas que aderirem ao Passe Livre do Trabalhador vão adquirir cada assinatura pelo valor único de R$ 180 por mês por funcionário. De acordo com a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), esse valor representa desconto de 20% para empresas que atualmente compram, para cada trabalhador, duas viagens por dia para uso em seis dias da semana (no fim do release estão todas as informações sobre o programa e como aderir). A CMTC explica que o atual modelo, de duas viagens, continuará a existir para o empregador que não quiser fazer a transição.

Iniciativa inédita
O lançamento aconteceu no Paço Municipal. Além do prefeito Rogério Cruz e do governador Ronaldo Caiado, participaram o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, e um representante da prefeitura de Aparecida. “O Passe Livre do Trabalhador é uma iniciativa inédita no Brasil. Ela dá, ao usuário do transporte coletivo, liberdade para fazer mais viagens de ônibus e no momento em que ele escolher. Inclusive nos finais de semana e feriado”, diz o prefeito de Goiânia. “Ele poderá, inclusive, usar o cartão para lazer, por exemplo, ir ao supermercado ou à farmácia”, completa.

O Passe Livre do Trabalhador será pessoal e intransferível. Durante a utilização do cartão, serão registradas fotos do usuário, as quais serão comparadas com o cadastro. Caso o usuário não seja o titular do cartão, o benefício será bloqueado pela biometria facial por uso indevido por terceiros.

Caiado lembra que, além deste programa, governo e prefeitura continuam a investir para que o transporte coletivo seja acessível e tenha qualidade, embora a inflação tenha aumentado o custo de operação das empresas que prestam o serviço. “Não repassaremos um centavo a mais [da tarifa] aos trabalhadores e a todo os passageiros. É algo inédito em Goiás, mesmo em face de um processo inflacionário”, complementa.


Bilhete único
O Passe Livre do Trabalhador é o segundo benefício lançado em 2022 para melhorar o transporte público da região metropolitana de Goiânia. No começo de abril, Rogério Cruz e Caiado lançaram o Bilhete Único, serviço que possibilita ao passageiro pagar uma única viagem, de R$ 4,30, e fazer até quatro integrações dentro de um período de 2h30.

O embarque é permitido nos quase 7 mil pontos de ônibus, o que desobriga a ida a terminais. O Bilhete Único reduz o tempo de viagem em até 50 minutos.

Perguntas e respostas sobre Passe Livre do Trabalhador

Minha empresa pode aderir ao Passe Livre do Trabalhador?
Toda empresa que possua CNPJ, com situação cadastral devidamente regular junto à Receita Federal poderá aderir ao Passe Livre do Trabalhador, independentemente do número de trabalhadores. Não será autorizado a venda para pessoas físicas.

Como faço para aderir minha empresa ao Passe Livre do Trabalhador?
2.1 Empresas que atualmente compram vale transporte pelo site Sitpass devem:
• Acessar o site sitpass.com.br, a partir do dia 13 de maio de 2022.
• Atualizar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores.
• Escolher o dia de vencimento da assinatura.
• Retirar os cartões dos trabalhadores na Loja Sitpass e distribuí-los aos empregados (a primeira via do cartão é gratuita).

2.2 Empresas que ainda não compram vale transporte pelo site Sitpass devem:
• Acessar o site sitpass.com.br, a partir do dia 13 de maio de 2022.
• Efetuar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores.
• Retirar os cartões dos trabalhadores na Loja Sitpass e distribuí-los aos empregados (a primeira via do cartão é gratuita).

Existe custo para adesão ao Passe Livre do Trabalhador?
Não há custo para a adesão nem para a utilização do site no cadastramento, solicitação ou renovação das assinaturas. O custo será apenas o valor fixo mensal da assinatura
Como adquirir as assinaturas do Passe Livre do Trabalhador para meu empregado?
• Acessar o site sitpass.com.br.
• Selecionar os trabalhadores.
• Efetuar o pagamento (boleto bancário, PIX, DOC/TED ou depósito em conta corrente.
• Os cartões iniciam sua vigência de acordo com a data da assinatura definida pela empresa no ato da adesão e é válida por 30 dias.

É possível realizar assinatura/renovação parcial ou por tempo determinado do Passe Livre do Trabalhador?
Não. Não há valor pro rata ou fracionamento do valor da assinatura mensal.

No caso de demissão de um funcionário, preciso recolher seu cartão?
Não. O cartão é de uso pessoal e intransferível e deve permanecer na posse do trabalhador.

Quantas viagens o trabalhador pode utilizar por dia?
O trabalhador pode utilizar até 8 viagens por dia, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, enquanto a assinatura estiver vigente.

As viagens do Passe Livre do Trabalhador não utilizadas podem ser reembolsadas?
Não. O Passe Livre do Trabalhador não acumula e nem reembolsa viagens não realizadas.

O Passe Livre do Trabalhador pode ser emprestado ou vendidas suas viagens para outras pessoas?
Não. O Passe Livre do Trabalhador é pessoal e intransferível, ou seja, somente o titular pode utilizá-lo, e será bloqueado, pela Biometria Facial, em caso de uso indevido.

Se o Passe Livre do Trabalhador for usado indevidamente tem alguma penalidade?
Sim. Suspensão do benefício de 7 dias na primeira infração e de 15 dias em caso de reincidência.
(O valor da assinatura não será devolvido em caso de bloqueio por uso indevido).

O Passe Livre do Trabalhador pode ser recarregado?
Não. Por se tratar de uma assinatura mensal, paga pelo empregador, não há possibilidade de realizar recarga de créditos pelo trabalhador.

Informações: Prefeitura de Goiânia
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Prefeitura do Rio define novos locais para garagens coletivas do BRT


A Prefeitura do Rio define dois novos pontos para construção de garagens coletivas do sistema do BRT. 

Em decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (3), o prefeito Eduardo Paes declarou a garagem da antiga empresa de ônibus Acari, em Cascadura, na Zona Norte do Rio, como imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação. Além do terreno, outro imóvel abandonado na Rua Guanabara, no mesmo bairro, também consta no decreto municipal.

Em fevereiro, um imóvel na Avenida Cesário de Melo 11.800, em Paciência, na Zona Oeste, também foi declarado como fim de utilidade pública para desapropriação. 

Informações: Band News
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