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Sistema de integração torna mais eficiente transporte público no Chile

domingo, 2 de junho de 2013

A implantação do Transantiago, sistema que integrou o ônibus ao Metrô, ajudou a melhorar o transporte público de Santiago, a capital do Chile. A frota de ônibus da cidade estava sucateada e quase não havia interligações entre os meios de transporte.

Hoje, Santiago tem 212 quilômetros de corredores de ônibus. Em São Paulo, há apenas 119 quilômetros. A capital do Chile tem menos da metade da população paulista. O Metrô também é maior do que o de São Paulo. São 103 quilômetros na cidade chilena contra 74 quilômetros na cidade brasileira.


Cercada pela Cordilheira dos Andes, a cidade de Santiago é encantadora por todos os ângulos. Não é difícil entender por que a capital do Chile é um dos lugares mais visitados da América Latina.

Na cidade, há uma enorme oferta de atrações, com praças belíssimas, vida cultural agitada e transporte público eficiente. "O transporte público de Santiago funciona muito bem. Os horários de pico não são exageradamente lotados. A gente consegue se locomover rápido e os trens passam constantemente”, diz o bancário Alisson Magalhães.

Há 7 anos, Santiago estava longe de ser considerada uma cidade modelo de infraestrutura em transporte. A frota de ônibus estava sucateada e quase não havia interligações entre os meios de transporte. "O sistema de transporte não custava um só peso. Ele se autofinanciava e era totalmente independente, mas isso tinha um custo. O custo era a insegurança. Era uma concorrência realmente quase criminosa”, diz Jaime Bravo, engenheiro especialista em transportes.

Em 2007, surgiu a Transantiago, sistema que integrou o ônibus ao metrô. O brasileiro Luís Fernando Pedroso, que é engenheiro de transportes, mora há oito anos na capital chilena e vivenciou uma verdadeira transformação. "Essa coordenação permite que muitas pessoas que não tinham acesso ao metrô hoje em dia possam ingressar em um ônibus e finalizar o seu decorrido dentro de um metrô, o que permite maior acessibilidade às pessoas”, diz Pedro.

Informações: G1 SP
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Cidade de São Paulo ganha mais dois trechos exclusivos para ônibus a partir de segunda

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) vão criar dois novos trechos exclusivos para a circulação de ônibus a partir de segunda-feira. O primeiro trecho será em Santana, na zona norte, e o outro na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. 

Em Santana, será implantada uma faixa exclusiva de 1,1 km, em ambos os sentidos. Ela vai funcionar de segunda a sexta, apenas no horário de pico da manhã (das 6h às 10h) e da tarde (das 16h às 20h). 


No período da manhã, a faixa funcionará à direita, no sentido centro, entre as ruas Chemin Del Pra e Voluntários da Pátria. À tarde, a faixa também será à direita, no sentido bairro, entre as ruas Voluntários da Pátria e Chemin Del Pra e entre as ruas Marechal Hermes da Fonseca e Aluísio Azevedo. 

Segundo a SPTrans, pelo trecho circulam 20 linhas de ônibus, que atendem aproximadamente 86 mil passageiros em um dia útil. 

Zona oeste 
Na região de Pinheiros, a novidade será implantada na faixa da esquerda nos dois sentidos da ponte Eusébio Matoso. No sentido bairro, será entre a praça Antônio Sabino e a rua Gerivatiba. Já no sentido centro, será entre a rua Henrique da Cunha e a praça Eugene Boudin.

A faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta, das 4h às 23h, e aos sábado, das 4h às 15h. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), elas funcionarão como ligação no corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro. 

Multa 
Invadir a faixa de ônibus à direita nos horários de funcionamento é uma infração leve e rende multa de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação. 

De acordo com a CET, as novas faixas fazem parte da operação "Dá licença para o ônibus", de prioridade ao transporte público. A mesma operação restringiu a circulação de automóveis no largo 13 de Maio, em Santo Amaro (zona sul).  

