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Em BH, Passagem de ônibus subiu 110% em dez anos, e serviço segue ruim

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Em 2003, o usuário do transporte coletivo da capital mineira desembolsava R$ 1,45 ao fazer uma viagem de ônibus. Para rodar pela região metropolitana, o passageiro não gastava mais que R$ 1,64. Mais de dez anos se passaram, e esses valores subiram 93% em Belo Horizonte e 110% nas linhas metropolitanas - reajustes bem superiores à inflação no período, de 76,6%. Em contrapartida, as reclamações dos usuários são as mesmas até hoje. Eles se queixam dos constantes atrasos e de superlotação. Para agravar a situação, a frota da capital cresceu apenas 7% a partir de 2003 e, no transporte metropolitano, o aumento foi de 41%.

Além de conviver com o preço alto da passagem e com a falta de qualidade, nos últimos dez anos, os passageiros também receberam do poder público uma série de promessas que não saíram do papel. Um dos principais exemplos é o Sistema Inteligente de Transporte por Ônibus (Sitbus). Por meio do rastreamento via satélite dos ônibus e de painéis eletrônicos instalados nos pontos de ônibus, os usuários saberiam o instante em que os veículos chegariam. Foram prometidos, para dezembro de 2011, 600 equipamentos, mas, até agora, somente 21 estão em funcionamento, de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
Em 2011, também foi prometida a instalação de contadores de passageiros nos veículos, mas o projeto ainda não saiu da fase de testes. A intenção era que uma luz avisasse o motorista quando os ônibus atingissem a capacidade máxima, evitando a superlotação. "Por se tratar de tecnologia ainda em avaliação por diversos fornecedores, as várias opções estão sendo apresentadas, avaliadas e discutidas", informa a BHTrans, por meio de nota.

Para a auxiliar de limpeza Euza Inácio Silvestre, 49, a demora dos ônibus e a superlotação não são os maiores problemas. "Não posso levar meus filhos para passear no fim de semana porque é muito caro. Se eu tiro essas passagens do meu cartão, tenho que repor", conta.

O estudante Thiago Ferreira Silva, 22, usa com frequência as linhas da região Centro-Sul. "Os ônibus demoram demais. Antes, eram os ônibus das avenidas principais que enchiam, mas hoje as linhas já estão lotadas nos bairros", reclama. Thiago também diz que os abrigos em pontos de ônibus são insuficientes e que não protegem da chuva e do sol. A BHTrans afirma que 438 abrigos foram instalados em 2012 e que Belo Horizonte possui hoje 2.112 pontos com cobertura.

Mobilidade. A presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Belo Horizonte (AUTC), Gislene Gonçalves dos Reis, afirma que o valor da passagem penaliza a população e destaca que, entre os problemas, ainda está a falta de elevadores para portadores de deficiência. Por lei, toda a frota da BHTrans deveria ter o equipamento desde novembro de 2011. "Só 6% dos ônibus têm elevadores. É uma falta de respeito", diz. Do outro lado, a prefeitura afirma que 77% da frota da capital possui o equipamento. Já a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) diz que 54,4% dos ônibus metropolitanos têm elevadores.

Especialistas criticam preço e qualidade do transporte
A tarifa do transporte coletivo envolve gastos com vários itens, entre eles, funcionários, manutenção dos ônibus e combustível. Mas, para o professor do departamento de engenharia de transportes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Dimas Alberto Gazolla, esse valor não se justifica em Belo Horizonte. "É realmente muito alta. A ONU recomenda que o peso da tarifa de transporte de um cidadão não exceda 3% do salário. No caso de BH, a tarifa passa dos 30% do salário mínimo", diz.

Para o professor Juan Carlos Horta, do departamento de mecânica da UFMG, a qualidade do transporte oferecido também não condiz com o valor da passagem. "O conforto dos nossos ônibus é ruim se comparado com cidades europeias e até do Japão. Aqui, os ônibus são, na verdade, chassis de caminhões encarroçados como ônibus. E muitos não são adequados para a nossa topografia", avalia. (JHC)

Por Johnatan Castro
Informações: O Tempo Online
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Prefeito do Recife quer agilizar obras de mobilidade urbana

Brasília - O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, foi recebido hoje (23) pela presidenta Dilma Rousseff, e saiu da reunião dizendo que espera agilizar a assinatura de contratos de obras de infraestrutura na capital pernambucana. Segundo Júlio, as prioridades são obras de mobilidade urbana, que incluem a implantação de corredores viários em avenidas importantes da cidade.
A 4ª perimetral já está incluída no projeto do governo do estado , que já dispõe de recursos para a  implantação do corredor BRT no contorno da BR-101.

