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Ônibus de Porto Alegre já operam com tabela horária reduzida

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O transporte público da Capital começou a atender nesta sexta-feira com horários reduzidos. A tabela de verão ficará em operação até o dia 22 de fevereiro. A diminuição de 7% no número de viagens se deve à época de férias dos servidores e também na queda de procura pelo serviço.

Nesse período, são registrados 22% a menos de passageiros nos ônibus metropolitanos do que durante o resto do ano. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá monitorar o fluxo e realizar ajustes, se necessários.

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Metrô SP divulga mais 31,2 km de vias e 26 novas estações em 2015

O Metrô informou, por meio de nota, que as duas estações já entregues na Linha 15-Prata passarão a funcionar integralmente em 2015. Para o mesmo ano, a empresa promete o início das perfurações da Linha 6-Laranja (entre a Vila Brasilândia, na zona norte, e São Joaquim, na região central) e a obra da extensão da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a Dutra, em Guarulhos.
Mauricio Simonetti/EXAME.com
"Além disso, mais 31,2 km de vias e 26 estações estarão em construção com o início das obras das Linhas 2 (prolongamento) e 18, que ligará São Paulo ao ABC", afirma o texto.

A CPTM, por sua vez, informou que, além da entrega das três estações renovadas, em 2015 "terão início as obras de construção da nova Estação União de Vila Nova, na Linha 12, e a reconstrução de 18 estações, além da implementação de um terminal de ônibus metropolitano, em Franco da Rocha".

A reconstrução das paradas está orçada em R$ 590 milhões, verba que virá do governo federal, "que, até o momento, não definiu a data de repasse".

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) também planeja entregar em março "a primeira fase do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista", que "terá 11 km de extensão e ligará São Vicente (Barreiros) ao Porto de Santos". A segunda etapa terá 8 km e unirá Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.

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Concessionárias estão prontas para iniciar operação do BRT em Uberaba

Empresas de transporte coletivo trabalham para entrada em funcionamento do sistema BRT a partir de janeiro, conforme cronograma anunciado pela Prefeitura. As adequações no sistema de trânsito da região central devem ser retomadas a partir da próxima semana para viabilizar a entrada em operação do primeiro trecho do novo sistema de ônibus.

Segundo o presidente da Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo), Rodrigo Oliveira, não há qualquer impedimento por parte das concessionárias em cumprir o prazo e os preparativos finais estão em ritmo acelerado para o início do BRT em janeiro. “Não podemos mais ficar com os ônibus do BRT parados. Já são quase três anos”, explica.

Apesar de os veículos não estarem em circulação, Oliveira salienta que os carros exigem despesas e cuidados de manutenção preventiva para funcionar corretamente. Ao todo, 14 ônibus adaptados foram adquiridos pelas empresas Líder e Viação Piracicabana para atender o corredor leste-oeste do novo sistema de transporte coletivo. O restante da frota, 157 veículos, serão distribuídos nos bairros para alimentar os terminais de integração.

O prefeito Paulo Piau (PMDB) já assegurou que o primeiro trecho do BRT será inaugurado em janeiro de 2015. Ele salienta que a previsão inicial seria o funcionamento a partir deste mês, mas o cronograma foi adiado a pedido dos comerciantes do centro da cidade. Aciu e CDL solicitaram que a Prefeitura não fizesse mudanças às vésperas das festas de fim de ano, pois a situação poderia atrapalhar o movimento no comércio local.  

“A Prefeitura quer entregar [o BRT] para funcionar bem. O atraso que ocorreu foi para ter um bom serviço prestado quando começarem as operações”, argumenta o presidente da Transube.

Por Gisele Barcelos
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Em Fortaleza, Linha de ônibus 222 que liga os terminais Antônio Bezerra e Papicu agrada os usuários

Inaugurada há cerca de um mês, a linha de ônibus 222 - que liga os terminais Antônio Bezerra e Papicu, com passagem por toda a extensão da avenida Antônio Sales - tem facilitado a vida dos passageiros. Após teste, O POVO comprovou que o tempo de viagem feita no coletivo é três minutos menor que o mesmo percurso feito em um carro de passeio. A comparação foi feita no horário de almoço de uma quarta-feira em um dos ônibus articulados que compõem a frota de oito veículos da linha.

Do Terminal do Antônio Bezerra ao Terminal do Papicu foram 50 minutos de viagem tranquila, com frenagens menos bruscas do que nos ônibus convencionais e sensação térmica agradável devido ao ar-condicionado, característica que predomina a curiosidade da maioria dos usuários. Nos mesmos dia e horário, um carro do O POVO seguia acompanhando o mesmo percurso da linha 222 na parte da via que lhe cabia. O tempo percorrido pelo carro foi de 53 minutos. 

O motivo da equivalência entre os tempos de viagem, alega Roberto Freitas, fiscal do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), são as repetidas paradas que o ônibus faz ao longo do trajeto. Ou seja, o tempo poderia ser ainda menor caso a distância entre as paradas fosse mais longa.

Ezequiel Dantas, engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, diz que a diferença de três minutos do carro para o ônibus é significativa e deve ser considerada um avanço no tempo de viagem. “Quando você coloca a diferença de três minutos, você não está considerando que, sem a priorização (nas faixas exclusivas), o ônibus nunca chegaria no mesmo tempo do carro. É maravilhoso essa diferença ser pequena”, avalia.

Conforto

Para a atendente Josevilma Leite, 47, que todos os dias precisa se deslocar do Terminal do Antônio Bezerra para a rua Padre Valdevino, onde trabalha, os novos ônibus articulados são bons porque são mais confortáveis. Em viagens tranquilas, ela conta, consegue chegar ao seu destino em 30 ou 40 minutos. E diz que o único trecho que dificulta o trajeto fica na avenida Bezerra de Menezes, próximo às obras do BRT (Bus Rapid Transit). “É um pedacinho que atrapalha muita coisa”, reclama a atendente.

