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Em Fortaleza, BRTs vão alterar linhas e paradas de ônibus

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Com a implantação dos novos corredores expressos para a circulação de ônibus em Fortaleza, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit), a estrutura de transporte sofrerá diversas alterações nos próximos dois anos, quando os trechos exclusivos passarão a funcionar. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) revelou, ontem, que está elaborando um estudo sobre possíveis alterações de itinerários em algumas linhas que percorrem o mesmo trajeto dos corredores a serem estabelecidos. Além disso, o novo sistema vai exigir ônibus e paradas diferenciados para otimizar o deslocamento.

Segundo Miguel Ferreira, chefe da Divisão de Planejamento do órgão, para que não haja sobreposição de linhas nas avenidas que receberão os BRTs, algumas delas precisarão ser reordenadas ou, se necessário, extintas. "As linhas que já existem irão rodar muito próximo aos corredores, então teremos que modificá-las. A ideia é que elas façam integração nos terminais ou no próprio corredor", explica.


Ferreira afirma que a Etufor ainda não fez o levantamento de quantos nem quais percursos sofrerão mudanças, mas aponta que as alterações já se iniciam com a instalação do BRT Copa, o primeiro dos novos corredores a ficar pronto, previsto para junho de 2014.

Conforme o chefe da divisão de Planejamento, os técnicos do órgão estão analisando os percursos das aproximadamente 11 linhas que trafegam nas proximidades das avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Raul Barbosa e Paulino Rocha, que terão as faixas exclusivas para ônibus. Segundo ele, cerca de cinco mil usuários do transporte público somente na região deverão ser afetados pelas alterações.

Por conta da grande quantidade de pessoas que utilizarão o sistema em toda a cidade, Ferreira ressalta que a Etufor fará as mudanças aos poucos, com ações de divulgação e orientação. "Se fizermos uma transformação muito brusca, como foi na época da construção dos terminais, a população não tem como ser preparada", destaca.

Mudanças

O BRT exigirá, ainda, modificações nos modelos de veículos e paradas de coletivos. Segundo Ferreira, a Prefeitura está definindo a possibilidade de utilizar nos BRTs ônibus articulados e equipados com piso baixo e duas portas laterais. A necessidade de ambas as saídas se dá devido ao corredor da Av. Alberto Craveiro, que será instalado no canteiro central.

As paradas também serão diferenciadas. A ideia da Etufor é que o pagamento da passagem seja feito no ponto de espera e não dentro do veículo, como acontece hoje. Os locais deverão abrigar aparelhos para validar o Bilhete Único e estruturas para os usuários que precisem repassar o valor em dinheiro. Dessa maneira, a expectativa do órgão é que o embarque de passageiros seja mais rápido.

Conforme o titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), Domingos Neto, o início da implantação dos corredores exclusivos depende do estudo e das análises feitas pela Etufor. Ele afirma que as formas de circulação nos corredores, precisam ser mais discutidas, pois algumas propostas, como a do tráfego na Alberto Craveiro por meio do canteiro central, podem não ser a melhor alternativa para conferir velocidade ao trânsito. "Nós estamos discutindo isso, avaliando com os técnicos para que, na Alberto Craveiro, os ônibus também fiquem do lado direito. Porque, senão, teríamos que ter ônibus com portas dos dois lados e, aumentando o número de portas, diminuiria a capacidade de passageiros", diz.

Visita

Na manhã de ontem, representantes do Instituto Internacional de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) estiveram em Fortaleza para visitar os BRTs e discutir, juntamente à Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), sugestões de melhorias e características relevantes dos corredores exclusivos.

Ulisses Navarro, diretor técnico de transporte público da organização, afirmou que as primeiras impressões sobre o sistema foram boas. Segundo ele, um dos aspectos de maior destaque é o plano de construir ciclovias ao longo das faixas.

No entanto, o diretor técnico afirmou que o ideal seria o tráfego das bicicletas pelo lado direito da pista e não nos canteiros centrais, como prevê o projeto inicial.

Por Vanessa Andrade
Informações: Diário do Nordeste
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GDF anuncia faixa exclusiva para ônibus no Eixo Monumental

O governo do Distrito Federal anuncicou nesta quarta-feira (25) que vai implementar uma faixa exclusiva para ônibus no Eixo Monumental. O corredor exclusivo terá 25 quilômetros de extensão e passará pela via Estrutural, Eixo Monumental e seguirá até o fim da Esplanada dos Ministérios. A faixa será a maior do DF.

