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Macapá terá 100% dos ônibus adaptados em 2014

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) estima para 2014 que 100% da frota urbana e intermunicipal seja de veículos com acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e idosos.

A cada renovação de frota, veículos adaptados são incorporados ao sistema, democratizando o acesso das pessoas com necessidades especiais ao transporte público. Atualmente, 186 veículos compõem a frota de ônibus, sendo 147 a frota operante.

Em 2008, existiam apenas dois ônibus adaptados com elevadores. Hoje são 99, o que representa 67% da frota. Há empresas, como a Amazontur, em que todos os veículos já são adaptados. A Sião Thur deve também chegar nesta marca em 2013.

Entre 2009 e 2012 foram incorporados à frota 54 ônibus novos, todos com acessibilidade, um investimento de mais de R$ 13 milhões. Hoje a vida útil dos ônibus de Macapá é de 4.3 anos, bem abaixo da média nacional.

Aliado a compra dos veículos, o Setap fez investimentos da ordem de R$ 2 milhões para implantar um dos mais modernos sistemas de bilhetagem. Isso possibilitou que em janeiro de 2011 fosse iniciado o processo de integração das linhas urbanas. Hoje são mais de 15 linhas que podem integrar-se a outras 40.

O presidente do Setap, Décio Melo, anuncia que 20 novos veículos já foram adquiridos, já chegaram e aguardam para serem implementados no sistema nos próximos dias numa solenidade que terá a presença do prefeito Clécio Luís.

Por Renivaldo Costa
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Proibição de carros em viaduto do centro de SP privilegia transporte público, segundo a CET

A operação que determinou o retorno da circulação de ônibus pelo viaduto engenheiro Orlando Murgel, que faz a ligação das avenidas Rudge e Rio Branco, na região central de São Paulo, teve como objetivo privilegiar os passageiros do transporte público, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A operação em vigor desde segunda-feira (4) proíbe veículos de circularem pelo viaduto das 5h às 22h todos os dias.
Leonardo Soares/UOL
Desde setembro, eram os ônibus que estavam proibidos de circular pela ponte enquanto ela passava por reformas. A estrutura foi atingida pelo incêndio na favela do Moinho, que fica embaixo do viaduto.

Segundo a Siurb (Secretaria  de Infraestrutura Urbana), a obra deve ser concluída até o fim de março. A velocidade máxima permitida no viaduto é de até 40 km/h, o que faz os ônibus se encavalarem nos horário de pico.

De acordo com a CET, diariamente 124 mil passageiros são transportados no local, enquanto em torno de 2.500 carros fazem o mesmo trajeto. Levando em consideração que há, em média, 1,5 passageiro por carro, a medida vai beneficiar, em tese, mais pessoas na cidade.

Para desviar da interdição, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) alterou o sentido de algumas vias, transferindo o trânsito da região principalmente para as avenidas São João e Duque de Caxias, no centro, e para as ruas Sólon e Anhaia, no Bom Retiro. A medida vem enfurecendo os motoristas que passaram a conviver com um tráfego ainda mais intenso pelas ruas do entorno.

Veja os desvios indicados pela CET:

Desvios
Sentido centro:

O motorista que estiver transitando pela avenida Rudge, sentido centro, deverá prosseguir pela via lateral do viaduto Orlando Murgel, virar à esquerda no cruzamento com a rua Comendador Vicente Miguel Marino, passar sob o viaduto, virar à direita e logo em seguida à esquerda, acessando a rua Sólon, seguindo até o cruzamento com a rua Anhaia. Em seguida, deve virar à direita e prosseguir até a rua Silva Pinto, virar à direita e prosseguir pela alameda Nothmann até acessar a avenida Rio Branco, sentido centro.

Já os veículos provenientes da avenida Brás Leme, com destino ao centro pela ponte da Casa Verde, devem se utilizar das avenidas Abraão Ribeiro e  Pacaembu.

O motorista que esta transitando pela rua Norma Pieruccini Giannotti, sentido centro, deverá prosseguir pela rua Sérgio Tomás até o cruzamento com a rua Anhaia, virar à direita e prosseguir até a rua Silva Pinto, virar à direita e prosseguir pela alameda Nothmann até acessar a avenida Rio Branco, sentido Centro.

Sentido Bairro:

O motorista que estiver transitando pela avenida Rio Branco, sentido bairro, deverá virar à esquerda no cruzamento com a alameda Eduardo Prado, prosseguir até a avenida Angélica, acessar a avenida General Olímpio da Silveira à direita, seguir até acessar a rua Mario de Andrade, à direita na avenida Pacaembu, e em frente pela Avenida Abraão de Morais até a Ponte da Casa Verde.

