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Ônibus serão envelopado de rosa para campanha contra câncer em Manaus

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O ‘Outubro Rosa’ está chegando. E para levar informações aos usuários do transporte coletivo sobre os principais tipos de câncer que atingem as mulheres, a empresa Eucatur cederá um ônibus da linha 640, que circulará em Manaus com o lema ‘Uma viagem contra o câncer de mama’. Envelopado na cor rosa, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) espera que a população se conscientize sobre os males que atingem as mulheres.

Além do ônibus envelopado, que ganha as ruas já a partir do dia 1o de outubro, os demais carros da empresa estarão circulando pelas ruas de Manaus com uma fita de cor de rosa presa ao retrovisor, representando o laço da referida cor, símbolo da campanha.


A linha 640 foi escolhida para fazer parte da campanha pelo fato de ter um percurso mais extenso de viagem. Pelo itinerário, o ônibus  sai do Terminal 4 (T4), no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, passa pela Cidade Nova, na zona Norte, e por todo o corredor da avenida Torquato Tapajós em direção ao Centro da cidade.

“Devido ser um ônibus "diferente" do que todos estão acostumados ver nas ruas, ele chama a atenção por onde passa pela sua cor e decoração, fazendo as pessoas que estão no trânsito se interessem pelo assunto e passem a buscar informações, abrangendo assim um número bem maior de pessoas. Os colaboradores do grupo Eucatur também são os multiplicadores desta causa”, informa a coordenadora da campanha, Nara Picanço.

Em 2012, o ônibus rosa surpreendeu os usuários do transporte coletivo da cidade, que elogiaram a iniciativa da empresa. Isso porque, assim como no ano passado, em 2013 também será distribuído entre os passageiros da linha um material informativo sobre a importância dos exames e da prevenção ao câncer de mama – cedido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Nos horários normais a linha circula com uma media de 100 passageiros e nos momentos de pico em torno de 200 usuários são atendidos pela linha 640.

Além dos usuários do sistema de transporte coletivo, as funcionárias da empresa, participarão de palestras e atividades relacionadas ao tema.

Informações: d24am.com
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Em Curitiba, Reforma da cobertura acaba com goteiras no Terminal Pinheirinho

Uma das obras mais solicitadas pelos usuários do terminal Pinheirinho ficou pronta nesta terça-feira (24). Reivindicada há mais de 10 anos, a revitalização da cobertura exigiu quatro meses de trabalho. Foram recuperados 1.600 metros lineares de calhas e trocados outros 600 metros, além da readequação de 104 pontos de esgotamento de água e implantação de outras 104 saídas de água.

“Assumimos este compromisso com a população, obedecendo a uma determinação do prefeito Gustavo Fruet, e estamos entregando a obra uma semana antes do prazo previsto”, afirma a diretora de Urbanização da Urbs, Denise Sella. “A obra foi feita no prazo, apesar do inverno rigoroso e do volume de chuva observado neste período”, conta Denise.


A revitalização da cobertura foi feita sem custos para o Município ou para a Urbs, a partir de negociação com a empresa responsável pela manutenção dos terminais. Pelo novo acordo, este tipo de conserto passa a fazer parte das atribuições da empresa sem qualquer custo adicional ao contrato. Embora extremamente necessária, a obra não estava prevista no contrato inicial, feito pela gestão anterior. A preço de mercado, a recuperação da cobertura do terminal Pinheirinho custaria em torno de R$ 1,8 milhão.

Usuários e comerciantes que atuam no terminal já perceberam a diferença. “Foi a obra mais acertada que se fez no terminal”, diz , Marcelo Roberto da Silva, proprietário de uma loja no terminal.

Ele conta que abriu a loja há oito anos e desde então enfrentava problemas sérios com as goteiras e umidade. “Chovia mais dentro do que fora do terminal e isso molhava o teto da loja, umedecia as paredes e comprometia os produtos na prateleira, principalmente as roupas”, relata. A situação chegou a tal ponto que no ano passado ele próprio fez uma segunda forração com placas de fibrocimento e plástico.

Maria Santinha, que todos os dias pega ônibus no Terminal Pinheirinho, também afirma que este era um problema sério. “Tinha lugar que não dava para ficar esperando o ônibus porque chovia bem em cima da gente”.

O aposentado Renato Ribeiro Lemos também aprovou a reforma. “Diziam até que aqui dentro chovia e lá fora pingava. Era sério mesmo, você via pessoas idosas, mulheres com criança tendo que esperar o ônibus e desviar das goteiras”.

Inaugurado em março de 1980, o Pinheirinho é o maior terminal de transporte da cidade, com uma área operacional de 27,3 mil metros quadrados, 33 linhas de ônibus e 140 mil usuários por dia. O reparo na cobertura representou uma obra em 21 mil metros quadrados, feita com o terminal em funcionamento. O segundo maior terminal é em extensão é o Boqueirão, com área operacional de 16,4 mil metros quadrados.

