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Transporte coletivo de Macaé, RJ, será reforçado com 50 novos ônibus

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A cidade de Macaé, no Norte Fluminense, vai receber 50 novos ônibus nesta segunda-feira (28), entregues pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT). Segundo a Prefeitura, a intenção da medida é o estímulo ao uso do transporte público na cidade e a redução do número de veículos nas ruas. A cidade de Macaé soma cem mil usuários de transporte público, quase a metade do número de habitantes.

Outras ações relacionadas ao trânsito vêm sendo tomadas desde o início do ano. O estacionamento de veículos vem sendo regularizado, a exemplo das Ruas Euzébio de Queiroz, Visconde de Quissamã e Manoel Braga. Nestes locais, agora só é permitido o estacionamento e um dos lados, para facilitar o tráfego de ônibus e outros veículos.

Segundo a Prefeitura de Macaé, estão sendo realizados projetos de engenharia de trânsito para atender a algumas áreas da cidade, como Imboassica, Imbetiba, Terminal Rodoviário do Lagomar e o corredor da Barra, localizado na Rodovia Amaral Peixoto. Também, estudo de transporte para aumentar a velocidade dos ônibus nos seus trajetos.

Outros projetos, de inteligência virtual, também serão desenvolvidos. Entre eles estão a “implantação de sistemas de medição do tempo de viagem em determinados percursos da cidade; implementação da tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres); novo projeto de gerenciamento das interseções semaforizadas; depósito público municipal; estudo para aumentar o contingente da operação viária através de novos equipamentos e acréscimo de pessoal”, divulgados pela Prefeitura.

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Tarifa de ônibus sobe para R$ 3 em Rio Claro-SP

A passagem de ônibus do transporte coletivo de Rio Claro (SP) sofreu um reajuste de 20% neste domingo (27), e passou a custar R$ 3. Esse é o maior valor cobrado entre as três maiores cidades da região.

Entre as justificativas da Prefeitura para o aumento de R$ 0,50 estão a troca da frota de 60 veículos e aumento do combustível e outros serviços para a manutenção.

O decreto assinado pelo prefeito Du Altimari (PMDB) foi publicado no diário oficial do dia 18 de janeiro. O último reajuste tarifário aconteceu há 18 meses e a empresa concessionária solicitou o valor de R$ 3,45. Contudo, após estudos, a prefeitura concluiu que o valor de R$ 3 “é suportável e não causa fortes impactos financeiros na população”.

Por mês, uma média de 530 mil passageiros são transportados Rio Claro. Os estudantes continuam com desconto de 50% na tarifa única, portanto passam a pagar R$ 1,50. Idosos com idade entre 60 e 64 anos com renda de até três salários mínimos têm direito à gratuidade, assim como todas acima de 65 anos. Portadores de deficiência também têm direito a andar de graça e podem ter um acompanhante.

Usuários que utilizam duas linhas diferentes no prazo de 1h20 tem direito à integração com o cartão do transporte coletivo, e por isso, não pagam a segunda tarifa.

Região
Em São Carlos (SP), a tarifa do transporte coletivo sofreu um reajuste de 3,77%, subindo de R$ 2,65 para R$ 2,75 no dia 26 de dezembro do ano passado.

O pedido de reajuste foi feito pela empresa RMC Transportes Coletivos, responsável pela Athenas Paulista, e aprovado pela Prefeitura.

Para os moradores, o valor é muito alto para a qualidade do serviço prestado. Frota antiga, atrasos e lotação estão entre as reclamações dos usuários.

Em Araraquara (SP), o valor da tarifa foi reajustado pela última vez no dia 26 de fevereiro do ano passado, passando de R$ 2,50 para R$ 2,70. O aumento também desagradou a população.

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Licitação para linhas de ônibus em Salvador está marcada para março

O secretário de Transporte e Urbanismo, José Carlos Aleluia, anunciou que a licitação para as linhas de ônibus de Salvador deverá ser inicializada em março. Ainda de acordo com o secretário, um termo de referência está sendo concluído para a retomada do poder concedido pela prefeitura. Para isso, ele já começou a dialogar com o empresariado. 

Sobre possíveis tensionamentos, ele preferiu não falar e se limitou a dizer que deve estabelecer a orientação dada pelo prefeito ACM Neto, que já foi compreendida pelos empresários. “Temos agora que colocar em prática um sistema que seja favorável para a mobilidade urbana de Salvador”, disse o secretário Aleluia, sobre a prestação de um serviço de qualidade para o cidadão.

