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Consórcio Novo Recife vai requalificar e modernizar o Cais José Estelita

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O projeto de requalificação urbanística do Cais José Estelita, denominado Novo Recife, passou por ajustes e pretende fazer mais referências à memória arquitetônica e histórica do lugar e melhorar a mobilidade na região. Dentre as novidades, estão a construção de um viaduto no Cabanga, cruzando a Avenida Engenheiro José Estelita, novos acessos para a Ilha do Leite e avenidas Sul e Dantas Barreto e a implantação de uma ciclovia de Boa Viagem à Avenida Norte. No sentido Centro/Zona Sul, será criada mais uma faixa de rolamento na avenida já existente, que possui três faixas nesse sentido, sendo uma ociosa, e duas no sentido contrário. Dentro do complexo, haverá uma via paralela ao cais com duas faixas. Na próxima quarta, o projeto será discutido mais uma vez em audiência pública na Câmara.

De acordo com o consórcio Novo Recife, formado pelas construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvão, GL Empreendimentos e Ara Empreendimentos, todo o complexo terá permeabilidade e irá se comunicar com os bairros de São José, Cabanga e Ilha do Leite. Quem vier da Zona Sul pela ponte Agamenon Magalhães poderá acessá-lo diretamente por um viaduto que será feito ao lado do Capitão Temudo, cruzando a Av. Engenheiro José Estelita. Dentro do complexo, o estudo prevê uma passagem em nível para a Avenida Sul, de onde será possível acessar a Imperial e a Ponte Joaquim Cardozo, desembocando na Ilha do Leite.

Para viabilizar esses acessos, o consórcio está se comprometendo com a prefeitura a requalificar vias inseridas nesse trajeto, o que inclui desapropriações num trecho da Avenida Central. Também está sendo negociada com o governo federal a retirada de partes ou de todo o muro da antiga Refesa que margeia a Avenida Sul. O muro, inclusive, é um dos entraves encontrados pelo consórcio para permitir que a área do entorno do complexo seja inserida no processo de urbanização que vai acontecer da beira do cais até a linha férrea.

“Faremos os acessos viários para carros e pedestres, mas não podemos avançar pois o terreno não é nosso”, explicou um dos arquitetos que assinam o projeto, Jerônimo da Cunha Lima. Segundo o arquiteto, se o projeto seguisse, por exemplo, o mesmo traçado de construção da Avenida Boa Viagem, aos invés de 12 edifícios, seriam erguidos 50 na mesma área.

Segundo os empreendedores, há uma grande expectativa para que o poder público utilize a atual linha férrea para a circulação de um VLT, que sairia do novo terminal marítimo de passageiros e iria até o encontro das linhas Sul e Centro, onde o usuário faria a conexão para o metrô. Já o viaduto das Cinco Pontas, cuja demolição foi sugerida pelo Iphan como uma das medidas mitigadoras do projeto, poderá ou não permanecer. O consórcio está disponibilizando R$ 2 milhões para fazer a derrubada. Caso a PCR não concorde com a ideia, o dinheiro será deslocado para outra ação compensatória a ser indicada pelo Iphan.

VLT - Ainda em relação ao projeto Novo Recife, a Prefeitura estuda uma forma de utilizar a linha férrea que passa pela área e é a mais antiga do Brasil, datada de 1885. De acordo com Braga, pode ser colocado um Veículo leve sobre trilhos (VLT) em cima do trilho, para ligar Afogados ao Centro. A questão está sendo debatida com o Porto do Recife e o Governo do Estado, por exemplo.

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Em Goiânia, T-63 e mais 5 vias exclusivas para ônibus

O trânsito de uma das principais avenidas de Goiânia vai passar por modificações, mas, antes mesmo de a obra ser iniciada, as mudanças já causam polêmica. A Avenida T-63 terá corredor preferencial para o transporte coletivo, cujas obras devem começar no próximo mês, e gera insatisfação de comerciantes, que reclamam a perda de estacionamento aos clientes. Mas o ganho próximo a 30% no fluxo do transporte coletivo é utilizado como argumento pela Prefeitura de Goiânia, que ainda planeja outros cinco corredores preferenciais. 

Mesmo com comerciantes se dizendo surpreendidos e prometendo bucar a Justiça contra o corredor da T-63, a intervenção já está decidida e a Prefeitura de Goiânia deve anunciar os últimos detalhes do projeto na quarta-feira (27). A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) informa ainda que pelo menos cinco avenidas de fluxo intenso de veículos vão ganhar corredores de ônibus. São elas: Avenida 85, T-7, T-9, 24 de Outubro e Avenida Independência. Na Avenida T-9, o estacionamento pela pista direita foi proibido desde 2012. A decisão também causou revolta dos comerciantes, mas impulsionou o fluxo do transporte coletivo.

Os próximos corredores devem seguir os moldes do implantado no Eixo Universitário. Na época de instalação, houve tumulto no trânsito e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT) chegou a cancelar as multas emitidas inicialmente pelos radares, instalados para controlar a circulação de veículos na faixa de ônibus.