Já os veículos oriundos da alameda Barão de Limeira deverão seguir em frente e virar a esquerda na alameda Eduardo Prado, até atingir a avenida General Olímpio da Silveira, pois a conversão à esquerda da rua Ribeiro da Silva para a avenida Rio Branco será proibida.

Os veículos com origem na região central e com destino a zona Norte e marginal do Tiete, deverão se utilizar da avenida São João/General Olímpio da Silveira e avenidas Pacaembu e Abraão Ribeiro.

O motorista que estiver transitando pela avenida Rio Branco, sentido bairro, deverá virar à direita no cruzamento com a avenida Duque de Caxias, prosseguir pela rua Mauá, cruzar o viaduto Genenal Couto de Magalhães, acessando a rua Prates e prosseguir até o cruzamento da rua Guarani. Em seguida, deve virar à esquerda, seguindo em frente para acesso à rua Newton Prado, seguindo até virar à esquetda na rua Barra do Tibagi, continuando até virar à direita na rua dos Italianos, até virar à esquerda no cruzamento com a rua Sérgio Tomas, e seguindo até acessar a avenida Rudge.

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Em Ponta Grossa, Prefeitura vai rever renovação de contrato com a Viação Campos Gerais

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) anunciou ontem que já está em trâmite um processo para revisão da renovação do contrato com a Viação Campos Gerais (VCG) – empresa responsável pela prestação de serviço de transporte coletivo em Ponta Grossa – assinado no ano passado, em 21 de dezembro, pelo então prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB).

A prorrogação, como foi definida pela gestão passada, concede à empresa a possibilidade de gerenciar o serviço por mais dez anos, com finalização do vínculo em 11 de junho de 2023. O primeiro ano de atuação da VCG foi em 2003, porém, com a licitação tendo sido aberta em 13 de dezembro de 2002, o que possibilitou a renovação antes de Marcelo assumir a administração municipal.

“Tornei pública, na época, minha posição a respeito e sustento o que disse: tomarei todas as providências para reverter a renovação do contrato do transporte.

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Tarifa de ônibus a R$ 3,30 entra em vigor em São José dos Campos

Sob protesto e revolta dos moradores, a nova tarifa de R$ 3,30 do transporte público de São José dos Campos (SP) começou a valer nesta segunda-feira (11). A ação que tramita na Justiça que pode barrar o novo valor só deverá ser julgada após o carnaval. O novo valor da passagem representa um aumento de 17,8% em relação aos R$ 2,80 que eram praticados desde janeiro de 2011.

O preço da passagem cobrado supera o valor cobrado nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. O governo do prefeito Carlinhos Almeida (PT) informou que o aumento foi dado com base em análises econômicas e operacionais do sistema.

A Defensoria Pública, que tenta barrar na Justiça o reajuste, informou que aumento é ilegal por contrariar a lei orgânica e complementar do município, que trata sobre o transporte coletivo.

Segundo a defensoria, essas regras preveem que haja uma auditoria anual na operação, administração do serviço e no custo da tarifa que deve ser acompanhada por uma comissão composta por representantes da comunidade.

O anúncio de reajuste da passagem foi feito pela prefeitura na noite de sexta-feira (1º). A Defensoria Pública de São José dos Campos ingressou na Justiça na terça-feira (5).

O aumento no preço da passagem de ônibus  foi alvo de protestos de estudantes e gerou polêmica na internet. Um dos principais motivos da discussão envolve o ex-vereador, Wagner Balieiro (PT), que, de crítico voraz aos últimos reajustes do sistema foi quem definiu - em seu primeiro mês como secretário de Transportes - o novo valor.

Informações: G1 Vale do Paraíba e Região


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SPTrans altera itinerários na Região de Pinheiros

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa  que, em virtude da liberação da Rua  Sumidouro entre as ruas Ferreira de Araújo e Costa Carvalho, 18 linhas tiveram seus itinerários alterados a partir de hoje, 8 de fevereiro.

Para mais informações sobre linhas e itinerários ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br

Linhas e itinerários:

199D/10 Vila Iorio – Pinheiros 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

117Y/10 COHAB Antartica – Pinheiros 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

177H/10 Metrô Santana – Butantã USP 
701U/10 Metrô Santana – Butantã USP 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

177P/10 Metrô Santana – Butantã USP 
Sentido Único: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

477P/10 Ipiranga – Rio Pequeno 
Ida: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

5100/10 Pinheiros – Term. Pq. D. Pedro II 
719P/10 Pinheiros – Metrô Armênia
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.

6232/10 Pinheiros/Vila Ida – Metrô Barra Funda 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Ferreira de Araujo, prosseguindo normal.