“Nossa audiência foi sobre parcerias já existentes entre o governo federal e a prefeitura municipal, a situação e o andamento do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] na cidade e projetos novos que poderão ser assinados neste primeiro semestre. E uma conversa também sobre o desenvolvimento da cidade e as necessidades que vamos ter para implantar nosso programa de governo para a cidade do Recife”, relatou o prefeito, após o encontro de uma hora e meia com a presidenta.
Dilma pediu “atenção especial” para as obras relacionadas à Copa das Confederações e à Copa do Mundo de 2014, segundo o prefeito. “Atenção especial com tudo relacionado à Copa do Mundo, pede que a gente tenha cuidado com os prazos e que tudo aconteça dentro do esperado”.

Júlio é o quarto prefeito que Dilma recebe no Palácio do Planalto desde a semana passada. Ainda hoje, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também terá audiência com a presidenta.

Na próxima semana, o governo federal vai receber prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e assessores dos 5.568 municípios para um encontro em Brasília. Segundo a Secretaria de Relações Institucionais (SRI),  que coordena o evento, o objetivo do encontro é “estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã”.

Durante o evento, o governo federal apresentará aos gestores municipais os principais programas com impacto na vida dos municípios brasileiros, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e a Política Nacional de Recursos Sólidos e de Saneamento.

Na avaliação de Geraldo Júlio, a aproximação entre a União e as administrações municipais beneficia o desenvolvimento das cidades. “Essa aproximação é importante para que os municípios ampliem o acesso que tem ao governo federal e possam fazer ações e obras de maneira mais rápida”.

Luana Lourenço
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Bilhete Único de São Paulo ganhará validadores biométricos

O Bilhete Único, sistema de bilhetagem eletrônica usado no metrô, ônibus e trens da cidade de São Paulo, ganhará validadores biométricos.

Estas máquinas serão instaladas na frota no segundo semestre de 2013. A data foi confirmada ontem pelo secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, durante o evento que reuniu também o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

No novo sistema, os passageiros terão de encostar a mão no validador antes de aproximar o cartão da leitora. A coleta das digitais será feita a partir de abril deste ano pela prefeitura.

A biometria ajudará a evitar as fraudes feitas com os atuais cartões do Bilhete Único. Em fevereiro de 2012, um pesquisador descobriu uma falha que permitia clonar créditos dos cartões em poucos segundos.

Há também denúncias de pessoas que alugam o cartão durante o período de integração gratuita de quatro viagens em até três horas. O retorno do item é feito pela janela do automóvel e os donos dos cartões recebem uma quantia abaixo do preço da tarifa oficial.

O cadastro dos dados biométricos é facultativo, mas obrigatório para os interessados em usar o Bilhete Único Mensal, projeto divulgado durante a campanha de Haddad à prefeitura de São Paulo. A alteração das regras de uso permitirá, por exemplo, usar os ônibus municipais sem limite de viagens durante 30 dias.

Este pacote custará 140 reais. Já para estudantes, o serviço custará 70 reais. Para usar o ônibus, metrô e trens, a tarifa será de 280 reais. A quantia ainda pode sofrer alterações.

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Metrô DF vai ampliar horário de funcionamento durante o carnaval

A direção do Metrô do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (23) o esquema de funcionamento dos trens para o carnaval 2013. O esquema vai começar a funcionar a partir das 5h da sexta-feira de carnaval e vai até as 2h da quarta-feira de cinzas.

Segundo a direção do metrô, os trens vão circular em horário estendido até meia-noite. A estação Central ficará aberta até as 2h para embarque e desembarque. O esquema será o mesmo adotado na  festa de réveillon na Esplanada dos Ministérios.

Nesta quinta, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTRans) vai divulgar o esquema especial de ônibus para atender os foliões.

O GDF anunciou que a montagem da estrutura da passarela do samba, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, começa a ser feita a partir do próximo sábado. Haverá arquibancadas para 10 mil foliões além de camarotes e praça de alimentação.

O presidente da União das Escolas de Samba de Brasília, Gelmar Leite, disse que a expectativa é que 100 mil pessoas participem dos desfiles.

