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Veja a integra do edital da licitação do transporte coletivo de Florianópolis e todos seus anexos

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A prefeitura de Florianópolis acabou de publicar o edital de concorrência pública da licitação do sistema de transporte coletivo. Para acessar a íntegra do documento e os anexos é necessário ir ao site da prefeitura, clicar em 
“editais” e depois em “licitações”.


Para baixar os arquivos é necessário se cadastrar no site.
O texto do edital pode ser diretamente aqui no blog:
Seguem os anexos do edital. Eles estão todos no site da prefeitura, onde é necessário cadastro para o download.


Informações: Diário Catarinense
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Empresas querem aumentar preço da passagem de ônibus em Goiânia

Empresas do transporte coletivo de Goiânia buscam subsídios junto ao Poder Público para evitar reajuste na tarifa dos ônibus. Caso a prefeitura da cidade não conceda o benefício, empresários defendem que o preço da passagem suba de R$ 2,70 para R$ 3,12.

O tema foi discutido em uma reunião entre representantes das companhias e a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), na segunda-feira (23). O motivo para o aumento seria o custo arcado pelas companhias devido às passagens gratuitas, como de idosos e deficientes físicos. Outro agravante seria o programa “Ganha Tempo”, que permite até três viagens com um único pagamento.


“A tarifa técnica, que é a real que deveria ser cobrada no transporte coletivo de Goiânia, é de R$ 3,12. Essa diferença entre o valor atual e o valor que deveria estar sendo cobrado [R$ 0,42] é arcado pelas empresas. As gratuidades hoje representam R$ 12 milhões ao sistema”, argumentou Décio Caetano, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp).

Diante da possibilidade de um novo reajuste no valor da passagem, usuários do transporte coletivo da capital reclamam do serviço prestado pelas companhias. “Nós pagamos e temos um transporte de péssima qualidade, ônibus com banco caindo, sem ventilação e superlotados. É horrível”, reclamou o vigilante Roberval Dias Cardoso.
O atraso é outro ponto que incomoda os passageiros. “Eu cheguei agora no terminal, mas nem sei quanto tempo vai demorar para sair daqui. Às vezes a gente espera até quarenta minutos”, disse o pedreiro Luís Sousa.

Aumento
Em Goiânia,  a tarifa de ônibus saltou de R$ 2,70 para R$ 3 no dia 22 de maio. Após uma onda de protestos, o Procon-GO entrou com uma ação judicial e conseguiu, por meio de liminar, suspender a medida, no dia 11 deste mês.

O juiz Fernando de Mello Xavier determinou que a passagem voltasse a custar R$ 2,70, após considerar o reajuste de 11% abusivo. Ele determinou ainda a revisão dos cálculos feitos pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).
No dia 17 de junho,  a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) se reuniu com representantes da CMTC e definiu um novo valor para a tarifa: R$ 2,85. Para vigorar, o novo preço dependia de uma autorização da Justiça.
Mas com a proporção tomada pelos movimentos de redução da passagem em todo o país, o Poder Público municipal decidiu pela suspensão do aumento anual.

Informações: G1 Goiânia
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Faixa será implantada em mais 2 avenidas de Cuiabá

As avenidas Getúlio Vargas e Beira Rio também terão faixa exclusiva para ônibus ainda este ano. O sistema começou ser implantado pela Prefeitura de Cuiabá no último dia 16 na avenida Isaac Póvoas, onde 136 coletivos circulam por hora.

A mudança do tráfego na avenida Getúlio Vargas deve ocorrer no próximo mês e depende da aprovação do projeto para a região. O titular da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, destaca que a situação da avenida Getúlio Vargas é um pouco mais complexa que a da avenida Isaac Póvoas.


