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São Paulo: A fantástica fábrica das faixas de ônibus

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

É uma verdadeira linha de montagem. Desde o início do ano, com mais intensidade a partir de junho, depois das manifestações por melhoria nos transportes públicos, os setores envolvidos no planejamento e execução das faixas exclusivas de ônibus têm trabalhado no limite para dar conta de uma das principais bandeiras do prefeito Fernando Haddad (PT).

A meta inicial do governo petista era implantar 150 km de faixas até o final da  gestão, em 2016. Com as manifestações, os planos sofreram uma guinada e Haddad prometeu entregar 220 km até dezembro. O trabalho foi turbinado e ontem, com mais de dois meses de antecedência, a capital chegou a 224,6 km de faixas exclusivas e ainda faltam, segundo a diretoria de planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mais 70 para se completar a rede inicial.


“Para isso, foi necessário multiplicar por quatro as equipes envolvidas no processo”, contou Tadeu Leite Duarte, diretor de planejamento da CET, responsável pela implantação.

O trabalho começa com as equipes de contagem. Cerca de 40 pessoas participam dessa etapa, verificando nas ruas quais são as vias estruturais com maior dificuldade para o trânsito dos coletivos. “Com o resultado desse trabalho de campo e com os dados que recebemos da SPTrans vamos estabelecendo as prioridades”, disse Duarte.

no papel/ Cumprida a primeira etapa, a incrível fábrica de faixas passa para a fase de planejamento e projeto. Esses grupos, com cerca de 50 pessoas, produzem os projetos de cerca de 10 quilômetros de faixas por semana. Parte do serviço é feito no computador e parte no papel.

“Aqui é feito o detalhamento da sinalização, estudos para definir os melhores locais para colocação”, explicou o projetista Leandro Batista. “Daqui sai a arte final do desenho que vai orientar  os executores das faixas.”

Na etapa final, cinco equipes terceirizadas, com cerca de 15 pessoas cada uma, saem às ruas para a pintura e sinalização das faixas. O trabalho é feito nos finais de semana que antecedem a implantação. “Trabalhamos das 22h até 5h manhã”, conta o engenheiro Marcelo Moreira, gerente de obras da Sinasc, uma das empresas contratadas para o serviço, que teve sua demanda dobrada neste ano.“Fizemos a sinalização de 80 quilômetros de faixas em dois meses. Foram madrugadas frias, nas quais nos aquecíamos com o calor da caldeira usada para derreter o material usado na sinalização”, recorda.

DIÁRIO testa e aprova via de ônibus na Paulista

Na semana em que a Prefeitura anunciou que cumpriria a meta de implantação de 220 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade, com mais de dois meses de antecedência do prazo final, o DIÁRIO testou uma delas, a da Avenida Paulista.

Considerada por especialistas como a mais complicada tecnicamente, por ter muitos cruzamentos e vias que atrapalham a fluidez dos ônibus, a faixa da Paulista mostrou-se eficaz mesmo assim e o ônibus ganhou: chegou mais rápido do que o carro e o pedestre.

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O ponto de largada foi aquele localizado em frente ao Conjunto Nacional. De lá, no horário de pico da tarde de uma terça-feira, saíram três pessoas, uma de ônibus, outra num táxi e a terceira a pé.

Em 7 minutos o ônibus chegou ao ponto localizado em frente ao prédio da Gazeta. O táxi fez o mesmo percurso em 11 minutos, exatamente o mesmo tempo percorrido pelo pedestre.“Fiquei travado nos faróis e na fila de carros, por isso demorei tanto”, explicou o motorista de táxi João Carlos Gregório.

O fotógrafo Hilton de Souza, que foi de ônibus, afirmou que só não chegou antes porque um carro que transportava valores invadiu a faixa exclusiva. “O motorista do ônibus ainda teve alguma dificuldade para ultrapassar esse carro de valores”, contou. “Depois, andou rápido.” O repórter percorreu o trecho a pé com uma parada em farol. Os outros estavam abertos.

