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No Recife, Corredores de BRT sofrem adaptações para serem entregues no prazo

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A segunda etapa da licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife deve ocorrer em meados deste mês. Quase dois meses depois do prazo previsto pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. A demora foi para adaptar as linhas dos terminais integrados à demanda que superou os estudos iniciais. O Terminal de Xambá, por exemplo, que tinha previsão de receber 40 mil usuários, já alcançou 55 mil. 
Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
A estimativa é que até dezembro o processo licitatório esteja concluído. Enquanto a licitação está em andamento, as obras dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste sofreram alguns percalços e os projetos estão tendo que ser adaptados para serem concluídos no prazo. Depois da substituição das estações em concreto por estruturas metálicas para dar mais celeridade às obras, estão sendo feitas adequações no desenho do corredor Leste/Oeste para permitir que o sistema entre em operação antes da Copa de 2014. 


Uma das mudanças fica no trecho da Avenida Belmiro Correia, no Centro de Camaragibe, ponto de chegada do Leste/Oeste, onde parte das estações não irá mais ocupar o centro da via. Segundo a Secretaria das Cidades, haverá duas estações do BRT no corredor central e outras três paradas nas bordas laterais, nos dois sentidos, que terão os abrigos adaptados para receber o BRT. Com isso, os ônibus terão portas nos dois lados. Há pelo menos duas razões apontadas pelo estado para implantar as mudanças: a demora na conclusão do processo de desapropriação de imóveis e a falta da construção da via de contorno em Camaragibe, prevista para ter as obras iniciadas somente em 2014. 

Há, no entanto, uma terceira razão mais subjetiva, mas não confirmada pela Secretaria das Cidades, em que os comerciantes locais estariam temendo que a avenida se transformasse numa Presidente Kennedy, que se tornou zona de conflito com a população após a implantação do corredor centralizado. Assim como a Kennedy, a avenida central de Camaragibe é voltada para o comércio. “A prioridade deve ser mesmo o transporte público. É bom lembrar que a Belmiro é mais larga que a Kennedy”, disse o professor do departamento de engenharia da UFPE Leonardo Meira. 

Uma das preocupações apontadas pelo professor é  quanto à mudança de faixa do centro para as bordas laterais do que em relação aos abrigos improvisados. “Acho que estão esquecendo o R de Rapid do BRT. Essa mistura com o trânsito misto reduz a velocidade do corredor”, criticou. De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a mudança não irá comprometer a operação. “É uma questão pontual. O ônibus vai mudar de faixa na chegada e na saída”, disse. Ainda segundo o secretário serão duas estações de BRT na via: 1 e 2, onde o processo de desapropriação foi concluído. Já as estações 3,4 e 5 serão deslocadas para as calçadas. O secretário disse ainda que as paradas laterais são provisórias até que seja construída a via de contorno para desafogar a maior parte do tráfego que hoje passa pela Belmino. A via está orçada em R$ 70 milhões. 

Informações: Diário de Pernambuco
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Blumenau: Seterb cria linha exclusiva e prevê mais de 320 horários extras de ônibus

O Seterb, responsável pelo transporte urbano em Blumenau, criou uma linha de ônibus que vai circular entre a Vila Germânica e o Terminal Proeb durante toda a 30ª Oktoberfest, no horário das festas. Além deste, para incentivar o uso do transporte coletivo, estão previstos mais de 320 horários extras de ônibus, sendo 61 de segunda a sexta-feira, 121 aos sábados e 139 aos domingos, em todas as linhas do sistema.

O ônibus que faz a linha entre o Terminal Proeb e a Vila Germânica funcionará de 30 em 30 minutos entre domingo e quinta-feira e de 15 em 15 minutos às sextas-feiras e sábados. Haverá ponto de embarque e desembarque na rua Humberto de Campos. O preço da passagem é de R$ 2,75.


