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Em BH, Uso de vidro nas estações do BRT traz riscos

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

As portas automáticas da estações de BRT e as passagens de pedestres serão de vidro. Parte do novo sistema de transporte coletivo da capital já está pronta na Avenida Cristiano Machado, onde é possível ver o futuro cenário. O vidro foi escolhido, segundo a BHTrans, para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. As portas vão abrir em conjunto com as do ônibus, assim como ocorre no metrô. O material garante segurança dos passageiros, impedindo quedas e acidentes. A empresa explicou que elas são programadas e devem reduzir o tempo de viagem em 50%. 

O vidro temperado não é mais resistente e pode ser facilmente quebrado, o que torna o BRT um alvo de vândalos. As estações estão situadas em avenidas que sofreram os protestos na Copa das Confederações, em junho, e que podem se repetir na Copa do Mundo. A BHTrans informa que não pode escolher o material baseado em possíveis atos de vandalismo, que é “inerente a qualquer sociedade”. A assessoria de imprensa da empresa informou que, se houver ações desse tipo, vai consertar o que for danificado.


Especialistas apontam o vidro temperado como o melhor material para as estações. Preparado para esfarelar se for quebrado, não causa ferimentos ou danos. “O risco de machucar é bem pequeno. Em fuga por acidente ou incêndio, ele quebra com rapidez”, diz o especialista em trânsito José Aparecido Ribeiro. Um material mais resistente, como acrílico, seria mais difícil de romper.

Informações: Estado de Minas
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Em São Paulo, Velocidade dos coletivos aumenta 48%

Apesar de reclamações pontuais, principalmente de comerciantes instalados em ruas e avenidas onde passaram a funcionar as faixas exclusivas de ônibus, os passageiros do transporte público sobre rodas da capital têm chegado mais cedo ao seu destino.

Um estudo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostrou que as vias exclusivas aumentaram a média de velocidade dos ônibus de 13,8 Km/h para 20,4 Km/h. O ganho foi de 48%. “A maior variação percentual ocorreu na Zona Norte, que saltou de 11,5 Km/h para 21,5 Km/h”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.


A região onde os ônibus trafegam mais rapidamente é na Zona Oeste,  a 24 km/h no período da tarde. Pelo menos quatro regiões monitoradas pela CET  não atingiram a velocidade média. A Zona Sudoeste é a que tem o pior desempenho –  no período da tarde: os ônibus circulam a 14,4 km/h após a criação das faixas de ônibus. As regiões Sul e Sudeste também apresentaram resultados abaixo dos 20 km/h. 

Para esses casos, o secretário prometeu maior rigor na fiscalização de motoristas que invadirem os espaços exclusivos. Para isso, ele conta com 240 novos radares eletrônicos que devem ser instalados até, no máximo, janeiro. Além disso, obras estão sendo feitas, entre elas o alargamento das ruas.

Tatto  anunciou, ainda,  mais 56,6 quilômetros de novas faixas exclusivas, o que eleverá a meta para 300 km. Na lista do secretário   estão as avenidas Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã; Sumaré, na Zona Oeste;  Assis Ribeiro, na Zona Leste; e  Rua Voluntários da Pátria, na Zona Norte, entre outras. A escolha foi feita a pedido da própria população.

Bilhete Único/ Sobre o  Bilhete Único Mensal, que estava previsto para o início de novembro, o prazo foi reavaliado para  o fim do mês ou início de dezembro. “Há necessidade de uma avaliação”, se limitou a responder o secretário.  “Na primeira quinzena (de novembro), vamos distribuir alguns bilhetes e avaliar o seu desempenho.”

Informações: Diário de São Paulo

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Em Pernambuco, BR-101 vai receber obras de requalificação e corredor exclusivo para ônibus

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A BR-101, rodovia urbana de contorno do Recife, ganhará um corredor exclusivo de ônibus e seu pavimento será totalmente substituído. O trecho que vai receber a intervenção tem 30,7 km de extensão e passa pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes. A autorização para o início das obras foi assinada hoje (30) pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral. 

O Governador Eduardo Campos, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade. “É com muita satisfação que iniciamos mais esta obra. Com esse projeto na rua garantimos a implantação de 100 km de corredores exclusivos de ônibus, o que vai permitir o desenvolvimento do Sistema de Transporte da Região Metropolitana do Recife, bem como a junção de outras grandes obras como, por exemplo, a integração com os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste que serão entregues até o primeiro semestre de 2014”, comemorou. 



