Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Goiânia ganhará cinco novos corredores preferenciais para ônibus

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aprovado pelo Ministério das Cidades, na última segunda-feira (21), o projeto para implantação de cinco novos corredores preferenciais de ônibus e a conclusão de outro deve sair do papel. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), com a verba de aproximadamente R$ 145 milhões, que será repassada pela Controladoria-Geral da União (CGU), serão construídos novos corredores nas avenidas T-7, T-9, 24 de Outubro e Independência. Também será concluído o corredor da T-63, que já está funcionando.

“Ficamos muito felizes com essa notícia. Tínhamos inscrito o projeto em julho do ano passado junto ao PAC da Mobilidade, que irá investir R$ 50 bilhões em mobilidade urbana no Brasil”, salienta o coordenador de corredores preferenciais e ciclovias da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Domingos Sávio Afonso. “As obras serão realizadas separadamente e em diferentes tempos”, completa.

A liberação dos recursos aguarda ainda o aval da Caixa Econômica Federal para abrir o processo licitatório. Entretanto, ele adiantou que o procedimento deve ser realizado ainda neste semestre. “A primeira via a sofrer alterações será a Avenida T-7 ”, revela Domingos Sávio Afonso.

Todos os corredores terão o mesmo sistema da T-63. “Todos eles seguirão o modelo de três faixas de rolamento com uma exclusiva para ônibus. Além das placas de sinalização e também os radares”, completa Domingos. Para Domingos Sávio, a construção dos corredores irá aumentar consideravelmente a velocidade média do transporte coletivo da capital, tirando os ônibus do trânsito pesado.

“A melhoria na velocidade do transporte recupera a confiabilidade do sistema. Para se ter uma ideia, houve uma melhora na velocidade dos ônibus em torno de 26% na T-63 depois do corredor. Com isso, 70% do número de pessoas que passam pela T-63 está andando de ônibus”, destaca o coordenador de corredores preferenciais e ciclovias da CMTC.

Informações: O Hoje
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No Rio, BRT Transcarioca chega a Madureira

domingo, 27 de julho de 2014

O Consórcio BRT começa a operar, novos serviços: Alvorada - Madureira (Parador) e Alvorada - Madureira (Expresso). As estações IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e o Terminal Paulo da Portela (integração com a Supervia) estarão funcionando das 10h às 15h.

Além dos novos serviços, o BRT Transcarioca, que já transporta 60 mil pessoas as linhas Galeão – Alvorada (Semi-Direto), Tanque - Alvorada (Expresso) e Tanque - Alvorada (Parador). 

A criação de novos serviços e a abertura de estações obedece o planejamento operacional definido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transportes.

O BRT Transcarioca, que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade e está reduzindo em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho com 39 quilômetros. 

Quando todas as suas etapas estiverem concluídas, o Transcarioca vai transportar 320 mil passageiros por dia e fazer integração com a Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem de Madureira e Penha e a Transoeste (no Terminal Alvorada). 

SERVIÇOS DO BRT TRANSCARIOCA:

Galeão - Alvorada  (Semi-direto)

Horário de funcionamento: 24h, diariamente

Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1.

Tanque - Alvorada (Parador)

Horário de funcionamento: 24h, diariamente

Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque.

Tanque - Alvorada (Expresso)

Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado

Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque.

Madureira - Alvorada (Parador)

Horário de funcionamento: das 10h às 15h, diariamente

Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral, Tanque, IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pito Teles, Campinho e Madureira, que integra com o trem.

Madureira - Alvorada (Expresso)

Horário de funcionamento: das 10h às 15h, de segunda a sábado

Estações: Terminal Alvorada, Rio2, santa Efigênia, Taquara, Tanque, Praça Seca e Madureira, que integra com o trem. 

Informações: BRT Rio

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Tarifa de ônibus em Natal sobe para R$ 2,35 neste domingo

A partir de hoje (27), o natalense vai pagar mais caro pela tarifa de ônibus. O reajuste de R$0,15 foi aprovado nesta semana pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana na última quarta-feira (23), publicado na portaria nº58 do Diário Oficial do Município no dia 24 e passa a vigorar neste domingo.
Foto: Emanuel Amaral

A portaria, assinada pela secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, estabelece que a passagem para os estudantes será de R$1,175. Já a tarifa social em domingos e feriadas foi arredondada para R$ 1,20. A tarifa da linha Norte Fácil subiu para R$ 1,80.