No entanto, o transtorno inicial resultou em aumento de velocidade do transporte coletivo em até 20,8% na via. Segundo levantamento da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC), no horário de pico vespertino, entre as 17 e 19 horas, uma viagem que demorava 24 minutos para ida e volta, em um trecho de 2,1 quilômetros, caiu para 19 minutos no mesmo ciclo fechado.

No site da RMTC, uma ferramenta indica a média geral de velocidade dos principais trechos do transporte coletivo. Ontem, por volta das 14 horas, a velocidade dos ônibus da Avenida T-63 era considerada lenta, com média de apenas 15 km/h. No início da noite, os veículos públicos atingiam a média, considerada moderada, de 25 km/h.

A coordenadora técnica do Fórum de Mobilidade Urbana de Goiânia, Erika Cristine Kneib, sustenta que o corredor preferencial melhora sensivelmente a velocidade do ônibus. “O congestionamento dos veículos em geral atrapalha muito o transporte coletivo. Isso diminui a velocidade operacional do ônibus e gera efeito cascata nos horários de passagem, ocasionando a superlotação”, pondera.

Ela alerta que, para o corredor funcionar na T-63, ele deve seguir fielmente os mesmos moldes do Eixo Universitário. “Precisa ter os mesmos elementos da Rua 10. Inclusive com fiscalização eletrônica, para o carro não invadir o espaço do transporte público.” Além disso, destacou que é necessária a garantia da acessibilidade das calçadas. “Isso requalifica o corredor, pois a pessoa vai a pé até o ponto de ônibus.” Cristiane afirmou que, se o corredor for bem executado, pode diminuir em até 30% o tempo de percurso dos ônibus. Porém, a Prefeitura já divulgou que, no inicio, o trânsito será monitorado apenas por agentes de fiscalização, mas que existe possibilidade da instalação de fiscalização eletrônica pela via.

A especialista defende que o transporte público de Goiânia está perdendo passageiros. “Alguma coisa tem de ser feita para melhorar o serviço. Os corredores são as principais propostas para não acontecer migração.” Explicou ainda que a conscientização e adesão da população ao transporte público vão acontecer quando medidas restritivas de uso de carros e motos forem adotados, por exemplo, com pedágio urbano. 

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Mobilidade urbana em Salvador tem verba assegurada de R$ 900 milhões

A disponibilidade de recursos para a implantação das vias transversais estruturadoras da malha viária de Salvador foram asseguradas durante a semana pelo governo federal.

A verba permitirá a extensão do transporte de massa para o interior do miolo da cidade, beneficiando bairros como Cajazeiras e Fazenda Grande, entre muitos outros.

As vias alimentarão o Sistema Metroviário Salvador / Lauro de Freitas (Metrô da Paralela). Os projetos passam a fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Serão cerca de R$ 900 milhões, distribuídos em cinco intervenções estruturantes para a mobilidade urbana de Salvador. A confirmação orçamentária foi dada pela presidente Dilma Rousseff ao governador Jaques Wagner.

As vias alimentadoras estão divididas em dois grupos: Sistema Alimentador 1, composto pelas duplicações da Avenida Pinto de Aguiar e Gal Costa, e construção da Ligação Lobato e Pirajá, ligando a Estação Pirajá à Avenida Suburbana.

Já o Sistema Alimentador 2 compreende a duplicação da Avenida Orlando Gomes, com um complexo de viadutos passando sobre a Paralela, o que permitirá a ligação da Orlando Gomes à Avenida 29 de Março, a ser implantada.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, responsável por essas intervenções e pelo metrô, a oficialização da inclusão dessas obras no PAC Mobilidade deve ser publicada em edição do Diário Oficial da União da próxima semana.

“O governo estadual apresentou os projetos e conseguiu incluí-los no PAC. Inicia-se uma nova etapa de obras estaduais na capital baiana, transformando o sistema de transporte e melhorando o trânsito da cidade. Estamos prontos para iniciar os processos licitatórios”, disse Rui Costa.

O secretário informou, ainda, que o lançamento das licitações vai ocorrer a partir de março. A previsão do Estado é que as obras sejam iniciadas já no primeiro semestre deste ano.

Em relação ao Sistema Metroviário Salvador / Lauro de Freitas, Rui Costa informou que o processo de negociação com a prefeitura de Salvador, iniciado em 2012, continua e que, a partir da transferência do metrô para o estado, a licitação será lançada. “Estamos dialogando com a prefeitura, superamos vários pontos e esperamos um retorno positivo. Nosso objetivo é recepcionar o metrô o mais rápido possível”.

Imbuí e Narandiba 
Outras realizações anunciadas pelo Governo da Bahia são a implantação do complexo de viadutos do Imbuí, que teve edital de licitação lançado no início deste mês ,o complexo de viadutos de Narandiba, que trará solução definitiva para o acesso do início da Paralela aos bairros de Narandiba, Tancredo Neves, Cabula e Sabueiro, e a alça ligando a Avenida Luís Eduardo à BR- 116, criando um acesso direto para o Iguatemi e a região do Bonocô.