O Projeto de requalificação da rodovia será feito em quatro etapas, ao custo estimado de R$ 800 milhões. No entanto, nesta primeira fase, onde serão substituídas todas as placas de concreto da via e implantado o corredor de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) serão investidos R$ 216 milhões – recursos do DNIT (R$ 182 milhões) e do Governo de Pernambuco (R$ 34 milhões). Esta etapa vai deixar preparado o canteiro central da rodovia para receber, posteriormente, as estações do TRO (Transporte Rápido de Ônibus). Serão dois anos para conclusão destes serviços.

Segundo o secretário Danilo Cabral, esta é uma intervenção muito importante para a Região Metropolitana, “já que a rodovia possui hoje características urbanas, cruzando vários municípios e com uma demanda imensa, sobretudo, de transporte individual e de carga”, ressaltou, informando que o volume médio diário de tráfego na via entre 36 mil e 58 mil veículos por dia, sendo 20% de caminhões. Passam pela BR-101, 13 linhas, que realizam 1.264 viagens, atendendo a uma demanda diária de 122.553 Passageiros. 

Etapas futuras – Nas etapas posteriores, a rodovia vai contar ainda com a construção de ciclovia, 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central da via, passarelas para os pedestres, 27 obras de arte (viadutos, pontes e elevados), como os “viadutos ferradura” que serão construídos nos pontos mais críticos de congestionamento existentes na rodovia (entrada de acesso ao bairro de Dois Irmãos, no Recife; entrada de acesso ao bairro da Muribeca, no eixo de integração; e o elevado que vai sair da Av. Caxangá até às proximidades da BR-232). 

A reconstrução do Terminal Integrado da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre o Rio Paratibe, do viaduto sobre a Av. Dois Rios, no Ibura, do viaduto de acesso à Jardim Paulista, e da ponte sobre o Rio Capibaribe, próximo ao Atacadão Extra.

Informações gerais – A abertura do tráfego da BR-101 ocorreu de forma gradual, sendo uma pista simples em 1966 e pista dupla em 1979. Hoje, com características urbanas, seu pavimento de concreto encontra-se com seu estado de conservação variando entre regular e ruim (49,1%). A presença de fissuras e trincas (22%) é constante. 

Diante desses problemas e da importância da rodovia para a RMR, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade sobre a via e, por meio da secretaria das Cidades, firmou em janeiro deste ano, com o Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT), um convênio para a execução da 1ª etapa do projeto de pavimentação na BR-101 e construção do corredor exclusivo de ônibus na rodovia.

Informações: Secretária das Cidades PE
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Em Manaus, Rodoviários sinalizam nova greve geral para sábado

A partir deste sábado (2), os rodoviários de Manaus farão nova greve. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (30) durante assembleia geral entre o Sindicato dos Rodoviários e a categoria.

Durante a assembleia, o vice-presidente do sindicato, Josildo Oliveira, informou que um dos motivos da greve é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Ainda segundo ele, desde 2010 a categoria reivindica participação nesses lucros e os empresários nunca atenderam ao pleito.

“Existe um acordo de pagamento que foi homologado na justiça do trabalho e eles se recusam a pagar. Os empresários estão criando manobras para não pagar. Agora acabou a paciência e quem não pagar não vai rodar”, disse Josildo.


O Sindicato dos rodoviários também está solicitando dos empresários do transporte coletivo de Manaus que apresentem documentos comprovando a quitação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo Oliveira, os empresários recebem incentivos e subsídios do governo eprefeitura e não repassam nem ao INSS e nem ao FGTS corretamente.

O sindicalista garantiu que a partir deste sábado os rodoviários vão de garagem em garagem impedir a saída dos ônibus. As notificações sobre a paralisação começam a ser divulgadas ainda hoje.

Com informações de Michelle Freitas (Jornal Agora)
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Divulgado balanço do primeiro mês de fiscalização nos corredores de ônibus de São José dos Campos

Durante o primeiro mês de fiscalização, foram registradas 1.220 infrações cometidas por motoristas nas faixas exclusivas nos corredores de ônibus da região central de São José dos Campos. A multa para quem desrespeita as faixas exclusivas é de R$ 85,13, considerada infração média e punida com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As principais irregularidades foram transitar pelo corredor sem mudar de faixa ou acessar um imóvel, permanecer na via exclusiva sem fazer conversão e utilizar o corredor de ônibus para ultrapassar fila de veículos. Em outubro, o número de infrações tem apresentado queda, indicando que os motoristas estão respeitando ainda mais os corredores de ônibus.


