Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo ganhou 1,5 milhão de carros em uma década

domingo, 7 de julho de 2013

Em dez anos, o número de carros em São Paulo aumentou quase 1,5 milhão. Passou de 3,4 milhões em abril de 2004 a 4,9 milhões em abril último --um salto de 43%.

Isso ocorreu por causa da elevação da renda e da redução de impostos sobre os carros populares desde 2009.

O aumento do congestionamento tem um custo astronômico, segundo estimativa do engenheiro Eduardo Vasconcellos: consome R$ 8 bilhões por ano, quando se contam os gastos de combustível, depreciação da frota e perda de produtividade das pessoas paradas no trânsito.


A maior perda, diz ele, que é assessor da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), é dos usuários de ônibus, que passam mais tempo no congestionamento.

O aumento do trânsito também tem impacto nas finanças públicas. Um projeto de corredores da Prefeitura de São Paulo para dobrar a velocidade dos ônibus em horários de pico, hoje de 12 km por hora, está orçado em R$ 8 bilhões, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes.

Como a prefeitura não tem recursos, Fernando Haddad (PT) vai a Brasília tentar obter o dinheiro para cumprir a promessa de campanha.

"Baratear o transporte privado aumenta o custo do público a médio prazo", diz o engenheiro Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas). "Menos pessoas usando ônibus significa um custo maior por passageiro".

A Associação Nacional de Transportes Públicos estima que o trânsito onera em 25% o preço da passagem de ônibus.

O congestionamento maior eleva o preço porque os ônibus gastam mais diesel e mais tempo num trajeto.

Como a passagem em São Paulo custa R$ 3, pelo menos R$ 0,75 são decorrentes de congestionamentos.

O aumento do trânsito obriga as empresas a colocar mais ônibus na mesma linha --isso chama-se perda de produtividade em economês. Há 18 anos um ônibus fazia oito viagens por dia. Hoje, faz cinco.

SUBSÍDIOS

Vasconcellos comparou as desonerações que o governo dá a carros, táxis e motos e aos ônibus (não paga IPI e desde o começo do ano, não recolhe PIS e Cofins).

O resultado é que o transporte individual recebe isenções e subsídios de R$ 16 bilhões ao ano, enquanto os ônibus recebem R$ 2 bilhões.

A proporção das desonerações de carro e ônibus é de oito para um. Enquanto o ônibus ganha R$ 1 de incentivo, o carro, a moto e o táxi têm isenções de R$ 8.

Informações: Folha SP

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No DF, Governo investe R$ 5 milhões para construir 38 quilômetros de ciclovias

O GDF (Governo do Distrito Federal) irá construir, até o final deste ano, 38 quilômetros de ciclovias para atender aos moradores de 13 quadras do Park Way, região administrativa do DF. Os gastos somam R$ 5 milhões.     

De acordo com o administrador da cidade, José Benevenuto Estrela, cidades como Copenhague, na Dinamarca, Bogotá, na Colômbia, e Amsterdam, na Holanda, colecionam importantes avanços com a priorização de ciclovias, ao invés de veículos.     

— O objetivo da construção das pistas exclusivas para bicicletas é deixar o DF "mais humano", ou seja, com a convivência harmônica entre carros e ciclistas.    

Outro ponto positivo das obras, segundo Benevenuto, é a redução da poluição e os ganhos para o meio ambiente.    

Segundo a moradora da quadra 23 do Park Way, Juliana Albuquerque, a chegada das ciclovias é bem-vinda.     

— Com a ciclovia, vou deixar meu carro em casa e realizar com mais frequência as minhas atividades físicas.     

As obras estão previstas no Caderno das Cidades, da Casa Civil do DF, que reúne outros projetos e ações que o GDF planeja realizar nas demais regiões administrativas.  

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Em Fortaleza, 19 linhas de ônibus têm sentido alterado com obras na Washington Soares

Os usuários do transporte coletivo que trafegam pela avenida Washington Soares, em Fortaleza, serão afetados com as mudanças causadas pelas obras de alargamento da via e construção de dois túneis, iniciadas neste sábado, 6, pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER). A interdição na Washington Soares, no sentido leste-oeste, entre as avenidas Cel. Miguel Dias e Sebastião de Abreu, afeta 19 linhas de ônibus, que seguirão os mesmos desvios dos demais veículos. Assim, motoristas que estiverem no sentido CE-040-avenida Engenheiro Santana Júnior terão que seguir no contra fluxo e continuar normalmente no sentido sertão-praia.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informou que 12 agentes de trânsito vão monitorar o trecho diariamente, orientando os motoristas e controlando o tráfego nas rotas que serão utilizadas como desvios.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), usuários das linhas atingidas estão sendo informados por meio de cartazes no interior dos coletivos e de colaboradores nos pontos de paradas, que também terão de ser alterados por conta dos desvios.