As bilheterias do Terminal Proeb irão funcionar 24 horas todos os dias da festa, que ocorre entre 3 e 20 de outubro, e a bilheteria do Terminal Fonte atenderá 24 horas de quinta a sábado. As dos demais terminais vão operar em horário normal e por isso, após a meia-noite, o pagamento será feitos dentro dos ônibus.

Além disso, haverá um ônibus que percorrerá a rota dos principais hotéis da cidade durante a madrugada. Os ônibus vai passar pelos bairros Centro e Ponta Aguda. A linha será feita pelos ônibus seletivos e funcionará de hora em hora com a tarifa de R$ 3,65.

Táxis
Na rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica, funcionará o serviço de táxi, com um espaço destinado exclusivamente para estes automóveis. Este ano, a identificação destes veículos ficará ainda mais fácil para os usuários, já que estarão adesivados nas portas laterais dianteiras com a expressão "Táxi Blumenau" e nas portas laterais traseiras com a bandeira de Blumenau.

Informações: G1 Santa Catarina
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Diadema testa itinerário expresso em horários de pico

A partir de hoje, passageiros da linha 31 D (Vila Paulina/Terminal Diadema) passarão a contar com ônibus  expressos nos horários de pico. O projeto ainda está em fase de teste e funcionará durante um mês. Após esse período, a Prefeitura irá avaliar se o serviço será ou não mantido.

Veículo  adicional fará três viagens extras nos picos da manhã e da tarde. Somente usuários que possuem o Cartão SOU (Sistema de Ônibus Urbano) poderão embarcar. “Também é uma forma de estimular o uso do bilhete eletrônico”, afirma o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.


O coletivo expresso sairá da Vila Paulina às 5h50, 6h40 e 7h35, em direção ao Terminal Diadema, no Centro. À tarde, no sentido inverso, o ônibus sairá da estação às 17h10, 18h10 e 19h10. A linha fará somente dez paradas. Normalmente, o veículo para em aproximadamente 30 pontos. “A ideia é acabar com aquela fila enorme nos horários de pico”, comentou o secretário.

Segundo o titular da Pasta, o projeto surgiu quando ele passou a circular pelas linhas municipais para ouvir as reclamações dos usuários. “Nesse trajeto, a demanda é grande. Por isso, a gente sugeriu esse modelo para fazer em comum acordo com a empresa (Benfica), que aceitou essa alternativa”, disse Gonçalves, que irá fiscalizar a primeira viagem do itinerário expresso em teste. A ligação entre a Vila Paulina e o Terminal Diadema recebe diariamente cerca de 11 mil passageiros, diz a Prefeitura.

A previsão é de que após um mês de funcionamento seja feita avaliação do novo sistema. Caso seja aprovado, haverá proposta da administração municipal para expansão do serviço para outras regiões da cidade. “Achamos que vai dar certo. Com isso, iremos sugerir para as empresas operadores do sistema municipal que implementem a mesma ação nos itinerários em que detectarmos maior demanda”, disse Gonçalves.

O supervisor operacional da Benfica, Divaldo de Oliveira Freire, afirmou que aceitou criar o trajeto experimental para “proporcionar melhor atendimento aos usuário”, mas que a implementação definitiva depende de avaliação futura.

Informações: Diário do Grande ABC

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Metrô do Recife vai parar por 24 horas na próxima sexta

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Metrô do Recife vai parar por 24 horas a partir da 0h desta sexta-feira (04). A decisão foi tomada na noite desta terça-feira (1º de outubro) em assembleia dos funcionários na Estação Central. A decisão foi tomada no dia seguinte a um quebra-quebra promovido por passageiros na estação do Coqueiral. O Grupo revoltou-se com um atraso de 20 minutos causada por uma pane em um trem. Segundo os metroviários, a falta de manutenção nas composições vem provocando os atrasos que estão irritando a população. 

De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários, Levi Arruda, a ideia é parar 100% da frota até a 0h de sábado. A paralisação, destacou Arruda, "é uma advertência contra a tentativa de a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) privatizar o sistema".

