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Em SP, 56% dos usuários cadastrados pela SPTrans no novo Bilhete Único são mulheres

terça-feira, 8 de março de 2016

As mulheres são maioria na utilização do novo Bilhete Único, que permite a recarga nas modalidades mensal, semanal e diário. Elas representam 56% do total de 1.562.810 usuários cadastrados pela SPTrans na modalidade, desde seu lançamento no final de 2013.

Dessas mulheres, 37,3% têm idade entre 21 e 30 anos e 17,4% estão na faixa etária de 31 a 40 anos. A maioria, 63,2%, completou o ensino médio ou tem o ensino superior incompleto ou em andamento. Há ainda 16,5% que já são formadas em uma faculdade ou universidade.

Os resultados constam do primeiro levantamento produzido pela SPTrans com base nos cadastros preenchidos pelos próprios usuários ao solicitar o novo bilhete único. O objetivo é conhecer melhor o perfil dos usuários para aprimorar o sistema de transporte público na cidade.

As mulheres também lideram em número de cadastros em relação aos homens entre os idosos. Do total de 1.172.305 cartões do Bilhete Especial do Idoso, 700.253 foram confeccionados para pessoas do sexo feminino, ou seja: 59,73% do total.

Até o mês de fevereiro deste ano, 56,71% dos estudantes que utilizam o benefício do Passe-Livre ou da meia passagem são mulheres. Estão cadastradas para o benefício um total de 628.630 pessoas. 

Já entre os atendidos pelo Bilhete Especial para Pessoas com Deficiência, as mulheres representam uma parcelar menor: 46,94% de cartões concedidos pela SPTrans, num total 195.175 beneficiários.

Mulheres terão 30% das vagas de trabalho em empresas de ônibus de São Paulo

Desde dezembro do ano passado, 2015, todas as empresas que operam o sistema de transporte público em São Paulo passaram a reservar, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de empregados para mulheres, como forma de diminuir o preconceito de gênero no mercado de trabalho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Transportes, de Políticas para Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. A nova regra foi registrada na Portaria Intersecretarial 002/15-SMT-SMPM-SDTE de 10 de dezembro e publicada no Diário Oficial.

Essa é mais uma iniciativa da atual gestão na busca para acabar com o preconceito de gênero no mercado de trabalho.

Foto: Sidnei Santos
Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Novos horários de ônibus passam a ser oferecidos em Florianópolis

Novos horários de ônibus passaram a ser oferecidos em Florianópolis, informou o Consórcio Fênix.

Desde sábado (5), a linha 2120 – Executivo Barra da Lagoa ganhou uma viagem aos sábados, com saída às 17h do Terminal Cidade de Florianópolis e duas aos domingos, saindo às 16h do Terminal Cidade de Florianópolis e às 17h05 do bairro.

A linha 4124 – Executivo Caieira da Barra do Sul também ganhou mais dois horários aos sábados: às 7h15, saindo do bairro, e às 13h10, no Terminal Cidade de Florianópolis.

Com a volta às aulas, a linha 184 – Udesc via Beira-Mar agora tem três novas partidas: 10h05, 10h38 (saída do bairro) e 10h40 (saída do TICEN).

Já a linha 7 – TIRIO – TITRI vai ganhar uma nova viagem às 7h (saída TIRIO) a partir do dia 14 de março.

De acordo com o consórcio, o aumento do número de viagens segue  determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Horários e linhas podem ser consultados no site do Consórcio Fênix.

Informações: G1 SC
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Em Campinas, MPT propõe pagamento com cartões para eliminar dupla função em ônibus

O Ministério Público do Trabalho propôs às empresas do transporte público, em Campinas (SP), a adoção de um sistema em que o usuário possa pagar a tarifa com cartão bancário. A medida está entre as sugestões do órgão para tentar eliminar a dupla função exercida pelos motoristas, desde a saída dos cobradores. A associação das companhias (Transurc) diz que fará avaliação.

Em despacho assinado nesta semana, o procurador Silvio Beltramelli Neto explicou que a medida está entre as ações que serão adotadas em Jundiaí (SP), onde o mesmo problema foi investigado pelo MPT. O novo sistema de cobrança começa a funcionar a partir de 7 de março.

Outras duas sugestões foram feitas às companhias VB Transporte e Turismo, Coletivos Pádova, Consórcio Urbcamp, Onicamp Transporte Coletivo e Consórcio Cidade Campinas. Uma delas é a instituição do Bilhete Único, implantado no município desde 2006, segundo a Transurc.

A outra proposta do MPT trata da situação em que o passageiro está com dinheiro, mas não tem bilhete ou cartão bancário. Segundo Beltramelli Neto, neste caso o usuário deve viajar na parte da frente do ônibus e, na sequência, descer em área cercada do terminal onde haja uma cabine apta a receber o valor da passagem, atualmente em R$ 3,80, e comprar um bilhete se precisar.

