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Em Fortaleza, Ônibus articulados só circularão após entrega dos BRTs

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Um ônibus articulado começou a operar ontem na linha 041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu. Com capacidade para 150 passageiros (35 sentados e 115 em pé), o veículo de 18,5 metros se destaca nas ruas da Capital. Após o período de teste, estimado em duas semanas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a circulação de dez veículos já adquiridos só ocorre após a entrega de corredores exclusivos para o transporte público.

A reportagem acompanhou a viagem do ônibus articulado partindo do terminal da Parangaba, na manhã de ontem, passando pelas avenidas Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), Paulino Rocha, Oliveira Paiva, Washington Soares e Engenheiro Santana Júnior. O ônibus possui seis portas: três em cada lateral. O modelo permite a entrada pelo lado esquerdo em estações instaladas nos canteiros centrais. Sem degraus, o piso é rebaixado e se aproxima ao nível das calçadas.

Para fazer as curvas, o veículo precisa tomar duas faixas das vias e exige habilidade do motorista em ruas estreitas. Durante a viagem de uma hora e 20 minutos, em dois momentos foi necessário parar na conversão. “A circulação destes ônibus requer total priorização nas vias. Dentro de um corredor priorizado, ele tem regularidade no percurso e pode trafegar com menores tempos de viagem”, explica Antônio Ferreira, diretor técnico da Etufor. Segundo ele, a previsão inicial é que os dez ônibus já comprados para a frota operem na mesma linha.

Pelos prazos de entrega do Bus Rapid Transit (BRT), os ônibus terão de esperar meses para circular. Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), os corredores da Paulino Rocha e Alberto Craveiro funcionarão parcialmente em junho. Não terão funcionamento total porque dependem de obras na Via Expressa e na Silas Munguba (previstas para o fim de 2015).

A previsão de entrega do BRT Antônio Bezerra/Centro é agosto. Já o corredor Antônio Bezerra/Papicu tem obras com execução em curso este ano, com entrega prevista para o segundo semestre de 2015. A partir de agosto, estão previstas reformas e ampliação de terminais que integram os BRT: Parangaba, Messejana e Siqueira.

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Blog Meu Transporte atinge a marca de 5 milhões de acessos.

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No Recife, Metroviários decidem paralisar atividades nesta sexta

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Os metroviários decidiram paralisar as atividades na próxima sexta-feira (21) e no dia 1º de março, quando acontece o Galo da Madrugada. Antes disso, na próxima quinta-feira (20), a categoria se reúne na Estação Central, às 18h, para uma assambleia onde serão deflagradas as duas paralisações de advertência.

Na quinta-feira haverá uma reunião em Rio de Janeiro entre os metroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que pode evitar as paralisações. “Há a expectativa de que a empresa irá nos apresentar uma proposta. Avaliaremos o resultado dessa reunião na assembleia da quinta à noite”, comentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Metroviárias e Conexos do Estado de Pernambuco, Diogo Moraes.

A categoria acusa a CBTU de não cumprir três itens do acordo assinado no ano passado. Os metroviários decidiram pelas paralisações na noite desta terça-feira (18), em assembleia na Estação Central.

O sindicato argumenta que a CBTU não revisou o plano de cargos e salários e não melhorou a assistência médica e odontológica. A categoria cobra, ainda, mais segurança para os trabalhadores.

Informações: Diário de Pernambuco

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MetrôRio recebe recorde de usuários com fechamento de Mergulhão

O Metrô do Rio de Janeiro transportou um número recorde de passageiros no primeiro dia útil após o fechamento do Mergulhão da Praça XV e a implantação de mão dupla na Avenida Rio Branco, segundo divulgou a assessoria da concessionária nesta terça-feira (18). Ao todo, durante a segunda-feira (18) 803.400 pessoas utilizaram o transporte. O serviço nas bilheterias foi reforçado em 60% e em 10% no número de agentes de segurança nas estações, para intensificar o atendimento e a orientação para os usuários.

Diante do aumento da demanda pelo transporte público, com as modificações no trânsito do Centro da cidade, o MetrôRio estendeu o  seu esquema de atendimento em horário de pico, para aumentar a oferta de lugares. Como divulgou a concessionário, ao todo, esse aumento foi de 10 mil lugares para cada linha, em cada sentido. Houve também um reforço de 10% na frota dos ônibus do serviço Metrô Na Superfície.

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Maior parte dos ônibus do Move já tem ar condicionado garantido

A empresa selecionada para fornecer os aparelhos de ar condicionado que deverão equipar os ônibus do Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) informou que foram 375 os aparelhos vendidos para o sistema BRT. Ao todo são 428 os novos ônibus que irão operar no sistema, e a BHTrans informou, no fim da tarde desta segunda-feira (17), que outras empresas irão fornecer os outros 53 aparelhos para equipar todos os ônibus do Move. 

De acordo com a Thermo King, foram vendidos 375 aparelhos, dos quais serão entregues, até maio deste ano, 210 unidades de LRT Street II - que serão implementados nos ônibus articulados -  e 165 unidades de LRT Confort, utilizado nos ônibus sem articulação. A empresa também informou que o destino dos equipamentos são os ônibus novos do Move e também o sistema de linhas circulares e diametrais que irão integrar o sistema do BRT.
Por meio de nota, a BHTrans informou que serão 428 novos ônibus que irão operar no Move e substituir outros veículos que já operam no sistema convencional. A empresa também esclareceu que por causa do ganho de velocidade e da capacidade de transporte de passageiros que o novo sistema irá gerar, pode haver uma redução de 130 ônibus da frota convencional. Ao todo, em Belo Horizonte, são 3.038 veículos que rodam diariamente pelas ruas da capital.