"Os trens atrasam porque não têm peças e trabalham com a capacidade reduzida, por falta de manutenção", registrou completou.


Às 18h da próxima quinta-feira (03), a categoria realiza nova assembleia, também na Estação Central, para deflagrar a paralisação. Desde o último dia 26, os metroviários estão em estado de alerta de greve.

Prejuízos
Os usuários do metrô do Recife vão continuar sendo penalizados pelo ataque de fúria de um grupo de pessoas que destruiu a estação Coqueiral e danificou dois trens na última segunda-feira. A bilheteria da estação, um dos alvos dos passageiros que se irritaram devido a um atraso de 20 minutos em uma viagem, só deve ser reaberta na sexta-feira. Um dos trens depredados voltará a circular em 15 dias, mas o segundo só tem retorno previsto para daqui a dois meses.  

Os prejuízos causados pelo quebra-quebra foram calculados em R$ 600 mil. Para tentar impedir que ações semelhantes aconteçam, o Metrorec anunciou que enviará um ofício para a PM solicitando a presença de policiais nas estações do metrô. O delegado Pablo de Carvalho já adiantou que as imagens dos circuitos internos serão enviadas para o Instituto de Criminalística (IC) para que sejam melhoradas e as pessoas identificadas e punidas. “Vamos tentar apontar as pessoas que depredaram os trens e os outros objetos, além dos que roubaram ou furtaram coisas da estação”, ressaltou o delegado.

Em entrevista coletiva ontem à tarde, na sede do Metrorec, funcionários informaram que, na segunda-feira, 40,7 mil usuários foram prejudicados pelos distúrbios causados por um pequeno grupo de homens que, além de quebrar janelas de trens, a bilheteria e as catracas, destruiu placas de sinalização, extintores de incêndio, portões de acesso e lixeiras. 

Enquanto a área de embarque do andar térreo estiver em reforma, os usuários devem comprar o bilhete no outro lado da estação e utilizar a passarela externa para se locomover até o embarque no primeiro andar. O Metrorec informou que vai oferecer iluminação e solicitar o reforço no policiamento também na passarela da estação Coqueiral, onde teriam acontecido assaltos recentes. 

Informações: Diário de Pernambuco
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Marcopolo vende 70 ônibus para BRT de Minas Gerais

Em novembro, a Marcopolo inicia a produção de 70 unidades do ônibus urbano Viale BRT que serão utilizados no Move, sistema BRT da capital mineira, Belo Horizonte, cujo funcionamento está previsto para o início de 2014. Desenvolvido especificamente para este tipo de aplicação em transporte coletivo de centros urbanos, o modelo, que consumiu dois anos de pesquisa e desenvolvimento, tem 21 metros de comprimento e capacidade para transportar até 145 passageiros.

Internamente, o veículo traz maior largura, que associada à configuração das poltronas, permite maior área livre, o que facilita a circulação. A altura também maior proporcionou a inclusão de dutos de ar, alto-falantes e espaço para propagandas nas laterais superiores. Como itens de facilidade, o Viale BRT traz pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e sistema de gerenciamento de frota.
O modelo da Marcopolo tem ainda câmbio automático e sistema de segurança que faz com que o ônibus se movimente apenas com as portas fechadas. O veículo atende as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1,1 metro de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Informações: Automotive Business
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Em Cuiabá, Avenida Getúlio Vargas será a próxima a ter corredor exclusivo para ônibus e táxis

A Prefeitura de Cuiabá está ampliando paulatinamente o número de avenidas que terão corredores exclusivos de ônibus e táxis na Capital. A próxima área a ter a medida implantada será a Avenida Getúlio Vargas. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) dará início à implantação ainda em outubro deste ano.

O estacionamento do lado direito das vias, assim que conclusa a faixa exclusiva, ficará proibido – e os veículos que forem flagrados trafegando pelo local serão multados e até mesmo guinchados.
Está já é a segunda etapa da via exclusiva. A primeira foi feita na Avenida Isaac Póvoas, em setembro. 