Essas obras somam investimentos estaduais superiores a R$ 100 milhões. 

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Prefeitura de São Paulo vai pôr dinheiro na construção de uma estação de Metrô no Jardim Ângela

Pela primeira vez desde que o Metrô passou a ser administrado pelo governo do Estado, a Prefeitura de São Paulo vai pôr dinheiro na construção de uma estação. A obra ficará no Jardim Ângela, zona sul, e será o ponto final da Linha 5-Lilás. As negociações já começaram entre as duas esferas administrativas, mas ainda não há prazo para o início da construção.

De acordo com a gestão Fernando Haddad (PT), a construção será tocada pelo próprio Metrô. A nova extensão da Linha 5, que atualmente opera entre o Capão Redondo e o Largo 13, em Santo Amaro, terá cerca de 4 km de comprimento e três estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela.

Outro prolongamento, na ponta oposta do ramal, já está em andamento e seguirá, por túneis de 11,5 km, com 11 estações, até a Chácara Klabin. Com investimento de R$ 6,9 bilhões, o trecho deve ficar pronto em dois anos. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


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Tarifa técnica pode chegar a R$ 2,78 em Curitiba em 2013, diz Urbs

As contas apresentadas pelo diretor jurídico da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rodrigo Grevetti, na audiência pública promovida pelo órgão para discutir a tarifa do transporte coletivo na capital paranaense, na sexta-feira (22), mostram que a tarifa técnica pode chegar a R$ 2,78 em Curitiba no ano de 2013. Na integração metropolitana, conforme a prefeitura, o custo por passageiro pode ser de até R$ 4,10, com uma tarifa técnica de R$ 3,05, que é a média entre esses dois custos, ponderada pelo número de passageiros no transporte urbano e no integrado metropolitano.

O diretor jurídico apresentou os cálculos básicos para que se chegue à tarifa técnica, que é paga às empresas de transporte. Ele mostrou que os gastos com salários, encargos e benefícios representam  45% da tarifa. Grevetti explicou como é feito o cálculo dos custos das empresas com combustível (pela tabela da Agência Nacional de Petróleo); lubrificantes (pela variação de preço), rodagem (cotação dos custos de pneus no mercado) e peças, acessórios e serviços de terceiros relativos à manutenção, pela variação dos preços.

Cerca de 300 pessoas, entre representantes sindicais, motoristas, cobradores, usuários e empresários do setor participaram do encontro e debateram sobre o custo do transporte na capital durante três horas.

“É a primeira vez que se faz uma audiência para ouvir a sociedade sobre a tarifa e o processo de negociação dos salários de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas. Todas as críticas, as denúncias, os problemas levantados aqui serão estudados, debatidos, para que possamos chegar a bons resultados. E ainda vamos fazer a segunda, a terceira, muitas outras reuniões como essa”, disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório.

A prefeitura informou que as perguntas feitas por escrito serão respondidas e publicadas no site da Urbs, assim como a apresentação feita pelo diretor jurídico do órgão.

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Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam cerca de 700 mil pessoas diariamente, será completamente restaurada

A Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam cerca de 700 mil pessoas diariamente, será completamente restaurada. No total, o GDF investirá R$ 800 mil em serviços de pintura, reforma geral dos banheiros, recuperação dos pisos e tetos. Para garantir maior acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, serão instalados piso tátil e placas de comunicação visual. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes, a previsão é que as obras comecem em março e sejam concluídas em 180 dias.

"O objetivo é acolher melhor o cidadão, oferecendo um ambiente agradável e confortável. Desde 1998, a rodoviária não recebia uma reforma como essa", destaca o administrador do local, Severiano Rodrigues Viana.

O revestimento de mármore, o concreto aparente, os tetos e viadutos serão limpos e receberão verniz antipichação. A substância utilizada nesse processo permite a fácil remoção das tintas aplicadas sobre as estruturas, além de dar brilho e proteção.

As obras incluem também melhorias no sistema de captação de águas pluviais, localizado na plataforma superior. Já os banheiros ganharão novo projeto arquitetônico.

A estudante Ivanilde Marques, 39, que mora no Riacho Fundo I, passa pela Rodoviária do Plano Piloto com bastante frequência e acredita que as medidas vão beneficiar a população. "A rodoviária precisa receber esse tipo de ação. Para quem utiliza o local constantemente, como é o meu caso, encontrar o espaço em bom estado de conservação, com infraestrutura reforçada e limpo, faz toda a diferença", ressalta.

Balanço – A Rodoviária do Plano Piloto recebeu, nos últimos dois anos, diversas melhorias. Os usuários do local contam hoje com a troca das 12 escadas rolantes, em funcionamento desde outubro de 2012. Também foi firmado contrato para manutenção dos quatro elevadores.

Houve, ainda, a construção de fraldário e bicicletário, revitalização dos 107 painéis de identificação das plataformas, instalação de equipamentos para consulta dos horários de ônibus, recuperação dos locais que abrigam os contêineres e melhoria da iluminação pública.

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