"Tais providências, frise-se, têm por escopo expresso a completa eliminação da circulação de moeda no interior dos veículos", informa texto do documento.

A saída dos 1,2 mil cobradores provocou precarização do trabalho dos motoristas e há risco de acidentes, segundo o MPT.

A assessoria de imprensa da Transurc informou que avaliará as propostas, mas não mencionou detalhes. O procurador concedeu prazo de 15 dias para respostas.

Riscos aos usuários
Segundo a assessoria do MPT, o procurador constatou durante diligências que a média de cobranças feitas por viagem é superior à quantidade alegada pelas empresas.

Outro problema verificado foi que parte dos recebimentos ocorreu com o veículo em movimento, o que eleva risco de acidentes.

À época em que as apurações começaram, o Sindicato das Empresas de Transporte da Região Metropolitana (Setcamp) alegou que a maioria dos usuários utiliza o Bilhete Único, portanto, não usa dinheiro nos coletivos.

Orientações
A Emdec, responsável pela fiscalização do sistema de transporte público em Campinas, informou na ocasião que motoristas são orientados a não receber com ônibus em movimento.

A assessoria da Transurc explicou que, dos 1,2 mil cobradores de ônibus contratados no município, 700 foram reaproveitados em novas funções, e os demais desligados.
"Só não foi possível quantidade maior [reaproveitamento] porque parte dos ex-colaboradores decidiu sair das empresas e, por conta disso, optaram por fazer acordos", informa texto.

Informações: G1 Campinas e Região
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VLT e ônibus devem ser integrados em Outubro na Baixada Santista

A integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista com o sistema de ônibus local pode ocorrer em outubro.

A malha do transporte sobre pneus da região é composto por 37 linhas, com uma frota de cerca de 350 ônibus, que atendem a uma demanda diária de 150 mil passageiros por dia.

Em Santos, estudos para a integração estão sendo feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Já em São Vicente, a integração depende da licitação da empresa que vai operar o município, que deve ocorrer em julho.

Bilhete Único

De acordo ainda com a publicação, a EMTU estuda uma modelo de bilhete único, que atenda toda a região, e sirva para ônibus e VLT. No entanto, não existe prazo para implantação da funcionalidade.

Informações: Portal ViaTrolebus
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Em Teresina, Primeiro terminal de integração dos ônibus será entregue neste mês

O primeiro terminal do transporte coletivo de Teresina deverá ser entregue ainda neste mês de março. Localizado no bairro Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste, o Terminal do Livramento deverá receber mensalmente 970 mil usuários, sendo 44 mil por dia.  Ao todo, oito terminais estão sendo construídos. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (7), pelo gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Vinícius Rufino, em entrevista ao Jornal do Piauí. 

Além do Terminal do Livramento, outros dois deverão ser entregues à população no primeiro semestre de 2016, são os localizados no Itararé, também na Zona Sudeste, e o do bairro Bela Vista, na Zona Sul da capital. 

Cada região da cidade terá dois terminais, o segundo da Zona Sul, no Parque Piauí, está com as obras paralisadas diante do impasse da retirada das árvores da praça, onde será construído o terminal. Um movimento chamado de #OcupeAPraça foi realizado por militantes ambientalistas, moradores e simpatizantes para evitar a derruba das plantas. 

De acordo com o gerente de planejamento da Strans, Vinícius Rufino, a construção dos terminais é um importante passo no sistema de mobilidade urbana da capital, pois deverá agilizar e diminuir o tempo de viagens dos usuários. 

“A idéia principal dos terminais de integração é proporcionar uma dinâmica maior das viagens, independente do local de destino, a partir das integrações entre as zonas. Hoje já existe uma integração entre elas, mas é de maneira limitada. Agora vamos ter uma integração de forma mais dinâmica com diversas possibilidades”, disse.

Informações: CidadeVerde
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Blumenau passa a contar com novas linhas de ônibus

A partir desta segunda-feira (7), o transporte coletivo de Blumenau, no Vale do Itajaí, irá circular com novos horários. Dos 240 veículos que a empresa Viação Piracicabana comprometeu-se em contrato a oferecer, 220 ônibus irão circular e 20 veículos ficarão de reserva para eventual demanda.

As tabelas de horários das linhas estão disponíveis no site do Seterb.

Alteração de linhas
Temporariamente, as linhas 103 – Itoupava Rega e 105 - Divisa Massaranduba serão atendidas pela linha 104 – Vila Itoupava. A linha 157 – Ilha do Salto será atendida pela linha 155 – Badenfurt e a linha 212 – Cidadão I será atendida pela linha 422 – Rua Brusque. 

A linha 307 – Francisco Becker não irá operar. Como opção alternativa, os usuários desta linha poderão utilizar o Troncal 31 – Via Rua dos Caçadores ou seguir até o Terminal Velha.

Informações: G1 SC
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