Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em SP, Estudantes deverão solicitar segunda via do Bilhete Único pela internet

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Os estudantes de São Paulo que possuem o seu Bilhete Único Estudante e precisam solicitar uma segunda via do seu documento deverão fazer o pedido diretamente pela internet, sem a necessidade de comparecer fisicamente a um posto até o momento da retirada. A novidade começa a valer no dia 1º de maio.


Com a mudança, o estudante passa a ter mais opções de pagamento do valor da emissão de segunda via, podendo utilizar seu cartão de crédito ou PIX, além do boleto, que já era aceito e continuará sendo uma alternativa.

Em caso de perda ou roubo, o aluno deverá solicitar a nova via no site http://sptrans.dne.com.br/sve, realizar o pagamento do valor referente à emissão do cartão e somente após a liberação do benefício no site, comparecer ao posto de sua escolha para retirada do bilhete.

A partir de 1º de maio, com a mudança, não será mais possível solicitar a segunda via por extravio diretamente no posto, reduzindo assim as filas e organizando o serviço no atendimento digital. Alunos cujos bilhetes apresentem mau funcionamento ou erro de leitura devem continuar comparecendo aos postos para análise do cartão.

Vale lembrar que, desde o início do ano, a solicitação da primeira via do Bilhete Único é feita exclusivamente pela internet e o cartão é enviado diretamente para o endereço de sua escolha, tornando todo o processo mais rápido e prático para todos.

Informações: SPTrans


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Em SP, Itaquera ganhará novo Terminal de Ônibus

domingo, 17 de abril de 2022

A SPObras lançou nesta terça-feira (12) a concorrência para contratação das obras remanescentes do novo Terminal de ônibus Itaquera, na zona leste da Capital. O novo terminal terá 36 mil m2 de área construída e será implantado em área vizinha ao atual terminal, ampliando sua capacidade para receber novas linhas de ônibus, além de atender as transferências para as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 - Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral). Após contratada, a intervenção será executada em 30 meses a partir da ordem de serviço. 


As obras contarão com financiamento do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). A SPObras atuou junto ao órgão para atualização dos projetos do terminal, a fim de que os recursos fossem liberados e a licitação, viabilizada. No total, estão previstos investimentos da ordem de R$ 207,4 milhões, sendo R$ 60 milhões advindos da CEF e o restante como contrapartida da Prefeitura.

As informações sobre a licitação podem ser acessadas no Portal E-negocios da Prefeitura de São Paulo; a abertura dos envelopes com as propostas está prevista para o dia 13 de maio.

O Terminal de ônibus Itaquera existente foi implantado em 1988, com a finalidade de dar suporte à operação de um conjunto de linhas de ônibus integradas ao metrô. Com o crescimento orgânico da cidade, o cenário atual demanda a ampliação da capacidade de acomodação para pontos finais de linhas que atendem o transporte na região leste de São Paulo, questão que o novo terminal pretende sanar, além de desafogar as linhas do Metrô e da CPTM, sendo uma alternativa mais confortável para os passageiros.

Processo de Construção Virtual

Em iniciativa inédita no município, a empresa ou consórcio contratado deverá desenvolver um modelo digital de construção do novo terminal em 4D através da metodologia BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção.

O modelo digital vai permitir a emissão de relatórios de interferências; o planejamento da obra em 4D, simulando a sua construção ao longo do tempo, a fim de reduzir os riscos do não cumprimento de prazos contratuais para execução das obras; e a extração de quantitativos de serviços, conforme orçamento referencial e seus critérios de medição, para alimentar o processo de acompanhamento, fiscalização e medição da obra.

Assessoria de Comunicação - SPObras
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Mercedes-Benz quer participar dos estudos de eletromobilidade de Curitiba

Representantes da fabricante de ônibus Mercedes Benz estiveram reunidos nesta quarta-feira (13/4) com o prefeito Rafael Greca para conversar sobre os estudos de eletromobilidade em curso no município, como parte dos projetos dos novos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste. “Queremos mudar o padrão energético da cidade, substituindo o óleo diesel pela eletricidade. Temos o projeto da nossa pirâmide fotovoltaica do Bairro Novo da Caximba, o da autosuficiência energética nos terminais e ainda os novos ônibus elétricos, que farão parte das linhas Inter II, Interbairros II e do Eixo Leste-Oeste”, afirmou Greca.


“Estamos dispostos a participar desse processo, oferecendo nossa tecnologia. Como se trata de um mercado novo no Brasil, estamos falando de uma migração gradual, em que os municípios terão que fazer uma transição sustentável e bem estruturada”, diz Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Foram discutidos, na reunião, formatos de financiamento da frota, modelo de compra e leasing, autonomia de bateria e ainda a capacidade de fornecimento de modelos nacionais e importados pelas montadoras. A Mercedes-Benz anunciou, no ano passado, o desenvolvimento e produção local do primeiro chassi de ônibus elétrico da marca, com investimento de R$ 100 milhões.