Vistoria

Em 27 de maio, quando iniciou a obra na cobertura do Pinheirinho, a Urbs deu início também a uma vistoria na cobertura de todos os terminais de transporte, estabelecendo um cronograma de reparos de acordo com a gravidade encontrada.

Em junho foi feito um conserto de emergência na cobertura do terminal Hauer. Em agosto, começou a serem feitos os reparos na cobertura do terminal Campo Comprido, com término previsto para a primeira quinzena de outubro. Em outubro, será iniciada a revitalização da cobertura do terminal Capão Raso, com previsão de entrega na primeira quinzena de dezembro.

“Vamos manter um trabalho de manutenção constante para que os problemas sejam solucionados quando aparecerem, sem criar situações como a do Pinheirinho, que exigiu uma obra de grande porte”, explica Denise. “Estamos dando uma atenção muito especial aos terminais, buscando resolver problemas antigos e garantir uma manutenção permanente para que eles não voltem a acontecer”.

A Urbs administra 22 terminais de transporte em Curitiba. São 21 terminais urbanos e o do Guadalupe, onde param as linhas metropolitanas. Por dia, cerca de um milhão de pessoas passam pelos terminais em Curitiba. Os outros nove terminais que fazem parte da Rede Integrada de Transporte ficam na Região Metropolitana e são administrados pelas prefeituras locais.

Informações: Urbs
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No Recife, Terminal Integrado de Afogados será reformado

A segunda etapa da obra de revitalização do Terminal Integrado de Afogados começa neste sábado (28). A reforma contemplará a substituição da pavimentação do terminal, bem como a construção de banheiros públicos e a reforma da plataforma norte. 

Devido às reformas, a linha 914 - PE-15/Afogados entrará no TI pela Estrada dos Remédios, enquanto a linha 115 - TI Aeroporto/TI Afogados terá acesso às plataformas pela Rua Nicolau Pereira. O desembarque dos passageiros será realizado próximo ao portão de saída do terminal. 

Durante o período de obras a linha 115 - TI Aeroporto/TI Afogados deixará de atender à parada nº 180455, localizada em frente à pracinha de Afogados, próxima ao Banco Itaú. Para ter acesso à praça, os usuários terão duas opções: utilizar a parada anterior, localizada na Rua da Paz próxima à loja da Microlins, ou utilizar a parada nº 180458, localizada em frente à Igreja Católica, no lado oposto a pracinha de Afogados. 
O Consórcio irá disponibilizar divulgadores para orientar os passageiros nos primeiros dias da obra. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT

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Em Fortaleza, BRTs vão alterar linhas e paradas de ônibus

Com a implantação dos novos corredores expressos para a circulação de ônibus em Fortaleza, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit), a estrutura de transporte sofrerá diversas alterações nos próximos dois anos, quando os trechos exclusivos passarão a funcionar. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) revelou, ontem, que está elaborando um estudo sobre possíveis alterações de itinerários em algumas linhas que percorrem o mesmo trajeto dos corredores a serem estabelecidos. Além disso, o novo sistema vai exigir ônibus e paradas diferenciados para otimizar o deslocamento.

Segundo Miguel Ferreira, chefe da Divisão de Planejamento do órgão, para que não haja sobreposição de linhas nas avenidas que receberão os BRTs, algumas delas precisarão ser reordenadas ou, se necessário, extintas. "As linhas que já existem irão rodar muito próximo aos corredores, então teremos que modificá-las. A ideia é que elas façam integração nos terminais ou no próprio corredor", explica.


Ferreira afirma que a Etufor ainda não fez o levantamento de quantos nem quais percursos sofrerão mudanças, mas aponta que as alterações já se iniciam com a instalação do BRT Copa, o primeiro dos novos corredores a ficar pronto, previsto para junho de 2014.

Conforme o chefe da divisão de Planejamento, os técnicos do órgão estão analisando os percursos das aproximadamente 11 linhas que trafegam nas proximidades das avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Raul Barbosa e Paulino Rocha, que terão as faixas exclusivas para ônibus. Segundo ele, cerca de cinco mil usuários do transporte público somente na região deverão ser afetados pelas alterações.

Por conta da grande quantidade de pessoas que utilizarão o sistema em toda a cidade, Ferreira ressalta que a Etufor fará as mudanças aos poucos, com ações de divulgação e orientação. "Se fizermos uma transformação muito brusca, como foi na época da construção dos terminais, a população não tem como ser preparada", destaca.

Mudanças

O BRT exigirá, ainda, modificações nos modelos de veículos e paradas de coletivos. Segundo Ferreira, a Prefeitura está definindo a possibilidade de utilizar nos BRTs ônibus articulados e equipados com piso baixo e duas portas laterais. A necessidade de ambas as saídas se dá devido ao corredor da Av. Alberto Craveiro, que será instalado no canteiro central.