Motorista da linha, Lima Filho, 50, afirma que, comparando com tempos em que a Cidade não tinha faixas de priorização do transporte público, os ônibus já “avançaram muito na velocidade”. Não fosse o trecho na avenida Domingos Olímpio, relata o motorista, onde fotossensores foram vistos pela reportagem ainda em processo de instalação, a linha atrasaria menos ainda, já que carros e motos teriam, por obrigação, de respeitar a faixa.

Saiba mais

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), o tempo de viagem (ida e volta) em horários fora de pico varia entre 96minutos e 108minutos.

Dependendo do tempo aplicado, a velocidade varia de 14,2 quilômetros por hora a 15,3km/h.

Em média, a linha 222 (Antônio Bezerra/Antônio Sales/Papicu) faz 57,5 viagens por dia.

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Belo Horizonte com tarifa mais cara (dos atuais R$ 2,85 para R$ 3,10) nesta segunda-feira,

A população de Belo Horizonte e de municípios da região metropolitana da capital mineira que dependem do transporte coletivo devem preparar o bolso. A partir de segunda-feira, 29, as tarifas de ônibus e táxis já estarão mais altas.

O maior aumento, de 12,78%, será nas linhas que atendem aos municípios da região metropolitana. Em Belo Horizonte, a prefeitura anunciou reajuste de médio de 8,49% nas passagens dos ônibus e dos táxis-lotação.

Na capital, o preço de 80% das linhas passará dos atuais R$ 2,85 para R$ 3,10, mesmo valor para a integração com o metrô. As passagens para os demais coletivos vão variar de R$ 0,70, no caso das linhas que atendem vilas e favelas, até R$ 5,80, preço que passará a ser cobrado na linha executiva que liga a Savassi à Cidade Administrativa, sede do Executivo estadual.

Segundo a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito e o transporte coletivo da capital, o aumento é necessário para cobrir o aumento de custos do sistema, principalmente com mão de obra e óleo diesel. No anúncio do aumento a prefeitura alegou que o reajuste nos últimos cinco anos ficou abaixo da inflação acumulada no período.

A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) usou justificativa semelhante para definir o aumento nas 745 linhas que atendem os 34 municípios da região metropolitana da capital e transportam uma média diária de 823 mil pessoas.

Segundo a Setop, o reajuste inclui o aumento de 8,65% nos custos e outros porcentuais como os relativos ao aumento salarial dos rodoviários e à modernização da frota. Com o aumento, os preços das passagens vão variar entre R$ 2,60 a R$ 36,05. Os táxis metropolitanos terão reajuste de 8,21%.

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No Recife, Passageiros ganham mais opções de ônibus no TI da Caxangá

Quem vem da Caxangá para o centro do Recife terá mais opções com transporte público. É que a partir dessa segunda-feira, dia 29, começa a operar  a linha 437 - TI Caxangá (Centro). Neste sábado, dia 27, o serviço começa a operar em teste. Serão 14 novos ônibus, dos quais nove são BRTs e cinco veículos convencionais articulados. 

Os BRTs irão realizar embarque e desembarque em 11 das 12 estações em operação ao do corredor Leste/Oeste, são elas: Engenho Poeta, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. Já os veículos convencionais da linha seguirão expressos até a Av. Conde da Boa Vista onde realizarão embarque e desembarque nas paradas a partir da estação Padre Inglês.

Com a novidade, as linhas 2455 – Tabatinga e 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) passam a ser linhas alimentadoras do TI Caxangá e têm mudança de itinerário. Os veículos dessas linhas seguirão os trajetos atuais até a Av. Caxangá, onde entrarão na Av. Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira e retornarão para a Av. Caxangá acessando o TI. Essas linhas também terão redução de intervalo e aumento no número de viagens que serão realizadas.

Camaragibe/CDU – Para dar continuidade ao processo de racionalização do SEI e ao projeto de  tráfego apenas de veículos do Via Livre/BRT na Avenida Caxangá, a partir deste sábado (20), a linha 2469 – Camaragibe/CDU terá sua operação suspensa. Os moradores do município de Camaragibe, que têm como destino a Cidade Universitária, passarão a ter outras opções de deslocamento, através das integrações temporais, reduzindo assim, o tempo de deslocamento do usuário.

Os passageiros que estiverem no Terminal Integrado de Camaragibe poderão utilizar as linhas do TI que seguem em direção a Av. Caxangá, como as linhas do Via Livre 2480 – Camaragibe/Derby e 2450 – Camaragibe (Centro). Já quem estiver fora do TI, terá as opções de embarcar nas 2402 – Parque Capibaribe/TI Caxangá ou na 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião. Esses passageiros deverão descer na Estação Capibaribe ou nas primeiras paradas da Av. Caxangá, e se deslocar para o Terminal Integrado da Caxangá ou para a Av. Afonso Olindense. 

No TI Caxangá, os usuários utilizarão a integração temporal na bilheteria do terminal e poderão embarcar na linha 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ou na 303 – Curado II/Caxangá (BR-232), que atendem à Cidade Universitária. Quem optar por seguir para a Av. Afonso Olindense também terá a opção da linha 432 – CDU (Várzea), além das linhas 303 e 202. Esta integração acontecerá tanto no sentido subúrbio/cidade quanto no cidade/subúrbio.

Com a integração temporal, os usuários que utilizam o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) terão duas horas para embarcar da linha de origem para as linhas 303, 202 ou 432, sem pagar uma nova passagem. Mais informações na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

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