Planejamento
A evolução do transporte de Curitiba para os próximos dois anos conta com a implantação de ônibus elétricos, estações autossustentáveis, novos terminais, pistas exclusivas e o fortalecimento da intermodalidade do transporte público, como forma de melhorar e ampliar os serviços da Rede Integrada de Transporte (RIT).


Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, que participou da reunião, o plano contempla a aquisição, nesse período, de 80 ônibus elétricos, para as linhas Inter II, Interbairros II e Ligeirão Leste-Oeste,

A Urbs e o Ippuc têm realizado uma série de estudos sobre modelos de ônibus elétricos em operação no Brasil e Exterior. Os levantamentos e testes visam à melhoria da qualidade do serviço e a redução das emissões de CO2, como parte do compromisso definido no Plano de Ação Climática da cidade

Participaram da reunião, o gerente-geral da marca Mercedes-Benz, Jefferson Silva, e Ari Santos, coordenador de venda de ônibus.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Rio recebe propostas para a compra de 191 ônibus que serão utilizados no BRT

A Prefeitura do Rio recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 ônibus que serão usados no sistema BRT. A nova licitação aconteceu na quarta-feira (13/04). Na primeira tentativa, em março, não houve ofertas.


As propostas recebidas foram para dois lotes de ônibus modelo padron, totalizando 71 veículos, e 120 articulados (o objetivo era adquirir 320 articulados).

Com o bjetivo de aumentar a chance de receber propostas, a cidade resolveu dividir a compra em três partes. Serão dois lotes de compras de ônibus articulados e um lote para adquirir ônibus comuns.

Agora, o rito segue com a finalização das propostas, a análise da documentação de habilitação e a homologação das empresas vencedoras.

A expectativa é que a assinatura dos contratos aconteça em até 30 dias. A previsão de entrega dos articulados é até março de 2023, e a dos ônibus padron até dezembro de 2022.

Ainda está prevista a realização de outra licitação para a compra de mais veículos articulados para o sistema, totalizando uma nova frota de 572 ônibus. O cronograma ainda será divulgado pela prefeitura.

Informações: G1
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Prefeitura de BH abre consulta pública para projetos de faixas exclusivas para ônibus


Novas faixas exclusivas para os ônibus serão implantadas na região centro-sul de Belo Horizonte, dando prosseguimento ao Projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, contemplando trechos da Avenida Afonso Pena, das ruas Professor Moraes, São Paulo, Curitiba e Santa Catarina (único corredor); da Avenida João Pinheiro, Praça da Liberdade, Avenida Cristóvão Colombo (único corredor), além da ciclovia das ruas Goiás e Sergipe.

Os projetos de intervenções foram elaborados e agora estão disponíveis no portal da Prefeitura para uma consulta pública eletrônica, quando toda a sociedade pode participar enviando suas contribuições e sugestões, até o dia 6 de maio de 2022.


O projeto de prioridade ao transporte coletivo visa a melhoria da qualidade do serviço ofertado, beneficiando os passageiros dos ônibus. Com as faixas exclusivas, a meta é atingir o aumento da velocidade operacional dos ônibus, em 20%, a redução de tempo de viagem, o menor tempo de espera pelo ônibus, a melhoria na pontualidade em relação ao quadro de horários, a redução de custos operacionais e das emissões de gás carbônico, gases efeito estufa e poluentes locais.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Preço da passagem de ônibus em Araucária cai para R$ 1,50

O preço da tarifa do transporte público de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, caiu de R$ 1,70 para R$ 1,50, a partir desta sexta-feira (15).
Foto: Carlos Poly


A redução foi a sétima consecutiva na cidade, desde 2018, quando o município informou que a tarifa passaria de R$ 4,25 para R$ 2,90. Outras quedas no valor cobrado aos passageiros ocorreram em 2019 e 2021.

De acordo com a prefeitura, houve aumento no número de pagantes no sistema de transporte nos primeiros meses do ano, o que fez com que a receita do sistema aumentasse e possibilitasse a redução da tarifa.

Em janeiro de 2022, segundo a prefeitura, o sistema registrou 715 mil usuários pagantes. O número subiu para 799 mil em fevereiro e, em março, foi de 924 mil passageiros pagantes.

Em 2018, quando começaram as reduções, a média de passageiros por dia era de 32 mil. Atualmente, a média é de 53 mil passageiros diários.

O custo técnico do transporte por passageiro em Araucária é de R$ 3,50, mas o município banca parte do valor, como também ocorre em outras cidades.