Entidades estudantis, porém, ainda avaliam a possibilidade de entrar com ação judicial para suspender a portaria. A diretora do Centro Acadêmico do curso de Direito da UNP, Paula Fernanda da Silva, disse, na última sexta-feira (25), que as entidades aguardam apenas a liberação da ata da reunião do CMTMU para acionar um escritório de advocacia. Os estudantes afirmam que não foram ouvidos na reunião do conselho.

Para que o aumento seja efetuado, a Semob condicionou a cobrança da nova tarifa ao retorno de 50 ônibus às ruas, ampliando os serviços das linhas existentes, além do retorno da linha 66 ao itinerário cruzando o Campus Universitário. O Seturn ainda não afirmou se vai adquirir a frota.

Informações: Tribuna do Norte

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Sim!!! À greve de ônibus no Recife e Região Metropolitana

Olá pessoal, amanhã haverá mais uma greve de ônibus no Recife e na Região Metropolitana, e confesso que nestes quase 06 anos de blog, esta greve terá o apoio de boa parte da população e também do Blog Meu Transporte. Minha gente, já estamos vivendo uma greve oculta do transporte e confesso que nunca vi o transporte do Recife ficar tão ruim como está agora, ruim não, péssimo, e os fatores estão aí para mostrar e somente que anda hoje de ônibus que pode opinar os absurdos que as empresas de transporte e também o governo estão fazendo com os usuários.

Antes não tínhamos tantos ônibus superlotados e hoje com a redução da frota e viagens as superlotações são normais em qualquer hora do dia, pessoas que ficam 20, 30 e em alguns casos mais de 01 hora esperando ônibus no sol ou na chuva.
Essa história de aumentarem esses terminais acabou de vez com o transporte da cidade, pois os terminais estão superlotados e poucos ônibus e que não venham culpar o trânsito, pois este problema já existia, logo faltou planejamento do governo na qual conseguiu um feito, piorar o que já estava ruim. E o que falar das pessoas com pouca acessibilidade, ter que usar estes terminais num desce e sobe exacerbado que antes não precisavam. Pois antes quem pegava apenas um ônibus, agora muitas vezes tem que descerem e subirem várias vezes de ônibus para ônibus para chegarem ao seu destino.

E o que isso tudo tem a ver com greve de amanhã, é que também estes trabalhadores enfrentam estes mesmos problemas e muitas vezes são tidos como culpados devido à demora entre outros, isso sem falar que eles transportam vidas. Muitos saem de madrugadas e enfrentam um transporte caótico, engarrafado e sem segurança, pois são ameaçados em dias de jogos e nada é feito pelo governo. Em resumo, o que eles querem são melhorias trabalhistas e qualidade no trabalho.

A greve integra motoristas, fiscais e cobradores e é resultado de inúmeras reuniões na tentativa de negociar o reajuste salarial da categoria, mediadas pelo MPT, mas sem sucesso. De acordo com a advogada do Sindicato dos Rodoviários, o número de ônibus que estarão circulando ainda não foi denido. “Só teremos este percentual momentos antes de iniciarmos o movimento”, disse.


A última proposta de aumento salarial, de 10% mais reajustes nos benefícios, foi feita pelo procurador chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), José Laízio Pinto Júnior, mediador do processo, chegou a ser acatada por empregados, mas não foi aceita pelos patrões.

O fato é que o Blog tem publicado incansavelmente a retirada dos ônibus e o sofrimento de quem precisa andar de ônibus e que amanhã essa greve de ônibus que vivemos todos os dias será de forma oficial, ou seja, se já está difícil usa ônibus na cidade com sua operação normal que de normal não tem nada, imagine amanha, torço para que os trabalhadores consigam seus objetivos.

Blog Meu Transporte
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Anunciada empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo de Salvador

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O Diário Oficial do Município divulgou nesta sexta (25/7) o resultado da licitação do Sistema de Transporte Público de Salvador, realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut).

Os vencedores são os consórcios Plataforma, Jaguaripe e Salvador Norte. As próximas etapas do processo são a ajudicação das empresas, homologação e assinatura de contrato, que deve acontecer, segundo o titular da Semut, Fábio Mota, no período estimado 60 dias, prazo necessário para o cumprimento de todas as formalidades legais.

O Consórcio Plataforma é formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza.
Fazem parte do Consórcio Jaguaripe as empresas São Crsitóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahia.
Já o Consórcio Salvador Norte é composto pela BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde.  