A fiscalização será feita por radares eletrônicos que serão instalados ao longo do corredor. Os aparelhos serão usados para multar motoristas que não respeitarem a proibição de trafegar na faixa exclusiva.

Na Estrutural, o corredor só será exclusivo para ônibus nos horários de pico. No Eixo Monumental e na Esplanada a faixa funcionará durante todo o dia. Nessas vias, serão construídas baias e áreas de recuo para os coletivos. Segundo o GDF, as obras vão começar ainda em 2013.

A criação dos corredores exclusivos tem como objetivo desafogar o trânsito dos ônibus e encurtar as viagens nos coletivos nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico. Atualmente, as passagens estão implantadas na EPTG, EPNB, W3 Sul, W3 Norte e Setor Policial Sul.

Informações: G1 DF

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Sistema de semáforos é instalado para implantação do BRT em Uberaba

O projeto da implantação do sistema Bus Rapid(BRT) em Uberaba, que tem o objetivo de agilizar as viagens e dar mais conforto, só deve ser concluído em abril de 2013. Neste período, algumas ações estão em andamento, como o projeto de instalação dos semáforos inteligentes na região central nos próximos 45 dias. O sistema pretende melhorar o tráfego dos ônibus do transporte coletivo.

Para o corredor de ônibus funcionar, é preciso que o sistema semafórico trabalhe de forma integrada. Quando o ônibus passar por um semáforo, o sistema precisa calcular quanto tempo o veículo vai gastar até o próximo, para que ele também esteja aberto.


O novo sistema vai garantir que o usuário espere no máximo três minutos em cada estação. Porém, a novidade, segundo secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira, deve causar mais mudanças no trânsito. “Diminuição de conversão à esquerda o que vai evitar a quantidade de paradas dos ônibus em semáforos. Equipamentos serão colocados nos cruzamentos para verificar a necessidade ou não da retirada dessas conversões", explicou.

Obras
No terminal Leste, no Bairro de Lourdes, as obras avançaram nas últimas semanas. A estrutura do telhado foi colocada e o solo também é preparado para receber o asfalto. Já no terminal Oeste, na entrada da Univerdecidade, o cenário é de uma obra abandonada. Máquinas estão paradas e não há funcionários. O secretário garantiu que o trabalho continua, mas está atrasado. "Tivemos que fazer readequação de projeto e o Centro de Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) teve que fazer as redes de água pluvial", alegou.

Projeto
Os novos ônibus foram apresentados à população em dezembro do ano passado. As doze estações que fazem parte do corredor também foram instaladas, mas na maioria delas falta as catracas e assentos, sem falar nos estragos. Ainda de acordo o secretário, tudo deve estar pronto no começo do ano que vem.
“É bem razoável, de acordo com o que os fornecedores têm nos dito. As secretarias envolvidas no processo disseram que em abril o projeto estará entregue”, acrescentou.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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São Paulo estuda proibir táxis em corredores de ônibus

Os táxis poderão ser proibidos de circular nos corredores de ônibus de São Paulo. É uma possibilidade que está sob avaliação da gestão Fernando Haddad (PT). O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou nesta quarta-feira, 25, que realizará um levantamento para identificar as atuais interferências nas vias exclusivas, entre elas a entrada de táxis que reduzem a velocidade média dos coletivos.

"Estamos no momento de uma profunda reflexão, só isso. Tem um estudo de 2011 feito pela SPTrans (São Paulo Transporte, empresa que gerencia o sistema de ônibus) que já apontava que realmente atrapalha o operação dos ônibus a entrada dos táxis nos corredores", disse Tatto.


De acordo com ele, a velocidade dos ônibus nos corredores hoje é de 14 km/h, em média, o que ele considera "muito baixo". Com a lentidão, agravam-se os problemas da demora da passagem dos coletivos e da superlotação nos pontos e dentro dos veículos.

Outras interferências que serão analisadas pela Secretaria Municipal dos Transportes são o excesso de linhas de ônibus e o uso excessivo dos corredores por ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que pertence ao governo do Estado. Além disso, o tempo dos semáforos em grandes cruzamentos poderia ser alterado para priorizar o transporte público.

"Tudo isso estamos levantando para tomar medidas mais para a frente, mas não há decisão com relação à retirada dos táxis dos corredores neste momento", afirmou o secretário. A permissão para a circulação dos táxis nos corredores de ônibus da cidade é concedida anualmente por meio de portaria da Secretaria Municipal dos Transportes. A próxima vence em setembro do ano que vem. Mas a portaria pode ser revogada a qualquer momento.