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Ônibus da cidade de São Paulo podem ser pagos através do celular

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Em breve deve ser possível pagar as passagens de ônibus usando o aparelho celular, deixando o Bilhete Único e o dinheiro de lado. A ideia, um tanto quanto ousada, está sendo analisada desde dezembro de 2012 pelo SPTrans, órgão responsável pelo transporte da cidade.

Para pagar, o usuário vai encostar o celular e movimentá-lo próximo ao validador na catraca, assim como já é feito com o cartão. A validação vai acontecer graças a um chip especial, acoplado no celular, que ainda não foi fabricado.

O técnico da Supervisão de Atendimento e Comercialização da SPTrans, José Aécio de Sousa, afirma que, para que o projeto dê certo, é necessária a viabilização de um ecossistema. Ou seja, o órgão precisa do interesse também da Prefeitura, dos fabricantes de aparelhos celulares, das próprias operadoras, do comércio e dos bancos.

Dados atuais do transporte em São Paulo

Segundo dados do SPTrans, são 22 milhões de cartões de Bilhete Único ativos desde 2004. Enquanto isso, o número de linhas de celular, habilitadas na área de código 11, chega a aproximadamente 33,9 milhões de acordo com a Anatel. 

Informações: www.tecmundo.com.br

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Blog Meu Transporte chega a 10.000 notícias publicadas

Um verdadeiro acervo de notícias relacionadas a transporte público e mobilidade urbana no Brasil e no mundo, desde de 2008 online, o blog vem acompanhando o dia a dia de um dos serviços essenciais na vida de milhões e milhões de brasileiros.

Nessa página queremos esclarecer que agora com este acervo de arquivos, você tem um banco de informações que podem ser acessadas no painel de busca como ilustrado abaixo, é só escrever o que quer encontrar, nessas 10000 mil notícias, já foram postadas notícias que podem tirar suas dúvidas entre outros.

Agradecemos a todos leitores e colaboradores do Blog, pois este espaço na verdade é de todos nós, pois sempre repito que este espaço é de usuário para usuário.

Este ano o Blog estará completando 05 anos e já nos próximos dias vamos atingir a marca de 4 milhões de visualisações, o que só aumenta a nossa responsabilidade.

Estamos trabalhando para termos prêmios e encontros neste ano especial, aproveito a oportunidade para pedir a sua ajuda em divulgar nossa página aos seus amigos, divulguem nosso trabalho pelo Facebook, pois afinal, este espaço é de fato uma prestação de serviços.

Mais uma vez meus agradecimentos
Clayton Lea e Equipe
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Motoristas de ônibus encerram greve em Ribeirão Preto

Os motoristas de ônibus urbano de Ribeirão Preto (SP) voltaram ao trabalho no início da tarde desta quarta-feira (23), após um acordo firmado entre representantes do Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo (Seturp), do Consórcio Pró-Urbano - responsável pelas empresas - e da administração municipal.

A paralisação que teve início na segunda-feira (21), ficou suspensa na terça-feira (22), mas foi retomada na manhã desta quarta teve o objetivo de pedir melhores condições de trabalho, como banheiros e locais adequados para refeições dos motoristas e mudanças na escala do horário de almoço e descanso.

O vice-presidente do Seturp, Alcides Lopes de Souza Filho, afirmou que a categoria decidiu pelo fim da greve depois que as partes aceitaram entrar em um acordo. “Na reunião foi firmado apenas um acordo verbal, mas esperamos que ele seja mantido", disse.

No período da tarde, as partes entregaram um documento com as decisões à Procuradoria Geral do Trabalho, responsável por fiscalizar o cumprimento do acordo. "Foi um movimento vitorioso, conseguimos abrir os olhos da administração para nossas condições”, disse Souza Filho.

Souza Filho explicou que uma decisão da Justiça obrigou o Consórcio Pró-Urbano a dar uma hora seguida de intervalo para os motoristas a partir de janeiro deste ano, mas a categoria quer o fracionamento dessa hora. Segundo ele, a divisão é permitida pelo Estatuto dos Motoristas, que entrou em vigor em julho do ano passado.

“Tem motorista que entra às 5h e tem que parar das 7h às 8h para almoçar. Sem contar que é preciso ter um local adequado para o intervalo, não é parar em qualquer lugar, comer e acabou”, afirmou.