Durante os primeiros dias da instalação do corredor exclusivo, os agentes de trânsito (amarelinhos) realizarão um trabalho de orientação aos motoristas.

A medida visa a reduzir o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo e desafogar o trânsito na capital, já que aumenta a velocidade do tráfego nas vias. Atualmente, um ônibus trafega em média a 15 km/h.

Por Michel Alvim
Informações: Midia News
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Tarifa do metrô será discutida só em 2014, diz Alckmin

São Paulo - Um dia após enviar à Assembleia Legislativa a proposta de orçamento do Estado para 2014, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta terça-feira, 01, não ser possível garantir o congelamento das tarifas de trem e metrô a R$ 3 no ano que vem, quando deve disputar a reeleição.

"Essa questão de reajuste, primeiro, é uma decisão para o ano que vem, não é agora. Segundo, depende da inflação. Se tiver inflação baixíssima ou não existirá [reajuste] ou será baixíssimo. Se tiver inflação maior, terá mais necessidade [de aumentar a tarifa]. Mas isso é tudo para se discutir no ano que vem", disse o governador.
Historicamente, as tarifas de trem e metrô são reajustadas entre janeiro e fevereiro de cada ano, conforme a inflação do período. Neste ano, o aumento havia sido adiado para junho a pedido da presidente Dilma Rousseff (PT). Mas após a série de protestos daquele mês, Alckmin e o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), revogaram o aumento conjunto de R$ 0,20 para metrô e ônibus.

Na segunda-feira, 30, Haddad sinalizou que deverá congelar a tarifa de ônibus em 2014. Isso porque no projeto de orçamento da capital que ele encaminhou para a Câmara Municipal, prevê R$ 1,65 bilhão para subsidiar as tarifas, bem acima dos R$ 1,2 bilhão previstos para este ano após o congelamento da tarifa.

"Eu não sei a decisão da prefeitura. O estado nós vamos avaliar o ano que vem", reiterou Alckmin, dizendo que no orçamento de R$ 188,8 bilhões enviado à Assembleia não está especificado se o governo conta com receitas adicionais de um possível reajuste. "Isso [aumento da tarifa] não faz parte, especificamente, do orçamento. O orçamento não tem esse nível de detalhe", completou.

Por Fabio Leite
Informações: Estadão
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'Metrô não vai resolver problema', diz Peñalosa sobre trânsito em Salvador

Faixas exclusivas para ônibus e restrição ao uso de veículos particulares. Estas são as soluções para a mobilidade de Salvador apontadas pelo urbanista e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa.

O especialista é considerado um dos principais nomes sobre mobilidade urbana no mundo. Na terça-feira (1), ele irá participar do projeto Fronteiras do Pensamento, que acontece na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), na capital baina. No evento, Peñalosa irá debater sobre as ideias implantadas durante sua gestão como prefeito da capital da Colômbia.
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (30), em Salvador, Peñalosa falou sobre os problemas e apontou soluções para o trânsito na capital baiana.
"O sistema de ônibus não é a melhor solução para Salvador. É a única solução. Mobilidade só se soluciona com transporte público.Toda via importante tem que ter faixa exclusiva para ônibus. Uma faixa de ônibus mobiliza mais pessoas que sessenta carros", afirma o ex-prefeito.

Segundo Peñalosa, o uso do sistema de metrô não é suficiente para melhorar a situação do trânsito na capital baiana. "O metrô não vai resolver o problema. Os engarrafamentos não vão melhorar com ou sem ele. A linha de metrô atende a 5% da população. Antes de fazer um metrô é necessário aproveitar bem todas as vias já existentes. O metrô em São Paulo custou R$ 250 milhões. Esse dinheiro é o suficiente para criar vias para ônibus", opina.

Por Ruan Melo
Do G1 BA
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