Histórico de reduções
No início de 2018, o valor da tarifa do Transporte Integrado de Araucária (Triar), que seguia a tarifa metropolitana (R$ 4,25 na época; hoje R$ 4,50), foi reduzida para R$ 2,90.

Em abril de 2019, caiu de R$ 2,90 para R$ 2,65 e, em novembro de 2019, passou a ser de R$ 2,40. Pouco antes do início da pandemia, o sistema de transporte chegou a 53 mil passageiros por dia, um recorde.

De janeiro até início de setembro deste ano, a tarifa do Triar ficou em R$ 2,20. A partir do dia 13 de setembro, a tarifa foi reduzida para R$ 1,95.

A última redução havia sido feita em dezembro de 2021, quando passou de R$ 1,95 para R$ 1,70.

Informações: G1 PR
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Uberaba vai receber 20 novos ônibus para o transporte público até dezembro

A Prefeitura de Uberaba anunciou, na última quinta-feira (14), que a cidade deve receber 20 novos ônibus para o transporte coletivo nos próximos meses. A chegada dos veículos faz parte da renovação da frota das empresas Líder e São Geraldo, que prestam o serviço, após negociação feita com o Município.


Entre os 20 ônibus, 10 integrarão a frota neste primeiro semestre, sendo que quatro deles têm previsão para chegar na próxima segunda-feira (18). Os outros seis da primeira leva devem estar na cidade até junho.

Em seguida, os demais veículos têm previsão de começarem a circular entre julho e dezembro. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Defesa Social (SDS), Claudinei Nunes, todos os novos ônibus são alongados para receberem mais passageiros.

Ainda conforme o Município, os veículos são da classe OF 1721, com 13,2 metros de comprimento. As empresas investiram cerca de R$ 4,2 milhões para a chegada dos 10 primeiros ônibus.

Informações: G1 MG
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Prefeitura de Goiânia investirá R$ 110 milhões ao ano no transporte público

O investimento da prefeitura no Bilhete Único e no transporte público de Goiânia será de R$ 110 milhões ao ano. São dados divulgados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) nessa semana. O Bilhete Único, carro-chefe do pacote de benefícios criado pela gestão do prefeito Rogério Cruz, começou a valer no dia 02 de abril.


Além de trazer melhorias, o aporte da prefeitura será suficiente para garantir com que o valor da passagem se mantenha em R$ 4,30 – embora a inflação tenha encarecido os custos de operação do sistema nos últimos meses. Esse Bilhete Único permite ao usuário que troque de linhas em até quatro integrações gratuitas, pelo período de 2h30, a partir da primeira validação.

O programa foi implantado a partir Cartão Fácil, ou seja: quem já tinha ao cartão aderiu ao Bilhete Único de forma automática. No primeiro acesso nos ônibus e terminais, o sistema fará o registro da biometria facial do usuário, o que viabiliza o uso adequado do bilhete – que é pessoal e intransferível.

Por não exigir que o usuário passe por terminais para fazer integração, o bilhete agiliza o trajeto em até 50 minutos, e reduz custos para o passageiro, uma vez que é pago o valor de R$ 4,30 em até quatro integrações, no período estabelecido.

Adesão ao programa
Balanço apresentado pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) aponta que, na sexta-feira (08/04), foram registradas 31.040 integrações com o bilhete único. O volume representa 8,2% da demanda total da rede naquele dia, cujo fluxo foi de 379.740 validações. Os números mostram adesão crescente, uma vez que, no primeiro dia de operação, haviam sido registradas 13.493 integrações.

Ao longo de abril, equipes da RMTC orientarão (nos terminais, estações do Eixo Anhanguera e pontos de embarque e desembarque) os usuários sobre o uso do Bilhete Único e sobre a organização de novos trajetos, desde o embarque até o destino final pelo aplicativo SimRMTC. Também estão sendo entregues folders explicativos.

O Bilhete Único é a primeira das melhorias previstas para o transporte público na capital. Nos próximos meses, o cronograma prevê o lançamento, por exemplo, do Vale Transporte Assinatura, Cartão Família, Bilhetes Um Dia e Uma Semana, Cartão-Pós-Pago, e Bilhete Meia-Tarifa.

O prefeito Rogério Cruz destaca Goiânia como a primeira capital no Brasil a implantar um sistema de integração dessa magnitude. Segundo ele, a implementação foi possível graças à modernidade dos sistemas do município, o que confere ao passageiro usufruir a integração entre linhas mediante tarifação única, além da flexibilidade de rotas.

Quanto à tarifa, o prefeito da capital destacou que manter o valor pelo quarto ano é fruto da parceria entre governo estadual e prefeituras municipais. “O custeio do subsídio pelo poder público, sem aumento ao usuário, permite a economia de tempo e dinheiro no deslocamento, pois reconhecemos as demandas de quem depende do transporte público para trabalhar”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
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