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Trem-bala japonês bate novo recorde de velocidade e atinge 603 km/h

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O trem japonês de levitação magnética "Maglev", ainda em fase de testes e operado pela empresa ferroviária Central Japan Railway, bateu nesta terça-feira seu próprio recorde mundial de velocidade ao atingir 603 km/h, menos de uma semana de quebrar a marca anterior. A velocidade foi alcançada na via de testes de 42 quilômetros de extensão instalada na Prefeitura de Yamanashi, a 35 quilômetros ao Oeste de Tóquio.

Com a atividade desta terça-feira, a Central Japan Railway concluiu os testes para atingir as altas velocidades com o "Maglev" sem o registro de nenhum problema. O mesmo trem bateu o recorde mundial ao alcançar 590 km/h no último dia 16 de abril.

O "Maglev" funciona por meio de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos trilhos. O campo magnético gerado faz com que o trem seja elevado até 10 centímetros acima da ferrovia e também o impulsiona, eliminando o contato e fazendo com que a única forma de atrito seja o ar.

A Central Japan Railway tem intenção de colocar o "Maglev" em funcionamento em 2027 entre a estação de Shinagawa, ao Sul de Tóquio, e a cidade de Nagóia, no Centro do Japão. O trajeto, de 286 quilômetros e feito pelo trem-bala em 88 minutos, seria reduzido para 40 minutos com o "Maglev".

A expectativa é que o trem circule a uma velocidade máxima de 500 km/h quando começar a operar. A Central Japan Railway pretende estender o serviço de Nagóia a Osaka, no Oeste do país, em 2045.

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Prefeitura desativa ônibus que liga aeroporto a hotéis em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu nesta segunda-feira (20) desativar a linha especial de ônibus especial que saía do Aeroporto Salgado Filho e passava pelos principais hotéis da cidade. A linha seletiva S1 deixará de funcionar a partir do dia 30, quinta-feira da próxima semana.

Criada para atender os turistas durante a Copa do Mundo do ano passado, a linha operava em caráter experimental. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada devido à baixa média de passageiros, de 1,37 por viagem, o que inviabilizou a operação. Somente no ano passado, o município teve um prejuízo superior a R$ 880 mil com a S1.

A decisão foi tomada pelo prefeito José Fortunati, em reunião com o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann; o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, e o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, além de gestores e técnicos das duas empresas municipais. Os números da linha seletiva foram apresentados durante o encontro.

A prefeitura destaca que também pesaram na decisão a existência de outras alternativas de transporte entre o aeroporto e o Centro, como os 210 táxis disponíveis no ponto fixo do terminal, e as seis linhas de ônibus comum  que passam pelo local: T5, T11, B02 (Leopoldina-Aeroporto), B09 (Aeroporto-Iguatemi), B56 (Passo das Pedras-Aeroporto) e 705 (Indústrias).

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Em Salvador, Andar de "frescão" está pesando mais no bolso durante o Verão

Além dos vários aumentos já conhecidos pelos baianos, como IPTU, conta de energia, cosméticos, material escolar e combustíveis, a população vai ter que coçar o bolso ainda mais no começo deste ano. É que o preço da passagem dos micro-ônibus com ar condicionado, conhecidos popularmente como “frescão”, tiveram um acréscimo de R$ 0,25 em seu valor, ou seja, passaram de R$ 3 para R$ 3,25. Um aumento de 8,3%.

Quem pega dois transportes deste tipo por dia para se locomover na cidade, gastava, normalmente, R$ 180 por mês. Agora, vai ter um gasto mensal de R$ 195. Um aumento de R$ 15. Durante o ano, a despesa do passageiro da capital baiana que utilizar estes ônibus, de segunda à sábado, vai ultrapassar a casa do R$ 180. Além do ar condicionado, os coletivos possuem poltronas acolchoadas, oferecendo ainda mais conforto ao usuário em relação aos ônibus convencionais.

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DFTrans abre 5 postos para venda de bilhetes do BRT

terça-feira, 21 de abril de 2015

O DFTrans vai abrir cinco bilheterias do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) para usuários do BRT (Expresso Sul) nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes e aniversário de Brasília. Os postos funcionam na estação Central do Metrô (na rodoviária do Plano Piloto) e nos terminais do Gama, Park Way e de Santa Maria.
Foto: Lucas Nanini/G1
As bilheterias no terminal do Gama e de Santa Maria estarão abertas das 5h às 22h e das 5h às 19h, respectivamente. Na estação Central e na estação do Park Way, das 6h às 22h. A unidade móvel que está na quadra 401 de Santa Maria funcionará das 5h às 17h.

