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Governo de SP vai multar Bombardier por atraso em sistema de trens

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O governo do Estado de São Paulo vai multar a empresa Bombardier, contratada para modernizar o sistema de controle de trens do Metrô, após atraso na entrega da obra. O novo sistema está em teste há quatro anos. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, informou nesta terça-feira, 18, que a multa será aplicada pela Companhia do Metropolitano (Metrô) e pode chegar a R$ 30 milhões. A empresa já foi notificada.

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo revelou na sua edição de ontem, o atraso da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para concluir a extensão das linhas 5-Lilás e 15-Prata (monotrilho), e da Bombardier em instalar o novo sistema, chamado de CTBC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), tem mantido paradas 31 novas composições.

Esses trens adquiridos são mais modernos que o atual sistema operacional dos trilhos, que não estão preparados para operar com a nova tecnologia. "É evidente que houve, por parte da Bombardier, contratada para fazer o sistema CBTC, atraso em seu cronograma. Aliás, nós temos um processo de multa em curso, que está em cerca de R$ 30 milhões", disse o secretário.

O CBTC é importante para reduzir o intervalo entre as composições e assim aumentar a quantidade de trens na linha, diminuindo a superlotação. Essa incompatibilidade do sistema impede, por exemplo, o uso imediato dos trens no trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás. Com a tecnologia, os equipamentos passam a ser comandados apenas por computador.

De acordo com Pelissioni, mesmo com o atraso, o sistema deve ser instalado até dezembro. O prazo inicial, segundo o Metrô, era fevereiro deste ano.

Já a utilização no trecho já existente da Linha 5 ficaria para 2016. "Hoje nós operamos a linha com oito trens. Atende plenamente à demanda, mas é evidente que esses novos trens darão conforto ao usuário", afirmou o secretário.

A Bombardier disse, em nota, que trata do assunto "na esfera contratual adequada". A empresa alega dificuldades para conclusão da implementação por causa da "elevada complexidade da integração do projeto".

Para o presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino de Melo Prazeres, a multa não será aplicada. "Parece mais um jogo de imagem. As empresas reclamam que não conseguem cumprir (o prazo), exigem mais dinheiro, o Metrô multa e no fim das contas sai uma negociação", disse.

Manutenção

Pelissioni afirmou ainda que eventuais manutenções que precisem ser feitas antes de as composições entrarem em operação ficarão a cargo das empresas, não do Metrô. A reportagem constatou que um dos trens já foi pichado. "Se houver necessidade, as empresas terão de fazê-lo. A CAF, a Bombardier, se acontecer algum problema antes de os trens entrarem em circulação, elas deverão fazer toda a manutenção no que tange à parte técnica." A CAF informou que não comentaria a declaração.

Informações: Época Negócios
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Passageiros de ônibus de Diadema terão Wi-Fi

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O melhor incentivo ao uso do transporte coletivo é oferecer um serviço moderno e de qualidade. Para isso, gradativamente todos os 187 ônibus das linhas municipais de Diadema estarão equipados com Wi-Fi dando acesso gratuito à internet, até o final deste ano. A inovação tecnológica vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia. A convite da Blue Maxx e Connect Move, encarregadas de implantar e explorar o novo sistema, o secretário municipal de Transportes, José Carlos Gonçalves, esteve na garagem da Mobibrasil e Benfica, para conhecer e vistoriar o primeiro ônibus já equipado com o serviço de internet gratuita.

Na oportunidade, Alessandro Israel, dirigente da Blue Maxx e Connect Move, explicou ao secretário que o serviço básico gratuito estará disponível e garantido para todos os passageiros internautas. Ainda segundo o representante das empresas de tecnologia, o objetivo é aumentar o número de conectados e com isso atrair cada vez mais anunciantes para custear o projeto. A empresa promete também que o cadastramento do usuário será bem simples, por ocasião do primeiro acesso, e que para popularizar o serviço vai investir na divulgação e orientação dos passageiros.

Segundo o secretário de Transportes de Diadema, que ficou satisfeito com a demonstração prática do novo recurso tecnológico, as empresas já estão finalizando os testes e ajustes iniciais para mapear todas as linhas de ônibus nas várias regiões da cidade. “O papel da Prefeitura é zelar para que o usuário tenha internet Wi-Fi de qualidade e gratuita, sem ter que pagar nada mais por esse serviço”, disse.

Informações: ABC do ABC

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Últimos trens da Linha 4 do Metrô chegam no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Transportes e a concessionária MetrôRio entregaram os três último trens, da frota de 15 novos, que irão operar na Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema). As composições chegaram ao Porto do Rio com um mês de antecedência e passarão por 90 dias de testes, antes de estarem disponíveis para operação.

Montado na China, o veículo possui seis carros, capacidade para 1.800 pessoas, ar-condicionado, passagem interna entre carros, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno. O projeto é o mesmo das composições que operam no MetrôRio desde 2012.  

As novas composições começam a circular pelos trilhos da Linha 4 no segundo semestre de 2016. Com a aquisição, a frota do metrô do Rio de Janeiro será ampliada em 30%, saindo de 49 trens para 64.   