Para atender a demanda e garantir a fluidez do trânsito, é estudada a criação de uma estação ampla na Praça Alencastro. Pela avenida Getúlio Vargas trafegam aproximadamente 120 ônibus por hora. “O interesse é fazer a junção das 3 paradas de ônibus que existem na região, uma localizada em frente à Praça da República, a outra na Praça Alencastro e a terceira em frente ao Cine Teatro. Mas ainda estamos analisando como viabilizar isso sem tumultuar”.

A criação do corredor na avenida Beira Rio deve ocorrer até o fim do ano. “Essa é uma das medidas para garantir qualidade no transporte coletivo de Cuiabá”.

Figueiredo afirma que a fluidez no trânsito de ônibus na Isaac Póvoas aumentou em 70%. “Ainda está em fase de teste, mas o resultado inicial é satisfatório. Os motoristas de carros particulares vão acostumar”.

Informações: O Documento
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Informativo SPTrans: Linhas são unificadas na Zona Oeste

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Para melhorar o atendimento aos usuários da linha 2522/10 Jd. Santo Antonio – Shopping C. L. Aricanduva, a SPTrans informa seccionamento dessa linha na estação do metrô Itaquera a partir de sábado, 28 de setembro, com nova denominação 2522/10 Jd Santo Antonio-Metrô Itaquera ( Circular).

Aos usuários interessados no trecho entre a região de Itaquera  e o shopping Center Leste Aricanduva têm a opção de utilizar as linhas 3406/10 COHAB Juscelino - Term. Pq. D. Pedro II, 3020/10 V. Cosmopolita – Shop. C. L. Aricanduva e 3721/41 Shopping C. L. Aricanduva – Metrô Itaquera.

Linha: 2522-10 Jd. Santo Antonio – Metrô Itaquera 

Itinerário:
Sentido Único – Rua José Leão dos Santos, acesso, Av. Nordestina, Rua Avinhado, Rua Guabiroba de Minas, Av. Coroa de Frade, prosseguindo normalmente até Rua Tomazzo Ferrara, Rua Dr. Luiz Aires (Radial Leste), acesso, Rua Eng. Sidney A de Moraes, acesso, Terminal Metrô Itaquera, acesso, saída 1, acesso, Rua Dr. Luiz Aires, Rua Castelo do Piauí, Av. Itaquera, Rua Heitor, Rua Américo Salvador Novelli, Viad. Ladeira do Xisto, Rua Geraldo Vieira de Castro, acesso, Estação de Transferência Itaquera – Plataforma A, Rua Lagoa Salgada, Av. Pires do Rio, Rua Rio São Francisco do Mogiano, Rua Suzana de Melo, Rua Cardon, Rua Real Horto, Rua Criuva, Rua Mandarave, Av. Coroa de Frade, Rua Guabiroba de Minas, Rua Avinhado, Av. Nordestina, acesso, Rua José Leão dos Santos, Rua Zacarias Colaço Filho, Rua José Leão dos Santos, Rua Narceja e Rua José Leão dos Santos.  


LINHAS SÃO UNIFICADAS NA ZONA OESTE
Com o objetivo de diminuir a sobreposição de linhas na cidade e aumentar a fluidez dos ônibus na região Oeste, a SPTrans unificará as linhas 7702/10 USP – Terminal Lapa e 7725/10 Rio Pequeno – Metrô Vila Madalena a partir de sábado, 28 de setembro.
                                       
As ligações existentes atualmente serão mantidas por meio da linha 7720/10 que será estendida até o Terminal Lapa, passando a se chamar 7725/10 Rio Pequeno – Term. Lapa.

Para mais informações ligue 156 ou acesse ao site www.sptrans.com.br

Linha e itinerário:

Ida: normal até a Praça Panamericana, Av. São Gualter, Rua Bairi, Rua Pio XI, Rua Tito, Rua Aurélia, Rua Guaicurus, Rua John Harrison, acesso, Term. Lapa.
Volta: Term. Lapa, Rua Guaicurus, Rua Catão, Rua Coriolano, Rua Pio XI, Praça Dr. Antônio Bento Garcia, Rua Pio XI, Rua São Domingos Savio, Av. São Gualter, Av. Diógenes Ribeiro de Lima, Rua Da. Elisa Moraes Mendes, Praça Panamericana, prosseguindo normal.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Contrato com empresas de ônibus de Joinville será prorrogado

Mesmo que lance o edital para encontrar nova empresa para o transporte coletivo até o dia 8 de janeiro de 2014, a Prefeitura de Joinville não tem mais tempo hábil para concluir a licitação até o vencimento do contrato atual.