719R/10 Rio Pequeno – Metrô Barra Funda 
775A/10 Jd. Adalgiza – Metrô Vila Mariana 
775V/10 Rio Pequeno – Metrô Santa Cruz 
778J/10 Jd. Arpoador – Metrô Barra Funda 
 778J/41 COHAB Raposo Tavares – Metrô Barra Funda 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

7228/10 Pinheiros – Praça Ramos de Azevedo 
Sentido Único: Normal até a Rua Sumidouro, Av. das Nações Unidas, prosseguindo normal.

7002/10 Jd. Rosa Maria – Hospital das Clínicas 
Sentido Único: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

7013/10 Pq. Arariba – Pinheiros 
809G/10 Pq. Ipê – Pinheiros 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Pte. Bernardo Goldfarb, prosseguindo normal.

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Plano de Mobilidade do Recife tido como urgência será refeito por falta de estudos, acreditem

O Plano de Mobilidade Urbana do Recife, enviado pela gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), encontra-se na Câmara Municipal há exatos um ano e sete meses, mas deve ser retirado para análise do prefeito Geraldo Julio (PSB). Junto com o projeto irá o voto do relator, o ex-vereador Múcio Magalhães (PT), que opinou pela rejeição e justificou ponto a ponto as falhas do projeto, que recebeu ao longo do tempo 59 emendas.

As melhorias na mobilidade, na acessibilidade, nos transportes públicos, na implantação de ciclovias, criação de políticas públicas para áreas de morro, no entanto, não terão condições de ser atendidas com a urgência necessária. Isso porque, caso o Executivo acate as sugestões do relator e realize os estudos tidos como importantes, a exemplo da pesquisa origem/destino e Plano de Adensamento Urbano, irá demandar tempo que só se somará com o trâmite legislativo.

“A falta de estudos centrais, superficialidade de todo o projeto enviado à Câmara, apesar da boa intenção, me levou a rejeitá-lo. A retirada do plano pelo prefeito confirma que a nossa avaliação está correta. Espero que seja apresentado um novo projeto à altura da complexidade da cidade”, afirmou Magalhães. O líder do governo Gilberto Alves (PTN) antecipou ao Diario que fará uma emenda ao regimento interno para criação da comissão de Mobilidade e Ordenamento Urbano. Para discutir ações na área, a Câmara aprovou ontem a ida do secretário de Mobilidade, João Braga, no dia 20.

Saiba mais

Análise do relator que culminou na rejeição do Plano de Mobilidade Urbano

Transporte Fluvial
O plano pretende combater o assoreamento e recuperar as margens dos rios para implantação dos serviços de transporte de passageiros, transportes turísticos e de carga e descarga. Porém, há necessidade de estudos técnicos prévios para analisar a viabilidade deste projeto. Recomenda que as ações estejam conectadas com o projeto de navegabilidade estadual.

Centralidade Urbana (áreas de concentração de atividades comerciais)
O plano não detalha como essas centralidades se inserem na mobilidade. O relator cita como exemplo de centros comerciais: Encruzilhada, Casa Amarela, Afogados e Beberibe e diz que o plano deve recomendar o fortalecimento desses centros comerciais sugerindo melhorias na mobilidade e revitalização dessas áreas.

Calçadas
Ausência de detalhamento e planos de ação que pudessem ser implantadas para melhorar a qualidade das calçadas. Constava apenas a pretensão da implantação da infraestrutura de acessibilidade, arborização, ciclovias e passeio de pedestre. O relator cita a necessidade de se analisar estudos sobre calçadas de especialistas em transporte, como Marcos Antônio Ferreira e Suely Sanches.

Pesquisa Origem/Destino
Diz que é “contraditório” a produção do Plano de Mobilidade sem a realização de uma pesquisa aprofundada sobre Origem/Destino, que detalha o sentido do deslocamento da população recifense nos últimos anos. O último estudo realizado neste sentido aconteceu em 1997 e, portanto, encontra-se desatualizada para servir de base para um projeto de futuro para a mobilidade da cidade.

Bicicletas
O plano não traz cronograma de execução das ciclovias, nem quais fontes de financiamento serão utilizadas para viabilizar a construção delas. A sugestão é que a prefeitura estimule às empresas privadas para criação de bicicletários como um incentivo a veículos não motorizados. Como contrapartida, poderia oferecer incentivo fiscais às empresas que aderissem à medida.

Táxis
Ausentes no Plano, foram colhidas em audiência pública com os taxistas sugestões para a frota de táxi. São elas: incentivo às empresas para implantação de um sistema que permita ao usuário chamar táxis pela internet; autorização para circulação dos táxis no corredores exclusivos de transporte público de passageiros; e implantação de GPS integrados com a SDS e a CTTU.

Por Ana Luiza Machado
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