Informações: Diário do Sudoeste
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Passe livre para estudantes tem público menor em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto tem apenas 14 mil estudantes da rede pública interessados em receber o passe livre dos ônibus para ir a escola. O número é menor que os 16 mil que antes eram cadastrados para utilizar o passe de estudante, que tinha 50% de desconto. 

O cadastramento teve início no começo deste ano e ainda não decolou. A reportagem questionou a Transerp sobre os motivos da gratuidade não ter atraído mais estudantes, mas o setor de comunicação se esquivou da resposta e disse apenas que o cadastramento para isenção continua disponível.
foto: Weber Sian / A Cidade
Alunos ouvidos pela reportagem dizem que a iniciativa da prefeitura foi boa, mas as regras para utilização do passe gratuito precisavam de uma abrangência maior. “Se a gente precisar ficar na escola para fazer um trabalho e ir embora mais tarde, tem que pagar a passagem inteira, porque o cartão só funciona até as 14h para alunos que estudam no período da manhã”, explica Rafael Perrotta, 16 anos.

Pedro Zaramelo, 16 anos, disse que fez a inscrição para utilizar o passe gratuito, mas manteve o antigo cartão em que pagava meia.

“Eu faço curso à tarde e na hora que volto o passe de graça não funciona, então uso o outro para pagar meia passagem”, argumenta.

Já o estudante Guilherme Almeida Pitto, 17 anos, diz que o benefício precisaria ser repensado. 
“Você não anda com o cartão de graça nos finais de semana e nos feriados. Quando fiz minha inscrição, as moças disseram que teriam que cancelar o antigo cartão, mas muita gente preferiu ficar com ele”, explica.

Custo alto
O passe livre foi oficializado em janeiro de 2013. Era uma bandeira de campanha da prefeita Dárcy Vera (PSD) e, segundo o anúncio feito na época, custaria R$ 800 mil por mês para os cofres públicos.

Os estudos elaborados para o passe livre apontaram que 14.120 alunos (do total de 25.684 que já eram cadastrados para pagar meia) se encaixam no perfil do programa - 3.479 da rede municipal e 10.641 da rede estadual. Os estudantes precisam provar que moram em Ribeirão para ter o passe livre.

Transerp não responde sobre baixa procura

Em nota, o setor de comunicação da Transerp não respondeu porque  a procura pelo passe livre está baixa. A nota diz apenas que as inscrições continuam abertas para alunos do ensino infantil, fundamental e médio.

De acordo com a Transerp, para conseguir o passe livre o aluno precisa morar a um quilômetro da escola e existe um limite diário de duas viagens para cada estudante, quantidade que o órgão considera suficiente para os deslocamentos de ida e volta da escola.

Informações: Jornal A Cidade

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Em São Paulo, Novo terminal Pinheiros entra em operação

sábado, 1 de junho de 2013

Inaugurado pelo então prefeito Gilberto Kassab (PSD) no dia 28 de dezembro do ano passado, o Terminal Pinheiros começou a operar neste sábado, na zona oeste da capital paulista. De acordo com a São Paulo Transportes (SPTrans), cerca de 16 mil pessoas serão atendidas diariamente pelos 80 ônibus, distribuídos em sete linhas.
O terminal começou a operar neste sábado com as primeiras linhas - Foto: Alex Falcão / Futura Press
A partir do hoje teve início a primeira fase da operação do terminal, localizado entre a rua Gilberto Sabino e a avenida das Nações Unidas e com integração com a Linha-4 Amarela do Metrô e Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Segundo a prefeitura, a previsão é de que a segunda fase seja implantada em 15 dias e a terceira em 30 dias. "Quando estiver funcionando à plena capacidade, 60 mil passageiros por dia útil circularão pelo terminal distribuídos em 15 linhas municipais e 9 intermunicipais", informou a SPTrans.