Assim, embora ainda não assuma a necessidade de um aditamento do acordo que vigora hoje com a Gidion e Transtusa, o prefeito Udo Döhler (PMDB) terá que prorrogar o contrato. Por enquanto, Udo só admite a possibilidade de aditamento caso exista impugnações na futura licitação – algo comum nestes casos.

—Estamos aprofundando agora os estudos feitos pela gestão passada e até o fim do ano esperamos lançar o edital. Esperamos não aditar, mas se fizermos, será o mínimo possível—, diz.


Mesmo assim, a menos de quatro meses do fim do contrato, a Prefeitura não teria tempo para concluir os prazos básicos de um edital. Após a publicação, são exigidos pelo menos 30 dias para que as empresas se cadastrem – embora, em 2012, o Ippuj julgasse adequado deixar o edital aberto por 60 dias.

Depois, são necessários, em média, 30 dias para análise da documentação e questionamentos, outros 30 para a análise da proposta financeira – com estudo da viabilidade e seus recursos – e 30 dias para a verificação da viabilidade técnica das empresas e seus trâmites.

O secretário de Infraestrutura, Romualdo França (PMDB), explica que, até o agora, o processo licitatório continua em análise. Foram detectados pontos que precisam ser acrescidos, como a obrigatoriedade de que as vencedoras façam a manutenção, conservação e implantação de novos pontos de ônibus.

Ele não soube informar quando pretende concluir a revisão do documento. Da mesma forma, o prefeito Udo também não estipula uma data para lançar o edital.

—Faremos algo bem feito, para que não haja problemas judiciais—, enfatiza o prefeito.

Informações: A NOTÍCIA
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Licitação do transporte coletivo de Natal começa a ser discutida nesta quarta

O projeto de lei que autoriza a licitação do sistema de transporte coletivo de Natal vai começar a ser discutido com a sociedade nesta semana. A primeira audiência pública promovida pela Prefeitura para tratar do assunto vai ocorrer na próxima quarta-feira (25), com os moradores da região Oeste da capital potiguar.
Os encontros estão programados para as quatro regiões administrativas e antecedem a votação da matéria na Câmara dos Vereadores, como foi acordado entre a casa legislativa e o Executivo.As audiências serão coordenadas pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob).


Segundo informações divulgadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Natal, na Zona Oeste a audiência será no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), localizado na Avenida Coronel Estevam, nº 3705 , no Bairro de Nossa Senhora de Nazaré, a partir das 9h.

O secretário adjunto de Transporte da Semob, Clodoaldo Trindade, explica que foram enviados convites para lideranças de bairros, conselhos comunitários, Ministério Público e entidades organizadas da sociedade.  Além disso, está havendo o reforço na divulgação dos eventos com panfletos e cartazes que serão distribuídos nos ônibus, além de ampla divulgação nos meios de comunicação e redes sociais.

O projeto de lei que trata da licitação dos transportes foi devolvido pela Câmara Municipal no fim de julho, após protesto promovido pela #RevoltadoBusão cobrando mais transparência e discussão com a sociedade.  A reivindicação dos manifestantes foi atendida pelos vereadores, que depois de examinarem o documento constataram a ausência de algumas informações.

De acordo com cronograma elaborado pela Semob, as audiências serão realizadas sempre no horário de 9h às 13h. No dia 27 de setembro, será a vez da Zona Sul, no dia 30 de setembro da Zona Leste e por fim a Zona Norte, no dia 2 de outubro.

Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte
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