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EPTC deve lançar licitação para adquirir ônibus elétricos

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Está sendo testado em Porto Alegre o terceiro ônibus elétrico que reforça o itinerário das linhas circulares C1, C2 e C3 da Carris. A avaliação dos coletivos teve início em abril e, até o final do mês, a prefeitura deve definir se adquire novos veículos para a frota da empresa, que tem custo de cerca de R$ 1,5 milhão cada.
MARCO QUINTANA/JC

De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, o ônibus foi desenvolvido nos padrões da frota de Porto Alegre. "Vamos discutir junto ao prefeito a possibilidade de lançar uma licitação para a compra de mais veículos como esse. Até o momento, todos os testes indicam que isso acontecerá, pois eles têm autonomia suficiente para rodar um dia inteiro, sendo o desempenho elétrico superior aos comuns. Eles também exigem menos manutenção e têm maior durabilidade, de cerca de 15 anos", explica.

Cappellari ressalta que a EPTC ainda está estudando se o investimento impactará a tarifa, pois cada ônibus custa o preço de três coletivos movidos a combustível fóssil (entre R$ 400 mil e R$ 500 mil cada). A bateria do ônibus elétrico dura 250 quilômetros e, para carregá-la, são necessárias três horas. "Após o relatório entregue pela Carris sobre a avaliação técnica, definiremos a viabilidade econômica. A intenção é iniciar o uso nas linhas circulares", diz.

O diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, relata que a confecção do relatório está quase pronta e que a empresa optou, neste momento, por ampliar a circulação do ônibus, produzido no Brasil, para a linha T9. "Inicialmente, avaliamos o desempenho do coletivo produzido na China, que tinha sete anos de uso, e ficamos surpreendidos positivamente. Os técnicos da Carris visitaram empresas lá com até 700 veículos para ver como funcionava e isso é uma tendência mundial, pois eles não emitem poluentes", explica.

Devido à maior vida útil, à economia, por não utilizar diesel, e à facilidade de manutenção, Zimmermann acredita que, no fim das contas, a mudança seja até mais barata que a atual. Entretanto, ressalta que a implantação precisa ser bem estudada, pois significa uma modificação em toda a tecnologia da Carris. "Precisamos nos preparar para isso, pois não podemos ter dois tipos de ônibus na empresa. É preciso definir se continuamos como está ou se alteramos. Isso, claro, a longo prazo", completa.

Por Jessica Gustafson
Informações: Jornal do Comércio
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Em Belém, Veja quais linhas vão integrar o BRT no Terminal Mangueirão

Duas novas linhas de ônibus expressos foram adicionadas para se integrar aos ônibus do Sistema BRT Belém, no Terminal Mangueirão. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) já havia anunciado as primeiras linhas de ônibus e agora ampliou a malha de atendimento.

As novas linhas expressas a entrar no Terminal Mangueirão são: Tenoné – Pte. Vargas e Icoaraci – A. Barroso. Elas vãos se integrar ao Sistema BRT Belém que já conta com as linhas expressas C. Maguari – Ver o Peso (A. Barroso), Cabanagem – Ver o Peso, Cordeiro de Farias – Pte. Vargas, Cordeiro de Farias – Ver-O-Peso, Jardim Sideral-Dom Pedro II, Tapanã – Ver-O-Peso, Tapanã II – Ver-O-Peso, Tapanã-Felipe Patroni, Tenoné – Pátio Belém e Canarinho / Tapajós – Ver-O-Peso.

Integração
De acordo com a Semob, todas estas linhas virão de suas origens, entrarão no Terminal Mangueirão e lá farão integração entre si e com os ônibus BRT, sem pagamento de nenhuma passagem adicional. Saindo do Terminal, os ônibus já irão acessar a canaleta exclusiva e seguirão de forma expressa até São Brás, quando saem da canaleta e seguem até o destino final.

“O usuário pode subir em um desses ônibus no fim da linha ou em uma das paradas existentes até o Terminal Mangueirão. Uma vez dentro do Terminal, o usuário pode pegar qualquer outra linha que estiver lá dentro e seguir até ao seu destino”, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob.

