Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Metrô de Salvador: Estação Retiro será entregue nesta segunda

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Estação Retiro do metrô de Salvador começa a funcionar nesta segunda-feira (25), a partir das 9h. A entrega oficial do local será feita pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, e aumenta o trecho atendido para 7,3 quilômetros – que vai do Retiro até a Lapa. A 5ª estação da Linha 1 também funciona gratuitamente de forma assistida até o dia 15 de setembro, quando o serviço passará a ser cobrado. O metrô da capital baiana passou à responsabilidade do Estado em 2013. 

As obras necessárias ao funcionamento do primeiro trecho integram o Programa Mobilidade Salvador, que possui orçamento de R$ 8,5 bilhões.

Informações: Bahia Notícias



READ MORE - Metrô de Salvador: Estação Retiro será entregue nesta segunda

Recife: Em meio a protesto de rodoviários, ônibus é queimado na BR-101

Recife amanheceu sem ônibus. Após o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana-PE) colocar que não teria condição financeira para arcar com o reajuste salarial prometido, os rodoviários protestaram parando os coletivos. Terminais Integrados foram fechados e a população amanheceu sem ter como se locomover. A surpresa foi dupla: dos rodoviários e dos passageiros.

No terminal de Xambá, em Olinda, hove tumulto e protesto com fogo ateado em pneus, impedindo a saída e chegada dos coletivos. No Terminal da Macaxeira, manifestantes queimaram um coleivo. No Terminal da PE-15, um ônibus teve os pneus furados. Todos os terminais integrados foram fechados. Na estação central do metrô, os portões foram fechados, diante da superlotação. Uma multidão também se aglomera na estação Cajueiro.

O reajuste de 10% concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) aos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus do Grande Recife, em 30 de julho, foi provisoriamente suspenso pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen.

A decisão monocrática sobre o dissídio coletivo dos trabalhadores aconteceu na quarta-feira (20) e acata o recurso ordinário do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco, a Urbana-PE. A medida fica valendo até o julgamento do processo pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, ainda sem data marcada.

Decisão de suspensão do aumento revoltou categoria
Em sua decisão, o ministro do TST entende que o reajuste concedido foi fora dos limites do poder normativo da Justiça do Trabalho. Dessa forma, ficam suspensos o reajuste salarial e do piso da categoria de 10% e mantido o de 6%. Com isso, o salário de motorista passa a ser de R$ 1.700,30; o de fiscal, R$ 1.100,17; e o de cobrador, R$ 782,28. Com a decisão conseguida no TRT no dia 30 de julho, após uma greve de três dias, os salários dos trabalhadores seriam de R$ 1.765,5, R$ 1.140,70, e R$ 811,80, respectivamente.

A suspensão também afeta o auxílio-funeral, diária para viagens e o tíquete-alimentação dos trabalhadores, que havia sido corrigido em 75%, atingindo o valor de R$ 300. Com o reajuste de 6%, o tíquete fica em R$ 181,26.  Na ocasião do julgamento do TRT, os desembargadores entenderam que o valor não permite uma alimentação adequada no Grande Recife.

A advogada do Sindicato dos Rodoviários, Maria Rita Albuquerque, afirmou que a medida já era esperada pela categoria, devido ao recurso impetrado pela Urbana-PE. “Ainda não tivemos conhecimento da publicação, mas estamos empenhados na resposta do recurso. A partir de agora, vai correr um prazo e vamos atrás disso”, comentou.

Foto: Alessio Lucena/WhatsApp
READ MORE - Recife: Em meio a protesto de rodoviários, ônibus é queimado na BR-101

Volvo vende 40 articulados para BRT de Goiânia

A Volvo Bus Latin America vendeu 40 ônibus articulados para circular no Eixo Anhanguera, corredor de BRT (Bus Rapid Transit) de Goiânia, capital de Goiás. A Suécia, concessionária Volvo na região, venceu a licitação realizada pelo Governo Estadual e começa a entregar os veículos em setembro. 

Todos os ônibus serão equipados com sistemas de gestão de frota e de tráfego, caixa de câmbio automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Além disso, possuem controle de aceleração inteligente, item que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo em até 3% o consumo de combustível. 

Com 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros, segundo a Volvo, os veículos transportarão até 20% mais passageiros que outros articulados disponíveis no mercado. 

Para dar suporte à operação dos ônibus articulados, a Suécia está assumindo a manutenção dos veículos. A concessionária vai atender aos clientes dentro da garagem com equipe própria dedicada. “Vamos oferecer todo o suporte necessário para garantir a disponibilidade dos ônibus e que todos estejam circulando com sua melhor performance”, afirma em nota Norton de Oliveira e Silva, diretor executivo do Grupo Suécia. 

“O transporte urbano de Goiânia se destaca pela eficiência na operação, com viagens rápidas, e pelo sistema de informação ao passageiro, que podem programar seus deslocamentos sem perder tempo esperando os ônibus nos pontos de parada”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. 