Confira abaixo as linhas alteradas e seus novos itinerários:
019 – Messejana/Papicu/Manibura
021 – Luciano Cavalcante/Papicu
023 – Edson Queiroz/Papicu (Corujão)
035 – Av. Paranjana (Corujão)
041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu
050 – Siqueira/Papicu/W.Soares
052 – Grande Circular 2
053 – Messejana/Papicu/W.Soares
056 – Grande Circular 2 (Corujão)
066 – Parangaba/Papicu/Aeroporto
068 – Messejana/Papicu/Cambeba
074 – Antônio Bezerra/Unifor
075 – Campus do Pici/Unifor
093 – Expresso/Messejana/Papicu
705 – Canindezinho/Iguatemi
755 – Cj. Alvorada/North Shopping
806 – Edson Queiroz/Papicu
816 – Edson Queiroz/Centro
820 – Papicu/Cj. Alvorada

Confira os percursos alternativos devido bloqueio da pista norte da avenida Washington Soares:

Opção 1 - Av. Rogaciano Leite (sentido sertão/praia): direita na Av. Atilano de Moura, esquerda na Av. Miguel Dias e esquerda novamente para retornar à Av. Washington Soares.

Opção 2 - Av. Washington Soares (sentido praia/sertão): direita na Av. Miguel Dias, esquerda na Des. Manoel de Sales Andrade e direita novamente para retornar à Av. Washington Soares.

Opção 3 - Av. Washington Soares (sentido sertão/praia): não será necessário realizar desvio, apenas trafegar pelo contrafluxo pela própria avenida.

Opção 4 - Av. Sebastião de Abreu (sentido praia/sertão): Av. Washington Soares direto, direita na R. Firmino Rocha Aguiar, direita na Av. Miguel Dias para retornar à Av. Washington Soares.

Veja o mapa de desvio de tráfego aqui.

Veja o mapa com os desvios do transporte coletivo aqui.

OBRAS
Segundo o DER, atualmente as obras encontram-se 70% concluída e tem previsão de entrega em agosto de 2013. O investimento é de R$ 30 milhões, sendo R$ 25 milhões do tesouro estadual e R$ 5 milhões recurso privado.

Redação O POVO Online
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Projeto prevê áreas exclusivas para mulheres em trens e ônibus de São Paulo

sábado, 6 de julho de 2013

Um projeto de lei que obriga trens, ônibus e metrô a reservarem um espaço exclusivo para mulheres foi aprovado pela comissão de transportes da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e já está pronto para entrar na pauta de votação.

O projeto, que é de 2005 e foi elaborado pelo então deputado Geraldo Vinholi (PSDB), tem o objetivo de "coibir as oportunidades de assédio sexual" contra as mulheres que utilizam o transporte público, segundo a justificativa do texto.
O relator do projeto, deputado Gerson Bittencourt (PT), foi quem deu parecer favorável. Ele apresentou duas emendas ao original, determinando que os locais exclusivos sejam identificados e também deu prazo de 180 dias para o governo regulamentar a lei, se aprovada. "Os efeitos psicológicos decorrentes dessa bolinação são gravíssimos, trazendo sérias consequências como insegurança, culpa, depressão, problemas sexuais e de relacionamento íntimo, fobias, entre outros", afirmou Bittencourt em seu parecer.

Em entrevista ao , ele disse que recebe em seu gabinete muitas reclamações de mulheres molestadas, e inclusive uma funcionária dele já passou pela situação. "Esse projeto foi elaborado há oito anos e não prosperou na Casa. Ele tem um apelo muito forte, acho que existe uma tendência de aprovação", disse.