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Empresas privadas poderão administrar terminais de ônibus em São Paulo

domingo, 27 de janeiro de 2013

A Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo finaliza um projeto de lei que autoriza a concessão dos 32 terminais de ônibus da prefeitura à iniciativa privada. Os primeiros que devem ser licitados são os do Parque Dom Pedro e das Bandeiras, no centro, e do Grajaú e do Campo Limpo, na zona sul. Em contrapartida, os futuros concessionários vão ter de reformar e ampliar a infraestrutura e a segurança desses pontos.

A legislação para tentar remodelar os terminais paulistanos deve ser a PPP (Primeira Parceria Público-Privada) da gestão do Fernando Haddad (PT). A ideia trabalhada pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto, em conjunto com técnicos da Secretaria Municipal de Governo, é que os primeiros quatro terminais tenham características semelhantes às das Estações Tatuapé e Itaquera do Metrô, na zona leste, e Santa Cruz, na zona sul.

Anexos às paradas metroviárias, foram erguidos shoppings centers nas últimas décadas. Na Estação Tucuruvi, na zona norte, outro centro comercial também já está em fase de obras.

A SPTrans (São Paulo Transporte) diz deter 28 terminais atualmente --outra estrutura, a de São Mateus, na zona leste, é gerenciada em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), do governo do Estado.

Novos terminais também devem ser beneficiados. Um deles poderá ser o de Pinheiros, na zona oeste, inaugurado em dezembro, mas que segue fechado para operações. Existem outros cujas obras nem sequer começaram, como o de Vila Sônia, na zona oeste, que está atrasado segundo o cronograma oficial. 

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo"


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Nova etapa das obras da Linha 4 do Metrô do Rio é iniciada na Gávea

O Metrô iniciou nesta sexta-feira (25) mais uma etapa das obras da Linha 4 (Ipanema - Barra da Tijuca) na Zona Sul do Rio. Um canteiro de obras começou a ser instalado no campo de futebol da Pontifícia Universidade Católica (PUC),na Gávea, de onde serão escavados túneis do metrô. Já a Estação Gávea - que será em dois níveis e ficará sob um terreno do governo do estado onde funciona parte do estacionamento da PUC - começará a ser construída no segundo semestre de 2013, conforme informou a assessoria de imprensa da Linha 4 do Metrô.

A estação terá dois acessos: um em frente à PUC, na Rua Padre Leonel Franca, e outro na Rua Marquês de São Vicente. Durante todo o período de obra, os acessos à PUC e ao estacionamento da universidade serão preservados. Não haverá fechamento de ruas na Gávea.

Para viabilizar as intervenções dos túneis na Gávea, foi necessário desocupar terrenos do estado no final da Travessa Madre Jacinta, por onde irão circular caminhões com material da obra. No local, havia cinco casas e uma oficina mecânica. De acordo com a assessoria, as famílias foram indenizadas e realocadas.

A instalação do canteiro de obras no campo de futebol da PUC começou em janeiro e será concluída em abril, quando vão começar as escavações do túnel de serviço, que faz parte do sistema de ventilação e também funcionará como saída de emergência. Esse túnel será conectado aos túneis de via, por onde passarão os trens. As intervenções estão previstas para terminar em dezembro de 2015.

Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil passageiros por dia a partir de 2016
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro - que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema - vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas, segundo as estimativas da empresa. A previsão é de que cerca de 2 mil veículos por hora/pico sejam retirados das ruas. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no segundo semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

Com a nova linha, o passageiro poderá seguir, sem baldeação, do Jardim Oceânico, na Barra, à Estação Uruguai, na Tijuca. O trajeto Barra-Ipanema será feito em 15 minutos e o Barra-Tijuca em 50 minutos.



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No Recife, Linhas do Barro/Macaxeira voltam a ter mais viagens a partir desta segunda-feira

O Grande Recife informa que, a partir da próxima segunda-feira (28), as linhas 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR 101) retornarão ao seu itinerário normal. 

As duas linhas estavam em programação de férias, operando com número de veículos reduzidos. A linha 202 - Barro/Macaxeira (Várzea) que estava realizando 211 viagens, com 14 veículos, retorna às 224 viagens, com 15 ônibus. 

A linha 207 - Barro/Macaxeira (BR 101) estava operando com 12 veículos e realizando 128 viagens. Nesta segunda-feira (28) ela retorna a sua operação normal com 13 ônibus, realizando 134 viagens. 

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