O sistema de gestão de tráfego (ITS4mobility) monitora a circulação da frota de ônibus indicando a posição dos veículos no trajeto e o tempo de percurso. Os passageiros podem acessar em tempo real, via internet, mensagens de texto no celular, call center e totens instalados em pontos estratégicos, os horários de chegada dos ônibus aos pontos de parada de cada uma das linhas. 

Os operadores de transporte são beneficiados com informações como tempo de percurso, pontualidade, quantidade de ônibus nos trajetos e velocidade média por linha. Com esses dados em mãos, podem agir para corrigir falhas e garantir a eficiência do sistema de transporte. Integrado ao sistema de gestão de frotas (Fleet Manager), o operador acessa ainda o consumo de combustível, giro, marcha lenta, emissão de poluentes, código de horas e quilômetros rodados e velocidade média da frota por veículo e por motorista. 

“São informações que ajudam a garantir a eficiência do sistema de transporte, ao mesmo tempo que permitem aos operadores obter uma alta performance dos ônibus e dos motoristas, reduzindo custos operacionais”, destaca Vinicius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin America.

Informações: automotivebusiness

READ MORE - Volvo vende 40 articulados para BRT de Goiânia

SMTT segue com reformas terminais de ônibus em Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) prossegue com as obras de melhorias do serviço de transporte público. A SMTT vem realizando trabalhos de reestruturação e reformas em diversos terminais de ônibus da cidade. Mais recentemente, o terminal do bairro do Sanatório foi mais um contemplado com os trabalhos de reforma e já foi entregue à população no começo deste mês.

Além dele, os terminais do Salvador Lyra, Selma Bandeira, João Sampaio, Trapiche da Barra, Mocambo e Osman Loureiro também irão receber os trabalhos necessários de reparos, como a recuperação da parte elétrica, pinturas, substituição das cobertas, pavimentação, melhoria nas esquadrias, troca de piso, reestruturação dos banheiros, padronização da fachada, colocação de piso tátil e calçada de acessibilidade.

De acordo com a SMTT, além dos reparos básicos, o terminal do Mocambo, no bairro do Benedito Bentes, terá também uma área de convívio e um aumento na área de estocagem para mais ônibus já que no terminal funcionam três empresas de coletivos. Já no terminal do Trapiche da Barra será reparada a parte de saneamento para melhor acomodação dos usuários do transporte público.

Além das reformas, a SMTT já inicia os preparativos para a construção do terminal do Village Campestre. O terminal ficará próximo ao prédio da Vila Olímpica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e terá pavimentação, banheiros, calçada de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, ponto de apoio para os motoristas e cobradores e um abrigo de ônibus.

Os trabalhos de reformas e construção de terminais de ônibus seguem o cronograma da SMTT e até o momento foram reformados os terminais do Vergel do Lago, do Mercado da Produção na Levada, Conjunto José da Silva Peixoto no Jacintinho e o último o do Terminal Integrado do Benedito Bentes.

Informações: Tribuna Hoje

READ MORE - SMTT segue com reformas terminais de ônibus em Maceió

Campinas receberá R$ 1,2 milhão para planejar novo sistema de VLT

Campinas (SP) receberá R$ 1,2 milhão da Caixa Econômica para contratar um estudo que irá apontar se é viável a implantação de um novo sistema para veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade. Segundo a Prefeitura, a assinatura do financiamento estava prevista para esta sexta-feira (22), na capital paulista, mas foi cancelada pela instituição financeira "em virtude de agenda". O projeto anterior do VLT teve obras iniciadas em 1990 e foi desativado cinco anos depois.

Correção: Ao contrário do que o G1 informou anteriormente, a verba para o estudo do novo sistema de VLT será transferida por meio da Caixa Econômica Federal, e não haverá financiamento pelo banco. A informação foi corrigida às 15h08.

O secretário de Administração, Silvio Bernardin, explica que o novo plano irá promover a ligação entre o Aeroporto Internacional de Viracopos e a região central, com perspectiva de ser usado diariamente por 100 a 120 mil passageiros. "A expectativa é de que o estudo esteja pronto em 180 dias, por isso, entre janeiro e fevereiro do próximo ano", prevê o titular da pasta. Segundo ele, a licitação para escolha da empresa responsável deve durar 60 dias após assinatura do acordo.


Segundo ele, a verba para o estudo será repassada pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) da Mobilidade Urbana. Em relação ao conjunto de trilhos desativados em 1995, Bernardin ressalta que há conceitos diferentes e acena que o reaproveitamento do projeto deixado de lado por seguidas gestões municipais será limitado.

"O estudo irá indicar o melhor traçado, mas o conceito do passado não é um VLT propriamente dito, já que era um trem urbano adaptado. Dificilmente se consegue aproveitar alguma coisa, exceto as vias onde passavam por áreas da União. Pode ser discutido", resume o secretário. A nova data para finalização do acordo não foi divulgada até a publicação desta reportagem.