Além das linhas expressas, também há linhas alimentadoras que irão acessar o Terminal Mangueirão e de lá retornam ao seu ponto de origem. São elas: Icoaraci-Almirante Barroso e a Canarinho/Tapajós- Ver-o-Peso, mas com a entrada delas no sistema expresso novas linhas assumiram o papel de alimentadoras. Uma delas é o Águas Negras – São Brás, uma linha já existente que passará a ser Águas Negras – Terminal Mangueirão. As outras duas são novidade: Shopping Bosque Grão Pará – Terminal Mangueirão e Castanheira – Terminal Mangueirão.

Informações: G1 PA
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Em João Pessoa, Usuários do transporte coletivo ganham 20 novos ônibus nesta quarta-feira

Os usuários do transporte coletivo da Capital vão receber mais 20 novos ônibus na manhã desta quarta-feira (22). O evento ocorre a partir das 8h30, na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro de Mangabeira, próximo ao Fórum Regional de Mangabeira e terá a presença do prefeito Luciano Cartaxo. O acordo de renovação da frota de ônibus das linhas urbanas foi firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e os consórcios Navegantes e Unitrans.

Nesta entrega de novos ônibus, serão dez do consórcio Navegantes e dez do consórcio Unitrans. Até o dia 30 deste mês, todos os veículos com 10 anos de uso (ano 2006) serão retirados do atendimento aos usuários das linhas urbanas. Os de ano 2007 serão retirados do serviço até 31 de dezembro deste ano, seguindo a determinação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) de manter a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte coletivo.

No dia 5 de julho serão entregues mais 20 ônibus novos, até o fim deste ano mais vinte, totalizando uma renovação da frota de 60 veículos. Todos virão equipados com elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais e GPS, o que demonstra o respeito e a atenção da PMJP à acessibilidade desses usuários diferenciados. O equipamento de GPS vai permitir o acompanhamento do deslocamento do ônibus por meio da internet, onde quem estiver ligado à rede mundial de computadores poderá saber onde o seu ônibus está em tempo real, com previsão para agora no segundo semestre.

Secom-JP 
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Em SP, Ônibus superarticulados terão espaços para bicicletas

segunda-feira, 20 de junho de 2016

A SPTrans apresentou nesta sexta-feira, dia 17, o primeiro ônibus do sistema de transporte coletivo equipado com suporte interno para bicicleta. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e contemplará todos os veículos do modelo superarticulado que tem capacidade para transportar 171 passageiros.

Até o fim deste mês, o novo modelo começará a circular. A totalidade dessa frota, que chegará a 1 mil em julho, receberá gradativamente o equipamento.

O secretário municipal de Transportes, previu que novos ajustes deverão ser realizados. Dessa forma, o espaço interno, que hoje é para uma bicicleta, poderá ser para até cinco. “Estamos sempre procurando aprimorar o serviço oferecido e os ciclistas e passageiros têm aprovado”, afirmou o secretário.

Atualmente, todos os terminais de ônibus municipais possuem bicicletários. Agora, o cidadão que quiser percorrer um trecho de seu trajeto com a bicicleta pode guardá-la no terminal de ônibus ou transportá-la dentro do coletivo.

O músico e ciclista Luciano do Pífano mora em São Paulo há cinco anos e aprovou a iniciativa. Natural do interior de Minas Gerais, ele disse que quanto mais iniciativas como essa, melhor. “Principalmente para diminuir a frota de automóveis e reduzir a poluição”, afirmou o músico, antes de acrescentar que é preciso contar com a conscientização e aceitação das pessoas para que a bicicleta seja ainda mais usada.

Para o diretor de Operações da SPTrans, a novidade valoriza a importância dos ônibus superarticulados. Os veículos possuem ar-condicionado, tomada USB para celular, conexão Wi-Fi, máquina de recarga de créditos do Bilhete Único, painéis de itinerário eletrônico e sistema de monitoramento das portas por microcâmeras.

Regras para utilização 

O embarque das bicicletas é autorizado nos dias úteis entre 10h e 16h e das 19h às 6h. Aos sábados, a liberação é a partir das 14h e transcorre por todo o domingo. Nos dias de feriados, será igualmente livre.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Em Curitiba, Carga de créditos no cartão transporte cresce 160% em dois anos

A carga de passagens no cartão transporte de pessoas físicas (o que exclui o vale transporte) cresceu 160% desde a ampliação dos locais de recarga e do lançamento do cartão avulso, em agosto de 2014. O total de créditos adquiridos nos cartões transporte passou de 1,7 milhão, em julho daquele ano, para 4,5 milhões em maio passado.