Outro lado
O prefeito interino de Ribeirão, Marinho Sampaio (PMDB), afirmou que a Justiça do Trabalho  determinará quais pedidos dos motoristas podem ser atendidos. "O que a Justiça determinar, será cumprido", garantiu.
Sampaio disse ainda que o processo de construção banheiros e locais adequados para refeição já foi iniciado. "O contrato do novo transporte coletivo da cidade está sendo iniciando em janeiro, obviamente que não se constroi um banheiro ou um terminal do dia para a noite. As empresas vão cumprir dentro do tempo determinado."

Informações: G1 Ribeirão e Franca

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Revolução pernambucana no transporte público promete melhorar a vida dos usuários

Pernambuco das revoluções que fizeram parte da história do Brasil, agora estamos vendo um marco que para muito não sairia do papel, que a vinda da Copa do Mundo ajudou bastante a implantação destes projetos é inegável, mas a causa no passado era tão importante quanto a atual, se no passado a revolução era devido a crise econômica e criação de novos impostos, a nova revolução é para evitar uma crise já semi-instalada na cidade, a chamada crise da mobilidade urbana que consequentemente atinge a economia do estado.

E pensando nisso, obras e mais obras estão acontecendo nos 04 cantos da Região Metropolitana do Recife, enquanto algumas cidades brasileiras que sediarão a Copa de 2014 estão com algumas obras atrasadas devido a impasses burocráticos e jurídicos, e outras que perderam tempo em relação a escolha do modal a ser implementado, Pernambuco vem dando exemplo e não é atoa que em breve a Região Metropolitana do Recife ganhará cerca de 100 km de corredores exclusivos para ônibus, Sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Novos Trens para o Metrô, Transporte Hidroviário integrado aos ônibus e Metrô  e ainda novas ciclovias.

Até a Copa de 2014, estão previstas as conclusões das obras dos corredores TRO Norte-Sul, que vai ligar Igarassu à capital pernambucana, e Leste-Oeste, entre a Avenida Agamenon Magalhães e o terminal de Camaragibe, ainda na Região Metropolitana.

Atualmente, 385 linhas de ônibus funcionam na Região Metropolitana, com cerca de 3 mil ônibus disponíveis. Os números, no entanto, não são suficientes para evitar superlotação e longas filas nas paradas. Recentemente o governo entregou mais um terminal integrado de ônibus (Cajueiro Seco) e ainda este ano serão entregues mais 07 terminais (TIP, Xambá, Cosme e Damião, Tancredo Neves e Largo da Paz, além do Barro e Joana Bezerra que estão sendo ampliados.

Outra melhoria significativa vai ser a volta dos ônibus com ar condicionado, hoje a cidade só dispõe deste serviço nos chamados ônibus opcionais e com apenas 03 linhas oferecendo este serviço, mesmo com uma tarifa maior, é bastante procurado pelos usuários.

Já no sistema ferroviário, a chegada de 15 novos trens para o Metrô da cidade, promete diminuir o intervalos dos trens e consequentemente uma melhora no atendimento, isso sem falar que com a inauguração dos outros terminais, vai possibilitar uma melhor distribuição dos usuários a seus destinos.

E as grandes novidades ficam por conta do VLT e das Barcas

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) já está em teste e entrará em operação definitivamente nos próximos dias, trata-se de um trem moderno que vai melhorar e muito a ligação da capital para a cidade do Cabo de Santo Agostinho e em breve até Suape, grande pólo de empregos hoje em pernambuco devido a Refinaria e ao Estaleiro Atlântico Sul.

E a mais nova novidade é o transporte pelo rio Capibaribe, onde estações modernas serão construídas para o transporte de Barcas, o que vai possibilitar a integração com os ônibus e também com o Metrô. Serão dragados 17 quilômetros do Rio, das proximidades da BR-101, passando pelos bairros do Parque Santana (Casa Forte/Poço da Panela), Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna (divisa entre Recife e Olinda).

As embarcações – O Projeto prevê que 12 barcos façam o transporte de aproximadamente 335 mil passageiros por mês, realizando 156 viagens por dia, onde cada barco terá capacidade para receber 86 passageiros sentados e trafegar a uma velocidade de 18 km.

Bicicletários
Todas essa ações terão Biciletários de forma que um usuário possa guardar sua bicicleta nos terminais e prosseguir a viagem nos em outro modal, ampliando assim a integração.

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