Informações: Portal Terra

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Rio ganhará mais seis corredores exclusivos de ônibus até o final de 2013

Mais seis corredores BRS (Bus Rapid Service) vão ser implatados no Rio de Janeiro ao longo do ano. De acordo com a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), as regiões da zona norte, zona sul e do centro serão contempladas. 

Os corredores exclusivos de ônibus somarão 37,4 km e vão beneficiar os usuários do transporte na Tijuca, Maracanã, Estácio, Méier, Botafogo, Humaitá e Centro. Atualmente, o Rio de Janeiro conta com sete BRS. No total, são 20,2 km de faixas preferenciais de ônibus em funcionamento. De acordo com a CET-Rio, a implantação das vias já reduz as viagens em 25%.

A via que vai ligar a Carioca, no centro, a  Saens Peña, na zona norte, fazendo também o retorno, será a primeira a ser inaugurada, com previsão para agosto. Em seguida, os corredores Maracanã – Méier, via rua 24 de Maio e o retorno Méier – Maracanã, via avenida Marechal Rondon, devem começar a operar em outubro. No mês de dezembro, serão inaugurados os BRS Praia de Botafogo – Humaitá, via rua São Clemente e o retorno Humaitá – Praia de Botafogo, via rua Voluntários da Pátria.

Até 2016 a Prefeitura do Rio pretende implantar novos corredores BRS no Leblon, Copacabana, Flamengo, Laranjeiras, Flamengo, Catete, Gloria, Vila Isabel, Bangu, Campo Grande, além da expansão dos trechos Centro, Tijuca e Méier.

Informações: R7.com

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Metrô superlotado reflete o caos do transporte público no País

SÃO PAULO - As cenas do metrô superlotado em São Paulo chamam a atenção da imprensa estrangeira. A Agência de notícias Reuters distribuiu uma série de imagens dos trens lotados no horário de pico, destacando que a maior cidade brasileira enfrenta "alguns dos piores engarrafamentos do mundo".

A agência diz que, na cidade com 20 milhões de habitantes, muitos passageiros gastam até três horas para percorrer distâncias de aproximadamente 14 quilômetros na área mais rica e principal centro financeiro do País.


O trânsito da cidade de São Paulo é um dos piores do mundo, comparável ao de Bangcoc (Tailândia), Pequim e Xangai (China), Cairo(Egito), Calcutá e Chennai (Índia) e Jacarta (Indonésia).

A cidade de São Paulo tem somente 7 km por milhão de habitante, enquanto Nova York, por exemplo, tem 45 km. De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas, a cidade de São Paulo perde em produção R$ 40 bilhões por ano, valor adicional de riqueza que poderia ser gerada, se o tempo perdido no trânsito fosse gasto no trabalho.Com o valor do prejuízo, seria possível construir 80 quilômetros de metrô por ano.

O prejuízo é  distribuído democraticamente entre empresas, governo e população. Como as pessoas desperdiçam entre duas e três horas por dia no trânsito, isso significa que, no decorrer de um mês, elas passaram pelo menos dois dias dentro do ônibus ou do carro.

Em abril, o Estadão mostrou que a superlotação do metrô de São Paulo já chegou às ruas. Na Linha 3-vermelha, os passageiros esperam até 30 minutos do lado de fora para ultrapassar as catracas das estações na zona leste - o trajeto entre Itaquera e Sé é percorrido, em média, em 50 minutos.

As filas gigantescas tomam as passarelas - todas descobertas - e invadem as calçadas. O problema afeta principalmente as estações que dão acesso ao Itaquerão, o estádio do Corinthians que terá jogos da Copa no ano que vem.

Se a situação da cidade já é difícil em dias normais, a vida dos passageiros pode ficar ainda mais complicada na terça-feira, dia 4, quando os funcionários do metrô prometem entrar em greve geral.Juntos, Metrô e CPTM transportam cerca de 7 milhões de pessoas por dia.

Informações: Estadão
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