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Em Curitiba, Urbs reforça transporte para provas do Enem

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Urbs vai colocar em funcionamento oito linhas especiais de ônibus para reforçar o transporte coletivo no próximo fim de semana, quando serão realizadas as provas do Enem-2013. Além deste reforço, os 64 locais de prova em Curitiba são atendidos por 116 linhas de ônibus.

Para auxiliar os candidatos, a Urbs também elaborou uma tabela com indicação das linhas de ônibus nos locais de prova e os principais pontos de parada.

As provas serão realizadas neste sábado e domingo, com a abertura dos portões às 12 horas. As linhas especiais vão fazer a operação ida com horários definidos (veja tabela Aqui). Para a operação de retorno os ônibus vão aguardar nos locais de provas a liberação dos fiscais da Urbs para iniciar a viagem.


Apesar do reforço no transporte coletivo, é importante que os candidatos saiam de casa mais cedo, verifiquem os horários de ônibus e levem em conta a possibilidade de congestionamentos no entorno dos locais de provas. Os itinerários e horários de ônibus normais estão neste site em Itinerários, onde é possível verificar a localização do ônibus em tempo real, e também no aplicativo Itibus2, para plataforma Android.

Linhas Especiais - As linhas especiais, que são reforço vão atender locais de maior demanda. Confira Aqui

Colégio Estadual Rio Branco - Reforço no domingo, com a linha Especial Campina do Siqueira/Batel, a partir de 10h05 no Terminal Campina do Siqueira e de 10h25 no Ponto Batel.

Faculdade Espírita e Universidade Tuiuti  Campus Barigui – Especial Campina do Siqueira/Tuiuti Barigui, no sábado e no domingo a partir das 10 horas, no Terminal Campina do Siqueira.

Faculdades Santa Cruz (Campus Sede) – Especial Santa Cruz Campus Sede saindo do Terminal Capão Raso, a partir de 10h15  tanto no sábado quanto no domingo.

Fapar – Faculdade Paranaense – Especial Campina do Siqueira/Batel, no domingo, saindo do Terminal Campina do Siqueira a partir de 10h05 e do Ponto Batel a partir de 10h25.

PUC e Unicuritiba (Sede Rebouças) – Serão duas linhas especiais: a José Loureiro-PUC, a partir das 10h30, tanto no sábado quanto no domingo, da rua José Loureiro; e a Especial Linha Direta PUC, com saídas do Centro Cívico, a partir de10h20.

Centro Politécnico – Linha Direta Especial Centro Politécnico, com saída do Círculo Militar. No sábado, a partir das 7 horas e no domingo a partir das 10 horas.

Universidade Positivo  - No sábado e no domingo, a partir do Terminal Campo Comprido, a partir de 10 horas.

Universidade Tuiuti Campus Mossunguê – Especial Campina do Siqueira/Tuiuti Mossunguê, no Terminal Campina do Siqueira, a partir de 10h30.

Informações: Urbs
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Veja como chegar aos locais onde serão aplicadas as provas do Enem em BH

Informações sobre o serviço de transporte coletivo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (ENEM/ 2013) em Belo Horizonte.


As provas serão realizadas no sábado, 26/10, das 13h às 17h30, e no domingo, 27/10, das 13h às 18h30, em 130 instituições de ensino da cidade.


Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTRANS e PMMG, e Guarda Municipal, irão operar o tráfego na região dos locais de prova e nos corredores de acesso, para garantir a acessibilidade dos estudantes. Nas instituições que recebem um grande número de candidatos serão realizadas operações especiais de trânsito e transporte, veja abaixo os locais:

- UFMG, PUC Coração Eucarístico, UniBH (Campus Estoril), Newton Paiva (Buritis), Newton Paiva (Carlos Luz), Pitágoras (Cidade Jardim) e Una (Raja Gabaglia).


As linhas que atendem os principais locais de prova terão seus quadros de horários reforçados. Os estudantes devem consultar com antecedência o local de prova e as linhas que atendem por meio da Central Telefônica da Prefeitura, no telefone 156, ou no portal da BHTRANS.

Em função do elevado número de participantes, a BHTRANS orienta aos candidatos que saiam de casa mais cedo, utilizem o transporte público e verifiquem com antecedência as linhas de ônibus que atenderão os locais onde farão a prova.

Informações: BHTrans
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Em Sorocaba, Urbes monta esquema especial para estudantes que farão o Enem no final de semana

A Urbes – Trânsito e Transportes montou um esquema especial para atender os estudantes que farão a prova do Enem 2013 neste sábado (26) e domingo (27), com provas que serão aplicadas na Unip e na Cidade Universitária.