Opinião de Horácio Figueira, consultor de transportes

‘Meta agora são 400 km’

“É de se comemorar a meta alcançada pelo prefeito Haddad dos 220 km de faixas exclusivas de ônibus. Mas não é suficiente. Com isso, os ônibus voltaram a andar na cidade e a população já percebeu e aprovou. Mas ainda falta muito mais. Não chegamos nem a 10% das vias com tráfego de ônibus. Precisamos estabelecer uma meta de 400 km para 2014. Lugares como a Rua Augusta, por exemplo, justificam  uma faixa. Precisamos também aumentar o número de linhas na cidade. Tem de ser inaugurada, por exemplo, uma linha que passe pelas duas marginais.  E estender os horários das faixas.”

Por Fernando Granato
Informações: Diário de São Paulo
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Avenida Washington Luís será bloqueada para obras do monotrilho nesta semana

terça-feira, 8 de outubro de 2013

A faixa da direita da avenida Washington Luís será interditada para obras da linha 17 do monotrilho a partir desta quarta-feira (9). 

O trecho afetado é no sentido bairro, entre as ruas Vieira de Morais e Padre Leonardo. O bloqueio vai até a próxima sexta (11), sempre das 22h às 5h.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), como a interdição é parcial, os veículos poderão circular pela  faixa da esquerda da via.

Informações: R7.com





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Vandalismo no Recife, 104 ônibus foram depredados no final de semana

A ação de alguns torcedores antes e depois dos jogos dos três principais times do Grande Recife - Sport, Náutico e Santa Cruz - no último fim de semana provocou danos a 104 veículos do transporte coletivo na Região Metropolitana. O número foi anunciado pelo sindicato que representa as empresas de transporte público, nesta terça-feira (8).

De acordo com a Urbana-PE, um único ônibus teve 22 assentos arrancados e 26 janelas quebradas. O total de avarias foi de 365. As formas mais comuns de vandalismo são a quebra de vidros e janelas, da parte de ventilação da parte de cima dos ônibus e dos bancos dos veículos.


Para o sindicato, os números registrados nesse fim de semana servem de alerta para a depredação que costuma acontecer em dias de jogos de futebol. "Esses dados nos deixam impressionados como a violência de algumas pessoas prejudicam tantas outras", afirmou o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, à Rádio Jornal.

"Juntamos fotos para pedir que as autoridades sejam mais incisivas, mais ativas, que não permitam que isso (a violência) aconteça. Isso põe em risco tanto o usuário do transporte quanto nossos operadores", concluiu Bandeira. A Urbana-PE encaminhou os registros à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Com Informações da Urbana PE




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Consórcio Guaicurus implantará nova linha de ônibus em Campo Grande

O Consórcio Guaicurus e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) irão implantar a partir do dia 1º de novembro nova linha de ônibus para atender seis bairros em Campo Grande.

A iniciativa partiu do vereador Chiquinho Telles (PSD), que encaminhou solicitação de nova linha após receber a indicação de vários trabalhadores de empresas da região que fazem uso do transporte coletivo.


A nova linha, que começa a circular em caráter experimental a partir de 1º de novembro, irá atender os bairros Cidade Morena, Nova Capital, Moreninhas, Paulo Coelho Machado, Los Angeles e Dom Antônio Barbosa. A nova linha será testada por 60 dias e atenderá os terminais Moreninhas e Aero Rancho.

A Agetran divulgou os horários da nova linha que deve contemplar as ruas Camocim, Aracati, Barreiras, Anacá e outras da região. 

Fonte: Samira Ayub - Capital News
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Ônibus com espaço para bicicletas é testado em Florianópolis

Um ônibus com espaço para bicicletas está sendo testado por uma empresa de transporte coletivo de Florianópolis. O veículo coletivo começou a circular nesta terça-feira (8) e será testado pela Canasvieiras até o fim de novembro deste ano.

Conforme a empresa, o ônibus NeoBus Mega BRT mede 21 metros e possui sistema de monitoramento da operação in loco. "Se o motorista der uma freiada ou fizer uma curva mais brusca, ele avisa sobre o procedimento errado que o operador realizou", explica empresa.