O aumento na carga de créditos por pessoa física também foi acompanhado pelo crescimento da utilização do cartão transporte, uma das principais ferramentas de segurança de usuários e operadores. A utilização do cartão, que nos últimos anos ficava em torno de 49%, hoje chega a 60% das viagens. Isso significa que dos 17,5 milhões de passageiros pagantes de maio, apenas 7 milhões pagaram a passagem em dinheiro.

Sob o ponto de vista de segurança, os 4,5 milhões de créditos adquiridos por pessoas físicas em maio representam R$ 16,5 milhões em espécie que deixaram de circular no sistema, em ônibus, estações e terminais apenas no período.

Esses números também mostram a importância das medidas adotadas pela Prefeitura para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo. Até julho de 2014, só era possível carregar o cartão pela internet ou na tesouraria da Urbs e, até então, só existia o cartão emitido na Urbs ou em postos em Ruas da Cidadania.

A partir de 1º de agosto daquele ano, o cartão passou a ser recarregado em outros 23 endereços entre praças no centro da cidade e pontos comerciais nos terminais, e o usuário pode contar com a possibilidade de, nos mesmos endereços, comprar e carregar o cartão transporte avulso. Atualmente são quase 90 mil cartões transporte avulsos em circulação. Somados aos vale transporte, isentos e estudantes, a cidade tem em torno de 1,6 milhão de cartões transporte ativos.

Exclusividade

A adoção de exclusividade do cartão em 66 linhas em que, até então, a cobrança da passagem era feita pelo motorista, não chegou a ter um impacto significativo na utilização de créditos de transporte no sistema como um todo. É que em torno de 60% dos 70 mil passageiros/dia dessas linhas já tinham cartão transporte – isento, estudante ou usuário.

O uso do cartão para pagamento da passagem nessas linhas resolveu um antigo problema – a chamada dupla função – sem aumentar o custo do sistema e ampliando a segurança dos motoristas e usuários na medida em que retirou dinheiro vivo de dentro dos veículos. A adaptação dos ônibus representaria uma despesa de quase R$ 2 milhões, e o trabalho de cobradores custaria em torno, à época, de R$ 1,2 milhão por mês.

Embora de menor impacto no volume de créditos que passaram a ser utilizados no sistema, a exclusividade do cartão nestas linhas contribuiu de forma significativa na conscientização dos usuários para utilização do cartão.

Como forma de alertar os passageiros para a nova exigência, a Prefeitura fez uma ampla divulgação junto aos veículos de comunicação ao mesmo tempo em que a Urbs distribuiu avisos em todo o sistema e abriu postos volantes para emissão do cartão.

Uma kombi adaptada virou posto de emissão de cartões atendendo milhares de pessoas nas proximidades da Catedral, no centro da cidade. Outros dois postos temporários foram instalados nos terminais Cabral e Santa Felicidade. Alguns meses depois, a Urbs abriu um ponto fixo de atendimento ao usuário, com emissão do cartão no Terminal Santa Felicidade.

Como fazer

A primeira via do cartão transporte é feita gratuitamente na Urbs e nos postos de atendimento na Rua da Cidadania. O usuário deve ter mais de 18 anos, apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço. Menores devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. O cartão é feito na hora e só há cobrança de taxa, equivalente a cinco passagens, para emissão de segunda via.

Ao fazer seu cartão o usuário pode escolher um número determinado de créditos a serem usados por dia, ampliando assim a segurança em caso de roubo ou extravio. Nestes casos, basta ligar para o 156 e pedir o bloqueio. Os créditos existentes ficarão no sistema à disposição do usuário e serão carregados automaticamente em caso de desbloqueio (o que só pode ser feito pelo usuário) ou emissão de segunda via.

Com o cartão emitido pela Urbs, o usuário pode utilizar a integração temporal existente na linha Interbairros I, na estação Santa Quitéria com a linha Vila Velha Barigui, nas linhas Jardim Ipê e Raposo Tavares e nas estações da Linha Verde.