As empresas vencedoras irão operar o sistema de transporte coletivo da cidade por um período de 25 anos. A partir da assinatura do contrato as empresas terão prazos para se adaptar às novas regras.
"As linhas atuais foram implementadas sem qualquer estudo ou planejamento. Temos várias linhas saindo de um mesmo bairro em horários próximos, enquanto faltam ônibus em outras localidades. O novo sistema vai mudar isso", assegura Fábio Mota. Esse estudo estará pronto dentro do prazo de um ano, a contar da assinatura do contrato com os consórcios vencedores da licitação. 

Fábio Mota destaca outras mudanças, como a adoção do sistema de monitoramento da frota, realizado em tempo real por meio de GPS, que vai permitir fiscalizar com mais rigor a oferta de linhas de acordo com a demanda de passageiros, eliminando a falta de ônibus.

O rastreamento será feito por câmeras e moderna tecnologia embarcada, permitindo o acompanhamento pela Prefeitura e por parte dos concessionários. Além disso, os novos ônibus deverão ter motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes. Outra exigência, assinalada pelo secretário Fábio Mota, é a ventilação forçada dos novos veículos.   

O secretário Fabio Mota ressalta que o processo de licitação terá impacto direto na implantação do Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT), considerada a maior intervenção viária já realizada na capital baiana. Isso porque os recursos pelos consórcios na outorga do serviço serão utilizados como parte da contrapartida do município para BRT.

As obras, estimadas em mais de R$ 1 bilhão, já têm recursos assegurados pela BNDES e na Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da União.

Informações: Tribuna da Bahia

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Estações do BRT Recife sofre com ato de vandalismo

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, anunciou ontem que os projetos dos corredores preferenciais de ônibus apresentados pela Prefeitura de A Estação do BRT instalada na Avenida Guararapes, no Recife, foi alvo de uma ação de vandalismo. Um dos vidros foi quebrado, provavelmente por uma pedra atirada do lado de fora da estrutura. No local, os usuários condenam o ato criminoso e também a decisão dos arquitetos do projeto que  optaram pelo vidro. Uma crítica recorrente, principalmente, diante do risco de acidentes com o material frágil e cortante.  
Foto: jailson da Paz/DP/D.A. Press
No dia sete de junho, o motociclista Marcelo Marcelino da Silva, de 43 anos,  morreu ao ser atingido por um vidro da estação de BRT da Avenida Conde da Boa Vista. O caso levantou a discussão não apenas sobre a segurança, sendo tipificado pela polícia como homicídio culposo e ficando a cargo de investigações pela Delegacia da Boa Vista.

A questão do clima também vem sendo levada em conta. Em algumas capitais brasileiras que também optaram pelo sistema BRT, o vidro é usado, mas não como material principal de revestimento das paredes laterais das estações, como ocorre nos corredores da Região Metropolitana do Recife.

O chamado efeito estufa mantém o calor na parte interna de estruturas de vidro. Segundo um funcionário da MobiBrasil, Gláucio França, a empresa solicitará ao Grande Recife Consórcio de Transporte Urbano o revestimento dos vidros e a implantação de cortinas de vento nas portas.

Em Belo Horizonte, as estações são feitas em alumínio e portas de vidro, assim como as estações do Rio de Janeiro. Em Bogotá, mesmo com o clima frio, o principal material utilizado é o alumínio vazado. O vidro nas portas serve para facilitar a visualização da chegada do ônibus. Em Curitiba, as estações “tubo” utilizam plástico transparente.

O modelo adotado na RMR, já trazia preocupação quanto a vulnerabilidade para o vandalismo e em relação à temperatura. “Esse é um projeto de 2010, que já previa vidro e ar-condicionado para dar mais conforto ao usuário”, disse na ocasião o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes. “O governo optou por oferecer estações com nível mais elevado. O desafio será manter esse padrão funcionando bem”, afirmou o secretário das Cidades, Evandro Avelar.

Já a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE), Vitória Andrade, chamou atenção para a falta de sincronismo dos projetos com o ambiente urbano. “Os urbanistas e arquitetos precisam ocupar o espaço nas decisões urbanas. A gente assiste a projetos de engenharia desvinculados da cidade. Qualquer pessoa leiga sabe que nossas condições climáticas não são adequadas para esse modelo”, criticou. “Os projetos que impactam a cidade não podem ser implantados de cima para baixo. É preciso uma discussão com a sociedade”, ressaltou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Roberto Montezuma. 

Com informações da jornalista Tânia Passos
Diário de Pernambuco

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