Além disso, entre as diferenças está o itinerário com mais visibilidade, pois possui pontos de leds. "Ele tem o motor mais eficiente e a caixa de câmbio automatizada conforme a topografia da rota", afirmou.
O veículo deve circular nas linhas 233 - Trindade/Canasvieiras e 221 Canasvieiras/Mauro Ramos. 

Informações: G1 Santa Catarina

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Transporte coletivo de Uberaba terá nova linha de ônibus

Uma nova linha de transporte coletivo começará a operar a partir do próximo sábado (12) em Uberaba. Será a linha 56 – Jardim Alvorada/Abadia (via Hospital Escola), que atenderá de segunda a domingo. A nova linha foi criada pela Líder, uma das empresas que exploram o serviço de transporte público da cidade para atender a uma solicitação da Secretaria de Planejamento (Seplan) por meio da Superintendência de Planejamento de Trânsito e Transporte.

Segundo superintendente de Planejamento e Transporte, Claudinei Nunes, o trajeto terá início e fim na Praça Rui Barbosa, em frente ao antigo Teatro São Luís. A linha passará pelos bairros Jardim Alvorada, Maracanã até o Abadia. O superintendente também informou que mil folhetos já foram distribuídos entre os usuários para informar sobre a novidade.


Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Maracanã, José Carlos Tosta Castro, de todas as reivindicações dos moradores, a criação da linha era a principal. Segundo José Carlos, a demanda para o Bairro Abadia é muito grande, principalmente, para as áreas da saúde, por causa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), além das clínicas na redondeza e do comércio.

Confira os Itinerários:

- Sentido: Praça Rui Barbosa / Jardim Alvorada
Praça Rui Barbosa (Ao lado Cine São Luís), Rua Cel. Manoel Borges, R. Major Eustáquio, Praça Dr. Henrique Krugger, R. Governador Valadares, R. Segismundo Mendes, Av. Leop. de Oliveira, Av. Guilherme Ferreira, R. José de Alencar, Av. Prudente de Morais, R. Saldanha Marinho, Av. Abílio Borges de Araújo, Av. Bandeirantes, R. José Sebastião de Melo, R. Míriam Graças Vieira, R. Benevenuto Inácio de Souza, R. Washington Luiz, Av. Dep. José Marcus ,Viaduto BR - 050, R. Joaquim Thomas, Rua Adail Gomes Ferreira, Rua Joaquim Curado, R. Amancio Ricioppo, R. Adail Gomes Ferreira, R. Juscelino Assumpção, R. Abrahão Cecílio, R. Valesca Oliveira, R. Juliana Nagy, R. Laila Cecílio, Rua Abrahão Cecílio, R. Luciano J. Ribeiro,R. Avenir Guarato, Rua Miguel Teixeira, Av. Josias Ferreira Sobrinho, R. Joaquim Thomás da Silva, Acesso Jd. Alvorada, R. Antônia Nogueira Res. Nogueira, R. Barsanulfo Augusto Borges, R. Ronaldo Inácio de Sousa.

- Sentido: Jardim Alvorada / Praça Rui Barbosa
R. Ronaldo Inácio de Sousa, R. F, R. Antônia Nogueira Res. Mauad, Acesso Jd. Alvorada, R. Joaquim Thomás da Silva, Av. Josias Ferreira Sobrinho,R. Miguel Teixeira de Sousa,Av. Avenir Guarato, R. Luciano J. Ribeiro, R. Abrahão Cecílio, Rua Laila Cecília Hueb, R. Juliana Nagy, R. Valesca de Oliveira Baliana, R. Abrahão Cecílio, Rua Jucelino Assumpção, Av. Adail Gomes Ferreira, Rua Amancio Ricciopo, Rua Joaquim Curado, Rua Antônio Sarkis, R. Adail Gomes Ferreira, R. Joaquim Thomaz da Silva, Av. Josias Ferreira Sobrinho, R. Cel. Ranulfo Borges do Nascimento, Viaduto BR - 050, R. José S. de Melo, Av. Bandeirantes, Avenida Abílio Borges de Araújo, R. Saldanha Marinho, R. Campos Sales, Av. dos Inconfidentes, R. da Constituição, Av. Guilherme Ferreira, R. Carlos Rodrigues da Cunha, R. Vigário Silva, Praça Rui Barbosa (ao lado Cine São Luís).