Antes o DFTrans havia informado ao G1 que seriam somente quatro postos abertos e em horários diferentes.

Segundo o órgão, além da recarga, usuários poderão fazer a compra dos cartões que dão acesso aos veículos do Expresso Sul. Para poder embarcar nos ônibus é preciso ter um cartão de bilhetagem automática.

O DFtrans afirmou ainda não saber quantas pessoas utilizam o BRT por dia, pois o levantamento está sendo feito após o início da cobrança da passagem, no dia 3 de abril.

Dificuldades
Passageiros do transporte público do DF enfrentaram dificuldades no último sábado (11) para recarregar o bilhete único e creditar o cartão de bilhetagem automática para utilizar o BRT nos postos do DFTrans.

No posto da Rodoviária do Plano Piloto, um aviso na parede falava que não haveria atendimento. A informação era diferente no portal do DFTrans, que dizia que todos os postos abririam no sábado das 8h às 12h. O posto foi aberto às 9h. Segundo o gerente de bilhetagem Cleiverson Mariano, o atraso de deu por causa de uma falha em uma máquina leitora de tíquetes.

No dia 6 de abril, primeiro dia útil desde que teve início a cobrança de tarifa para o Expresso DF, houve fila para adquirir o cartão que dá acesso aos ônibus, na volta para casa. Funcionários do DFTrans orientavam os usuários do modelo, que faz o transporte do Gama e de Santa Maria ao Plano Piloto. Pela manhã, o sistema chegou a travar em alguns momentos.

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Terminal de ônibus em Várzea Grande (MT) será desativado em 90 dias

O Terminal André Maggi em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, será desativado em 90 dias, segundo planejamento da prefeitura municipal. Como primeira medida no cronograma de desativação, os ônibus das linhas 055 (Terminal André Maggi/Coxipó) e 017 (Terminal André Maggi/UFMT) não passam mais pelo local desde segunda-feira (20). Os usuários destas linhas devem embarcar na Avenida Filinto Müller. A integração entre um ônibus e outro que se dava no terminal será feita por meio do cartão-transporte.

Segundo o secretário de Serviços Públicos e Transporte, Roldão Lima Júnior, o terminal será desativado porque não consegue mais atender à demanda. "Quando foi criado, há 17 anos, passavam por aqui 20 mil pessoas por dia e hoje o fluxo diário é de 80 mil passageiros. Agora, assim como é feita em Cuiabá, a integração será com o cartão. O usuário tem até duas horas e meia para integrar", explicou.

Outro fator que contribuiu para a desativação é a falta de segurança. De acordo com o secretário, no período da noite o local recebe usuários de drogas e já foram registrados assaltos, inclusive à mão armada.

Idosos
Outra mudança que também está valendo é o embarque dos idosos pela porta da frente, em atendimento a uma determinação do Ministério Público do Estado. Aquelas que ainda não têm o cartão de transporte devem procurar o posto de atendimento da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) no próprio Terminal André Maggi.

Como a procura pelo serviço tem sido grande, com longas filas se formando, serão distribuídas 60 senhas por dia para atendimento no terminal a partir da próxima quarta-feira (22). Roldão Filho explicou que se houver mais idosos à espera, eles serão transportados pela prefeitura até outro local onde será montada uma estrutura de atendimento para a confecção do cartão que libera a passagem do idoso pela catraca.

Como todas as pessoas com 65 anos ou mais têm direito ao transporte gratuito, nenhum idoso deixará de tomar ônibus, caso não tenha ainda o cartão, reforçou ainda o secretário.

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Dificuldade de acesso de deficientes visuais nos novos ônibus de Salvador

Muitas reclamações estão sendo feitas com relação aos 300 novos ônibus entregues pela prefeitura no dia 29 de dezembro de 2014. 
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As maiores queixas são com relação ao espaço preferencial dos ônibus. Para quem ainda não andou em nenhum ou não sabe quais foram as mudanças feitas, a entrada do ônibus é feita pela porta dianteira, sendo que a catraca fica depois dos três assentos preferenciais reservados para idosos, mulheres grávidas, crianças de colo, deficientes físicos e obesos.

A prefeitura baixou o decreto nº 25.782, que autoriza o acesso dos idosos através da catraca do coletivo, mas este decreto não resolve todos os problemas das pessoas que utilizam os assentos preferenciais.

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