O especialista em transporte Sérgio Ejzenberg afirmou que esta é uma medida paliativa, já que o real problema é a superlotação. "Os ônibus e vagões lotados são propícios para esses abusos. É necessário investir para que todos sejam transportados com dignidade, não separar as pessoas para que as mulheres não sejam abusadas", apontou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Em BH, Redução da tarifa faz empresários atrasarem compra de ônibus do BRT

Prevista para este mês, a compra do primeiro pacote de ônibus para o sistema BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) de Belo Horizonte será adiada mais uma vez e pode ficar para setembro. As recentes manifestações relacionadas ao transporte coletivo e a redução do valor da passagem em R$ 0,10 na capital (de R$ 2,80 para R$ 2,70) reacenderam o clima de insegurança entre empresários do setor. Consórcios operadores agora planejam avaliar o impacto das mudanças na tarifa para fechar a aquisição da maioria dos coletivos previstos para transportar 750 mil usuários por dia. Com mais um adiamento, fabricantes acreditam que a entrega da frota ocorra de forma gradual, a partir do fim do ano.

No fim de 2012, a demora motivada por atrasos nas obras dos corredores das avenidas Pedro I/Antônio Carlos, Cristiano Machado e Região Central e a indefinição de data de início de operação já haviam levado os consórcios a frear a encomenda do “pacotão”. Agora, a expectativa era de que o negócio fosse concretizado logo após a Transpúblico’2013, feira voltada para o mercado de transporte de passageiros que reuniu as principais marcas de carrocerias, chassis e acessórios, na última semana, em São Paulo. 


Somente uma delas, contudo, anunciou negociação efetiva de BRTs para a capital, ainda que extraoficialmente: a Mercedes-Benz, com 500 unidades. Desse total, 350 são padrons de motor dianteiro e suspensão a ar, semelhantes aos atuais ônibus de BH, como revelou o Estado de Minas em outubro. Os 150 restantes são veículos articulados. 

O plano inicial é de que o sistema comece a funcionar a partir de fevereiro, com 192 ônibus articulados e 200 padrons. A MAN Latin America também anunciou na feira a encomenda de 300 ônibus urbanos para atender a Grande BH (250 de motor frontal e 50 de propulsão traseira), embora não os considere BRTs. 

“O mercado no Brasil está um pouco aquém do que esperávamos. Ainda não vendemos articulados para Belo Horizonte, mas já negociamos outras unidades que alimentarão o BRT”, adiantou o diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da MAN, Ricardo Alouche. Na avaliação do executivo, o fato de o relevo da cidade ser acidentado tem levado os consórcios a optar por veículos de motor dianteiro, com menor custo de compra e manutenção e maior valor de revenda do que um equivalente de propulsor traseiro. 

O novo adiamento nas encomendas pegou os fornecedores de surpresa, uma vez que os fabricantes contavam com o pedido em julho para produzir os veículos em até 120 dias, prazo médio necessário. “As vendas (em BH) estão sendo discutidas. Estamos nos preparando para a encomenda dos BRTs em todo o país, mas o problema é a infraestrutura. Sabemos que vai haver um acúmulo de pedidos no fim do ano”, alerta o gerente comercial de ônibus urbanos da Volvo, Euclides Castro. 

Tanto ele quanto Alouche concordam que, para atender o pedido, a entrega terá de ser feita a conta-gotas. Ou seja: somente parte da frota estará pronta para entrar em operação no início de 2014. “Estamos nos preparando para entregar os primeiros ônibus em dezembro, com um forte impacto (de entrega) em março”, complementou. 

Por Bruno Freitas
Informações: Estado de Minas
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Monotrilho de São Paulo só vai abrir em 2016

O projeto da primeira fase envolve a construção de um monotrilho (trem elevado), com 13 estações e estimativa de 314 mil passageiros por dia.

Conforme anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a consulta pública ao edital do projeto começa hoje e dura 30 dias.

O modelo escolhido é o de PPP (Parceria Público Privada). O projeto deve consumir R$ 3,5 bilhões. A primeira fase da construção terá 14,9 quilômetros e vai circular pelos municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo.

Na capital, a futura linha será conectada à estação Tamanduateí da linha 2-verde do Metrô (que passa pela região da av. Paulista) e a estação homônima da linha 10-turquesa da CPTM, que chega ao Brás.

A expectativa é contratar os vencedores da licitação até dezembro. "O prazo da obra, a partir disso, será de 30 meses", disse Jurandir Fernandes, secretário estadual de Transportes Metropolitanos.


Um dos obstáculos até lá será atrair interessados na PPP --diante da subida do dólar e das condições adversas da economia internacional.

O projeto também enfrenta oposição dos moradores de um bairro de classe média alta de São Bernardo. Ali, a estação será praticamente colada aos prédios construídos depois do início do projeto.

Uma ideia em estudo é "envelopar" as laterais do trilho por onde passarão os trens.

Por Eduardo Geraque
Informações: Folha SP

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