O monitoramento foi iniciado no dia 16 de setembro, após uma campanha de orientação aos condutores com mensagens nas vias, no rádio e TV, além de abordagem educativa nas ruas. Os corredores foram implantados em 27 de julho com o objetivo de reduzir o tempo de viagem dos usuários do transporte coletivo.

O maior número de infrações por desrespeito ao espaço do transporte coletivo foi na Avenida Adhemar de Barros, onde ocorreram 65% das multas. Na Avenida João Guilhermino, o número de multas representou 15% em relação ao total das irregularidades praticadas nos corredores.

A fiscalização é feita por agentes de trânsito diariamente em sistema de rodízio. Em algumas vias, onde há maior circulação de veículos, o monitoramento foi intensificado com agentes em pontos fixos, como é o caso das avenidas Adhemar de Barros, José Longo, São José e João Guilhermino.

De acordo a Secretaria de Transportes, por ter faixa exclusiva no centro da via, e não à direita, como nas demais, a Adhemar de Barros exigiu mais atenção dos motoristas, que estão se adaptando gradualmente ao sistema. Já nas avenidas São José e João Guilhermino, devido aos comboios de ônibus, a faixa exclusiva é evitada naturalmente pelos condutores.

A orientação sobre a necessidade de respeitar os corredores de ônibus está sendo reforçada com folders que apresentam o traçado das vias e as normas a serem seguidas, além de abordagens educativas nas ruas e informações no site da Prefeitura (confira vídeo acima).

O objetivo é garantir a eficácia do sistema de corredores de ônibus e da prioridade do transporte público, para dar mais agilidade às viagens de quem utiliza o sistema. 

Informações: Prefeitura de SJC

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Corredor de ônibus de Guarulhos é apresentado na ACE

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) realizou ontem, em sua sede, encontro com representantes da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). Na pauta do encontro, as obras do Corredor Metropolitano de Guarulhos que ligará a cidade ao bairro do Tucuruvi em São Paulo.

O corredor de ônibus é uma obra de responsabilidade da estatal Paulista, que vem sendo executada pela construtora Ferreira Guedes, e terá 30,5 km de extensão. De acordo com o engenheiro da EMTU, Roberto Carlos Fazilari, o corredor reorganizará a rede de transporte coletivo na região, bem como melhorará o tempo de viagens, já que os horários deverão ser respeitados.


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A diminuição do tempo de viagem será alcançada, segundo Fazirali, por conta de uma série de fatores positivos, como: piso mais adequado, ônibus articulados com capacidade de transportar mais passageiros, melhoria e adequação do sistema viário ao longo do corredor, mudanças no sistema de iluminação, entre outros. “Se tem crescimento de demanda, tem que ter crescimento em infraestrutura”, completou.
Fazirali disse que o corredor interligará importantes pontos como Metrô, CPTM e a avenida Jacú Pêssego.  O engenheiro disse ainda que a EMTU removerá 329 árvores e transplantará outras 101 como parte do entendimento da estatal com a Prefeitura Municipal. Outro fator positivo é que 4.818 mudas serão fornecidas à administração municipal que, também, terá uma compensação financeira para à manutenção das espécies.  O engenheiro informou ainda que, mesmo não tendo sido contemplado em seu projeto original, trechos do corredor ganharão ciclovias.

O presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, disse que é essencial que as administrações públicas priorizem o transporte coletivo. No caso do corredor guarulhense, Taiar informou que pretende reunir-se com representantes de outras instituições para conhecerem melhor o projeto. “Apesar da obra já ter sido iniciada, considero que poderemos contribuir para sua execução. Por isso, pretendo unir forças com outras entidades de nossa cidade”, falou.


Também participaram do encontro o engenheiro da EMTU, Luiz Eduardo Balau; o gerente da construtora Ferreira Gues, Ricardo Araújo de Oliveira; do vice-presidente da Facesp, Wilson Lourenço, e empresários.

As obras do corredor metropolitano estão previstas para terminar no final de 2014.

Informações: Guarulhos Empresarial
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