Para os alunos que realizarão as provas na Unip, as opções de transporte serão as linhas que saem do Terminal São Paulo: 29 – Hollingsworth, que parte do Ponto “H”, e também as linhas 31-Cajuru, 53 – Éden, 72 – Bairro dos Carvalhos e 75 – Campininha que partem do Ponto “D”.


Já para a Cidade Universitária a opção será a linha 52 – Cidade Universitária, que também irá operar com programação especial. Para quem reside na Zona Norte, nas proximidades das Áreas de Transferências Ipanema e Itavuvu, há também as opções das linhas 303 – Interbairros III e 307 – Interbairros VII, as quais atendem a Unip em todas as viagens.

A Urbes informa ainda que irá monitorar tanto as plataformas dos Terminais quanto os pontos próximos aos locais das provas a fim de evitar qualquer problema no trajeto dos estudantes.

Os agentes de trânsito da Urbes também estarão nas proximidades das universidades em que serão aplicadas as provas para orientar pedestres e condutores visando a segurança de todos e a fluidez do tráfego.

“Domingão a R$ 1” e passe estudante

A Urbes informa que o passe estudante estará liberado para uso neste sábado e domingo a fim de facilitar o deslocamento dos alunos aos locais das provas. O custo do passe estudante é de R$ 1,50.

No domingo, os candidatos poderão utilizar o benefício do programa “Domingão a R$ 1”, adotado pela Prefeitura de Sorocaba, que prevê o passe social ao custo de R$ 1 neste dia.

Informações: Urbes
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Câmeras vão ser instaladas nos 414 ônibus de Uberlândia até janeiro de 2014

As três empresas que operam no transporte coletivo de Uberlândia serão obrigadas, até janeiro de 2014, a instalar equipamentos de reconhecimento facial em todos os 414 ônibus em circulação na cidade com o intuito de regular os beneficiários de descontos e gratuidades (estudantes, idosos e deficientes) do sistema urbano. Um decreto municipal obrigando a implementação dessas câmeras de controle foi publicado ontem no “Diário Oficial do Município”.

Como justificativa para a medida, espelhado em soluções já usadas em cidades como Fortaleza (CE) e Cascavel (PR), por exemplo, o Executivo local indica que se trata de um esforço para coibir a evasão de receitas decorrentes do uso irregular desses benefícios. Na cidade, até 15% do total de viagens mensais ligadas aos beneficiados seria fraudado, revelam estudos realizados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e pela Ubertrans, responsável pela bilhetagem do transporte coletivo na cidade. Em números, seriam cerca de 150 mil viagens em fraudes sobre quase 1 milhão delas registradas ao mês nas roletas.


Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre de Souza Andrade, as empresas já começaram a testar os equipamentos e, legalmente, conforme decreto, têm até 90 dias para regularizar o funcionamento definitivo de todos os aparelhos nos veículos da frota. Mas podem fazer isto antes. “É importante lembrar que o reconhecimento facial não causará constrangimentos aos usuários e deverá proporcionar outros benefícios no futuro também, como melhorar a gestão do transporte, buscando sempre comprimir a tarifa cobrada”, disse.

O investimento nessa tecnologia não trará ônus ao poder público nem à população, pois será arcado pelas empresas, que são favoráveis à medida e estão despendendo até R$ 600 mil na compra das câmeras fotográficas. Não haverá mudanças para os usuários, com exceção daqueles com idade acima de 60 anos, que poderão continuar usando o vale-transporte normalmente, segundo o gestor administrativo da Ubertrans, Iverton Mantovani.

Fotos terão análises biométricas

A gestão administrativa da Ubertrans, responsável pela bilhetagem do transporte coletivo na cidade, revelou ao CORREIO de Uberlândia como vai funcionar tecnicamente o sistema de reconhecimento facial. Segundo as informações, cada câmera comprada será instalada na bilhetagem de cada um dos ônibus em um ângulo que permitirá o flagra do rosto dos usuários que passam pela roleta.

Desse modo, quando cada beneficiário passar, terá seu rosto fotografado seis vezes. Tais imagens serão repassadas ao servidor da Ubertrans, que contará com funcionários responsáveis por analisá-las biometricamente, comparando com a foto do usuário existente no cadastro feito para aquisição do benefício.