Apesar de o trem ser montado na China, ele recebe componentes de vários países diferentes. A carroceria e o truque, onde se localizam as rodas e o motor, vêm da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles. O sistema de ar condicionado é da australiana Sigma. A Mitsubishi Eletric, do Japão, ficou responsável pelo sistema de tração. O sistema de portas foi desenvolvido pela austríaca IFE e toda a parte de frenagem dos novos trens ficou a cargo da Knorr-Bremse, da Alemanha, ou seja, buscou-se a melhor tecnologia mundial.

Informações: Jornal do Brasil

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CPTM libera entrada de bicicletas nos trens à noite nos dias de semana

Desde quarta-feira (19), os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estam liberados para levar suas bicicletas nos vagões também durante a semana - de segunda a sexta, após às 20h30.

A companhia leva em consideração a experiência dos últimos sete anos. Nos finais de semana, a partir das 14h de sábado até o encerramento da operação de domingo, já é permitido o embarque das bikes. São permitidas quatro bicicletas por viagem, embarcadas no último carro de cada trem.

Segundo a CPTM, a abertura para a noite do decorrer da semana é consequência do aumento da demanda dos usuários - em 2007, com a liberação apenas nos finais de semana e feriados, foram embarcadas 15.090 bicicletas; e em 2014, foram registradas 57.828 e, no primeiro semestre deste ano, 31.663 bikes entraram nos trens.

A Linha 9-Esmeralda é a mais requisitada pelos ciclistas, maioria atraída pela ciclovia Rio Pinheiros, que é próxima à linha. Desde a abertura nos finais de semana, a linha recebeu 126.340 bicicletas, seguida pela linha 10-Turquesa com 73.355 embarques de bikes e, pela linha 12-Safira, com 55.708.

Atualmente, são 28 biclicletários distribuídos em estações das seis linhas, com mais de 7 mil vagas. São cerca de 20 mil ciclistas cadastrados nesses pontos. Todos os bicicletários são gratuitos, exceto a unidade de Mauá, administrada pela Ascobike, que cobra mensalidade de R$ 20 dos sócios e R$ 2 a diária para eventuais usuários.

Informações: CPTM

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Em São Paulo, Linhas rodoviárias passam a utilizar o novo Rodoterminal de Santa Bárbara D´Oeste

O Rodoterminal de Santa Bárbara D´Oeste recebe a partir de amanhã, 19/08, as 17 linhas rodoviárias gerenciadas pela Artesp. Começam a funcionar também as bilheterias para a venda dos tickets de viagem nos ônibus desse serviço. 

Entregue à população no último dia 16/08, o novo Rodoterminal já está operando com cinco linhas metropolitanas que realizam 100 viagens por dia e ligam Santa Bárbara D´Oeste a Americana, principal polo de interesse dos usuários da região. Além disso, mais  quatro linhas municipais propiciam ligação com os bairros Jardim das Orquídeas, Vista Alegre, Parque do Lago e Terminal Urbano, passando pela Câmara Municipal e Rodoviária. 

Infraestrtura

São 2.990 m2 de área construída com  cobertura em estrutura metálica em grandes arcos, contando ainda com duas plataformas, divididas em quatro baias (três para os ônibus metropolitanos e uma para municipais) e sete plataformas reservadas para os ônibus das linhas rodoviárias. Também há  estacionamento para veículos particulares e bicicletário com 20 vagas. No mezanino há salas de apoio técnico e de administração. No pavimento térreo foi instalada a bilheteria para atender os passageiros das linhas rodoviárias, uma área para um pequeno centro comercial e banheiros públicos.

Informações: EMTU

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Novos ônibus do transporte coletivo de Londrina serão obrigados a ter ar-condicionado

A partir de agora, os novos ônibus a serem adquiridos pelas empresas que operam o sistema de transporte coletivo de Londrina – a TCGL e a Brasil Sul – terão de ser equipados com ar-condicionado. A determinação está em um decreto assinado nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Alexandre Kireeff.
Foto: Gilberto Abelha

Segundo informações da Prefeitura de Londrina, a frota de coletivos da cidade tem 432 ônibus, mas nenhum com temperatura interna controlada. Como o contrato de concessão do serviço obriga as empresas a manterem uma média de idade da frota em 3,5 anos, o ar condicionado só existirá nos veículos que, futuramente, forem comprados pelas empresas.

Em nota divulgada pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura, o prefeito de Londrina justifica a medida afirmando a necessidade de mais conforto para os passageiros, principalmente em razão das altas temperaturas médias em Londrina.

A nota da Prefeitura não explica se a determinação pode provocar aumento nos valores da tarifa, a partir da necessidade de ônibus mais modernos. A substituição da frota deve ser lenta. Apenas no ano passado, as empresas já tinham trocado 25% dos ônibus em circulação, além de terem adicionado mais 21 novos ao sistema – todos sem ar-condicionado.

De acordo com a Prefeitura, a obrigação às empresas é uma das várias ações de melhoria do transporte público na cidade. Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou o passe livre para 11 mil estudantes de todos os níveis, medida que começa a vigorar a partir do ano que vem.
A reportagem entrou em contato com as empresas, mas até às 15h20 desta quarta, nenhum representante havia se posicionado sobre o decreto.

Por Marcelo Frazão
Informações: Jornal de Londrina

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