As paradas também serão diferenciadas. A ideia da Etufor é que o pagamento da passagem seja feito no ponto de espera e não dentro do veículo, como acontece hoje. Os locais deverão abrigar aparelhos para validar o Bilhete Único e estruturas para os usuários que precisem repassar o valor em dinheiro. Dessa maneira, a expectativa do órgão é que o embarque de passageiros seja mais rápido.

Conforme o titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), Domingos Neto, o início da implantação dos corredores exclusivos depende do estudo e das análises feitas pela Etufor. Ele afirma que as formas de circulação nos corredores, precisam ser mais discutidas, pois algumas propostas, como a do tráfego na Alberto Craveiro por meio do canteiro central, podem não ser a melhor alternativa para conferir velocidade ao trânsito. "Nós estamos discutindo isso, avaliando com os técnicos para que, na Alberto Craveiro, os ônibus também fiquem do lado direito. Porque, senão, teríamos que ter ônibus com portas dos dois lados e, aumentando o número de portas, diminuiria a capacidade de passageiros", diz.

Visita

Na manhã de ontem, representantes do Instituto Internacional de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) estiveram em Fortaleza para visitar os BRTs e discutir, juntamente à Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), sugestões de melhorias e características relevantes dos corredores exclusivos.

Ulisses Navarro, diretor técnico de transporte público da organização, afirmou que as primeiras impressões sobre o sistema foram boas. Segundo ele, um dos aspectos de maior destaque é o plano de construir ciclovias ao longo das faixas.

No entanto, o diretor técnico afirmou que o ideal seria o tráfego das bicicletas pelo lado direito da pista e não nos canteiros centrais, como prevê o projeto inicial.

Por Vanessa Andrade
Informações: Diário do Nordeste
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GDF anuncia faixa exclusiva para ônibus no Eixo Monumental

O governo do Distrito Federal anuncicou nesta quarta-feira (25) que vai implementar uma faixa exclusiva para ônibus no Eixo Monumental. O corredor exclusivo terá 25 quilômetros de extensão e passará pela via Estrutural, Eixo Monumental e seguirá até o fim da Esplanada dos Ministérios. A faixa será a maior do DF.

A fiscalização será feita por radares eletrônicos que serão instalados ao longo do corredor. Os aparelhos serão usados para multar motoristas que não respeitarem a proibição de trafegar na faixa exclusiva.

Na Estrutural, o corredor só será exclusivo para ônibus nos horários de pico. No Eixo Monumental e na Esplanada a faixa funcionará durante todo o dia. Nessas vias, serão construídas baias e áreas de recuo para os coletivos. Segundo o GDF, as obras vão começar ainda em 2013.

A criação dos corredores exclusivos tem como objetivo desafogar o trânsito dos ônibus e encurtar as viagens nos coletivos nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico. Atualmente, as passagens estão implantadas na EPTG, EPNB, W3 Sul, W3 Norte e Setor Policial Sul.

Informações: G1 DF

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Sistema de semáforos é instalado para implantação do BRT em Uberaba

O projeto da implantação do sistema Bus Rapid(BRT) em Uberaba, que tem o objetivo de agilizar as viagens e dar mais conforto, só deve ser concluído em abril de 2013. Neste período, algumas ações estão em andamento, como o projeto de instalação dos semáforos inteligentes na região central nos próximos 45 dias. O sistema pretende melhorar o tráfego dos ônibus do transporte coletivo.

Para o corredor de ônibus funcionar, é preciso que o sistema semafórico trabalhe de forma integrada. Quando o ônibus passar por um semáforo, o sistema precisa calcular quanto tempo o veículo vai gastar até o próximo, para que ele também esteja aberto.


O novo sistema vai garantir que o usuário espere no máximo três minutos em cada estação. Porém, a novidade, segundo secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira, deve causar mais mudanças no trânsito. “Diminuição de conversão à esquerda o que vai evitar a quantidade de paradas dos ônibus em semáforos. Equipamentos serão colocados nos cruzamentos para verificar a necessidade ou não da retirada dessas conversões", explicou.

Obras
No terminal Leste, no Bairro de Lourdes, as obras avançaram nas últimas semanas. A estrutura do telhado foi colocada e o solo também é preparado para receber o asfalto. Já no terminal Oeste, na entrada da Univerdecidade, o cenário é de uma obra abandonada. Máquinas estão paradas e não há funcionários. O secretário garantiu que o trabalho continua, mas está atrasado. "Tivemos que fazer readequação de projeto e o Centro de Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) teve que fazer as redes de água pluvial", alegou.

Projeto
Os novos ônibus foram apresentados à população em dezembro do ano passado. As doze estações que fazem parte do corredor também foram instaladas, mas na maioria delas falta as catracas e assentos, sem falar nos estragos. Ainda de acordo o secretário, tudo deve estar pronto no começo do ano que vem.
“É bem razoável, de acordo com o que os fornecedores têm nos dito. As secretarias envolvidas no processo disseram que em abril o projeto estará entregue”, acrescentou.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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