Caso seja detectada alguma irregularidade, como no caso de um terceiro usando o cartão, o usuário cadastrado será bloqueado. Por lei, caso isso ocorra, o usuário pode perder o benefício por seis meses e, se for detectada a mesma irregularidade após esse prazo, terá o cartão caçado definitivamente. A exceção são casos de furto e roubo que devem ser comprovados mediante boletim de ocorrência.

Gratuidade a idosos será ampliada

O funcionamento dos aparelhos de reconhecimento facial em 2014, visando controlar os prejuízos ocasionados por fraudes em viagens, poderá ajudar o sistema de transporte coletivo a compensar uma redução na receita prevista para o ano que vem. Essa diminuição vai ocorrer em virtude de uma lei aprovada neste ano que prevê o aumento do desconto no passe escolar de 40% para 50% e a gratuidade a idosos passe de 65 para 60 anos a partir de 2014.
Também há a pretensão de que o reconhecimento, além de impedir essas irregularidades, possa ser usado para um esquema de bilhetagem integrada, conforme pretensão do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre de Souza Andrade. Nesse sistema, que ainda precisa ser desenvolvido, usuários podem sair dos terminais ou estações e voltar ao sistema sem custos depois de um tempo predeterminado.

Parte dos usuários será cadastrada

Com a gratuidade do transporte coletivo sendo expandida para idosos de 60 a 65 anos em Uberlândia, será necessário que usuários nessa faixa etária se cadastrem no sistema da Ubertrans, conforme informações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). Isso porque, hoje, legalmente, somente estudantes são obrigados a se cadastrar, enquanto idosos acima de 65 anos e deficientes não.

Um projeto de lei que regule, como será feito, esse cadastro de pessoas entre 60 e 65 anos, a partir do ano que vem, será enviado até o mês de novembro de 2013 à Câmara Municipal. A pretensão é que, já a partir de janeiro de 2014, esse público possa se cadastrar nos terminais e em outros pontos da cidade a serem divulgados.

Informações: Correio de Uberlândia
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SPTrans reorganiza linhas na Zona Leste - Área 4 - neste sábado

A SPTrans implanta, neste sábado, dia 26 de outubro, medidas que visam organizar o sistema municipal de transportes na Zona Leste, diminuir a sobreposição de itinerários e melhorar a eficiência dos serviços na região. As alterações do serviço estão disponíveis no link http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4737

As alterações  estão sendo consolidadas após ter sido decretada a caducidade do contrato  de concessão  do Consórcio Leste 4  em razão de sucessivas falhas no serviço prestado à população e  de  mais uma paralisação dos serviços aos usuários, no início d este mês de outubro.


Um dos objetivos  principais das mudanças é propiciar uma rede de transporte  mais eficiente, que ofereça rapidez e conforto nas viagens por ônibus aos passageiros de uma região que historicamente vem enfrentado problemas  relacionados ao transporte público.


Vale lembrar que a viação Itaquera Brasil, que deixou de operar, teve a pior nota entre as 19 empresas do sistema municipal de transportes na última avaliação do Índice de Qualidade de Transporte  (IQT), realizada  pela SPTrans no primeiro semestre de 2013 . A empresa obteve 46,09 de nota, enquanto a média das demais foi de 67,15.

A população local  está sendo informada das mudanças por meio do Jornal do Ônibus, afixado  dentro dos  coletivos que operam na região e por  meio de ampla distribuição de panfletos explicativos  nos terminais e pontos de ônibus da região .  Também funcionários da companhia estarão acompanhando e orientando os trabalhos com o propósito de prestar esclarecimentos aos usuários.

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
 EMTU-SP 

A reorganização no sistema de transportes vem sendo realizada pela SPTrans de forma gradativa e inclui ações como seccionamento, criação de linhas ou correções de itinerários. 

As mudanças fazem parte de uma necessária reestruturação da rede que irá melhorar a oferta de ônibus e o desempenho de todo o sistema, ao mesmo tempo em que permitirá aos usuários alternativas de trajetos mais curtos e rápidos ao mesmo custo, ou seja, com maior racionalização do uso do Bilhete Único.  

A atual administração tem o transporte coletivo como prioridade, está à disposição da comunidade para qualquer esclarecimento adicional e vai continuar implementando medidas e projetos a curto, médio e longo prazos no sentido de melhorar a qualidade e a eficiência do serviço por ônibus na cidade de São Paulo. 

Os passageiros podem obter informações sobre o sistema municipal de transportes e o melhor caminho a utilizar na central 156 ou no site da SPTrans. 

Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Em Presidente Prudente, Transporte coletivo será gratuito para alunos que vão prestar o Enem

Atendendo pedido do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, as empresas de transporte coletivo que operam em Presidente Prudente, sendo elas a Pruden Express e TCPP, disponibilizarão aos alunos que cursam o ensino médio e que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) condução gratuita. O benefício será nos dias da prova, sendo no sábado (26/10) e domingo (27).

Conforme o responsável pelo Centro de Gerenciamento Operacional (CGO) das empresas de transporte coletivo, José Ricardo Góes, em ambos os dias, os ônibus funcionarão gratuitamente a partir das 10h e até às 19h. “A catraca será liberada para quem tem cartão, ou seja, será como se fosse um dia normal da semana”, pontua.


O transporte gratuito será tanto para os alunos que têm o cartão ‘passe social’ quanto para àqueles que têm o 50%. Assim sendo, os que possuem o passe que dá direito ao desconto de 50% na passagem, terão gratuidade nos dias do Enem.

O prefeito diz ter feito a solicitação após ouvir sugestões de pais e alunos do ensino do médio. “Como é um fim de semana, o cartão do estudante não tem validade e, proporcionar o transporte gratuito neste momento é uma forma de incentivo ao comparecimento no Enem”, explica. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
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Em Rio Branco, Transporte coletivo tem esquema especial para as provas do ENEM

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) já montou a estratégia de transporte coletivo para este sábado e domingo (26 e 28), data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  O sistema estará em operação com frota total durante todo o dia: são 120 ônibus operando em todo o sistema de transporte para garantir o acesso dos estudantes aos locais de prova, com aumento de pelo menos 30% da frota nos horários de pico.


As linhas UFAC e UFAC/Rodoviária irão operar no domingo.  “Estaremos com fiscais no Terminal Urbano e em alguns pontos da cidade para acompanhar o movimento”, disse Jô Luiz Fonseca, diretor de Transportes da RBTRANS. Se necessário, o sistema deslocará ônibus de uma linha a outra para garantir a mobilidade dos estudantes.

Informações: Pref. Rio Branco
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SPTrans alega que corte de linhas de ônibus 'melhora' sistema

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Ministério Público Estadual questionou nesta terça-feira, 22, a São Paulo Transporte (SPTrans) a respeito de diversas alterações de itinerários de linhas de ônibus promovidas recentemente pela Prefeitura, o que está provocando a insatisfação de muitos passageiros.

Em nota, a empresa que gerencia o sistema de transporte público de São Paulo informou que a "racionalização" da rede é um meio de "reduzir a sobreposição de linhas" e "melhorar o desempenho operacional do sistema".

Veja a nota da SPTrans:

"A SPTrans informa que a racionalização e reorganização das linhas do sistema de transporte coletivo vêm ocorrendo de forma gradativa e irá reduzir a sobreposição de linhas na cidade de São Paulo.

A reestruturação irá melhorar o desempenho operacional do sistema, organizar a circulação nas linhas e contribuir para fluxo e velocidade dos ônibus. O resultado, a médio e longo prazos, será ganho de qualidade para os usuários que terão mais opções de trajeto e menor tempo de deslocamento em suas viagens, com otimização do uso de um mesmo Bilhete Único. 


Vale ressaltar e esclarecer à comunidade que o seccionamento de linhas está sendo feito a partir de planejamento sob critérios que obedecem rigorosamente pesquisas de origem e destino dos passageiros, abrange somente linhas sobrepostas ou excessivamente extensas e é consolidado apenas em itinerários que também já estão sendo atendidos por outras alternativas de ônibus e transporte de massa.

Em atenção à solicitação da reportagem, seguem as informações detalhadas sobre as linhas em questão:

A linha 8319-10 foi seccionada em 17/08/2013 na região da Barra Funda, passando ser denominada: “Pq. Continental / Metrô Barra Funda”.  A medida faz parte dos estudos de reorganização dos transportes no Corredor “Pirituba / Lapa – Centro” e visa melhorar a fluidez dos coletivos nas Avenidas Francisco Matarazzo, Gen. Olímpio da Silveira e São João e reduzir a sobreposição de itinerários.

Contudo  é importante informar aos leitores que os usuários que têm como destino a região central, não ficarão desatendidos, uma vez que desembarcando em um dos pontos da Rua Clélia, entre as Ruas Jeroaquara e Crasso poderão fazer transbordo, sem ônus tarifário com a utilização do bilhete único.