Entidades sindicais ligadas aos taxistas são contrárias. Elas pedem que a Prefeitura amplie a permissão para os táxis circularem também nas faixas exclusivas à direita. (Com Caio do Valle)

Informações: Diário do Grande ABC

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Prefeitura de Florianópolis prevê iniciar 8 obras de mobilidade em 2014

Até o final do primeiro semestre do ano que vem, oito obras de mobilidade urbana devem começar em Florianópolis. Pelo menos é o que prevê a prefeitura, dentro do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), apresentado na terça-feira.

Segundo o secretário-adjunto de Obras, Domingos Zancanaro, a prefeitura tem até março para apresentar à Caixa Econômica Federal os projetos concluídos - para garantir recursos do PAC 2 - de duas obras que vão impactar diretamente no trânsito da região central: o anel viário do Morro da Cruz e o teleférico até a Trindade.

A primeira é a implantação de um anel viário de 14,9 quilômetros, de contorno ao Morro da Cruz, com corredores exclusivos para ônibus em alguns trechos e faixas compartilhadas preferenciais ao transporte coletivo nos horários de pico. O teleférico levará passageiros do Centro até a Praça Santos Dumont, próximo à UFSC, passando sobre o Morro da Cruz.
Juntas, as obras custarão R$ 149 milhões e devem ser concluídas em 2016. Até outubro deste ano, também vence o prazo para a prefeitura apresentar à Caixa os projetos da implantação de vias marginais em dois trechos da Avenida Beira-Mar Norte e pavimentação das ruas Pastor William Richard Schisler Filho e Padre Rohr.

E devem ser licitadas até o fim do ano a recuperação da Avenida Ivo Silveira, com implantação de ciclovia e corredor exclusivo de ônibus, e o Elevado do Rio Tavares. O pacote de obras do SIM foi apresentado pelo prefeito na tarde desta terça-feira, em entrevista coletiva.

Também compõe o SIM o lançamento do edital de concessão do transporte coletivo, que deve ser publicado no diário oficial na segunda-feira, propondo melhorias tecnológicas no sistema de transporte e tarifa de R$ 2,60.
"Se as empresas vão ter que fazer esforço com investimentos, o poder público também. É a única maneira de tirar a cidade do engessamento", avalia o prefeito Cesar Souza Junior.

As medidas pretendem atrair passageiros ao sistema público de transporte e melhorar a mobilidade na capital. O SIM agrega ações e obras de infraestrutura que devem ser executadas em etapas de curto a longo prazo, pelos próximos 30 anos, em parceria com o Estado e a União, como o uso da Ponte Hercílio Luz pelo transporte coletivo, 5,4 mil vagas da nova Zona Azul e parquímetros, duplicação da SC-403 e quadriplicação com corredor de ônibus da Via Expressa.

Informações: Revista Grandes Construções
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Aprovado projeto de bilhetagem única para ônibus e alternativos em Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou, à unanimidade, o projeto de bilhetagem única para o transporte coletivo na capital potiguar. Com a aprovação do projeto, que ocorreu em regime de urgência na sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (25), o bilhete eletrônico utilizado como passagem nos ônibus de Natal também poderá ser utilizado em transportes alternativos.

Com as galerias da Câmara Municipal lotadas por permissionários e funcionários do setor de transporte alternativo, os vereadores votaram favoravelmente à matéria, que era uma reivindicação antiga por parte dos permissionários. Segundo eles, desde que a bilhetagem eletrônica foi estabelecida, a categoria acumulou significativas perdas. O fato, inclusive, foi motivo para a ocupação da Prefeitura do Natal recentemente.


Após a aprovação do projeto, a matéria segue para a sanção do prefeito Carlos Eduardo, que definirá o prazo para a implantação da bilhetagem. A tendência é que a nova norma passe a vigorar logo após a adequação dos transportes alternativos à nova tecnologia.

Mudanças

Além da bilhetagem unificada, os vereadores também cogitam novas mudanças nos transportes públicos antes mesmo da licitação, prevista para o fim do ano. O vereador George Câmara (PCdoB) informou que vai apresentar emenda à lei orgânica do município tratando sobre a venda dos cartões de passagem. O parlamentar quer que a venda saia do controle do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do estado (Seturn) e passe a ser responsabilidade do Poder Público.

Informações: Tribuna do Norte
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