Como pagar o novo VLT?
O Executivo estima que a construção de cada quilômetro do novo sistema de veículo sobre trilhos deve custar em torno de R$ 80 milhões aos cofres públicos, portanto, um total de R$ 1,3 bilhão. Para Bernardin, o município tem pelo menos três alternativas para sustentar o projeto. Entre elas, segundo o secretário de administração, estão novo pedido de repasse ao governo federal, financiamento através do Banco Mundial (BIRD) ou até mesmo a execução de uma parceria público-privada. Neste caso, o titular da pasta menciona que a Prefeitura pode, inclusive, buscar ações que auxiliem na redução de custos ao desenvolver concessões.

"Tudo é muito abstrato, mas pode ser que o estudo faça a seguinte. 'Vamos construir uma estação de embarque e desembarque no Ouro Verde e construir um minishopping para ajudar sustentar. O desafio é que há uma demanda de passageiros, mas não podemos correr o risco de um projeto que não se sustente do ponto de vista financeiro", alega o titular da pasta.

Interligação com o BRT
O secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, conta que a intenção da pasta é criar outros três eixos para o novo VLT, além da ligação entre Viracopos e a região central. Segundo ele, além de uma linha circular da região, o intuito é promover linhas entre o Centro e distritos de Sousas e Barão Geraldo. "Queremos valorizar a integração das áreas e também com o BRT", ressalta.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), a pasta tentará aproveitar o que for possível do antigo sistema de veículo leve sobre trilhos para amenizar as necessidades de desapropriações. "Uma parte já será usada na implantação do BRT [ônibus de transporte rápido, em inglês]. O que restar, vamos tentar fazer o melhor uso", defende Barreiro.

Antigo VLT
O Veículo Leve Sobre Trilhos foi uma tentativa de transporte sobre trilhos em Campinas, que teve obras iniciadas em 1990, mas cinco anos depois foi desativado. A linha usou o antigo leito da estrada de ferro Sorocaba. Em novembro de 1990, o trecho entre as estações Barão de Itapura e Aurélia começou a operar. No ano seguinte, foram inauguradas as estações Central, Vila Teixeira e Campos Elíseos. Essas paradas faziam parte da linha Sul, do projeto, que tem 7,9 quilômetros de extensão.

Informações: G1 Campinas e Região

Leia também sobre:
READ MORE - Campinas receberá R$ 1,2 milhão para planejar novo sistema de VLT

Mudança no trânsito e nos itinerários de ônibus que circulam pela Avenida Recife

O trânsito na Avenida Recife vai sofrer alteração a partir deste sábado (23), no bairro do Ipsep, Zona Sul da capital. Os motoristas que seguem no sentido Cidade Universitária-Boa Viagem não poderão mais fazer o giro à esquerda na Rua Jean Emile Favre. Os carros devem seguir até a Rua Lula Cardoso Ayres, para fazer o retorno e voltar no sentido oposto da avenida. Atualmente, uma faixa da esquerda da via é exclusiva para quem segue para o Ipsep.
Foto: Google Earth
A previsão da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é ordenar e dar mais fluidez ao trânsito na Avenida Recife, por onde circulam 56.000 veículos diariamente. Após entrarem na Rua Lula Cardoso Ayres, pouco antes do Viaduto Tancredo Neves, os condutores devem continuar pela Rua Gonçalves Magalhães e girar à esquerda para acessar novamente a Avenida Recife, no sentido Boa Viagem-UFPE.

De acordo com a CTTU, será implantada sinalização viária horizontal e cerca de 30 placas de sinalização vertical, que vão regulamentar a nova circulação. Equipes de agentes de trânsito serão deslocadas para orientar os condutores que circulam pela área, a partir de sábado.

Mudança de Itinerários
A partir do próximo sábado (23), nove linhas que trafegam pela Av. Recife terão mudança de itinerário. A alteração acontecerá devido a proibição do giro à esquerda usado para acessar a Rua Jean Emile Favre. 

As linhas 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, 131 – UR-02 (Bacurau), 145 – Alto Dois Carneiros (Bacurau) e 146 – UR-11 (Bacurau) passarão a fazer o seguinte trajeto: Av. Recife, Rua Pintos Lula Cardoso Ayres, Rua Gonçalvez de Magalhães, Av. Recife, Av. Jean Emile Favre...

Já os ônibus das linhas 102 – Ibura/Santa Luzia e 106 – Parque Aeronáutica/Santa Luzia, no sentido estação Santa Luzia farão o trajeto pela Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Atônio de Albuquerque, Rua Professor José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife....TI Santa Luzia. 

As linhas com destino ao IPSEP, 110 – Ibura/IPSEP, 180 – Alto Dois Carneiros/IPSEP e 190 – UR-11/IPSEP, também passarão a fazer outro percurso. Os veículos irão trafegar pela Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Atônio de Albuquerque, Rua Professor José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica...

Para mais informações, o usuário dispõe da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158. 

Informações: Blog Meu Transporte e GRCT

READ MORE - Mudança no trânsito e nos itinerários de ônibus que circulam pela Avenida Recife

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960