A SPTrans reforça, que a linha 8319-10 está dimensionada para operar conforme padrões pré - estabelecidos para o sistema, devendo realizar nos dias úteis 89 partidas. Com o seccionamento na região da Barra Funda, os coletivos passarão a utilizar a Rua Venâncio Ayres e Av. Antártica para acessar a estação Barra Funda do Metrô, contudo análises  técnicas mostraram que parte dos usuários já realizava a conexão na Rua Clélia (Praça Cornélia), razão pela qual a linha 8319-10 passou a operar até a região da Lapa a partir de 19/10/2013.

Os usuários que desejarem seguir pelo sistema de transporte coletivo até o Metrô Barra Funda têm como opção as linhas 748R/10 “Jd. João XXIII /Metrô Barra Funda” ou 9782/10 “Jd. Carombé / Metrô Barra Funda”, cuja conexão poderá ocorrer ao longo do trecho da Rua Clélia

A linha 577T/10 “Jd. Miriam / Vila Gomes”, propicia a ligação do Jardim Miriam, localizado próximo a Divisa de Diadema, à Vila Gomes, região do Butantã, via Avenidas; Jabaquara, Paulista, Rebouças, Eusébio Matoso, Dr. Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques. 

Já o trecho da Av. Paulista, Av. Rebouças, Av. Eusébio Matoso, Av. Dr. Vital Brasil, e Corifeu de Azevedo Marques, também são atendidos pela linha 715M-10 “Jd. Maria Luiza /Largo da Pólvora”.

Essas medidas vão ao encontro da  reestruturação do transporte público, possibilitando a realização de mais viagens, com acréscimo na oferta de lugares.

Em 12/10/2013, a linha 375V/10 “Metrô Tamanduateí / Metrô Santa Cruz” teve seu itinerário alterado, no bairro Quinta da Paineira, região de Vila Prudente e foi seccionada no Metrô Alto do Ipiranga passando a denominar-se 375V/10 “Metrô Tamanduateí / Metrô Alto do Ipiranga” (circular).   Essa linha deixou de circular por trecho da Av. Dr. Francisco Mesquita, Av. Dr. Gentil de Moura, Rua Santa Cruz e Loefgreen, porém, essas vias continuam sendo atendidas pelo transporte coletivo, por ônibus conforme abaixo:

Av. Dr. Francisco Mesquita:

- Linha 4031/10 “Pq. Santa Madalena / Metrô Tamanduateí” 

Av. Dr. Gentil de Moura e ruas Santa Cruz e Loefgreen:

- Linha 5103/10 “Terminal Sacomã – Moema” circular 

- Linha 5103/21 “Terminal Sacomã / Metrô Santa Cruz” circular 

Quanto à linha 4714/10 “Jd. São Savério / Metrô Santa Cruz”, em 12/10/2013 foi unificada com a linha 4709/10 “Pq. Bristol Metrô Vila Mariana” mantendo a denominação: 4709/10 “Jd. São Savério / Metrô Vila Mariana”, com o seu itinerário sobrepondo totalmente ao itinerário da linha 4714/10.

A linha 4709/10 foi reprogramada, com acréscimos de viagens objetivando adequar a oferta à sua nova demanda.

A SPTrans ressalta que em 21/09/2013 o serviço 3303-10 teve seu itinerário seccionado na Estação de Transferência Itaquera - cujo local foi reformado e remodelado para a alocação de novos serviços e reconfigurado para: linha 4003-10 “Prestes Maia - E. T. Itaquera”.

Concomitantemente, foi criada a linha 4310-10 “ET Itaquera /Term. Pq. D. Pedro II", que complementa as viagens entre a Estação de Transferência ao Terminal Pq. D. Pedro II e atende não apenas a demanda das linhas seccionadas, mas também das inúmeras outras linhas que atendem de passagem a referida estação e usuários do Metrô, devido a sua saturação e por tratar-se de um serviço com itinerário paralelo ao eixo metroviário. Esse serviço está programado para operar com veículos de grande capacidade (Superarticulados de 23 metros), mais modernos, confortáveis e principalmente com intervalos menores entre as partidas, ofertando 1.200 lugares nos períodos de pico.

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

A SPTrans reitera que o transporte coletivo é prioridade da atual administração. A empresa não foi notificada até o momento sobre questionamentos do MPE. A SPTrans permanece à disposição para esclarecimentos à comunidade e segue trabalhando pela melhoria do sistema com medidas de curto, médio e longo prazos."

Informações: Estadão
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