A respeito da diferença entre o número de aparelhos que foram comprados e o número de veículos que integrarão o Move, a BHTrans não soube explicar inicialmente, mas depois informou que a Thermo King não será a única empresa fornecedora do ar condicionado para os ônibus.

A BHTrans reforçou que todos os 428 ônibus do Move deverão ter ar condicionado, já que o equipamento é um pré-requisito para que o ônibus integre o sistema. A Thermo King informou que além dela, há outras duas empresas que irão fornecer os equipamentos para os 53 ônibus que restam.

Os aparelhos

O LRT Street II será implantado em 210 ônibus articulados do Move. O aparelho utiliza o gás refrigerante 407C, um gás ecológico de alta eficiência para aplicações que necessitam muita capacidade. O controle das duas unidades evaporadoras do equipamento é realizado apenas por um condensador, o que proporciona melhor distribuição de peso, gerando reduão de consumo de combustível e mas agilidade ao veículo. 

Já o LRT Confort, que será implantados em 165 ônibus não articulados que integrarão o sistema BRT, tem alta capacidade de refrigeração e foi desenvolvido para veículos de até 15 metros. O aparelho conta com sistema automático de renovação de ar. 

Por Juliana Baeta
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Uberlândia terá cinco novos corredores de ônibus até 2016

A Prefeitura de Uberlândia assinou nesta segunda-feira (17) um financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 125,6 milhões. A quantia será utilizada para a implantação de cinco novos corredores de transportes, além de quatro terminais, 67 estações (sendo 15 de transferência) e mais três viadutos. O município ainda arcará com uma contrapartida de R$ 6,6 milhões que também serão investidos nestas mesmas obras.

Segundo o prefeito da cidade, Gilmar Machado, este é o segundo maior contrato que a Prefeitura assinou durante a gestão e a intenção é melhorar e organizar o transporte coletivo para os usuários. “Esse projeto só foi possível, pois tivemos o apoio da Câmara Municipal. Ele foi aprovado pela atual legislatura", afirmou.

Gilmar Machado disse que essas obras fazem parte da ação “Uberlândia Planejada”, que prioriza mais segurança e qualidade no transporte público, além de melhorias no trânsito da cidade. A licitação para as obras deve ocorrer, segundo o prefeito, ainda neste primeiro semestre. Já os trabalhos devem ter início no semestre que vem. Gilmar Machado explicou que o primeiro corredor a ser construído será o do setor Leste, pela Avenida Segismundo Pereira. A intenção é que toda a ação proposta termine até o fim de 2016.

O G1 questionou o prefeito sobre o que seria feito em relação as faixas de estacionamentos situadas na via e ele disse que existe um estudo e que tudo será feito da melhor forma possível a atender todos os lados, mas não detalhou se o estacionamento permaneceria. “Já estamos fazendo várias alterações e adaptações para o projeto de mobilidade urbana. As obras são complexas, mas vamos fazer de tudo para entregá-las no prazo estipulado, ou seja, até o fim de 2016”, completou.

O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, explicou que os novos corredores vão beneficiar diretamente 200 mil usuários por dia, dando mais agilidade e conforto aos passageiros, além de otimizar o sistema de trânsito como um todo.

Alexandre Andrade salientou que uma das inovações que as obras de mobilidade urbana irão proporcionar são as estações de transferência, que vão permitir a criação de linhas circulares, evitando que o usuário de um determinado setor da cidade tenha que se deslocar para o Terminal Central para ir a outra região.

As maiores estações de transferência vão ficar situadas nas praças Tubal Vilela, Adolfo Fonseca e no entorno da praça Clarimundo Carneiro. Já os novos viadutos serão construídos na Rua Olegário Maciel, Rua Paraná e avenida João Pessoa. O intuito, segundo o Município, é interligar vários setores da cidade e desafogar as vias com grande fluxo de veículos, especialmente em horário de pico. O superintendente regional da CEF no Triângulo Mineiro, Clayton Rosa Carneiro, disse que o financiamento foi feito em 240 meses com taxa de juros de 6% ao ano.

Projeto
O projeto dos novos corredores estruturais faz parte da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal. No ano passado, a Secretaria de Trânsito e Transportes consolidou os projetos executivos, que contemplam estudos sobre origem e destino, trajetos e perfil dos usuários, a fim de possibilitar uma visão clara e objetiva do sistema de transporte que, a partir da nova estrutura, passará a ser um sistema em rede e não somente integrado, como é a forma atual.

Com os novos corredores, o BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) em Uberlândia passará de 7,5 km de extensão, por sentido, para 52 km, sendo 44,5 km de novos corredores. Após a conclusão das obras, o BRT de Uberlândia será o maior do país em extensão, considerando o número de habitantes.

Projeto de Mobilidade Urbana

Terminais de Integração
- Novo Mundo (Leste)
- Universitário (Sul)
- Jardins (Sudoeste)
- Jardim Patrícia (Oeste)
Corredores de Transporte
- Leste: Avenida Segismundo Pereira
- Oeste: Avenida Marcos de Freitas Costa/Avenida José Fonseca e Silva
- Sudoeste: Avenida Getúlio Vargas
- Norte: Avenida Adriano Baioloni/Avenida Cleanto Vieira Gonçalves
- Sul: Avenida Nicomedes Alves dos Santos

Por Fermanda Resende
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