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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Motoristas e cobradores encerram paralisação e linhas da Grande São Paulo

Após dez horas de paralisação, motoristas e cobradores da Viação Pirajuçara voltaram ao trabalho às 14h de hoje (8). No início da manhã, cerca de 170 mil passageiros foram prejudicados com a greve que interrompeu o funcionamento de 31 linhas que atendem às cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e São Paulo.

De acordo com o Sindicato dos Condutores de Osasco, a paralisação ocorreu por insatisfação dos funcionários com a atuação do gerente de tráfego da empresa. "Era uma disciplina muito rigorosa e isso foi causando uma revolta nos trabalhadores até que eles resolveram parar", explicou Antônio Alves Filho, presidente da entidade. Em reunião de negociação com a empresa, ficou acertado que o gerente deixará o cargo, segundo informações do sindicato.


A Viação Pirajuçara não comentou os motivos da greve e informou apenas que a normalização das atividades deve ocorrer no prazo de uma ou duas horas.

Os trabalhadores aproveitaram a mobilização para reivindicar outras questões à empresa. "Além da saída do gerente, ficou acertado que esse dia de hoje não vai ser descontado, que não vai ter punição por causa da greve e que as horas extras vão ser pagas. Não vai ser mais banco de horas", apontou o sindicalista.

Durante o protesto, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) acionou o Consórcio Intervias, responsável pelas empresas que atuam na região, para que o serviço de emergência fosse prestado. As viações Raposo Tavares e Miracatiba atenderam a parte da demanda das linhas de maior movimento, além de aumentar a oferta de viagens nas linhas com itinerários semelhantes aos da empresa parada.

Informações: Agência Brasil

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Prefeitura de SP cumpre meta de instalar 220 km de faixas exclusivas para ônibus

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A partir desta segunda-feira (7), a cidade de São Paulo terá mais 20,5 km de faixas exclusivas para ônibus. Com isso, a prefeitura chega a 224,6 km de áreas destinadas somente aos coletivos e bate a meta, que era de instalar 220 km, até o fim deste ano.

Mais da metade dos 20,5 km estará na Radial Leste, onde haverá um prolongamento da pista destinada aos coletivos. A restrição aos carros valerá de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h, no sentido centro, e das 16h às 21h, no sentido bairro.


A faixa da Radial Leste passará pelas avenidas Conde de Frontin e Antônio Estevão de Carvalho, pela rua Doutor Luis Ayres, túnel Jornalista Odon Pereira e avenida José Pinheiro Borges, em um trecho entre a Vila Matilde e Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Também na zona leste, a avenida São Miguel terá um complemento de 1,4 km na atual faixa de ônibus. Ela ficará entre as praça Aleixo Monteiro Mafrá e a avenida Doutor Custódio de Lima, no sentido centro e entre as ruas Taiuvinha e João José Rodrigues, no sentido bairro. Carros não poderão trafegar pela pista da direita das 6h às 20h.

Perto da avenida São Miguel, as avenidas Boturussu e Paranaguá vão ter um trecho de 3,5 km de faixas exclusivas. Placas de sinalização avisam os motoristas sobre os horários de restrição.

A avenida Nova Cantareira, na zona norte de São Paulo, também terá uma extensão de 1,6 km da atual faixa exclusiva, entre a avenida Água Fria e a rua Maria Amália Lopes de Azevedo. Na avenida Itaberaba, também na zona norte, a atual faixa será prolongada por mais 200 m, entre as avenidas Inajar de Souza e Parada Pinto, ao lado do terminal Vila Nova Cachoeirinha.

Na zona sul, as avenidas Professor Pedro Álvares Cabral, Ibirapuera e Professor Ascendino Reis ganharão 2,4 km de faixas exclusivas. Outra extensão, de 900 m, passará a valer na rua Brigadeiro Gavião Peixoto, no Alto da Lapa.

Informações: R7.com

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