No caso do Interbairros I, por exemplo, o cidadão pode fazer integração com qualquer outro ônibus ou estação e terminal, no prazo de duas horas sem pagar nova passagem. Na Linha Verde é possível, no prazo de cinco minutos, sair de uma estação e entrar na estação em frente, pegando o ônibus no sentido contrário sem pagar nova passagem.

Outra vantagem é a integração temporal com as Ruas da Cidadania e com o Shopping Popular (no caso do Capão Raso) o que permite que o usuário saia do terminal, utilize serviços disponíveis nas Ruas e retorno, desde que dentro de duas horas, sem ter que pagar nova passagem.

Avulso

Lançado para quem utiliza ônibus apenas eventualmente, está de passagem pela cidade ou em alguma emergência em que precise usar uma das 66 linhas que não aceitam pagamento em dinheiro, o cartão avulso é recarregável e dá acesso a todo o sistema. No entanto, ao contrário do cartão emitido na Urbs, não permite integração temporal nem bloqueio de créditos.

É em função disso que no cartão avulso a carga máxima é de 25 créditos (no cartão usuário são 220 passagens). A vantagem é que ele pode ser comprado na hora em que é necessário sem necessidade de apresentação de documento.

O cartão avulso custa R$ 3 e a primeira carga é gratuita. As demais operações de recarga custam R$ 1 na rede credenciada, tanto para o avulso quanto para o cartão usuário. A carga dos dois cartões também pode ser feita, neste caso sem custo, na tesouraria da Urbs, no prédio central da rodoferroviária.

Para ter cartão transporte – seja avulso ou Usuário – não é preciso morar em Curitiba. A emissão do cartão transporte é feita pela Urbs de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos postos da Urbs na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Boa Vista; Boqueirão; Cajuru; Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara.

Informações: Urbs
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Reajuste da tarifa de ônibus da Grande Belém pode passar dos R$ 3

A tarifa de ônibus da região metropolitana de Belém pode ultrapassar os R$ 3,00 com o reajuste que será debatido na próxima reunião do Conselho Municipal de Transporte de Belém, de acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na próxima quarta-feira (22), as 18 entidades que integram o conselho vão se reunir para discutir as propostas de reajuste apresentadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

O Setransbel apresentou uma planilha técnica na qual propõe um reajuste em torno de 20,47% no valor da tarifa, que passaria dos atuais R$ 2,70 para R$ 3,25, apresentando como justificativa o aumento de itens como peças, pneus e despesas de pessoal, além do aumento de combustíveis, que tiveram reajuste de cerca de 11% nos últimos 12 meses, de acordo com o Dieese.

Em nota, o Setransbel informou que vai promover uma reunião para fazer uma avaliação técnica das planilhas do Dieese e da Semob, recebidas pelo sindicato no final da tarde desta sexta-feira (17). O sindicato informou ainda que só vai se pronunciar oficialmente após a avaliação.

O reajuste proposto pela Semob é de cerca de 11,48%, com a passagem chegando ao valor aproximado de R$ 3,01. O G1 entrou em contato com a Semob e aguarda posicionamento.

Impactos
De acordo com a avaliação do Dieese, a tarifa atual da Grande Belém está entre as menores cobradas nas capitais brasileiras, mas o serviço precisa de melhorias. A avaliação do Dieese ressalta que, de acordo com a Lei Orgânica do Município, a tarifa de Belém deve levar em consideração o poder aquisitivo da população, mensurado principalmente pela inflação calculada desde o ultimo reajuste, ocorrido em abril de 2015.

O índice alcança cerca de 10,61% e, caso este critério seja adotado para o atual reajuste, a tarifa não poderá ultrapassar os R$ 3,00. O Dieese avalia ainda que é necessário estabelecer metas de mudanças no atual sistema de transporte da região metropolitana de forma conjunta com a discussão da tarifa, com o objetivo de buscar um serviço de melhor qualidade.

Com a atual tarifa de R$ 2,70, o usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, paga R$ 129,60 por mês, com de 14,73% em relação ao salário mínimo. A proposta de reajuste do Setransbel representa um impacto de 17,73% no salário mínimo e a da Semob representa 16,42%, segundo a avaliação do Dieese,

Informações: G1 PA
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